Categoria: Filosofia Dissertações |
Os teoremas de incompletude de Godel |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Maria da Paz Nunes de
Em 1931, Godel apresentou dois Teoremas de Incompletude que, indiscutivelmente, foram os resultados mais importantes da Lógica no início deste século. Pretende-se, neste trabalho, apresentar uma demonstração detalhada do primeiro teorema, na qual, todas as fórmulas envolvidas sejam explicitadas. Essa demonstração baseia-se na ideia de autorreferência. Considera-se simultaneamente uma teoria formal (Aritmética de Peano) e uma Intuitiva (dos Números) para mostrar, via godelização, que as propriedades e operações de cunho sintático-morfológico da teoria formal são representáveis nela própria. Garantida essa representação através de um Teorema de Completude Parcial. Demonstra-se o primeiro teorema a partir do Lema da Diagonal, para em seguida apresentar a demonstração usual do segundo que pressupõe a formalização de certas condições de derivabilidade.
Palavras-chave: Matemática. Filosofia. Lógica simbólica e Matemática.
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2411 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Os dispositivos de poder e a construção da subjetividade do excluído em Michel Foucault: implicações |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
LAZZARIN, Joel Felipe
Este trabalho objetiva analisar a constituição da subjetividade do indivíduo excluído, na modernidade. Valendo-se do pensamento de Michel Foucault, procura demonstrar que o fenômeno se dá como efeito de poder dominador, mediante a aplicação de técnicas e táticas de poder engendradas no sentido de acentuar a diferenciação entre as pessoas, em função de raça, etnia, condição econômica. Essa marcação diferencial confina determinados grupos de pessoas em guetos sociais nos quais se positivam mecanismos de vigilância, controle e punição que asseguram a consolidação e manutenção da exclusão social. Pessoas como o negro e o pobre, alijadas de bens sociais vitais como a educação, tendem a introjetar um sentimento de inferioridade que as faz crer não serem efetivamente titulares de direitos plasmados no ordenamento jurídico; creem-nos reservados a pessoas integrantes de uma suposta classe superior, identificadas por titulação acadêmica, condição econômica ou posição social.
Palavras-chave: Poder. Subjetividade. Exclusão social.
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5730 0 bytes Universidade do Vale do Rio do Sinos |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O ser como começo da ciência na ciência da lógica de Hegel |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
NICOLAU, Marcos Fabio Alexandre
Eis a tarefa, aparentemente irrecusável à filosofia, de buscar a união entre ser e pensar em um sistema que seja capaz de se autofundar e justificar, doando bases sólidas não somente a si, mas a toda e qualquer ciência, o que o faz ser considerado como uma verdadeira doutrina da ciência, capaz de estabelecer os pressupostos básicos a todo e qualquer saber que se queira dizer válido. Sendo em Hegel tal feito realizável, tão somente em bases de um método dialético, fruto da própria natureza de começo que traz imanente a si o elemento da contradição, da negação determinada, capaz de promover o autodesenvolvimento de um saber dito absoluto.
Palavras-Chave: Hegel. Ciência da lógica. Começo da ciência.
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1870 0 bytes Universidade Federal do Ceará - UFC |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O percurso do logos na "poetica" de Aristóteles |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
GUIMARÃES, Deborah Vogelsander
Neste trabalho será exposto o texto aristotélico "Sobre a Poética", ao qual nos referiremos como "Poética", em especial nos capítulos 6,9 e 21 de maneira que, em conjunto com a exposição do Livro 11da "Retórica", também de Aristóteles, se possa responder a questão: de que maneira uma composição poética se aproxima de uma composição retórica no âmbito específico de seus conteúdos? A resposta a esta questão deve levar ao reconhecimento de um conteúdo ético para ambas as composições. O estudo dos dois textos deve servir, também, para aproximar a estudo da poesia ao estudo da lógica e da metafísica aristotélica, em um retorno aos primeiros tradutores da "Poética", no século XVI.
Palavras-chave: Poética. Estética. Filosofia antiga.Teatro grego. Tragédia. História e crítica.
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1836 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O papel da phronesis aristotélica na elaboração do problema hermenêutico em verdade e método |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
POLESI, Reginaldo
O presente trabalho tem o objetivo de estudar como e por que Hans-Georg Gadamer encontrou na phronesis aristotélica o paradigma para resolver o problema hermenêutico da aplicação no particular. A hermenêutica gadameriana é baseada em cinco conceitos - chave, a saber, a linguagem; a pertença do intérprete à tradição histórica; o preconceito; a fusão de horizontes e o círculo hermenêutico. A hermenêutica gadameriana ainda exige a habilidade ou capacidade de bem deliberar, decidir e agir. No entanto, Gadamer percebeu que isso não pode ser ensinado, aprendido, esquecido ou mesmo transferido direta e intencionalmente de pessoa para pessoa, e se deparou com um problema: como então pode ser desenvolvida tal habilidade? A resposta veio a partir de seus estudos em filosofia grega antiga, através da formação neoaristotélica de Gadamer na escola alemã, influenciada pela filosofia prática. Ou seja, ele redefiniu o conceito de phronesis , que originalmente aparece na ética de Aristóteles, o qual passa a significar o modo pelo qual o intérprete pode desenvolver a "sabedoria prática" para compreender e agir através de regras gerais em casos particulares, em um "mundo contingente". A concepção de Gadamer é a de que a "racionalidade prática" deve ser entendida em termos de phronesis, ou seja, pelo papel desempenhado pela phronesis como modelo para a aplicação hermenêutica.
Palavras-chave: Gadamer. Aristóteles. Phronesis. Hermenêutica. Filosofia prática.
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8337 0 bytes Seed http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br |
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