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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (11)


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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Abordagem de Temáticas Ambientais no Ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professo Popular Versão: 2011
Atualização:  11/5/2012
Descrição:
DREWS, Franciele

O presente trabalho consiste em um estudo teórico-reflexivo sobre a abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química da Educação Básica, tendo como ponto de partida interlocuções teóricas dos campos ambiental, científico e educacional, e como objeto de análise textos publicados em dois periódicos, um nacional e outro internacional, destinados a professores de Química de nível médio. O objetivo geral desta dissertação, portanto, é o de contribuir para a abordagem crítica e socioambiental de temáticas relativas ao meio ambiente na educação em Química. Para tanto, foram caracterizados e analisados o conteúdo de 48 artigos sobre questões ambientais divulgados nas revistas Química Nova na Escola e Green: la Scienza al servizio dell’Uomo e dell’Ambiente, apontando possíveis contribuições de suas mensagens à elaboração de iniciativas didático-metodológicas orientadas pela perspectiva Crítico-Transformadora de Educação Ambiental. Neste sentido, reflete-se, primeiramente, sobre a caracterização contemporânea do meio ambiente como um contexto de crises no qual se conjugam tanto aspectos físico-químicos e biológicos como sociais, políticos, econômicos, culturais e científico-tecnológicos; e sobre trajetórias e perspectivas da problemática ambiental no contexto da educação formal. A partir da análise do corpus de investigação, discute-se a priori a predominância dos seguintes “temas” no conjunto de textos selecionados: “Crise energética”, “Atmosfera terrestre”, “A problemática do lixo”, “Recursos hídricos” e “Novos materiais, tecnologias limpas e produtos verdes”. De forma semelhante, destaca-se a predominância de “Informações de dimensão científica e técnica” na mensagem de todos os artigos, as quais foram subclassificadas em “Estudo do ambiente natural”, “Controle da poluição: análise, monitoramento e remediação” e “A perspectiva da prevenção”. Todavia, aponta-se também a identificação de “Ideias e argumentos para além da dimensão científica e técnica” em 27 (vinte e sete) artigos. A partir disso, infere-se que uma das contribuições do conteúdo das produções textuais analisadas é a possibilidade de superação de lacunas existentes na formação inicial de professores de Química em relação aos conhecimentos e técnicas da Química Ambiental e aos princípios e tecnologias da Química Verde. Assim como se destaca, sobretudo, a contribuição das “Ideias e argumentos para além da dimensão científica e técnica” à abordagem crítica e socioambiental de temáticas ambientais no ensino de Química, principalmente devido ao distanciamento que as mesmas possibilitam de visões naturalistas de meio ambiente. Uma contribuição que interpretamos ser importante tanto à formação docente quanto à elaboração de atividades didático-metodológicas na perspectiva Crítico-Transformadora de Educação Ambiental.

Palavras-chave: Ensino de Química. Educação Ambiental. Química Verde.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!O Uso do Computador Auxiliando no Ensino de Química Popular Versão: 
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
VICINGUERA, Maria Lúcia Fidel

A chamada era da informática é marcada pelo avanço tecnológico que vem gerando conflitos de ideias, porém facilitando e tornando mais acessíveis as informações. É necessário que a maioria das pessoas saiba operar com as novas tecnologias da informação, pois o acesso à informação é imprescindível. Uma das formas mais eficazes de alcançar esse objetivo é através do uso do computador como uma ferramenta de investigação, construção, análise, divulgação, produção do conhecimento e, principalmente, como apoio à inteligência. A informática no meio educacional surgiu rapidamente, infiltrou-se em nossos meios e já não há como fugir dessa realidade, portanto, ou nos inserimos neste processo ou ficaremos no esquecimento, pois tanto educandos quanto educadores sentem que ela se faz necessária. Assim, deve-se tentar unir conhecimento tecnológico à prática pedagógica, rumo a um mesmo objetivo. Este trabalho promove uma reflexão sobre o uso e inserção do computador no meio escolar, disponibilizando aos educadores subsídios para uma possível análise de como viver no mundo tecnológico sem medo, porém, com mais informações, sendo capaz de acompanhar e formar indivíduos críticos, com visão de mundo e com capacidade de administrar a gama de informação que lhes chega a todo o instante por meio de mídias, tais como: jornais, revistas, televisão e, em especial, o computador, com o uso da internet, quando, na maioria das vezes, o aluno não consegue administrar de forma coerente e crítica as informações que lhes são disponibilizadas.

