Categoria: Física Dissertações |
Efeitos de estado sólido e ligações de hidrogênio sobre o gradiente de campo elétrico no núcleo no i |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Marcos Brown
Estudamos as propriedades eletrônicas, estruturais e hiperfinas, nos sítios de nitrogênio, para o composto imidazol nas fases gasosa e sólida. Utilizamos o método PAW que é um método ab initio all-electron, dentro da Teoria do Funcional da Densidade, através do código computacional CP-PAW. Nossos valores, tanto para a fase gasosa quanto para a fase cristalina do gradiente de campo elétrico no núcleo, de frequência de acoplamento quadrupolar (ν) e parâmetro de assimetria (η) estão em ótima concordância com os resultados experimentais da literatura e são os primeiros resultados obtidos, por método ab initio no espaço recíproco, para os átomos de nitrogênio no imidazol cristalino. Utilizamos resultados da literatura e também aqui calculados para estudar a tendência de comportamento tanto de ν quanto de η para diferentes meros (um, dois, três, cadeia infinita) e cristal investigando, assim, a estreita influência das ligações de hidrogênio sobre os valores do Gradiente de Campo Elétrico nos núcleos de nitrogênio.
Palavras-chave: Gradiente de campo elétrico. Núcleo Imidazol.
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723 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-09022007-124016/ |
Categoria: Física Dissertações |
O uso da hipermídia no ensino de física: possibilidades de uma aprendizagem significativa |
Versão: Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
ARTUSO, Alysson Ramos
Este trabalho traz discussões acerca do contexto da atual sociedade, suas mudanças, sua cultura, seus mecanismos de poder e o uso de ferramentas computacionais na escola. Foi realizada uma análise das possibilidades do uso da hipermídia, incluindo simulações, em busca de uma aprendizagem significativa. Na investigação foram usados sites da Internet no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos do conteúdo de gravitação universal com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular de Curitiba. O objetivo principal é o de avançar no entendimento, nas possibilidades e limitações, que o uso da hipermídia oferece na mudança da estrutura cognitiva (subsunçores) dos estudantes, usando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com quatro alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Cefet-PR. O estudo dividiu-se em 3 fases: um Pré-teste, seis encontros com o uso da Internet e um Pós-teste, de forma a observar o desenvolvimento dos alunos ao tratar dos conceitos estudados. Tal procedimento durou vinte dias e confirmou a hipótese de que o uso da Internet é capaz de modificar subsunçores, no sentido de que o subsunçor “força” que os alunos tinham foi ampliado e passou a se relacionar com mais situações do que antes da instrução. O próprio planejamento desenvolvido para essa análise pode possibilitar que outros professores avaliem seus alunos tendo noção da estrutura cognitiva dos estudantes e os instruam sobre os conceitos de gravitação universal. Os resultados também sugerem que o uso da hipermídia em sala oferece e potencializa alguns perigos, principalmente os relacionados com o conceito de panóptico desenvolvido por Michel Foucault, mas também oportuniza inúmeras possibilidades.
Palavras chave: Hipermídia. Novas tecnologias. Educação e Internet.
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1614 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Física Dissertações |
A construção do conceito de campo elétrico: da ciência física à física escolar |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Otto Henrique Martins da
Este trabalho desenvolve um estudo sobre a constituição do conceito de campo elétrico no âmbito da Ciência Física e da Física escolar, tendo como objetivo a realização de uma análise de como foi constituído e como está posto o conceito de campo elétrico nas esferas do saber a ensinar e do saber ensinado. Para tal, se apoia na concepção de cultura escolar, segundo Jean Claude Forquin, e de transposição didática desenvolvida por Yves Chevallard. Apoiado num breve resgate histórico da construção do conceito de campo elétrico, identificou-se e analisou-se os livros pelos quais os professores aprenderam e ensinam tal conceito, como também verificou-se como os alunos, em seus cadernos, registram o que aprenderam. As análises que foram realizadas em alguns manuais didáticos, tanto da Educação Superior como da Educação Básica, assim como, em alguns cadernos de anotações das aulas de Física, mostraram a forma como o conceito de campo elétrico se apresenta nos textos analisados, levando em consideração aspectos da cultura e da transposição didática associados a este conceito. Também, como resultados das análises, são apresentados aspectos associados ao saber que revelam a descontextualização e despersonalização observados durante o desenvolvimento do trabalho, como também, suas limitações e perspectivas de novas investigações.
Palavras-chave: Campo elétrico. Cultura escolar. Saber escolar. Transposição didática.
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1575 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/7491 |
Categoria: Física Dissertações |
A história da indução eletromagnética contada em livros didáticos de física |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Cristiano
Este trabalho teve por objetivo analisar como a história do conceito da indução eletromagnética está contada nos recentes livros didáticos de Física do Ensino Médio. A opção pelo estudo do livro didático foi feita devido à sua marcante presença como importante elemento de registro das formas de ensino em determinados períodos. Iniciando pela discussão do papel e função do livro didático no processo de ensino aprendizagem, foi feito também um estudo sobre a contribuição da História da Ciência ao ensino de Física e a importância que isso tem na humanização da ciência, bem como na desmistificação de fatos que impediriam o estabelecimento de relação do processo de desenvolvimento científico com as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas nele presentes. O universo da pesquisa constituiu-se dos livros didáticos de Física, tanto na sua versão completa como na de volume único, de autores que tiveram livros didáticos aprovados no processo do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNELEM 2007). A análise foi realizada a partir da identificação de quatro categorias, que permitiram diagnosticar a presença e o fazer humano no processo de construção da ciência, assim como as ideias e os métodos presentes no desenvolvimento da ciência. Além dessa análise, comparou-se o conteúdo presente nas obras de volume único com a versão completa de cada autor, na tentativa de investigar o que foi modificado na versão mais “enxuta” comparada com a mais completa. Embora tenham se caracterizado como exceção e não como regra, nos livros foram encontrados exemplos do uso da História da Ciência que a mostraram como um processo, como resultado de construção coletiva, cotejada por erros e acertos. Finalizando, são tecidas considerações para que essa história seja melhor contada nos livros didáticos.
