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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A pedagogia do esporte e a moralidade infantil Popular Versão: 
Atualização:  17/6/2008
Descrição:
SANTANA, Wilton Carlos de

Este estudo teve como objetivo descobrir quais os tipos de relações estabelecidas em aulas de futsal na infância e em particular se a pedagogia do esporte praticada neste cenário educa para a heteronomia ou para a autonomia. A moral autônoma é aquela em que o sujeito governa a si mesmo, tem consciência das regras e age considerando o outro na relação; é um tipo de moral baseada em relações sociais de cooperação e tem como fontes o respeito mútuo, a reciprocidade e as relações democráticas.

Palavras-chave: Esportes. Pedagogia. Infância. Autonomia. Obediência. Futebol de salão.

Downloads 2117  2117  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Estados Emocionais: a investigação do medo no contexto esportivo Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
LAVOURA, Tiago Nicola

Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de história de vida e análise de conteúdo temático, este trabalho teve o objetivo de investigar as situações ou acontecimentos que podem desencadear nos atletas o sentimento de medo, como tais indivíduos reconhecem tal sentimento em seus contextos esportivos, e lidam com ele para que o mesmo não prejudique ou interfira na performance esportiva.

Palavras-chave: Estados emocionais. Medo. Contexto esportivo.

Downloads 1892  1892  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A constituição de um sub campo do esporte: o caso do Taekwondo Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PIMENTA, Thiago Farias da Fonseca

As artes marciais hoje, constituem-se em atividades que, em sua maioria, respondem como modalidade esportiva. O presente trabalho discute a relação de uma dessas manifestações corporais, o Taekwondo, com o esporte moderno buscando-se identificar os fatores históricos, sociais, econômicos e políticos envolvidos em seu processo de esportivização e procurar evidências de uma ruptura entre os valores filosóficos orientais para o esporte de combate mais praticado no mundo, presente no quadro de modalidades de demonstração desde os jogos olímpicos de Seul em 1988 e inserido no quadro oficial de modalidades olímpicas desde o ano de 2000 nos jogos olímpicos de Sydney.

Palavras-chave: Esporte. Taekwondo. Campo. Configuração.

Downloads 3443  3443  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Envelhecimento: um olhar sobre a perspectiva de saúde, autonomia e Promoção da Saúde em programa de  Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NAKAMURA, Ana Lúcia Lago

A natureza desse estudo é o resultado de questionamentos elaborados durante o período em que a pesquisadora atuou como docente em um programa de atividade física voltado à população idosa, o assim denominado Projeto Fênix – Terceira Idade com Qualidade, desenvolvido nas Faculdades Integradas de Guarulhos – São Paulo.

Palavras-chave: Programa de atividade física. Idosos e Promoção da Saúde.

Downloads 551  551  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A identidade do jogador de pólo aquático e o mito da masculinidade Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa

Este trabalho investiga por que, apesar de não haver conseguido um lugar de destaque entre os esportes mais populares em nosso país, o Pólo Aquático aqui se institucionalizou e, com poucos incentivos e participantes, vem atuando regularmente por uma centena de anos. Quais foram os mecanismos que possibilitaram aos seus praticantes construir uma identidade, estabelecer um elo entre gerações e manter vivo esse esporte durante tanto tempo? Acompanhando a evolução do Pólo Aquático no Brasil e entrevistando jogadores, ex-jogadores, técnicos e dirigentes, pôde-se detectar que ser forte, ser másculo, ser “homem”, foram as características que permitiram a este grupo construir sua identidade e atingir aqueles objetivos. Isso nos permitiu inferir que existe uma intrínseca relação entre estes atributos físicos que se espera que os jogadores de Pólo Aquático possuam e os atributos que compõem o mito da masculinidade. Os estudos de Sócrates Nolasco forneceram o suporte teórico necessário para a apresentação da figura de Aladar Szabo, lembrado pela unanimidade de nossos entrevistados, como uma encarnação do mito da masculinidade e, sob a perspectiva de Joseph Campbell, como um herói do Pólo Aquático brasileiro.

Downloads 2808  2808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Uni  Site http://boletimef.org/biblioteca/2621/Identidade-do-jogador-de-polo-aquatico-e-o-mito-da-masculinidad
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Síndrome de burnout no esporte : a visão de técnicos de tênis de campo Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CHIMINAZZO, João Guilherme Cren

A síndrome de burnout, conhecida como síndrome do esgotamento físico, psíquico e emocional, acomete pessoas de diversas áreas profissionais. No esporte, é comum constatar tanto profissionais quanto atletas em esgotamento. A síndrome de burnout é o eixo central desta pesquisa realizada com técnicos de tênis de campo sobre sua percepção com atletas acometidos pela síndrome. Para o presente estudo adotou-se a tradução do termo burnout para esgotamento. O objetivo do estudo foi pesquisar as opiniões dos técnicos de tênis de campo, a respeito da síndrome de burnout em atletas infanto-juvenis e profissionais na referida modalidade. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa, optando pela análise de conteúdo para a categorização dos dados obtidos com os questionários.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Esportes. Tênis de campo.