Palavras chave: Computador. Tecnologia. Ensino-aprendizagem. Conhecimento.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!A Radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade com foco em História e Fi Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SILVA, Luciana da Cruz Machado da

Este trabalho, desenvolvido no contexto da escola pública, buscou investigar e propor estratégias para melhorar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre conceitos científicos de Radioatividade. Uma dessas estratégias consistiu em pôr em prática propostas de ensino que integrassem os conhecimentos científicos, suas aplicações tecnológicas e suas implicações sociais em um contexto interdisciplinar; bem como, valorizassem o papel do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Questionários e produções dos alunos, além de entrevistas com professores participantes, foram utilizados para avaliar os resultados. Com base nesses materiais foi observada uma maior relevância atribuída, pelos alunos, aos conceitos científicos trabalhados e uma melhor compreensão dos mesmos.

Palavras-chave: Ensino Médio. Interdisciplinaridade. CTS. HFC. Radioatividade.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!A história da ciência e a experimentação no ensino de Química Orgânica Popular Versão: 2008
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PEREIRA, Cláudio Luiz Nóbrega

A motivação para este trabalho partiu da percepção de que os alunos não demonstram muito interesse pelo estudo do conteúdo relativo à Química Orgânica. A literatura tem enfatizado que este é um caso particular de um problema mais amplo: o ensino de ciências passa por uma crise. Segundo vários estudos, esta situação se deve à abordagem pela qual o conhecimento científico é apresentado. Tal abordagem caracteriza-se por ser focada na transmissão de conteúdos que se distanciam da realidade dos alunos, tendo como objetivo a formação de futuros profissionais para carreiras ligadas à ciência. Além do mais, esta abordagem apresenta o conhecimento científico como uma verdade inquestionável, já que, em termos epistemológicos, apoia-se em um modelo empírico indutivista da ciência, cujos fundamentos têm sido duramente criticados pela moderna Filosofia da Ciência. Com intuito de superar tais dificuldades, produzimos um módulo de ensino que aborda o tema corantes, segundo uma perspectiva histórica aliada à experimentação. Este módulo foi avaliado por sete professores de Química. A avaliação de cada um deles foi coletada por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultado os professores destacaram a potencialidade do material em permitir uma abordagem que rompa com a fragmentação do conhecimento químico, aproxime o conteúdo da realidade do aluno, e apresente as inter-relações entre ciência tecnologia e sociedade. Os professores indicaram, ainda, que os experimentos sugeridos podem contribuir para articular o nível macroscópico com os níveis teórico e representacional do conhecimento químico. Também realizamos uma análise sobre a forma como foram inseridas a História da Ciência e a Experimentação nos livros didáticos de Química, que irão fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático de 2008.

Palavras-chave: Química Orgânica. História da Ciência. Experimentação.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Dos professores de química ao professores alquímicos: uma transmutação no profissional docente Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CALDEIRA, Claudio Galeno. Dos professores de química ao professores alquímicos: uma transmutação no profissional docente. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, 2007.