Palavras-chave: História da Ciência. Livro didático. Ensino de Física.
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4233 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/11761 |
Categoria: Física Dissertações |
Introdução ao conceito de energia |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
BUCUSSI, Alessandro Aquino
Como o foco deste texto de apoio está no ensino e aprendizagem do conceito de energia, entendemos ser relevante iniciarmos por uma discussão sobre os problemas que a História e a Filosofia da Ciência mostram terem sido fundamentais para a construção deste conceito; evitando, assim, apresentá-lo de forma arbitrária, sem qualquer contextualização histórica. Quando se discute o processo de ensino-aprendizagem em ciências há uma ideia quase consensual entre os pesquisadores de que é preciso evitar uma apresentação do saber científico como se o mesmo fosse algo acabado, dando ênfase apenas à forma como o concebemos atualmente, sem oferecer aos estudantes oportunidades de compreenderem como se deu a evolução histórica deste saber. Neste sentido, é preciso buscar um maior esclarecimento sobre quais eram os problemas que a comunidade científica buscava solucionar quando do surgimento do conceito de energia. Inclusive para que, refletindo sobre estes fatos, os estudantes possam familiarizar-se com critérios e estratégias de elaboração e validação comuns ao trabalho científico, de modo que lhes seja possível comparar a trajetória de suas concepções pessoais com concepções já superadas dentro da própria evolução do saber científico.
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2286 0 bytes UFRGS http://www.if.ufrgs.br/tapf/v17n3_Bucussi.pdf |
Categoria: Física Dissertações |
Estudo da formação de rastos nucleares em polímeros |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
DELGADO, Adriana de Oliveira
O campo da modificação de materiais, através da implantação iônica, vem crescendo amplamente, impulsionado pelas aplicações tecnológicas na biologia, medicina, eletrônica, e outras áreas. Um dos aspectos relacionados ao entendimento desses novos materiais é a identificação e caracterização dos danos produzidos, após a irradiação. Nesse trabalho, foi proposto estudar as modificações microscópicas, após irradiação com feixe de íons de alta energia, em três diferentes polímeros: o policarbonato (Makrofol KG), com espessura de 8 µm; o polialil diglicol carbonato PADC (CR39), espessura 900 µm; e o nitrato de celulose (LR115), espessura 12µm. As amostras foram irradiadas com feixe de Au de 350 MeV no acelerador Cíclotron do Hahn-Meitner Institut (HMI) em Berlim. As amostras de Makrofol KG foram dispostas em superposição de 6 folhas posicionadas perpendicularmente à direção do feixe e foram irradiadas com fluências de 10^8, 10^9 e 10^11 íons/cm^2. As amostras de CR39 e LR115 foram irradiadas com fluência de 10^9 íons/cm^2, sem superposição das amostras. O estudo comparativo dos danos estruturais nas amostras, antes e após a irradiação, foi realizado através de técnicas analíticas como Espectroscopia de Absorção no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios X (XRD), Análise com Detecção de Recuo Elástico (ERDA), e Corrosão Química, para visualização e caracterização dos poros através do microscópio óptico e microscópio eletrônico de varredura.
Palavras-chave: Feixes Iônicos. Irradiações. Polímeros. Rastos Nucleares.
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623 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-26032008-080816/ |
Categoria: Física Dissertações |
Newton numa leitura de divulgação científica : produção de sentidos no ensino médio |
Versão: Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
LANÇA, Tatiana
Neste trabalho, a partir de um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Jundiaí - SP, buscou-se aliar o ensino da Física à prática de leitura de um livro de divulgação científica, em alunos da primeira série do ensino médio, procurando-se verificar o funcionamento da leitura das leis de Newton, como apresentadas no livro: Isaac Newton e sua maçã, com a mediação da pesquisadora. Tendo em vista atingir esse objetivo, propusemo-nos a responder a seguinte questão: Como são produzidos os significados a partir da leitura do texto citado sobre Isaac Newton, considerando as condições de produção do estudo e as mediações ocorridas durante o desenvolvimento das aulas assumidas pela pesquisadora (autora deste trabalho)? O suporte se encontra na linha francesa da análise de discurso, principalmente em trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Nesses autores encontra-se sustentação para admitir a relevância de se compreender o funcionamento dos discursos escolares. Verificamos que os processos de produção de sentidos, a partir de atividades de leitura em sala de aula, como as que foram realizadas, ocorreram de maneira específica para cada aluno, e, como esperávamos, confirmamos que os mesmos processos dependem das condições de produção e das histórias de vida dos estudantes.
Palavras-chave: Análise do discurso. Ensino médio. Física. Estudo e ensino.
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8365 0 bytes Unicamp http:// |
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