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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (10)


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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A Distinção Analítica - Sintético, Um estudo comparativo entre Frege e Kant Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Isaias Lima

Este trabalho tem por objetivo estabelecer a comparação entre os pensamentos de Frege e Kant acerca da distinção entre os juízos analítico e sintético. Chama-se a atenção para o fato de que não há somente uma única concepção de analiticidade no transcurso.

Palavras-chave: Juízos. Analítico. Sintético. Frege. Kant. Formalismo. A priori.

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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A epistemologia pós-Darwiniana de Sir Karl Popper Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
COSTA, Rogerio Soares da

A dissertação A Epistemologia Pós-Darwiniana de Sir Karl Popper pretende esclarecer um ponto específico na obra do filósofo austro-britânico Sir Karl Popper: a função desempenhada; na epistemologia popperiana; pela teoria evolutiva de Charles Darwin.

Palavras-chave: Epistemologia. Epistemologia evolucionária. Filosofia. Darwinismo. Heodarwinismo. Indução. Conjecturas e refutações. Lógica. Ciência. Naturalismo.

Downloads 4064  4064  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRJ  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Verdade e ética no pensamento de Martin Heidegger Popular Versão: 
Atualização:  2/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Daniel Simão

A tentativa é a de pensar verdade e ética no pensamento de Heidegger. A partir daí, defendemos a existência de um traço ético estrutural em toda a obra do pensador, assim como de uma investigação ética específica que pode ser encontrada em seus textos sobre o habitar. Estes, por sua vez, devem ser lidos em conjunto com os textos sobre a questão da técnica. Assim, o que a dissertação pretende estabelecer é a existência de uma preocupação ética no centro da obra heideggeriana.

Palavras-chave: Ética. Verdade. Técnica.

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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Voltaire: ensaio sobre os costumes - a História como elemento educativo a tolerância Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
LEAL, Djaci Pereira

Neste trabalho, abordamos a função que Voltaire (1694-1778) atribui ao conhecimento da história em sua obra. O objetivo é analisar como ele a apresenta e como a transforma em instrumento de educação. Segundo ele, o conhecimento da história é um dos fundamentos constitutivos do processo educativo; é um elemento imprescindível para que os homens adquiram a percepção dos valores e virtudes que possibilitariam à sociedade alcançar momentos de prosperidade e de "luzes". Ao destacar os traços essenciais da educação, Voltaire demonstra a relação dos mesmos, com a situação da França no século XVIII, mas também nos induz a destacar a importância do estudo e do conhecimento da história para os nossos dias, haja vista as dificuldades enfrentadas pela sociedade brasileira no campo da educação. Abordamos Voltaire como um autor que se fez ao longo de sua vida e mostramos algumas mudanças de enfoque e algumas alterações em seu posicionamento político, sobretudo no que diz respeito à história francesa e à tolerância. Na medida em que considerava que o fanatismo e a intolerância assumiam um caráter de naturalidade e prejudicavam a sociedade francesa, propunha que a educação incidisse sobre esses dois focos. Para ele, desnaturalizar as relações homem-sociedade e homem-natureza e educar os homens para a tolerância eram condição para que sociedade retomasse de fato os caminhos da razão e das Luzes.

Palavras-chave: Voltaire. Tolerância. Idade Média. Iluminismo.

Downloads 1022  1022  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Do Ressentimento a gaia ciência : a função da arte na Terceira Dissertação de "Para a genealogia da  Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
RABELO, Rodrigo Cumpre