Esta dissertação busca entender como o ensino de química passou a aceitar o discurso produzido pela ciência. Esta busca consistirá em analisar dois momentos de mudanças ocorridos no pensamento cientifico e no pensamento educacional e propor um terceiro momento que poderá ocorrer nas concepções da educação e, mais especificamente, no ensino de química. O primeiro momento analisado consiste na mudança de pensamento e de concepções ocorridas a partir do século XVI com o surgimento da chamada ciência moderna, aqui representada pela química, em detrimento dos saberes milenares da alquimia. Num segundo momento será analisada a transformação ocorrida no campo educacional, com as idéias de Comenius que, no século XVII propôs uma mudança na forma de ensinar, rompendo com o ensino escolástico e dando origem à sala de aula, como o espaço físico que hoje concebemos. O terceiro e último momento ainda não aconteceu, sendo ele, o objetivo deste trabalho que mostrará ser necessária uma mudança na concepção dos professores de química deixando uma formação tecnicista e adotando uma postura alquímica, sem que isso implique no retorno à visão mágico-vitalista dos alquimistas. O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica e teve como referenciais teóricos Michel Foucault, Ana Maria Goldfarb, Attico Chassot, Otávio Maldaner e Roseli Pacheco Schnetzler.

Palavras-chaves: Educação. Formação de professores. Professores alquímicos. Química.

Downloads 3459  3459  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Universidade de Uberaba  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!“+ Química Digital” Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7º ano de escolaridad Popular Versão: 2006
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
MORAIS, Carla Susana Lopes

Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal. O século XXI caracteriza‐se pelo ritmo de vida alucinante, pela imensa quantidade de informação que flui continuamente e pela expansão da informática e da tecnologia que saiu das empresas e entrou nas nossas casas, cultura e escolas. Os jovens adolescentes que frequentam as nossas escolas nasceram e cresceram na era digital e não concebem o mundo sem tecnologia. A sua vida é um verdadeiro zapping, sendo frequentemente designados por zap generation. A escola ainda não conseguiu integrar todas as mudanças da sociedade, afastando‐se cada vez mais dos nossos jovens. Ao professor, também se pede um esforço de readaptação. O seu papel deverá ser activo e responsável no enquadramento pedagógico das tecnologias, para que estas possam tornar‐se um meio de renovação do ensino e não apenas um mero reforço de práticas tradicionais. Neste cenário impõem‐se a necessidade de informar e motivar os alunos para a aprendizagem dos conteúdos programáticos de Ciências dado o crescente “divórcio” da zap generation com a Ciência. Assim, é fundamental tornar o seu ensino mais atractivo, desafiante e actualizado, o que em parte pode ser mediado pelas tecnologias emergentes. Produzir e validar novos recursos digitais capazes de constituir uma oferta com qualidade científica, pedagógica, técnica e estética, passíveis de serem utilizados por professores e alunos na disciplina de Ciências Físico‐Químicas do 7º ano do ensino básico; fazer a experiência de utilização dos recursos produzidos avaliando o seu impacto e recolher o feedback dos alunos de modo a obter sugestões de enriquecimento e reformulação dos mesmos, foram os objectivos que impulsionaram a construção dos recursos “+ Química Digital”. De modo a atingir os objectivos referidos anteriormente, utilizou‐se uma metodologia de investigação científica de cariz qualitativo – o Estudo de Caso. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação das aulas, da análise de folhas de resposta e de entrevistas individuais realizadas aos alunos. A etapa final do trabalho centrou‐se numa análise autocrítica dos recursos digitais produzidos, da metodologia utilizada e dos resultados obtidos. Também se reflectiu sobre a existência de alguns constrangimentos inerentes à desejável mas difícil generalização da utilização destes recursos. Ainda, nesta etapa final, avançaram‐se algumas sugestões para projectos futuros.

Palavras-chave: TIC. Zap generation. + Química Digital.

