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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A prática de atividade física e o estado de fluxo: implicações para a formação do futuro profissiona Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
IAOCHITE, Roberto Tadeu

A partir de algumas reflexões sobre a aquisição do conhecimento nos cursos de graduação e sua respectiva aplicabilidade, os objetivos deste estudo foram: analisar o conceito, a regularidade e os motivos da prática de atividade física fora do contexto curricular; o nível de satisfação pessoal (estado de fluxo) decorrente desta prática e a influência do conteúdo das disciplinas cursadas durante a graduação sobre este comportamento de prática.

Downloads 2035  2035  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A pedagogia do esporte e a moralidade infantil Popular Versão: 
Atualização:  17/6/2008
Descrição:
SANTANA, Wilton Carlos de

Este estudo teve como objetivo descobrir quais os tipos de relações estabelecidas em aulas de futsal na infância e em particular se a pedagogia do esporte praticada neste cenário educa para a heteronomia ou para a autonomia. A moral autônoma é aquela em que o sujeito governa a si mesmo, tem consciência das regras e age considerando o outro na relação; é um tipo de moral baseada em relações sociais de cooperação e tem como fontes o respeito mútuo, a reciprocidade e as relações democráticas.

Palavras-chave: Esportes. Pedagogia. Infância. Autonomia. Obediência. Futebol de salão.

Downloads 2123  2123  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes para a prática da Educação Física: uma análise comparativa de instituiçã Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Maria Goretti Ramos

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as causas que podem motivar ou não alunos e alunas de escolas públicas e particulares, integrantes da 8ª série do ensino fundamental, para a prática das atividades que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física. A partir de minhas observações, na função de professora dessa área, foi possível detectar que muitos alunos, ao atingirem essa fase em sua trajetória escolar, principalmente as meninas, tornam-se apáticos em suas participações, independente dos conteúdos propostos. Com isso, buscamos investigar cientificamente as causas que impedem maior participação dos alunos dessa série, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de questionários, que foram aplicados aos meninos e meninas da 8ª série, em duas escolas que apresentaram convergência em diferentes aspectos, sendo uma da rede particular e outra da rede pública. A interpretação das respostas dadas pelos alunos fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, L. (1977), o que permitiu verificar diferentes categorias baseadas em percepções positiva e negativa dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, na escola.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Adolescência. Motivação.

Downloads 3864  3864  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu, São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARZINEK, Adriano

O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças motivacionais intrínsecas e extrínsecas entre os sexos masculino e feminino das 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio para a prática das aulas de Educação Física. Entende-se por motivação intrínseca o interesse do indivíduo pelos aspectos inerentes à atividade, e por motivação extrínseca a execução da tarefa visando recompensas externas a ela. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva. A amostra foi composta de 279 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, de 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio do colégio Branca da Mota Fernandes do município de Maringá-PR, que se dispuseram a participar da pesquisa. O nstrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por KOBAL (1996); trata-se de um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes a motivação intrínseca e 16 referentes a motivação extrínseca.

Downloads 12631  12631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A identidade do jogador de pólo aquático e o mito da masculinidade Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa

Este trabalho investiga por que, apesar de não haver conseguido um lugar de destaque entre os esportes mais populares em nosso país, o Pólo Aquático aqui se institucionalizou e, com poucos incentivos e participantes, vem atuando regularmente por uma centena de anos. Quais foram os mecanismos que possibilitaram aos seus praticantes construir uma identidade, estabelecer um elo entre gerações e manter vivo esse esporte durante tanto tempo? Acompanhando a evolução do Pólo Aquático no Brasil e entrevistando jogadores, ex-jogadores, técnicos e dirigentes, pôde-se detectar que ser forte, ser másculo, ser “homem”, foram as características que permitiram a este grupo construir sua identidade e atingir aqueles objetivos. Isso nos permitiu inferir que existe uma intrínseca relação entre estes atributos físicos que se espera que os jogadores de Pólo Aquático possuam e os atributos que compõem o mito da masculinidade. Os estudos de Sócrates Nolasco forneceram o suporte teórico necessário para a apresentação da figura de Aladar Szabo, lembrado pela unanimidade de nossos entrevistados, como uma encarnação do mito da masculinidade e, sob a perspectiva de Joseph Campbell, como um herói do Pólo Aquático brasileiro.

