Categoria: Filosofia Dissertações |
A escada de Wittgenstein : as relações entre mundo, linguagem e misticismo no tractatus  |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
PERES, Carolina Violante
Este trabalho é uma tentativa de mostrar que Wittgenstein, no Tractatus, endossa um misticismo estrito senso, ou seja, que ele entende o Místico, em última instância, de modo monista, como substância una da realidade. No Tractatus Wittgenstein considerava que o indizível, e portanto, o Místico, só poderia ser delimitado a partir do interior do dizível. Assim, só a compreensão correta dos limites do mundo e da linguagem que o expressa poderia revelar o aspecto místico da realidade. A estrutura da linguagem e do mundo que ela afigura seria como uma escada e o Místico seria a verdade encontrada por aquele que conseguisse escalar os degraus dessa escada, passando através dela, por ela e para além dela (6.54). Procuraremos, neste trabalho, reconstituir os degraus que Wittgenstein teria galgado, partindo do interior da estrutura da linguagem e do mundo, de modo a atingir a verdade mais elevada sobre a realidade, que seria o Místico
Palavras-chave: Lógica. Objeto. Todo e partes. Significação. Misticismo. Linguagem.
|
976 0 bytes |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Das andanças do pensar : cenas infantis  |
Versão: Atualização: 28/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Tomaz Tadeu da
Na estrada, pegadas sugerem passos e descompassos de andarilhos de diferentes tribos. Por toda parte, pisadas: rastejantes, superficiais, firmes, a-fundadas, dançarinas, crianceiras e até rasuradas. A diagramação é a máquina que captura as relações de forças e ressalta, no percurso e no percorrido, linhas, fluxos e composições. Da vida, lampejos de pensamentos desgarram-se. Dos pensamentos, possibilidades de vida desprendem-se. É nesse ponto que a experimentação suscita outros modos de pensamento e desencadeia novas maneiras de viver. É por essa conjugação com a vida que os signos se dão à sensibilidade e coagem-na a sentir. A agressão inicial repercute: leva a memória a aprender um imemorial, a fabular um por vir e a resistir ao presente; introduz o tempo no pensamento e o desafia a pensar o impensado. À vista disso, a aprendizagem conduz as faculdades ao exercício transcendente e requer uma educação voltada para a emissão e a exploração dos signos. Da conexão entre educação, crianceiria e filosofia, forças são duplicadas e devires precipitados.
Palavra-chave: Bergson. Henri. Criança. Pensamento. Deleuze. Gilles. Filosofia da diferença. Tempo.
|
2016 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Crime e castigo na filosofia do direito de Hegel : um estudo sobre o fundamento da autoridade de pun  |
Versão: Atualização: 28/8/2013 |
Descrição:
PEIXOTO, Katarina Ribeiro
Este trabalho tem o propósito de tratar da punição levando em conta essa justificação realista e seletivamente histórica da punição. Para dar conta desse objetivo, a referência e a fonte de elucidação de uma concepção legitimamente atual ou atualizável da punição, que pretende responder às dificuldades presentes nas vias da cura e da expiação, está no pensamento de um filósofo considerado obscuro: G.W.F. Hegel. No seu “Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio” (1820) Hegel apresenta um tratamento complexo e elucidativo, de um procedimento que pretende dar conta de ambas as possibilidades. Nessa obra, pois, as perguntas até aqui feitas e as dificuldades que se tentou até aqui apresentar, ganham uma resposta que, ao menos, reivindica exaustão.
Palavra-chave: Autoridade e estado. Autoridade e política. Filosofia do direito. Filosofia política. Hegel. Georg Wilhelm Friedrich. Punição.
|
735 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Dissertações |
As aporias do livro b da Metafísica de Aristóteles  |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
SANTOS, Marina dos
O primeiro modo como as aporias envolvem as noções centrais da Filosofia Primeira diz respeito à intensão do conceito dessa ciência e o segundo modo concerne à sua extensão. Uma parte das aporias de Β põe em xeque a possibilidade mesma dessa ciência na medida em que, se não for dada necessariamente uma determinada resposta a cada uma delas, então o conceito de cientificidade em jogo, ciência das primeiras causas e princípios absolutos do ser, é inconsistente. E, se o próprio conceito dessa ciência não for consistente, então não haverá sentido em perguntar a que coisas ele se aplica no mundo. Por essa razão, as aporias relativas à análise formal ou intensional do conceito de Filosofia Primeira serão ditas fundamentais em relação àquelas que dizem respeito à análise material ou extensional desse conceito, pois tais aporias materiais só podem ser formuladas a partir da pressuposição que a Ciência buscada é possível, isto é, que seu conceito não é inconsistente.