Downloads 2834  2834  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Corpo, gênero e sexualidade: educar meninas e meninos para além da homofobia Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTOS, Luciene Neves

Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória na qual tematizamos as questões de gênero e homofobia e o processo de formação humana no âmbito da Educação Física. As seguintes questões nos auxiliaram na estruturação da pesquisa: Professores de Educação Física com experiência profissional como educadores compreendem o gênero e a homofobia como problemáticas significativas a serem enfrentadas em suas atuações pedagógicas desde a universidade e, sobretudo, para além dela na Educação Básica? Quais os elementos teórico-práticos apontados como saída ou enfrentamento da homofobia na escola, durante o processo de intervenção pedagógica em Educação Física? Delineamos como objetivo: investigar como, na perspectiva dos egressos, a formação inicial ofertada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina contemplou elementos para que elas pudessem tratar pedagogicamente as questões relacionadas a sexualidade, gênero e homofobia em sua prática pedagógica junto à Educação Básica, compreendendo-as como fundamentais à formação humana. Para tal estudo fizemos entrevistas semi-estruturadas com dois grupos compostos por professoras egressas da UFSC. O primeiro grupo foi constituído por egressas que cursaram a disciplina denominada “Gênero e Co-educação na Educação Física” e o segundo por contemporâneas que não a cursaram. O critério comum para os dois grupos foi o de terem atuado ou estarem atuando na Educação Básica. Os dados indicam que, em alguma medida, os professores estão sensíveis a estas questões e as consideram relevantes para a formação humana e desenvolvem intervenções nesta direção em sua prática pedagógica, independente de terem cursado uma disciplina específica, apesar de avaliarem que o currículo da formação inicial, como um todo, pouco prepara para o enfrentamento destas problemáticas, em especial, da homofobia.

Palavras-chave: Corpo. Sexualidade. Gênero. Homofobia.


Downloads 3342  3342  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: um estudo na competição Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

Este estudo foi inserido na Ciência da Motricidade Humana, na área de concentração da Dimensão Biofísica, na linha de pesquisa do Estudo dos Mecanismos e Processos da Aprendizagem e da Conduta Motora e no constructo epistemológico de explicação fenomênica. O objetivo deste estudo foi investigar o aprendizado do treino da visão periférica (TVP) e o efeito dessa sessão no ataque do futsal, levando em consideração nas duas tarefas (aprendizado e ataque) a hemisfericidade. Dez meninos com 10,4±2,31 nos praticantes de futsal do Lar da Criança foram divididos em grupo experimental (GE, n = 5) e grupo controle (GC, n = 5) com hemisfericidade (H) similar (GE com 80% de H esquerda (E) e 20% de H direita (D), GC com 60% de HE e 40% de HD).

Palavras-chave: Visão. Treinamento. Futebol. Aprendizado. Desempenho esportivo.




Downloads 1292  1292  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Castelo Branco  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar : características cine Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LEVANDOSKI, Gustavo

O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra um ou outros, causando dor, angústia e sofrimento a vítima, gerando como consequência, problemas psicológicos. Esta pesquisa teve como objetivo averiguar se as variáveis cineantropométricas, auto-imagem corporal e status social dos alunos com característica de vítimas, agressores/vítimas e agressores de bullying, a partir da indicação dos colegas de classe, questionário e observação do pesquisador. A pesquisa foi realizada com 337 alunos da 6° série do ensino fundamental de uma escola da rede pública da Grande Florianópolis- SC (Brasil). A avaliação foi realizada em três momentos, no primeiro com a aplicação das escalas de silhueta e percepção da imagem corporal. Em segundo, avaliação cineantropométrica, e em terceiro, aplicação das técnicas para diagnóstico do fenômeno bullying, através do questionário da violência entre pares de Freire et. al (2006), a escala sócio- métrica criada pelo autor deste estudo, e a observação do pesquisador. A análise estatística foi realizada utilizando os testes de Análise de Variância com Post-Hoc de Tukey, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis para indicar a diferença entre os alunos com envolvimento bullying e correlações com coeficiente Pearson e Spearman sempre adotando um p= 0,05. A incidência foi de 28,3% de alunos envolvidos neste fenômeno, sendo que 14,1; 4,3 e 9,8 por cento destes eram vítimas, agressores/vítimas e agressores respectivamente. Constatou-se que envolvidos
diferenciaram-se estatisticamente em termos morfológicos, motores e na posição de status no grupo escolar. Não houve diferença entre os envolvidos em relação à auto-imagem percebida e a ideal, mas encontramos que tanto as vítimas quanto os agressores/vítimas, gostariam de serem maiores fisicamente, e que em média os agressores estão mais satisfeitos com sua imagem corporal. Encontrou-se uma correlação (r= 0,354; p= 0,010) entre estar envolvido em bullying e atitudes de mau comportamento e baixo desempenho escolar. Em algumas disciplinas do currículo escolar as notas que medem o desempenho acadêmico indicaram valores mais satisfatórios para as vítimas (F= 4,645; p= 0,014). Por fim o perfil das vítimas apresentou uma massa corporal total, massa corporal magra, estatura, envergadura, aptidão física principalmente nos testes que avaliam a força física e nas relações que medem o status no meio social com valores e níveis inferiores em relação aos agressores. Conclui-se que existem diferenças significativas entre vítimas e agressores envolvidos com bullying no ambiente escolar nos aspectos cineantropométricos e status social.

Palavras-chave: Bullying. Cineantropometria. Imagem corporal. Status. Escola.

Downloads 1482  1482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Transformação das aulas de Educação Física: uma intervenção através dos jogos cooperativos Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
MONTEIRO, Fabricio Pomponet

O texto aqui explicitado, primeiramente se propõe a analisar a influência do modelo esportivo de alto rendimento sobre a Educação Física na escola e sobre a sociedade. Assim, através de revisão bibliográfica, e fortemente influenciado pela necessidade de se considerar uma teoria crítica da educação como fundamentação para a sua compreensão, apontou para um alinhamento entre os valores desenvolvidos pelo esporte, aparentemente educativos e saudáveis, e as normas desumanas impostas pela sociedade capitalista, que objetivam unicamente a perpetuação do próprio sistema.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Cooperação. Educação. Esporte.

Downloads 1934  1934  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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