Categoria: Filosofia Dissertações |
Os teoremas de incompletude de Godel |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Maria da Paz Nunes de
Em 1931, Godel apresentou dois Teoremas de Incompletude que, indiscutivelmente, foram os resultados mais importantes da Lógica no início deste século. Pretende-se, neste trabalho, apresentar uma demonstração detalhada do primeiro teorema, na qual, todas as fórmulas envolvidas sejam explicitadas. Essa demonstração baseia-se na ideia de autorreferência. Considera-se simultaneamente uma teoria formal (Aritmética de Peano) e uma Intuitiva (dos Números) para mostrar, via godelização, que as propriedades e operações de cunho sintático-morfológico da teoria formal são representáveis nela própria. Garantida essa representação através de um Teorema de Completude Parcial. Demonstra-se o primeiro teorema a partir do Lema da Diagonal, para em seguida apresentar a demonstração usual do segundo que pressupõe a formalização de certas condições de derivabilidade.
Palavras-chave: Matemática. Filosofia. Lógica simbólica e Matemática.
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2379 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O conceito de consciência em o ser e o nada de J.-P. Sartre |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
AIRES, Maurilio G.
A presente dissertação tem por objetivo demonstrar como a consciência ou Para-si é tal que, de seu modo de ser ressalta-se que ela é nada, liberdade e temporalidade, na obra O Ser e o Nada de Jean-Paul Sartre. Para tanto será estabelecido como ponto de partida a concepção que Sartre empresta a noção de consciência, como sendo nada, vazia de qualquer conteúdo, que se volta para os objetos possuidores de uma existência transfenomenal, sendo em si mesmos independentes da consciência, que são Em-si. Nesse sentido, a consciência será analisada como transcendente ao objeto que ela não é, revelando assim a sua condição de reveladora-revelada, pois desvela um mundo concreto que existe a sua revelia, sendo ela, no entanto, a intencionalidade reveladora de que existem seres ao invés de nada, a prova ontológica de que fala Sartre. Daí em diante, toda consciência será sempre consciência de alguma coisa, reflexo do mundo, sem que a consciência seja nada do mundo.
Palavras chave: Para-si. Nada. Liberdade. Temporalidade. Consciência.
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2396 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande |
Categoria: Filosofia Dissertações |
A unidade das virtudes nos diálogos socráticos: uma questão de método |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Jose Wilson da
Entre as teses do socratismo presentes nos primeiros Diálogos de Platão, é sobre a tese da unidade das virtudes que recaem nossos olhares nesta presente pesquisa e, particularmente, sobre as duas teses exegéticas acerca do estatuto desta unidade, a saber: a tese da bicondicionalidade e a tese da identidade. Encontramos, no desenvolver da pesquisa, insuficiências em ambas as teses. Por meio destas insuficiências chegamos a uma hipótese interpretativa: a tese da unidade das virtudes, nos diálogos socráticos, é iluminada pelo método dialético platônico. Porém, tal afirmação pressupõe uma incompatibilidade com o método socrático presente nestes Diálogos conhecido como método elênctico: ou temos o método elênctico ou o dialético. Logo, para que a pesquisa alcance um final satisfatório, apresentamos duas soluções: 1) as duas teses clássicas da unidade das virtudes fazem parte de uma terceira fundada na dialética, a dialética implica a identidade das virtudes que implica a sua inseparabilidade e a distinção entre as partes; e 2) o método elênctico, enquanto negativo que se encaminha para uma tese positiva, é um dos componentes do método dialético.
Palavras-chave: Conhecimento. Método dialético. Método elênctico. Platão. Sócrates. Virtude.
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2454 0 bytes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Angústia existencial: o papel fundamental do conceito de angústia no processo de construção da subje |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
OLIVIÉRI, Maria de Fátimai
A presente dissertação se propõe a investigar e clarificar, através de pesquisa teórica e bibliográfica, o complexo processo que envolve o conceito de angústia existencial, com ênfase na existência individual e concreta, pela óptica reflexiva de Sören Aabye Kierkegaard, renomado filósofo da existência do século XIX. Será enfatizada a importância fundamental de sua obra, no que tange à constituição e construção da subjetividade humana; ressaltando a existência individual e concreta, assim como a liberdade de escolha frente às situações vividas pelo indivíduo e o quanto isso suscita o sentimento de angústia no cotidiano. Kierkegaard expressa que alteridade é o lugar onde o eu se afirma dialeticamente em sua própria identidade. Para Kierkegaard, existir é engajar-se satisfatoriamente nas categorias da existência e vencer os obstáculos da vida, entre eles a angústia. Pois, para Kierkegaard, existir é comprometer-se apaixonadamente. O objetivo desta pesquisa foi compreender, analisar, descrever e também fundamentar a importância da angústia existencial na vida do indivíduo, dentro do contexto social contemporâneo e as possíveis saídas existentes para aplacar esse desconforto.
Palavras-chave: Kierkegaard. Angústia existencial. Subjetividade. Existência. Possibilidade.
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2488 0 bytes Universidade do Vale do Rio do Sinos |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Em torno do corpo próprio e sua imagem |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
MANZI FILHO, Ronaldo
Meu objetivo nesta pesquisa é entender a noção de "corpo próprio" pensada por Merleau-Ponty nas suas primeiras obras. Trata-se de uma noção "cara" ao filósofo, levando-o a questionar e a dialogar tanto com a filosofia quanto com a psicologia, fisiologia e a psicanálise de sua época. De qualquer modo, é a partir da descrição deste conceito que veremos como o filósofo pôde sugerir uma subjetividade sem plena determinação de si, que nos remete a um sujeito corporal em relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Desta descrição, irei seguir um desdobramento específico deste conceito: a "imagem corporal". Pretendo mostrar como a interpretação merleau-pontyana, nos cursos de Sorbonne, do "estádio do espelho" (proposto por Lacan), pode "ampliar" o questionamento em torno da problemática da relação com o outro.
Palavras-chave: Corpo próprio. Imagem corporal. Poder corporal.
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2705 0 bytes FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências |
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