Palavra-chave: Aristóteles. Crítica e interpretacao. Metafísica.
|
784 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Desconstrução e identidade : o caminho da diferença  |
Versão: Atualização: 28/8/2013 |
Descrição:
PRIKLANICKI, Fábio
Por meio de uma investigação que incide sobre as práticas críticas, o trabalho apresenta uma elaboração sobre o potencial político da desconstrução para uma leitura de textos literários comprometida com reivindicações identitárias feitas às margens dos discursos hegemônicos. O gesto desconstrutivo, como proposto pelo pensador franco-argelino Jacques Derrida, desafia a estabilidade de categorias que fundamentam estes discursos, tais como “essência”, “natureza”, “origem” e outros nomes metafísicos que envolvem a ideia de identidade a si, demonstrando, desta forma, que toda estrutura é atravessada por uma falta constitutiva.
Palavra-chave: Bhabha. Homi K. Crítica literária. Derrida. Jacques. Desconstrucionismo. Filosofia. Identidade.
|
801 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O filosofar na arte da criança surda: construções e saberes  |
Versão: Atualização: 28/8/2013 |
Descrição:
CALDAS, Ana Luiza Paganelli
Esta dissertação analisou como se deu o filosofar na arte das crianças surdas e na busca por práticas estéticas visuais no processo da construção deste filosofar. Para isto, foram realizadas entrevistas (individuais e coletivas) com 10 sujeitos surdos de uma escola municipal de surdos de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul, onde foram apresentadas algumas pinturas dos artistas Da Vinci, Picasso, Portinari e Baird (artista surdo). O objetivo foi o de provocar uma reflexão destes sujeitos, a partir de experiências estéticas, no sentido de que cada um pudesse expressar seus saberes, praticar a vivência do olhar, trazendo suas hipóteses e compreensões sobre as pinturas, observando como estas experiências podiam colaborar para a construção dos filosofares na arte dos sujeitos surdos.
Palavra-chave: Arte. Educação. Arte. Filosofia. Baird. Charles Crawford Chuck. Deficiente da audição. Criança. Educação artística. Linguagem visual.
|
1747 0 bytes |
Categoria: Filosofia Dissertações |
As relações entre ética, política e direito em Aristóteles  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
ALVAREZ, Alejandro Montiel
O presente trabalho pretende estudar as relações entre a ética, a política e o direito em Aristóteles. Primeiramente, tentar-se-á dar uma ordem interna a cada tema, conforme a teoria das causas, isto é, as quatro causas aristotélicas. Depois de identificadas as causas da ética, da política e do direito, através da análise das causas de seus objetos, seguir-se-á, ao tempo da conclusão, a análise se há identidade de causas, parcial ou total, perfeita ou imperfeita.
Palavra-chave: Aristóteles. Ética. Filosofia do direito. Política.
|
1408 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Dissertações |
A Crítica de Sartre ao ego transcendental na fenomenologia de Husserl  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
SANTOS, Adelar Conceição dos
A presente dissertação tem como tema a crítica de Sartre a noção de Ego transcendental na fenomenologia de Husserl. Dentro do quadro de evolução da obra de Husserl, o Ego transcendental pode ser assinalado como resultado da introdução da noção de epoché, ou redução fenomenológica, na chamada “virada transcendental” da fenomenologia. O Ego transcendental é simultaneamente o resultado desta operação e o princípio de constituição de todo sentido do mundo. A fenomenologia transcendental de Husserl é então Idealismo Transcendental. Contra esta concepção, em A Transcendência do Ego, Sartre apresenta a tese segundo a qual o Eu não é um conteúdo da consciência transcendental, necessário para garantir a sua unidade e individualidade, mas um objeto transcendente. A unidade e individualidade, necessárias à consciência, é garantida pela intencionalidade, interpretada como o caráter fundamental de toda consciência.
Palavras-chave: Filosofia contemporânea. Fenomenologia. Ego transcendental.
|
904 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria |
|