O texto visa evidenciar e depurar a função da arte no interior da análise crítica do ascetismo entendido como subsequência do ressentimento, função essa necessariamente imbricada com a ideia de uma gaia ciência em oposição aos valores metafísico-niilistas. Conforme a tese dos escritos de Nietzsche, o tipo homem deu-se, via de regra, sob a égide dos valores negativos do ressentimento, cujo corolário é o ideal ascético, atual paradigma dominante de todas as áreas da vida humana (e de todo ? conhecimento? sobre essas áreas). Contra esse processo de decadência que corresponde a um castramento do homem, a um enfraquecimento de seus impulsos positivos, criadores, apenas a arte poderá indicar o caminho para novas possibilidades de existência, posto que é a única atividade humana que exemplifica uma valoração não-asceta da existência. O espírito livre, o filósofo do futuro, tem na arte a matriz operacional que permitirá idealizar novamente o mundo, levar o homem a assumir, agora de forma consciente e plena, a função 'divina' de autocriador e modelador da vida, no espírito de Dioniso (do segundo Dioniso, o do velho Nietzsche). Ao invés do autoapequenamento do homem, ter-se-ia, com e a partir da 'arte' (isto é, com a autocriação de cunho nobre, regida pela gaia ciência), as diretrizes para a autosuperação da vida humana atual, dando lugar e vazão a novas, até agora não desejadas, realidades. Estas se traduzirão, por exemplo, numa grande saúde, numa grande política, numa grande razão, e mesmo numa grande seriedade; numa palavra, à existência em grande estilo, inédita na história, senão por alguns "acasos felizes". O ponto de viragem é a chamada morte de Deus, perpetrada pela própria vontade de verdade ascética, numa imensa e inédita autoimplosão que implica, inclusive, na auto-superação-supressão ou metamorfose da Filosofia em gaia ciência.

Palavras-chave: Arte e moral. Arte. Filosofia. Arte e ciência. Verdade. Verdade e falsidade.

Downloads 5954  5954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O padrão do gosto na filosofia de Hume : um argumento e os seus aspectos Popular Versão: PDF
Atualização:  12/9/2013
Descrição:
SOUZA, Rafael Fernandes Barros de

Resumo: "Do padrão do gosto" já pode ser considerado um texto de filosofia clássico na área da Estética, pois ainda é estudado e admirado por muitos, talvez atualmente mais do que nunca, passados mais de duzentos anos. Tal apelo universal se deve, em parte, ao gênero de investigação do ensaio e, é claro, por ele levar o nome desse filósofo maior que foi David Hume. Pode-se classificá-lo ao lado daquelas obras que discutem o que é a beleza (questão essa que aparece desde os tempos mais remotos na filosofia); mais particularmente, o que conta para as belezas das artes mais finas, digamos, para aquelas da literatura. Além disso, esse é um dos textos mais eminentes de uma das discussões mais características do século XVIII britânico, qual seja, como considerar a nossa capacidade de perceber belezas, ou o que é o gosto. O ensaio, portanto, está ligado a tradições bastante fortes entre nós. Agora, certamente a sua pertinência não teria se mantido sem a excelência de sua escrita - e sobretudo isso. Me refiro não apenas às suas qualidades literárias, que bastariam para explicar o interesse que essa obra tem incessantemente despertado ao longo dos anos e em diferentes países; acredito que o ensaio tem uma primorosa estrutura argumentativa, uma que tem produzido uma enorme variedade de leituras, e deixado muitos leitores simplesmente perplexos. O seu argumento é tal que parece incorrer no tratamento de uma série de questões, procedentes de diferentes "lugares", pelo menos é essa a impressão que passa a literatura ao seu respeito. Assim, o desafio que se coloca para qualquer leitor seu seria descobrir quais são as questões mais relevantes e significativas, como elas entram na argumentação, até que ponto elas são desenvolvidas e com qual finalidade; pois não é de se supor que todas elas tenham um igual destaque ao longo do argumento, ainda que talvez se ligassem a algum outro interesse que justificasse que fossem trabalhadas a partir do ensaio. Com essa observação, gostaria de chamar a atenção para o fato de que o ensaio (como qualquer outro texto filosófico) pode e deve ser pensado a partir de várias questões, mas é igualmente importante de se lembrar que algumas dessas devem ser mais representativas de seu argumento do que outras. Ora, a minha intenção é indicar quais seriam elas, e para justificar as minhas escolhas, mostrarei como elas conferem ao ensaio uma estrutura argumentativa, e vice-versa, como uma ou outra maneira de se estruturá-lo permite pensar em umas ou outras questões; isso, é claro, requer que se determine quais seriam as suas partes constitutivas e de como elas poderiam estar relacionadas, assim como um poder reconhecer essas questões, nomeá-las e apresentá-las

Palavras-chave: Beleza. Gosto. Padrão. Hume. Estética.

