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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O Planeamento e a Periodização do Treino em Futebol: Um estudo realizado em clubes da Superliga Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SANTOS, Pedro Manuel de Oliveira

A organização do treino em Futebol é um processo metodológico e pedagógico complexo, que visa obtenção de elevados desempenhos competitivos pelas equipas e jogadores. Neste contexto, o planeamento e a periodização constituem-se como fases cruciais directamente implicadas na eficácia, consistência e qualidade do jogo das equipes. Com o presente trabalho pretendeu-se estudar as concepções de planeamento e periodização que os treinadores das equipas da Superliga contemplam. Neste âmbito, procurou-se investigar (i) a valorização atribuída ao modelo de jogo no processo de treino e jogo, (ii) a importância e relação das dimensões “táctico-técnica” e “física” no processo de treino, bem como, da dinâmica da “carga”, (iii) a especificidade do processo de treino, (iv) as características gerais da padronização semanal, e (v) a constituição das equipas técnicas.

Palavras-chave: Futebol. Treino. Planejamento e periodização. Especificidade. Padronização semanal. Equipes Técnicas.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Esporte Escolar: razão e significados Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LETTNIN, Carla da Conceição

O presente estudo, do tipo descritivo exploratório, destinou-se a avaliar o funcionamento, a razão e os significados da implementação das Práticas Esportivas Extracurriculares (PEE) nas escolas da rede particular de Pelotas-RS, a partir da estrutura física e recursos humanos, estrutura pedagógica e financeira existentes em cada instituição. Nove diretores e nove coordenadores do esporte responderam a um questionário com questões pertinentes ao estudo. Após esta etapa, foram selecionadas duas escolas para caracterizar estas atividades de forma mais aprofundada, realizando-se entrevista semiestruturada com todos os professores – dezesseis - responsáveis pelas modalidades esportivas.


Palavras-chave: Esporte escolar. Formação educacional. Prática esportiva extracurricular.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARZINEK, Adriano

O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças motivacionais intrínsecas e extrínsecas entre os sexos masculino e feminino das 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio para a prática das aulas de Educação Física. Entende-se por motivação intrínseca o interesse do indivíduo pelos aspectos inerentes à atividade, e por motivação extrínseca a execução da tarefa visando recompensas externas a ela. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva. A amostra foi composta de 279 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, de 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio do colégio Branca da Mota Fernandes do município de Maringá-PR, que se dispuseram a participar da pesquisa. O nstrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por KOBAL (1996); trata-se de um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes a motivação intrínseca e 16 referentes a motivação extrínseca.

Downloads 11995  11995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e sua proposta de intervenção na Educação F Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CARLAN, Paulo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, as produções científicas (dissertações) produzidas no período de 1980-1993, nos Cursos de Pós-Graduação em Educação das instituições públicas, UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, com temas direcionados especificamente à Educação Física, procurando desvelar quais os esclarecimentos ou que tipo de intervenção proposta para a Educação Física Escolar. Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstruir as estruturas internas das abordagens encontradas: empíricas-analíticas (52%), fenomenológico-hermenuêtica (32%) crítico-dialéticas (16%), quando procuramos elucidar os conceitos de Educação, Educação Física e Movimento Humano nos três níveis de abordagens como também explicitar as categorias técnicas e pressupostos ontológicos. 2) No histórico, procurou-se identificar, a partir da categoria que denominamos como teórico-prático, se as dissertações apresentavam propostas para uma possível intervenção na realidade escolar sem perder de vista o terreno concreto da Educação Física transitando ou se permaneciam apenas a nível da compreensão desta realidade. Na conclusão do estudo, pôde-se evidenciar que as pesquisas, na sua grande maioria, não apontam orientações práticas para os problemas levantados nas pesquisas indicando que o “objeto da pesquisa”, num número significativo delas, não foi extraído da área específica mas do campo de abrangência mais geral, de todas as ciências humanas e sociais.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação inclusiva de alunos com deficiência física: problematizando o corpo no contexto escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FINGER, Alenia Varela

