Categoria: Filosofia Dissertações |
O conceito de consciência em o ser e o nada de J.-P. Sartre  |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
AIRES, Maurilio G.
A presente dissertação tem por objetivo demonstrar como a consciência ou Para-si é tal que, de seu modo de ser ressalta-se que ela é nada, liberdade e temporalidade, na obra O Ser e o Nada de Jean-Paul Sartre. Para tanto será estabelecido como ponto de partida a concepção que Sartre empresta a noção de consciência, como sendo nada, vazia de qualquer conteúdo, que se volta para os objetos possuidores de uma existência transfenomenal, sendo em si mesmos independentes da consciência, que são Em-si. Nesse sentido, a consciência será analisada como transcendente ao objeto que ela não é, revelando assim a sua condição de reveladora-revelada, pois desvela um mundo concreto que existe a sua revelia, sendo ela, no entanto, a intencionalidade reveladora de que existem seres ao invés de nada, a prova ontológica de que fala Sartre. Daí em diante, toda consciência será sempre consciência de alguma coisa, reflexo do mundo, sem que a consciência seja nada do mundo.
Palavras chave: Para-si. Nada. Liberdade. Temporalidade. Consciência.
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2073 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O conceito de felicidade na filosofia prática de Kant  |
Versão: Atualização: 28/8/2013 |
Descrição:
DIFANTE, Édison Martinho da Silva
A Dissertação busca apresentar uma reconstrução do conceito de felicidade na Filosofia prática de Kant. O tema não se restringe em Kant a uma só obra, pois comparece em várias: na Crítica da razão prática (CRPr), na Fundamentação da metafísica dos costumes (FMC), na Metafísica dos costumes (MC), na Antropologia de um ponto de vista pragmático (A), e, inclusive, na Crítica da razão pura (CRP). A parte inicial da Dissertação consiste em uma breve exposição sobre a regra moral e os princípios práticos do agir, e nela se busca esclarecer o conceito de autonomia da vontade, imprescindível para a justificação da moralidade, e sem o qual o homem não poderia ser pensado como um fim em si mesmo. Na sequência, a exposição se reporta à concepção de felicidade enquanto satisfação empírica, e tende, por um lado, a justificar por que Kant a exclui no que diz respeito à justificação do agir moral; por outro, por que a sua presença ou falta pode auxiliar ou prejudicar o cumprimento do dever moral.
Palavras-chave: Kant. Felicidade. Moral.
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1552 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O Conceito kantiano de mal radical e o resgate da disposição originária para o bem  |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
PINHEIRO, Letícia Machado
A presente Dissertação é uma reconstrução do conceito de mal radical (Radicale Böse) tratado por Kant em seu artigo Sobre o mal radical na natureza humana (Über das radicale Böse in der menschlichen Natur), publicado em 1792. A partir dos dados desse texto o que se fez foi explicitar em que termos Kant aborda tanto a questão do mal moral propriamente dito (concebido posteriormente como radical), como também a da possibilidade de um progresso humano no que tange à moralidade. Nessa tratativa, Kant introduz algumas noções que são exclusivas à problemática do mal, entre elas, o conceito de intenção (Gesinnung), as noções de propensão para o mal (Hang zum Bösen) e de disposição para o bem (Anlage zum Guten), também as ideias de revolução e de reforma gradual (como meios de se alcançar o progresso moral), e, enfim, uma nova definição de natureza. Embora se sirva de termos exclusivos, o artigo sobre o mal mantém muitas das noções básicas desenvolvidas por Kant em obras anteriores. Daí porque a Dissertação não se restringe ao artigo Sobre o mal radical, mas se estende por outras obras em busca de recorrências feitas com dois objetivos bem precisos: um, elucidativo, em que se apresenta questões já plenamente consolidadas na filosofia kantiana; outro, comparativo, seja em relação a termos que adquiriram um sentido distinto, seja em vista de alterações propositivas, repensadas diante de um novo contexto e submetidas a uma nova configuração. Esse é o horizonte que esta Dissertação busca reconstruir e dentro do qual se insere.
Palavras-chave: Kant. Moral. Mal radical.
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717 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O convício social na filosofia de Rousseau  |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
COSTA, Edgar Rogério da
A dissertação é uma leitura da noção de convívio social em diversos escritos de Rousseau. É uma análise de como o autor dialoga com o seu tempo a partir de temas voltados à vida em sociedade. No primeiro capítulo, dedico-me a apresentar os pressupostos que dão surgimento ao debate, os quais se encontram no Discurso sobre as Ciências e as Artes e no Discurso sobre a desigualdade. No segundo capítulo, examino pontos importantes da proposta educacional de Rousseau no Emílio, a fim de destacar a necessidade de preparar o indivíduo livre e autônomo, antes dele ser inserido na sociedade. No terceiro capítulo, a partir do romance A Nova Heloísa, analiso a busca do autor por uma perfeita socialização dentro de um contexto familiar comunitário. No quarto capítulo, faço uma leitura do Contrato Social como um projeto político que também persegue uma perfeita socialização, porém aqui buscando recursos para atrair o indivíduo para dentro da comunidade, e dando-lhe uma nova identidade, pautada sobretudo nos interesses comuns.
Palavras-chave: Sociedade. Amor-próprio. Autonomia. Felicidade.
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26661 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O filosofar na arte da criança surda: construções e saberes  |
Versão: Atualização: 28/8/2013 |
Descrição:
CALDAS, Ana Luiza Paganelli
Esta dissertação analisou como se deu o filosofar na arte das crianças surdas e na busca por práticas estéticas visuais no processo da construção deste filosofar. Para isto, foram realizadas entrevistas (individuais e coletivas) com 10 sujeitos surdos de uma escola municipal de surdos de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul, onde foram apresentadas algumas pinturas dos artistas Da Vinci, Picasso, Portinari e Baird (artista surdo). O objetivo foi o de provocar uma reflexão destes sujeitos, a partir de experiências estéticas, no sentido de que cada um pudesse expressar seus saberes, praticar a vivência do olhar, trazendo suas hipóteses e compreensões sobre as pinturas, observando como estas experiências podiam colaborar para a construção dos filosofares na arte dos sujeitos surdos.
Palavra-chave: Arte. Educação. Arte. Filosofia. Baird. Charles Crawford Chuck. Deficiente da audição. Criança. Educação artística. Linguagem visual.
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