Downloads 3308  3308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Por  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Ambientes de Aprendizagem do Ensino da Química para os Cursos do Cefet-PR Popular Versão: 2002
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
REDE, Israel

A partir da preocupação de professores do Cefet-PR com a qualidade de ensino de Química e das barreiras que encontram efetivamente na prática pedagógica, e das angústias e decepções manifestas por alunos desalentados com a distância que supõem existir entre teoria e prática, fica clara a necessidade de transformar antigos laboratórios e salas de aulas tradicionais em ambientes de formação permanente em que se encare o conhecimento como um processo e não como produto, ou seja, como o encadeamento de aprendizagens. Por essas razões, propomos um Ambiente de Aprendizagem em Química, tendo consciência de que a dimensão saber diz respeito às elaborações conceituais necessárias aos aprendentes para compreenderem, a partir do conhecimento científico, as inter-relações do ser humano com outros seres vivos e o meio ambiente histórico-cultural do qual fazem parte. Pois é verdade que o aprendente não “apreende” um sentido já conhecido mas atribui novos sentidos ao conhecimento já “acumulado”. Ë necessário, porém, o estabelecimento de novas relações entre alunos e professores, agora tidos como aprendentes. E para viabilizar esse espaço de aprendizagem não se pode perder de vista a importância do domínio da informação, numa época de constantes transformações e inovações. Por isso, algumas habilidades se destacam: saber acessar, selecionar, aplicar adequadamente as informações necessárias e úteis à vida cotidiana, além de ou, principalmente, compreender as vantagens e benefícios desse mundo de informações que nos chega. Essas habilidades são fundamentais para o cidadão de uma nova era. Em vista disso, o Ambiente de aprendizagem em Química deve estar montado com os tradicionais equipamentos, biblioteca, filmoteca, videoteca, hemeroteca acrescido das modernas tecnologias, como a contribuição da hipermídia. No entanto, esse espaço de formação permanente deve estar a serviço da dinâmica da aprendizagem que deverá facilitar a comunicação entre os aprendentes, sem esquecer a comunidade que integra Cefet-PR e a comunidade externa, sem a qual esse ambiente perde parte de seu sentido.

Palavras-chave: Ambientes de aprendizagem. Aprendentes. Formação de professores. Química.

Downloads 3157  3157  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia d  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!A construção de uma tabela periódica interativa: uma análise pela perspectiva cultural do modo de en Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOULART, Ivo Aparecido

Esta dissertação tem por objetivo fazer uma narrativa dos modos de endereçamento em ação para produzir uma tabela periódica interativa, em construção no Laboratório Desenvolvimento de Instrumentação e Analítica (DIA) do Departamento de Química, da Universidade Estadual de Londrina. A perspectiva teórica e metodológica articula-se com os Estudos Culturais das Ciências, na vertente que busca uma compreensão dos processos educacionais atuais, marcadamente influenciados pelas “novas” mídias, incluídas aqui a televisão, as revistas e, sobretudo, a internet e os mecanismos de publicidade a ela relacionados. Esses meios entram na teia social e vêm transformando a cultura, assumindo um lugar privilegiado na rede educacional, pois, por intermédio deles, jovens interagem “naturalmente”, ao mesmo tempo em que aprendem sobre si mesmos, sobre sua relação com os outros e com o mundo. A inspiração analítica provém dos textos de Elizabeth Ellsworth, no que tange aos modos de endereçamento. Nessa dissertação, pretende-se adotar desse conceito os aspectos que auxiliam na compreensão das supostas orientações assumidas pelos construtores da tabela (alunos e pesquisadores do DIA), para dar conta de um programa de arranjos notadamente pedagógicos, destinados a um tipo particular de receptor e de um modo de dizer específico; da relação de interdependência entre emissores e receptores na construção da tabela e do seu estilo. Nessa perspectiva, podemos dizer que o conceito de modo de endereçamento refere-se à maneira como os estagiários se relacionam com um suposto público a partir da construção de uma tabela, que os identifica e os diferencia dos demais. O procedimento metodológico constituiu-se do acompanhamento da produção da tabela por pesquisadores e estagiários no laboratório DIA. Os dados de observação foram registrados por meio de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo procedimentos de coleta e narrativa, oriundos de uma pesquisa qualitativa. A narrativa do material aponta que os possíveis públicos que os construtores estão propondo para a tabela buscam atingir um tipo particular de “crianças” dinâmicas e curiosas, alunos do ensino fundamental I e II das escolas públicas e particulares que possuam, ao menos, noções básicas de informática.