O presente estudo, inserido na Linha de Pesquisa Educação Especial, visou roblematizar o papel do Corpo na perspectiva da Educação Inclusiva, contextualizando-o na realidade de alunos com deficiência física, incluídos em séries iniciais da rede municipal de Caxias do Sul, RS. Para tanto, realizamos inicialmente a busca teórica a fim de revisitar diferentes perspectivas acerca do corpo, bem como aproximá-las das discussões relacionadas à Educação Inclusiva. Com a intenção de apreender concepções e atitudes dos professores participantes da pesquisa em relação ao corpo e a educação inclusiva e identificar as condições de acessibilidade referentes ao espaço físico das escolas pesquisadas, realizamos um estudo do tipo exploratório. A pesquisa de campo aconteceu nas escolas municipais de Caxias do Sul, RS, que possuíam alunos com deficiência física – limitação da mobilidade (cadeirantes), incluídos em classes comuns de séries iniciais, sendo os participantes da pesquisa as cinco escolas e as cinco professoras dos referidos alunos, apontados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, aplicada aos professores, a observação sistemática do espaço físico escolar e o diário de campo. Os dados obtidos com as entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo e, juntamente com os dados apreendidos nas observações, foram abordados de forma quantiqualitativa. Atendendo aos objetivos propostos, identificamos, em relação aos professores, concepções e atitudes positivas frente ao corpo e à inclusão, predominantemente, ainda, que em algumas situações minoritárias evidenciamos o pensamento fragmentário do indivíduo em corpo/mente, sem a aproximação do corpo às práticas em sala de aula; quanto ao corpo dos alunos incluídos, identificamos sentimentos iniciais de medo e ansiedade, mas que foram revertidos com o conhecimento das limitações físicas dos alunos e posterior aproximação. A inclusão, de forma geral, tem sido apontada como positiva e os mecanismos exclusivistas através do corpo foram encontrados em menor grau no aspecto atitudinal em comparação ao aspecto arquitetônico. Neste último, identificamos a falta de condições de acessibilidade, pois mesmo que seja notável o esforço por parte das escolas através de situações de adaptação, estas estão limitadas à uma mobilidade relativa, com a construção de rampas, mas a autonomia dos alunos é comprometida pela inexistência de banheiros adaptados, bebedouros e telefones. O estudo permitiu discutir o papel do corpo na inclusão, sugerindo que novas pesquisas que venham dar continuidade à proposta de aproximação entre as temáticas corpo, inclusão e deficiência física.

Palavras-chave: Corpo. Educação inclusiva. Deficiência física.


Downloads 8123  8123  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria,   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física e Esporte: uma visão na Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

O estudo realizado objetiva discutir algumas questões presentes nas relações entre a Educação Física Escolar e o Esporte, enquanto elemento de Educação, no espaço da Escola Pública de 1o grau, especialmente no período de 5a a 8a série. Aborda-se sobre a crise da Educação Física identificando-a com um contexto maior; faz-se o caminho inverso do geral para o particular, da crise da sociedade, dos seus diferentes sistemas, da escola e da Educação Física. A linha básica de argumentação foi de início discutir sobre as possibilidades de Educação, evidenciando a escola como principal instituição formal, onde se dá a Educação das pessoas, embora reconheça-se não ser a única forma de se educar. O Esporte é destacado como elemento de Educação em algumas instituições não-formais, onde aponta-se para as limitações existentes; quer seja pela elitização nos clubes esportivos (número reduzidos de pessoas), ou pelo excesso de informalidade com que o Esporte é desenvolvido nos programas e projetos esportivos públicos (enfatizado apenas no aspecto lúdico). Busca-se subsídios para estabelecer a discussão entre Educação Física e Esporte e tenta-se relacioná-los.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Esporte. Escola pública.

Downloads 8036  8036  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Meu professor inesquecível: um estudo sobre as características da atuação do professor de Educação F Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FERRARI, Ana Lucia de Sant'Ana

O foco desta investigação é o professor do curso de graduação em Educação Física, a partir da óptica de seus ex-alunos. A questão proposta para o estudo foi: Quais as características da atuação de professores que marcaram positivamente ex-alunos da graduação em Educação Física? Os dados foram coletados a partir de entrevistas com quatro ex-alunos da graduação em Educação Física de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. A análise do conteúdo foi feita a partir de seis categorias: razões da escolha profissional, o professor lembrado, características pessoais do professor, características de atuação do professor, marcas deixadas na vida pessoal do aluno e marcas deixadas na vida profissional do aluno. O referencial para a análise foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, dando realce à afetividade que permeia o processo ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que os professores que deixaram marcas em seus alunos foram aqueles que exerceram uma mediação positiva entre o aluno e o conteúdo ensinado, demonstrando conhecimento sobre sua disciplina, capacidade de transformar esse conhecimento em ensino, gosto pela profissão e respeito pelo aluno.

Palavras-chave: Afetividade. Professor de Educação Física. Teoria Walloniana.

Downloads 6186  6186  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SCARPATO, Marta Thiago.

