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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Física moderna e contemporânea e a revista Ciência Hoje Popular Versão: pdf
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
ALVETTI, Marco Antônio Simas

Na perspectiva de uma renovação dos conteúdos programáticos escolares, devido à pouca disponibilidade de material didático que insere a Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, neste trabalho articula-se uma alternativa: a utilização do material de divulgação científica, em particular a revista Ciência Hoje (CH), editada desde 1982 pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se diferencia das outras publicações nacionais, devido à qualidade da informação veiculada, à confiabilidade da autoria dos artigos e ao seu perfil editorial.

Downloads 2014  2014  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/Alveti_tese.PDF
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Introdução ao conceito de energia Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BUCUSSI, Alessandro Aquino

Como o foco deste texto de apoio está no ensino e aprendizagem do conceito de energia, entendemos ser relevante iniciarmos por uma discussão sobre os problemas que a História e a Filosofia da Ciência mostram terem sido fundamentais para a construção deste conceito; evitando, assim, apresentá-lo de forma arbitrária, sem qualquer contextualização histórica. Quando se discute o processo de ensino-aprendizagem em ciências há uma ideia quase consensual entre os pesquisadores de que é preciso evitar uma apresentação do saber científico como se o mesmo fosse algo acabado, dando ênfase apenas à forma como o concebemos atualmente, sem oferecer aos estudantes oportunidades de compreenderem como se deu a evolução histórica deste saber. Neste sentido, é preciso buscar um maior esclarecimento sobre quais eram os problemas que a comunidade científica buscava solucionar quando do surgimento do conceito de energia. Inclusive para que, refletindo sobre estes fatos, os estudantes possam familiarizar-se com critérios e estratégias de elaboração e validação comuns ao trabalho científico, de modo que lhes seja possível comparar a trajetória de suas concepções pessoais com concepções já superadas dentro da própria evolução do saber científico.

Downloads 1911  1911  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br/tapf/v17n3_Bucussi.pdf
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Ação pedagógica em física no ensino médio: contribuições da história da ciência - um estudo de caso Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
CURADO, Maria Clotilde Correa

Este trabalho apresenta e analisa uma ação pedagógica realizada com alunos do ensino médio, na disciplina de Física, no estudo do movimento da queda dos corpos, na qual, a Hístória da Ciência foi incorporada. A partir da minha preocupação com a busca de significado e sentido nos conteúdos de Física por parte dos alunos e do pressuposto da existência de paralelismo entre as explicações prévias dos alunos e aquelas explicações registradas na história do pensamento científico, a ação pedagógica desenvolvida recorreu à História da Ciência como um recurso potencialmente enriquecedor para promover nos alunos mudanças conceituais e para aproximá-los do processo de produção do conhecimento científico.

Palavras-chave: Física. Estudo e ensino. Ciência. História. Epistemologia. Ensino de segundo grau. Cinemática.

Downloads 1803  1803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000186821
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Relações com o Saber e o Aprendizado em Física por Meio da Avaliação Formativa em um Curso de Introd Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BALLESTERO, Henrique César Estevan

Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa. Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos.

Palavras-chave: Aprendizado em física. Relação com o saber. Avaliação formativa. Produção escrita.

Downloads 1774  1774  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www2.uel.br/cce/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/henrique_ballestero_texto_completo.pdf
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A pedagogia de projetos como estratégia de ensino para alunos da educação de jovens e adultos: em bu Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
ESPÍNDOLA, Karen

A pedagogia de projetos como estratégia de ensino para alunos da educação de jovens e adultos: em busca de uma aprendizagem significativa em física. Este trabalho apresenta uma estratégia de ensino desenvolvida com alunos jovens e adultos. A proposta é utilizar uma estratégia diferente dos métodos tradicionais para ensinar Física a um grupo de alunos jovens e adultos: os projetos didáticos. Para realizar esta proposta foi preciso considerar vários aspectos: turmas heterogêneas, grandes dificuldades de aprendizagem, pouco tempo para ensinar os conteúdos da etapa.