Palavras-chave: Tabela periódica interativa. Estudos culturais. Modos de endereçamento.

Downloads 2837  2837  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciênc  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!A história da ciência e a experimentação na constituição do conhecimento escolar: a química e as esp Popular Versão: 2009
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
RODRIGUES, Ronaldo da Silva

As pesquisas relacionadas ao Ensino de Química registram as inúmeras dificuldades sofridas pelos professores e estudantes em compartilhar os conceitos pertencentes a essa ciência. Um dos componentes dessa problemática diz respeito à predominância, no ambiente escolar, de uma concepção de Ciência e da construção do conhecimento científico seguindo uma orientação empirista e acumulativa, não marcada por aspectos qualitativos do tipo histórico, tecnológico, sociológico e humanístico. Nesse contexto, a maioria dos estudantes sente grande dificuldade, que acaba por ocasionar o desinteresse em apreender os conceitos discutidos em sala, uma vez que não identificam sua relação com o dia a dia ou sua importância no momento de tomar qualquer decisão. Cabe, então, ao Ensino de Química – como área distinta do conhecimento, na pessoa do educador – desmitificar essa ciência, fazendo com que os conteúdos discutidos em sala de aula ganhem uma significação relevante para os estudantes e se mostrem como um terreno fértil onde esses últimos possam atuar. Na busca desse objetivo, este trabalho apresenta uma proposta de módulo de ensino que possa auxiliar o trabalho de ensino-aprendizagem do conteúdo denominado funções orgânicas. Antes, porém, focalizou a relação existente entre o conhecimento produzido pela Ciência, pelo grupo de pessoas integrantes de uma sociedade imersa em uma cultura e pela escola, além da função desempenhada pela experimentação e pela História no ensino de Ciência nesse contexto.

Palavras-chave: Conhecimento escolar. História da ciência. Experimentação. Química orgânica.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Representações de estruturas submicroscópicas no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias:  Popular Versão: 2010
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André

Considerando-se que é incipiente o número de estudos sobre o uso de representações de estruturas submicroscópicas em livros didáticos e em aulas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, esta pesquisa analisa tais representações, focalizando reflexões sobre o uso das mesmas numa perspectiva direcionada à promoção de conhecimentos científicos escolares mais significativos e socialmente relevantes. Foram analisados livros didáticos de Biologia e Química do ensino médio, bem como interações de sujeitos em formação para o ensino, na área. Para isso, foram desenvolvidos e acompanhados módulos de interação em aulas de componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química da Unijuí, com aplicação de questionários e registro de depoimentos sobre representações de estruturas submicroscópicas, em reuniões com sujeitos participantes do módulo. Com base na vertente teórica bachelardiana, a atenção se volta para alguns obstáculos epistemológicos que acompanham o ensino das Ciências. Por outro lado, a partir do referencial histórico-cultural, o olhar se volta para processos de construção de conhecimentos escolares mediante interações típicas a aulas de Ciências da Natureza, considerando-se a multiplicidade de contextos socioculturais em que professores e estudantes aprendem e se desenvolvem. Resultados indicam a importância de discussões sobre limites e potencialidades no uso de representações de estruturas submicroscópicas que acompanham abordagens de conteúdos/conceitos escolares. Conclui-se o trabalho ressaltando a necessidade da mobilização de saberes docentes importantes de serem considerados no processo de mediação didática de conteúdos/conceitos que envolvem o uso de representações de estruturas submicroscópicas. Abordagens, discussões e reflexões sobre as mesmas no ensino e na formação de professores podem contribuir no enfrentamento de obstáculos que limitam o acesso a conhecimentos científicos escolares que sejam coerentes com as Ciências e, também, relevantes para a formação de uma cidadania socialmente responsável.

Palavras-Chave: Formação de professores; Ensino de Ciências; Interações; Obstáculos epistemológicos; Representações de estruturas submicroscópicas.

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