Educadores

Ínicio : Filosofia : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (10)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A construção do objeto das ciências humanas segundo a epistemologia da linguagem de Gilles - Gaston  Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Rita de Cassia

O presente trabalho tem por objetivo expor e comentar os principais aspectos da proposta de uma epistemologia da linguagem conforme concebida pelo filósofo contemporâneo Gilles-Gaston Granger no seu programa de epistemologia comparada, bem como ilustrar esta proposta com sua aplicação à teoria linguística de Ferdinand de Saussure. A ideia de Granger de uma epistemologia da linguagem se sustenta no pressuposto de que o objeto científico é uma construção linguística resultante de um processo do pensamento formal. Este último se insere na filosofia transcendental, não propriamente nos mesmos moldes da concepção kantiana, mas considerando as condições a priori e os princípios transcendentais de fundamental importância para uma epistemologia, quando deslocados do sujeito para a linguagem.

Palavras-chave: Filosofia. Epistemologia. Linguística.

Downloads 1796  1796  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Elementos fundamentais da analitica transcendental de Kant Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
PIMENTA, Olavo Clabria

Neste trabalho identifiquei os elementos mais importantes envolvidos na argumentação de Kant na sua Analítica Transcendental, isto é, por um lado, as representações intuitivas (sensações, intuições empíricas, intuições puras e aparecimentos) tratadas na Estética Transcendental e, por outro, tanto as representações discursivas (conceitos) como as operações (associadas a unidades, regras e julgamentos) tratadas na sua Lógica Transcendental. Em relação a cada um destes elementos, faço um confronto entre trechos de diversas obras de Kant onde eles são explicitados, buscando identificar, nesta multiplicidade de descrições, informações complementares e/ou possíveis incoerências, na intenção de compreender cada um deles de maneira clara e precisa. Finalmente, exponho como Kant opera com tais elementos para resolver seu problema fundamental relacionado à possibilidade dos juízos sintéticos, inicialmente no Esquematismo dos conceitos e, depois, nas Proposições Fundamentais do entendimento puro.

Palavras-chave: Semântica. Lógica transcendental. Teoria do conhecimento. Transcendentalismo.

Downloads 1928  1928  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A Unificação do Cosmo : o rompimento de Galileu com a distinção aristotélica entre céu e terra Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
MOSCHETTI, Marcelo

Segundo A. Koyré, a revolução científica dos séculos XVI e XVII tem como fatores principais o rompimento com a distinção aristotélica entre céu e Terra e a geometrização da natureza. Intimamente ligados, esses fatores destacam Galileu Galilei (1564-1642) como um dos principais artífices da ciência moderna. Esta dissertação refaz, a partir das observações telescópicas de Galileu e da primeira jornada do Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo (1632), o caminho percorrido pelo autor no seu rompimento com a cosmologia dualista da tradição.

Palavras-chave: Filosofia da natureza. Cosmologia.

Downloads 1183  1183  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Os teoremas de incompletude de Godel  Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Maria da Paz Nunes de

Em 1931, Godel apresentou dois Teoremas de Incompletude que, indiscutivelmente, foram os resultados mais importantes da Lógica no início deste século. Pretende-se, neste trabalho, apresentar uma demonstração detalhada do primeiro teorema, na qual, todas as fórmulas envolvidas sejam explicitadas. Essa demonstração baseia-se na ideia de autorreferência. Considera-se simultaneamente uma teoria formal (Aritmética de Peano) e uma Intuitiva (dos Números) para mostrar, via godelização, que as propriedades e operações de cunho sintático-morfológico da teoria formal são representáveis nela própria. Garantida essa representação através de um Teorema de Completude Parcial. Demonstra-se o primeiro teorema a partir do Lema da Diagonal, para em seguida apresentar a demonstração usual do segundo que pressupõe a formalização de certas condições de derivabilidade.

Palavras-chave: Matemática. Filosofia. Lógica simbólica e Matemática.

Downloads 2339  2339  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O papel do facto da razão na fundamentação da moralidade em Kant  Popular Versão: 
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
FAGGION, Andrea Luisa Bucchile

A fim de analisar o papel que o facto da razão desempenha no problema da fundamentação da moralidade em Kant, a dissertação discute a dedução da fórmula do princípio moral na Fundamentação I e II, pois é importante que se saiba o que estaria para ser fundamentado. Segue-se a análise da suposta fundamentação que Kant ofereceria para tal princípio da III seção da mesma obra. Por fim, lidamos diretamente com a exposição da doutrina do facto da razão, na Crítica da Razão Prática, examinando se ela pretende ser uma fundamentação do princípio moral, se teria sucesso enquanto tal e se é ou não compatível com a III seção da fundamentação, bem como com a ideia de uma filosofia crítica.

Palavras-chave: Ética. Dever. Filosofia.