Neste trabalho escrevi sobre a influência, na minha formação como professora e bailarina, de dois grandes pensadores: Rudolf von Laban e Célestin Freinet. Proponho a dança na escola como um recurso metodológico para o trabalho do professor. Um recurso importante para a formação integral do aluno que vive um final de século, que o espaço físico e contato com a natureza tornam-se raros. As preocupações da escola vão pouco além de manter o aluno imóvel por horas, sentado em sua carteira, ouvindo o professor falar, copiando lições da lousa. Apresento reflexões sobre que corpo a escola quer formar: um corpo submisso ou um corpo com autonomia para agir. Aponto as convergências de ideias entre Laban e Freinet que podem vir a formar uma proposta de movimento dançante para o professor usar em sala de aula com seus alunos.

Palavras-chave: Corpo. Dança. Escolas. Laban. Rudolf von Freinet. Célestin.

Downloads 6071  6071  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de E  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000188337&fd=y
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A ação do professor de Ensino Superior na Educação Física Adaptada: construção mediada pelos aspecto Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Rita de Fátima da

A ação do professor do ensino superior é decisiva no direcionamento das disciplinas acadêmicas. Essa ação é construída envolta em elementos que a influenciam. Dessa forma, a preocupação nesse estudo foi com a questão da ação do professor enquanto decisiva para atribuição de identidade à disciplina Educação Física Adaptada, fazendo assim o seu direcionamento, bem como os aspectos que podem contribuir para a construção dessa ação.

Palavras-chave: Professores. Ação educativa. Formação profissional. Deficiência. Educação Física.

Downloads 5216  5216  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Indicadores antropométricos de obesidade abdominal: prevalência e fatores associados em funcionárias Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Rogério Tosta de

A gordura corporal localizada na região abdominal tem sido apontada como preditora mais relevante de riscos elevados à saúde do que a gordura generalizada, constituindo-se grande problema de saúde pública, com alto custo financeiro e social. A obesidade abdominal (OABD) na população feminina brasileira tem aumentado nas últimas décadas. Os objetivos deste estudo foram avaliar o desempenho de diferentes pontos de corte dos indicadores antropométricos de OABD – Índice de Conicidade (Índice C), Circunferência de Cintura (CC), Razão Cintura-Quadril (RCQ) e Razão Cintura/Estatura (RCEst) – para discriminar Risco Coronariano Elevado (RCE) em funcionárias de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e estimar a prevalência de OABD e sua relação com variáveis sociodemográficas, ocupacionais e comportamentais. Trata-se de um estudo de corte transversal realizado em Feira de Santana-BA-Brasil com 461 funcionárias técnico- administrativas e de serviços gerais de uma IES com idade entre 20-69 anos. A análise dos pontos de corte dos indicadores antropométricos foi feita através das curvas ROC. A sensibilidade e a especificidade foram estimadas para identificar e comparar os melhores pontos de corte para discriminar RCE, calculado com base no Escore de Risco de Framingham (ERF). Foi adotada a prevalência como medida de ocorrência. A razão de prevalência foi utilizada para avaliar as associações entre as variáveis. Os pontos de corte e as prevalências encontradas foram: CC (86 cm / 37,3%), RCQ (0,87 / 28,9%), Índice C (1,25 / 32,3%) e RCEst (0,55 / 29,1%), sendo, respectivamente, as áreas sob a curva ROC de 0,70 (IC95% = 0,63-0,77), 0,74 (IC95% = 0,67-0,81), 0,76 (IC95% = 0,70-0,83) e 0,74 (IC95% = 0,67-0,81). O Índice C foi o indicador que apresentou o melhor poder discriminatório, seguido pela RCQ e pela RCEst e, por fim pela CC. Encontrou-se associação positiva e com significância estatística entre todos os indicadores de OABD e maior idade, maior número de filhos, menor escolaridade, maior tempo de serviço, tabagismo (fumantes e exfumantes) e maior consumo de açúcar. O consumo de carne bovina também esteve associado com a OABD, não sendo significante estatisticamente, apenas pelo Índice C. A situação conjugal (casada/união estável) foi positivamente associada à OABD a partir de todos indicadores, entretanto apresentou associação estatística somente através da RCEst. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a elucidação do fenômeno da obesidade, especialmente a abdominal, na população feminina brasileira, fornecendo informações para que os profissionais de saúde atuem na prevenção dessa condição clínica multifatorial evitando o aparecimento das doenças cardiovasculares.

Palavras-chave: Obesidade. Antropometria. Circunferência abdominal. Fatores de risco. Mulheres.


Downloads 5178  5178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira d  Site http://
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