Categoria: Filosofia Dissertações |
A reconsideração da vita activa na crítica ao esquecimento da política em Hannah Arendt  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
SIVIERO, Iltomar
O presente estudo trata do tema A reconsideração da Vita Activa na crítica ao esquecimento da Política em Hannah Arendt, resgatando a preocupação central do pensamento de Hannah Arendt: pensar sobre a política. Para aprofundar tal questão, percorre-se, de um lado, os principais eventos que causaram a crise da política e, de outro, a possibilidade de recuperação da sua dignidade e sentido. No primeiro aspecto, centra-se a discussão em dois núcleos fundamentais: um ligado à perda da dignidade da política e o ocaso da tradição política do ocidente; e o outro que se refere ao surgimento da era moderna e a consequente instrumentalização da política. Em ambos, reflete-se sobre a introdução de novos conceitos e formas de organização da política, demonstrando-se que, em sua gênese, a essência da política foi danificada e transformada numa prática violenta, instrumentalizadora, destituída da preocupação com a realização do ser humano e com a construção do espaço público.
Palavras-chave: Política. Vita activa. Totalitarismo. Condição humana. Arendt. Filosofia.
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1864 0 bytes Universidade do Vale do Rio do Sinos |
Categoria: Filosofia Dissertações |
A razão da retórica : hermenêutica, pragmatismo e a lógica argumentativa no discurso econômico  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
FERNANDES, Danilo Araújo
Esta dissertação tem como objetivo defender a perspectiva da existência de uma lógica por trás dos discursos retórico-persuasivos – tal como inaugurada por McCloskey (1983) e Arida (1983) dentro da ciência econômica. O objetivo é demonstrar a completa inadequação de se confundir filosoficamente “retoricismo” com “irracionalismo”, pois, de acordo com nossa interpretação, nem McCloskey nem Arida propõem que não se deva utilizar critérios racionais para validação de teorias econômicas. O que eles propõem, a nosso ver, é que não se deva compreender a história do pensamento econômico e a própria teoria econômica atual como resultado de uma evolução apodíctica epistemologicamente mediada por evidências (sejam elas empíricas ou dedutivas). Isto, no entanto não implica numa desconsideração da “razão” por completo – a não ser que se entenda a “razão” por um prisma estritamente epistemológico; o que não nos parece muito razoável. Sendo assim, procuramos desenvolver ao longo do trabalho argumentos filosóficos oriundos das perspectivas hermenêuticas de: Heidegger, Gadamar, Habermas e Ricoeur, além do pragmatismo de Richard Rorty; com o intuito de relacioná-los com as perspectivas retóricas de McCloskey e Arida; buscando, mais especificamente, demonstrar a fundamentação racional da perspectiva retórica em relação à filosofia contemporânea, e contribuir com o debate retórico na economia a partir de uma tentativa de aproximação entre as perspectivas hermenêuticas – mais especificamente de Habermas e Ricoeur – e a perspectiva retórica de Arida; além de procurar uma melhor explicação e relação entre a filosofia hermenêutica-pragmática, e a perspectiva da “racionalidade prática” presente na ‘nova retórica” de Chaïm Perelman.
Palavra-chave: Epistemologia. Ciências Econômicas. Filosofia. História do pensamento econômico. Retórica. Teoria econômica.
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4482 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Dissertações |
A inteligibilidade da existência externa na filosofia humeana  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
CACHEL, Andrea
Esta Dissertação tem por objetivo analisar a discussão humeana sobre a crença nos corpos, desenvolvida na seção Da Filosofia Acadêmica ou Cética, das Investigações acerca do Entendimento Humano, e sobretudo na seção Do ceticismo quanto aos sentidos, do Tratado da Natureza Humana. Particularmente visa apontar a questão da inteligibilidade da existência externa como o tema central dessa discussão e, consequentemente, como base das oposições nela existentes, tais como, razão e imaginação, verdade e crença, sistema filosófico e sistema vulgar. A partir desse exame, pretende-se evidenciar as intensões de Hume de se contrapor a uma forma específica de refutar o ceticismo quanto aos sentidos, qual seja, a berkeleyana.
Palavras-chave: Hume. A Inteligencia da Existência externa. A teoria das ideias. A teoria da crença.
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935 0 bytes UFPR |
Categoria: Filosofia Dissertações |
A Crítica de Sartre ao ego transcendental na fenomenologia de Husserl  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
SANTOS, Adelar Conceição dos
A presente dissertação tem como tema a crítica de Sartre a noção de Ego transcendental na fenomenologia de Husserl. Dentro do quadro de evolução da obra de Husserl, o Ego transcendental pode ser assinalado como resultado da introdução da noção de epoché, ou redução fenomenológica, na chamada “virada transcendental” da fenomenologia. O Ego transcendental é simultaneamente o resultado desta operação e o princípio de constituição de todo sentido do mundo. A fenomenologia transcendental de Husserl é então Idealismo Transcendental. Contra esta concepção, em A Transcendência do Ego, Sartre apresenta a tese segundo a qual o Eu não é um conteúdo da consciência transcendental, necessário para garantir a sua unidade e individualidade, mas um objeto transcendente. A unidade e individualidade, necessárias à consciência, é garantida pela intencionalidade, interpretada como o caráter fundamental de toda consciência.
Palavras-chave: Filosofia contemporânea. Fenomenologia. Ego transcendental.
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887 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria |
Categoria: Filosofia Dissertações |
A Construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli
A construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio: análise a partir da compreensão dos professores de Filosofia da escola pública paranaense. Esta pesquisa busca entender o sentido e o lugar que a Filosofia ocupa como componente curricular do Ensino Médio da escola pública paranaense. Investiga, nos documentos produzidos por professores de Filosofia, os diferentes modos de compreender a natureza do conhecimento filosófico, seus objetivos, conteúdos e métodos de ensino a fim de estabelecer a relação entre esta compreensão e o lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio. Para localizar o objeto de estudo no campo da pesquisa educacional, buscou-se a compreensão de alguns aspectos do Ensino Médio como etapa final da educação básica, contextualizando a educação, a escola e a Filosofia como lugar da experiência. O lugar é construído por meio de políticas educacionais, inseridas no contexto da lógica capitalista, pelos sujeitos do Ensino Médio, professores e estudantes, com suas identidades de classe e culturais e pelo currículo como construção social.
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1070 0 bytes UFPR |
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