Downloads 1748  1748  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS   Site 
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem Matemática no Ensino de Física: Registros de Representação Semiótica Popular Versão: 2010
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de. Modelagem Matemática no Ensino de Física: Registros de Representação Semiótica. Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-IEMCI/UFPA. Dissertação de Mestrado. Pará, 2010.

O objetivo geral da pesquisa é propor reflexões sobre a possibilidade de coordenar registros de representação semiótica em ambiente gerado pelo processo de Modelagem Matemática com vistas ao ensino de Física. Procurando responder à seguinte questão norteadora: A mobilização de registros de representação em atividades de Modelagem Matemática pode favorecer a conceitualização em Física? É que buscamos apoio na teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009; 2008) e em autores de renome na área de Modelagem Matemática no ensino, entre eles: Bassanezi (2004); Biembengut e Hein (2003); Barbosa (2001) e Chaves & Espírito Santo (2008). Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a temática Modelagem Matemática no ensino de Física, bem como o desenvolvimento analítico de seis (06) atividades de modelagem. O resultado da pesquisa bibliográfica levou à explicitação de três recursos didático-pedagógicos para desenvolver a modelagem no ensino de Física: por meio de problemas contextualizados; por meio de simulações computacionais e por meio de atividades experimentais. O desenvolvimento das atividades mostrou que a articulação de registros de representação em ambiente gerado pela Modelagem Matemática pode favorecer a conceitualização em Física.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Registros semióticos. Ensino de Física.

Downloads 1627  1627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IEMCI/UFPA  Site 
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Divulgação Científica: leituras em classes do ensino médio Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
GAMA, Liliane Castelões

Esta dissertação teve como objetivo analisar o funcionamento da leitura de livros de divulgação científica na escola em condições determinadas. A pesquisa partiu da hipótese de que a diversidade de informações possa abrir o leque de interpretações, possibilitar a contraposição de visões e facilitar a manifestação pelos estudantes de suas opiniões e interesses. Os livros escolhidos para a pesquisa foram Isaac Newton e sua maçã e Albert Einstein e seu Universo Inflável. A pesquisa foi realizada em classes dos 10 e 20 anos do ensino médio, de uma escola pública numa cidade do interior do estado de São Paulo. Os referenciais teóricos que guiaram este trabalho foram os da Análise do Discurso, da escola francesa. A importância que a análise de discurso dá às condições de produção na atividade discursiva, fez com que se considerasse esse referencial adequado para buscar compreender o funcionamento da leitura de divulgação científica em determinadas situações escolares.

Palavras-chave: Análise do discurso. Ciência. Ensino de segundo grau. Leitura.

Downloads 1577  1577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000375584
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A formação do professor de física entre a graduação e a atuação profissional: aprender atuando e atu Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MARTINS, Alisson Antonio

Nesta pesquisa buscou-se verificar o que se passa entre a graduação e a atuação profissional de professores de Física do ensino médio e que não se evidencia de modo explícito nestes espaços considerados de modo isolado. Partiu-se da noção de que os professores em formação adotam uma postura de produtores de conhecimentos sobre o ensino e que esta postura está relacionada com a ideia do professor como intelectual sugerida por Giroux. Esta noção é entendida nesta pesquisa como uma alternativa ao conceito de professor reflexivo de Schön, que tem sido utilizado recentemente em diversos trabalhos sobre formação de professores. Com o intuito de melhor entender as relações que ocorrem no espaço escolar foram exploradas as noções sobre a escola e educação para diversas linhas de pensamento. A discussão sobre a metodologia da pesquisa é desenvolvida com o fim de apresentar os modos como as informações foram coletadas em face da discussão teórica presente nos capítulos anteriores a ela. Logo após são realizadas as análises das respostas obtidas no primeiro instrumento de pesquisa utilizado, isto é, o questionário. Tal instrumento foi respondido voluntariamente por cinco alunos de um curso de licenciatura em Física, que já atuavam como professores, embora ainda estivessem em processo de formação inicial. Este instrumento permitiu visualizar que os sujeitos adotam uma postura de produtores de conhecimento, entretanto dois deles apresentaram uma aproximação maior em relação à esta postura, levantando inclusive a possibilidade de fazer uma discussão sobre o professor como intelectual. Esta pesquisa permitiu ampliar a compreensão sobre o que se passa entre a universidade e a escola que contribui para a formação do professor. Foi possível perceber que o contato com a docência estando ainda em processo de formação inicial possibilitou aos sujeitos entrevistados uma tomada de posição crítica em relação a sua situação semiprofissional, ao mesmo tempo em que a sua formação para a docência na graduação ganhou novo significado quando se tem aproximação com o espaço escolar sendo realizado em paralelo com a sua formação inicial.

