Categoria: Filosofia Dissertações |
Historia e objetividade em Kant |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
MEIRELLES, Agostinho de Freitas
A interpretação da filosofia kantiana a partir de sua Doutrina da objetividade tem como pressuposto, para a determinação do alcance objetivo dos conhecimentos racionais, o prévio exame das condições de possibilidade desses conhecimentos. De modo mais preciso, este exame deve indicar sob que condições são possíveis juízos sintéticos a priori em geral. Para cada domínio de interpretação desses juízos deve existir um procedimento que lhes determine a validade objetiva. Podemos afirmar que a doutrina kantiana da objetividade, seja ela teórica, prática e estético-teleológica, impõe como exigência necessária, para todas as nossas afirmações a esses domínios, a interpretação na sensibilidade. Desse modo, os requisitos lógico-formais não constituem, isoladamente, as condições de possibilidade do conhecimento objetivo. Em nossa Dissertação procuramos estabelecer o nexo entre o conceito de História e Objetividade, diante da necessidade de pensar os juízos históricas como tendo que ser interpretados em um domínio sensível. Pois para a filosofia transcendental kantiana nenhum juízo racional deve permanecer sem dedução.
Palavras-chave: História. Objetividade.
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Categoria: Filosofia Dissertações |
A unidade da verdade em Erasmo |
Versão: Atualização: 27/8/2013 |
Descrição:
NASSARO, Silvio Lucio Franco
Se Petrarca, como inaugurador do humanismo no século XIV já se opusera à teologia escolástica, levada ao impasse entre fé e razão com os argumentos averroistas e depois ockhamistas e entregue às disputas dialéticas; propugnara pela recuperação da erudição clássica sustentando como cristão que nenhum guia deve ser desprezado se mostra o caminho da salvação e indicara que ninguém, a não ser o cristão, sabe a quem e de que maneira confessar – cui et qualiter confitendum sit – será Erasmo de Rotterdam no século XVI que, afastando-se das sutilezas daqueles que desde o Medievo queriam compreender os mistérios da fé fazendo a teologia se apoiar na filosofia enquanto reflexão sobre o Ser conforme o cânone platônico-aristotélico, proporá que a ciência das coisas divinas e humanas deve ser buscada antes na filosofia enquanto tradição retórica de reflexão sobre os problemas do Homem e, explorando ao máximo as possibilidades da nascente imprensa, explicará socraticamente, através de seus milhares de Adagia, Colloquia, Litterae, traduções e edições princeps, para uma Europa estupefata, angustiada e vacilante entre o renascimento da grandeza antiga e o radicalismo religioso de católicos e reformados, porque e como, decisivamente, devem ser lidos os autores greco-latinos e entendida a precedência da Revelação cristã em relação ao paganismo e às invenções – inventiones – dos outros povos. Neste quadro de rupturas, se insere com relevo os Antibárbaros, designado pelo seu autor para a edição de sua Opera Omnia como o primeiro livro da primeira ordem que é justamente aquela voltada ao ensino dos textos antigos – ad institutionem litterarum – livro que traz a suma de seus argumentos pela pacífica unidade da verdade.
Palavras-chave: Antibárbaros. Erasmo. Humanismo. Renascença. Retórica.
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1086 0 bytes USP |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Sociedade, crítica e liberdade: um cruzamento entre as filosofias de Friedrich Nietzche e Theodor Wi |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
LOPES, Artur Rodrigo Itaqui Filho
Neste trabalho foi buscado promover, primeiramente, um resgate das reflexões filosóficas desenvolvidas por Friedrich Nietzsche e Theodor W. Adorno, tendo através do cruzamento de ambas filosofias o instigar de uma discussão sobre a questão da relação entre crítica e sociedade como princípio de liberdade. Sendo assim, buscou-se, no decorrer de quatro ensaios, desenvolver o aprofundamento de temas cruciais referentes à formação social, à formação cultural e às relações desenvolvidas entre os indivíduos do período moderno, ora que outra, expondo seus reflexos na contemporaneidade através da óptica crítica dos autores em questão.
Palavras-chave: Theodor Adorno. Friedrich Nietzsche. Crítica. Sociedade. Liberdade.
