Categoria: Filosofia Dissertações |
A visão de homem em Nietzche e Paulo |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Humberto Duarte de
Neste trabalho busco analisar a visão básica de homem presente no pensamento do filósofo Nietzsche e do apóstolo Paulo. Nesse olhar dobrado procuro contemplar a relação existente na visão de homem nietzschiana e na visão paulina. Essa busca se dá a partir dos escritos dos autores e de seus comentadores, procurando identificar a fundamentação da visão de homem de cada um dos pensadores em foco. A primeira parte do texto procura identificar o conceito de corrupção do homem. Para Nietzsche, a corrupção presente no homem é resultado da realidade do cristianismo. Ele atribui à fé cristã a responsabilidade pela corrupção da humanidade. Esse processo se deu pela invenção da ideia de um Deus punidor e recompensador. Relacionada a ideia de Deus, o pecado e suas consequências também foi uma invenção cristã para manipular a humanidade. Assim, ele mostra que o homem precisa romper com essas ideias, por que elas negam, destroem a vida. Enquanto Nietzsche nega a realidade do pecado, Paulo edifica seu conceito de corrupção exatamente em cima disso. Ele apresenta um Deus responsável pela criação do homem a sua ‘imagem e semelhança’, o que implica o homem como um ser responsável, ético. Assim, o não viver em conformidade com o Criador consiste na corrupção do homem.
Palavras-chave: Pecado. Deus. Salvação. Ética. Além-do-homem. Eterno Retorno. Vontade Poder. Nietzsche. Paulo.
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1682 0 bytes Universidade do Vale do Rio do Sinos |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Escravos, súditos e homens: a noção de consentimento na polêmica Locke-Filmer |
Versão: Atualização: 28/8/2013 |
Descrição:
ALMEIDA, Maria Cecilia Pedreira de
Os Dois tratados sobre o governo, de John Locke, têm um papel de destaque na filosofia política das Luzes. Neles, ao afirmar as ideias de liberdade e igualdade naturais dos homens, o autor mina as bases do pensamento absolutista. Apesar de ser no Segundo tratado que o autor estabelece de modo mais evidente sua teoria política, é importante notar que o pressuposto lógico desta obra é o Primeiro tratado sobre o governo, texto menos conhecido e estudado pela história da filosofia, no qual Locke refuta de forma minuciosa as ideias de Robert Filmer, sistematizador da doutrina patriarcalista e do direito divino dos reis. Ao rejeitar argumentos de Filmer, Locke mostra que o poder político não se constitui apenas de vontade, mas envolve consenso, lei e entendimento. O propósito deste trabalho é apresentar o lado menos conhecido desse debate: os argumentos elaborados por Filmer para criticar a teoria da soberania popular e o contratualismo nem sempre são respondidos com eficácia absoluta por Locke. Além disso, a intenção é também expor o quanto o pensamento lockiano é marcado pelas asserções de Filmer, cujas ideias podem ter mais importância do que história da filosofia lhe tem atribuído.
Palavras-chave: Consentimento. Lei natura. Liberdade. Patriarcalismo. Poder político.
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690 0 bytes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Categoria: Filosofia Dissertações |
A inteligibilidade da existência externa na filosofia humeana |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
CACHEL, Andrea
Esta Dissertação tem por objetivo analisar a discussão humeana sobre a crença nos corpos, desenvolvida na seção Da Filosofia Acadêmica ou Cética, das Investigações acerca do Entendimento Humano, e sobretudo na seção Do ceticismo quanto aos sentidos, do Tratado da Natureza Humana. Particularmente visa apontar a questão da inteligibilidade da existência externa como o tema central dessa discussão e, consequentemente, como base das oposições nela existentes, tais como, razão e imaginação, verdade e crença, sistema filosófico e sistema vulgar. A partir desse exame, pretende-se evidenciar as intensões de Hume de se contrapor a uma forma específica de refutar o ceticismo quanto aos sentidos, qual seja, a berkeleyana.
Palavras-chave: Hume. A Inteligencia da Existência externa. A teoria das ideias. A teoria da crença.
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896 0 bytes UFPR |
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