Palavras-chave: Formação de Professores de Física. Ensino de Física. Professor como intelectual. Produção de conhecimento.

Downloads 1576  1576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/22155
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A construção do conceito de campo elétrico: da ciência física à física escolar  Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Otto Henrique Martins da

Este trabalho desenvolve um estudo sobre a constituição do conceito de campo elétrico no âmbito da Ciência Física e da Física escolar, tendo como objetivo a realização de uma análise de como foi constituído e como está posto o conceito de campo elétrico nas esferas do saber a ensinar e do saber ensinado. Para tal, se apoia na concepção de cultura escolar, segundo Jean Claude Forquin, e de transposição didática desenvolvida por Yves Chevallard. Apoiado num breve resgate histórico da construção do conceito de campo elétrico, identificou-se e analisou-se os livros pelos quais os professores aprenderam e ensinam tal conceito, como também verificou-se como os alunos, em seus cadernos, registram o que aprenderam. As análises que foram realizadas em alguns manuais didáticos, tanto da Educação Superior como da Educação Básica, assim como, em alguns cadernos de anotações das aulas de Física, mostraram a forma como o conceito de campo elétrico se apresenta nos textos analisados, levando em consideração aspectos da cultura e da transposição didática associados a este conceito. Também, como resultados das análises, são apresentados aspectos associados ao saber que revelam a descontextualização e despersonalização observados durante o desenvolvimento do trabalho, como também, suas limitações e perspectivas de novas investigações.

Palavras-chave: Campo elétrico. Cultura escolar. Saber escolar. Transposição didática.

Downloads 1299  1299  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/7491
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!O uso da hipermídia no ensino de física: possibilidades de uma aprendizagem significativa Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
ARTUSO, Alysson Ramos

Este trabalho traz discussões acerca do contexto da atual sociedade, suas mudanças, sua cultura, seus mecanismos de poder e o uso de ferramentas computacionais na escola. Foi realizada uma análise das possibilidades do uso da hipermídia, incluindo simulações, em busca de uma aprendizagem significativa. Na investigação foram usados sites da Internet no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos do conteúdo de gravitação universal com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular de Curitiba. O objetivo principal é o de avançar no entendimento, nas possibilidades e limitações, que o uso da hipermídia oferece na mudança da estrutura cognitiva (subsunçores) dos estudantes, usando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com quatro alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Cefet-PR. O estudo dividiu-se em 3 fases: um Pré-teste, seis encontros com o uso da Internet e um Pós-teste, de forma a observar o desenvolvimento dos alunos ao tratar dos conceitos estudados. Tal procedimento durou vinte dias e confirmou a hipótese de que o uso da Internet é capaz de modificar subsunçores, no sentido de que o subsunçor “força” que os alunos tinham foi ampliado e passou a se relacionar com mais situações do que antes da instrução. O próprio planejamento desenvolvido para essa análise pode possibilitar que outros professores avaliem seus alunos tendo noção da estrutura cognitiva dos estudantes e os instruam sobre os conceitos de gravitação universal. Os resultados também sugerem que o uso da hipermídia em sala oferece e potencializa alguns perigos, principalmente os relacionados com o conceito de panóptico desenvolvido por Michel Foucault, mas também oportuniza inúmeras possibilidades.

Palavras chave: Hipermídia. Novas tecnologias. Educação e Internet.

Downloads 1216  1216  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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