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1058 0 bytes Universidade do Vale do Rio do Sinos |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Voltaire: ensaio sobre os costumes - a História como elemento educativo a tolerância |
Versão: Atualização: 2/5/2012 |
Descrição:
LEAL, Djaci Pereira
Neste trabalho, abordamos a função que Voltaire (1694-1778) atribui ao conhecimento da história em sua obra. O objetivo é analisar como ele a apresenta e como a transforma em instrumento de educação. Segundo ele, o conhecimento da história é um dos fundamentos constitutivos do processo educativo; é um elemento imprescindível para que os homens adquiram a percepção dos valores e virtudes que possibilitariam à sociedade alcançar momentos de prosperidade e de "luzes". Ao destacar os traços essenciais da educação, Voltaire demonstra a relação dos mesmos, com a situação da França no século XVIII, mas também nos induz a destacar a importância do estudo e do conhecimento da história para os nossos dias, haja vista as dificuldades enfrentadas pela sociedade brasileira no campo da educação. Abordamos Voltaire como um autor que se fez ao longo de sua vida e mostramos algumas mudanças de enfoque e algumas alterações em seu posicionamento político, sobretudo no que diz respeito à história francesa e à tolerância. Na medida em que considerava que o fanatismo e a intolerância assumiam um caráter de naturalidade e prejudicavam a sociedade francesa, propunha que a educação incidisse sobre esses dois focos. Para ele, desnaturalizar as relações homem-sociedade e homem-natureza e educar os homens para a tolerância eram condição para que sociedade retomasse de fato os caminhos da razão e das Luzes.
Palavras-chave: Voltaire. Tolerância. Idade Média. Iluminismo.
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1032 0 bytes Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Uma aproximação das concepções de lógica de Kant e Frege |
Versão: Atualização: 2/5/2012 |
Descrição:
GODOY, Evandro Carlos
Nesta dissertação, orientados pela busca da relação entre a lógica matemática e a lógica tradicional, nos dirigimos às caracterizações de lógica oferecidas por Kant e Frege. Num primeiro momento consideramos e precisamos diversos modos de entender a tese de que a lógica pode ser distinguida das outras ciências por abstrair da matéria ou conteúdo do conhecimento e tratar apenas da forma. Duas destas noções mostraram-se indispensáveis para explicitar as relações entre as concepções de lógica dos dois autores; a saber, generalidade – i.é. vigência normativa sobre todos os domínios do pensamento – e formalidade – i.é. completa abstração do conteúdo semântico. Em um segundo momento, evidenciamos o papel fundamental destas duas noções, na caracterização kantiana de lógica. Kant, em consonância com seus contemporâneos, começa caracterizando a lógica pela generalidade, mas, quando chega às teses fundamentais do seu idealismo transcendental, inova completamente ao argumentar também pela sua formalidade.
Palavras-chave: Lógica. Kant. Frege.
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1024 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Ambivalência e relativismo nos Dissoi logoi |
Versão: Atualização: 27/8/2013 |
Descrição:
AGUIAR, Giovanio
Esta dissertação reconstrói a trama interna dos Dissoì Lógoi, e, neles, investiga o papel da ambivalência e do relativismo, em sua dimensão ético-política. Para apresentar criticamente esse texto, articulamos uma abordagem histórica e outra teórico-conceitual. Fazemos isso através do uso de outros textos da mesma época ou de períodos próximos, como os de Górgias, de Platão e de Aristóteles, a partir da visão de intérpretes contemporâneos e pela problematização de conceitos como lógos, nómos, antilogía, areté, Mnemosyne e kairós. Chegamos, ao final denossa pesquisa, à conclusão de que os Dissoì Lógoi são um manual de argumentação que tem como propósito potencializar a ação ético-política.
Palavra-chave: Dissoi. Logoi. Ambivalência. Relativismo.
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1017 0 bytes UFMG |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Conhecimento perceptivo segundo Aristóteles |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
AGGIO, Juliana Ortegosa
A dissertação examina a relação entre conhecimento e sensação, sensação e pensamento, ser e perceber segundo Protágoras, Platão e Aristóteles, com o objetivo de mostrar o que é a percepção segundo o paradigma sofístico e o platônico e, por fim, qual é o lugar da tese aristotélica sobre a percepção diante desses dois paradigmas. Como resultado da investigação, temos que, para Aristóteles, diferentemente de Protágoras, a sensação não é responsável por todos os julgamentos, nem por discriminar todos objetos cognoscíveis; também para Aristóteles e diferentemente de Platão, o extremo oposto não é verdadeiro, a saber, que a sensação não discrimina seus próprios objetos. Conhecimento e sensação, portanto, não devem ser idênticos ou distintos de modo absoluto, nem o ser é absolutamente ser percebido, nem o ser percebido é absolutamente indeterminado, mas, para Aristóteles, o ser é, em parte, percebido e determinado pela faculdade perceptiva e, em parte, conhecido pelo intelecto.
Palavras-chave: Alma e corpo. Conhecimento. Objeto sensível. Percepção.
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1008 0 bytes USP |
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