Downloads 8125  8125  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000841612&fd=y
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O conceito de justiça em Thomas Hobbes e suas consequências jusfilosóficas Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
SANTOS, Murilo Angeli Dias dos

A jusfilosofia é uma área ainda pouco explorada por transitar entre duas áreas distintas, embora afins: a filosofia e o direito. Poucos são os filósofos ou juristas que se atrevem a direcionar seus estudos para esse campo árido. Os filósofos preferem se dedicar à filosofia política e os juristas à hermenêutica ou, quando muito, à epistemologia do direito. Thomas Hobbes é um dos filósofos que, ao procurar meios para organizar as diversas formas as vontades e razões humanas, dedica um importante espaço ao universo jurídico. Em sua doutrina as leis são responsáveis pelo convívio harmônico e pacífico entre os homens e o conceito de justiça é exposto de forma a garantir a legitimidade do arcabouço jurídico.

Palavras-chave: Filosofia do direito. Positivismo jurídico. Jusnaturalismo. Thomas Hobbes.

Downloads 9857  9857  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USJT - Universidade São Judas Tadeu  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O labirinto da arte trágica nos primeiros escritos de Nietzsche Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
FREITAS, Gildete dos Santos

O presente estudo ocupa-se especificamente com a arte trágica na perspectiva de O nascimento da tragédia, considerada como primeira experimentação filosófica de Nietzsche. Buscamos, nesta abordagem, trazer à tona como a questão da arte trágica, segundo a interpretação de Nietzsche, torna-se uma possibilidade de afirmação da vida apesar da dor e do sofrimento a ela inerentes. Para Nietzsche, a arte, de preferência aquela de conteúdo trágico, composta pelas forças apolínea e dionisíaca, seria um possível caminho para criar modos de existências que expressem a alegria e o prazer de viver em meio ao vir-a-ser, força imensurável de onde se originariam as dolorosas transformações da vida.

Palavras-chave: Arte trágica. Tragédia. Dionisíaco. Nietzche.

Downloads 2206  2206  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USJT - Universidade São Judas Tadeu  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O papel do pirronismo nos “Pensées” de Pascal Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
SOUSA, Joelson Pereira de

O pensamento de Blaise Pascal (1623-1662) reflete uma tradição filosófica que foi retomada em seu tempo, a saber, o ceticismo antigo. Temática que aparece em suas principais obras de filosofia, a Entretien avec Sacy sur la philosophie e os Pensées. Ele aprofunda alguns aspectos acerca do ceticismo nas filosofias de Descartes (1596-1650) e Montaigne (1533-1592), autores que certamente estavam em seu horizonte, inseridos de algum modo nas discussões sobre o ceticismo.


Palavras-chave: Filosofia Moderna. Ceticismo. Blaise Pascal.

Downloads 1931  1931  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USJT - Universidade São Judas Tadeu  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O princípio de imparcialidade na ética aplicada de Peter Singer Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
CAMARGO, Edson Antonio Ortiz de

O presente estudo teve como objetivo abordar o papel da imparcialidade na ética aplicada do filósofo australiano Peter Singer. Partimos da análise da questão da igualdade entre os homens. Apresentamos o princípio de igual consideração de interesses, o princípio de ajudas aos necessitados estabelecidos pelo autor. Para podermos alicerçar os seus princípios fortes, que é o da imparcialidade, examinamos a crítica de seus opositores. Para responder a essas objeções aplicamos o princípio de imparcialidade em duas frentes da ética aplicada contemporânea, a saber: a ajuda internacional aos necessitados e o problema dos refugiados pelo mundo. Dessa forma, responderemos às críticas recebidas com a demonstração da possibilidade de aplicação do princípio.

Palavras-chave: Ética aplicada. Imparcialidade. Igualdade. Peter Singer.





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