Downloads 751  751  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O percurso do logos na "poetica" de Aristóteles  Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Deborah Vogelsander

Neste trabalho será exposto o texto aristotélico "Sobre a Poética", ao qual nos referiremos como "Poética", em especial nos capítulos 6,9 e 21 de maneira que, em conjunto com a exposição do Livro 11da "Retórica", também de Aristóteles, se possa responder a questão: de que maneira uma composição poética se aproxima de uma composição retórica no âmbito específico de seus conteúdos? A resposta a esta questão deve levar ao reconhecimento de um conteúdo ético para ambas as composições. O estudo dos dois textos deve servir, também, para aproximar a estudo da poesia ao estudo da lógica e da metafísica aristotélica, em um retorno aos primeiros tradutores da "Poética", no século XVI.

Palavras-chave: Poética. Estética. Filosofia antiga.Teatro grego. Tragédia. História e crítica.

Downloads 1756  1756  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!O conceito de ciência em Guilherme de Ockham  Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Anselmo Tadeu

Esta dissertação investiga o conceito de ciência elaborado por Guilherme de Ockham (ca. 1285-1349) em suas obras Exposítío ín VIII libras physícorum - prologus (prólogo do Comentário à Física de Aristóteles) e Scríptum ín librum prímum sententiarum - prologus (prólogo do Comentário ao Livro I das Sentenças de Pedra Lombardo). Nestas obras, o autor analisa os diversos sentidos possíveis da palavra scientia e as distinções em seu uso, procurando com isso conciliar a noção aristotélica de ciência como conhecimento universal e necessário com sua convicção metafísica na absoluta singularidade e contingência do real; ele realiza essa conciliação enfatizando o caráter proposicional do conhecimento científico, isto é, estabelecendo que a ciência é sobre os termos, proposições e suas relações e não sobre as coisas reais, sendo que o nexo entre esse conhecimento e a realidade é garantido pela capacidade de suposição dos termos.

Palavras-chave: Filosofia medieval. Ciência. Escolástica.


Downloads 1794  1794  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Heidegger : a questão da técnica e a superação da metafísica  Popular Versão: 
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
FERREIRA, Wanderley J. Junior

Procura-se explicitar os momentos: fundamentais da interpretação heideggeriana do processo de objetificação que perpassa a Metafisica e a ciência moderna e que se consuma no domínio planetário da técnica. A desconstrução heideggeriana desse processo de objetificação possibilitaria o desvelamento e a instauração de uma dimensão pré reflexiva na qual se daria o encontro com realidades irredutíveis à objetidade constituída por um sujeito transcendental ou pelo pensamento calculador a serviço da técnica. Tentaremos mostrar que esse processo de objetificação é inseparável do advento do Sujeito moderno com Descartes, ou seja, do fato de o homem tornar-se sujeito e do mundo tornar-se objeto redutível a uma imagem pela via da representação o que, por sua vez, não passaria de uma consequência da essência da técnica no movimento de sua instalação planetária.

Palavras-chave: Metafísica. Pensamento. Verdade. Niilismo. Filosofia.

Downloads 755  755  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Conhecimento e Comunicação da Vontade de Poder em seu Eterno-Retorno Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
RESENDE, Max de Filippis

A presente dissertação trata da relação dos fenômenos do conhecimento e da comunicação diante das implicações ontológicas de crítica à metafísica ocidental do pensamento da vontade de poder elaborado por Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900). Na análise de seus conceitos – a vontade de poder, super-homem e eterno-retorno – é revelada uma copertinência própria de seus significados que perfazem uma concepção de unicidade da totalidade dos entes dada sempre e a cada vez num perpétuo devir de seu fenômeno de realidade. Este é visto, então, como um vir-a-ser único de todo o existente que assim devém totalmente a todo instante por e através de si mesmo como realização da multiplicidade unívoca do mundo.

Palavras-chave: Vontade de poder. Conhecimento. Comunicação. Vir-a-ser. Eterno-retorno.

Downloads 917  917  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A Construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli

A construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio: análise a partir da compreensão dos professores de Filosofia da escola pública paranaense. Esta pesquisa busca entender o sentido e o lugar que a Filosofia ocupa como componente curricular do Ensino Médio da escola pública paranaense. Investiga, nos documentos produzidos por professores de Filosofia, os diferentes modos de compreender a natureza do conhecimento filosófico, seus objetivos, conteúdos e métodos de ensino a fim de estabelecer a relação entre esta compreensão e o lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio. Para localizar o objeto de estudo no campo da pesquisa educacional, buscou-se a compreensão de alguns aspectos do Ensino Médio como etapa final da educação básica, contextualizando a educação, a escola e a Filosofia como lugar da experiência. O lugar é construído por meio de políticas educacionais, inseridas no contexto da lógica capitalista, pelos sujeitos do Ensino Médio, professores e estudantes, com suas identidades de classe e culturais e pelo currículo como construção social.

Downloads 1009  1009  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 »