Downloads 2998  2998  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Uni  Site http://boletimef.org/biblioteca/2621/Identidade-do-jogador-de-polo-aquatico-e-o-mito-da-masculinidad
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A história da ginástica rítmica em Campinas  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SARÔA, Giovanna

O objetivo deste estudo foi reconstruir a história da ginástica rítmica em Campinas – São Paulo - Brasil, pois este tema nunca foi explorado em pesquisas acadêmicas e esta é sem dúvida uma grande história, a história de vida de pessoas que passaram por esse esporte e deixaram marcas de conquistas, vitórias e paixões. Registrar esta pesquisa na área acadêmica é algo importante para podermos dar continuidade na história da ginástica em nossa cidade e com isso entendermos o crescimento relevante dessa modalidade em Campinas, que transformou a vida de muitas pessoas ao longo dessas três décadas e nesse decorrer, foi tomando diversos rumos, ganhando espaço e conquistando cada vez mais adeptos. Para essa composição histórica, foi utilizada a metodologia da História Oral, que possibilitou a reconstrução com os personagens que fizeram e fazem parte dela, além da utilização de imagens e reportagens pesquisadas nos jornais da cidade e dos acervos pessoais cedidos pelas entrevistadas. Este trabalho teve como resultado o registro da história desta modalidade esportiva, que nessas três ultimas décadas tem encantado o cenário esportivo campineiro.

Palavras-chave: Ginástica rítmica. História da ginástica.

Downloads 4139  4139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Edu  Site http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_historia/gimnica_historia.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A formação do homem forte: Educação Física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882- Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PUCHTA, Diogo Rodrigues

O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das ideias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas.

Palavras-chave: História da educação. História das disciplinas escolares. História da Educação Física. Educação do corpo. Gymnastica.

Downloads 749  749  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação inclusiva de alunos com deficiência física: problematizando o corpo no contexto escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FINGER, Alenia Varela

O presente estudo, inserido na Linha de Pesquisa Educação Especial, visou roblematizar o papel do Corpo na perspectiva da Educação Inclusiva, contextualizando-o na realidade de alunos com deficiência física, incluídos em séries iniciais da rede municipal de Caxias do Sul, RS. Para tanto, realizamos inicialmente a busca teórica a fim de revisitar diferentes perspectivas acerca do corpo, bem como aproximá-las das discussões relacionadas à Educação Inclusiva. Com a intenção de apreender concepções e atitudes dos professores participantes da pesquisa em relação ao corpo e a educação inclusiva e identificar as condições de acessibilidade referentes ao espaço físico das escolas pesquisadas, realizamos um estudo do tipo exploratório. A pesquisa de campo aconteceu nas escolas municipais de Caxias do Sul, RS, que possuíam alunos com deficiência física – limitação da mobilidade (cadeirantes), incluídos em classes comuns de séries iniciais, sendo os participantes da pesquisa as cinco escolas e as cinco professoras dos referidos alunos, apontados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, aplicada aos professores, a observação sistemática do espaço físico escolar e o diário de campo. Os dados obtidos com as entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo e, juntamente com os dados apreendidos nas observações, foram abordados de forma quantiqualitativa. Atendendo aos objetivos propostos, identificamos, em relação aos professores, concepções e atitudes positivas frente ao corpo e à inclusão, predominantemente, ainda, que em algumas situações minoritárias evidenciamos o pensamento fragmentário do indivíduo em corpo/mente, sem a aproximação do corpo às práticas em sala de aula; quanto ao corpo dos alunos incluídos, identificamos sentimentos iniciais de medo e ansiedade, mas que foram revertidos com o conhecimento das limitações físicas dos alunos e posterior aproximação. A inclusão, de forma geral, tem sido apontada como positiva e os mecanismos exclusivistas através do corpo foram encontrados em menor grau no aspecto atitudinal em comparação ao aspecto arquitetônico. Neste último, identificamos a falta de condições de acessibilidade, pois mesmo que seja notável o esforço por parte das escolas através de situações de adaptação, estas estão limitadas à uma mobilidade relativa, com a construção de rampas, mas a autonomia dos alunos é comprometida pela inexistência de banheiros adaptados, bebedouros e telefones. O estudo permitiu discutir o papel do corpo na inclusão, sugerindo que novas pesquisas que venham dar continuidade à proposta de aproximação entre as temáticas corpo, inclusão e deficiência física.

Palavras-chave: Corpo. Educação inclusiva. Deficiência física.


Downloads 8225  8225  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria,   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação física na rede pública do município de São João da Boa Vista - SP e o portador de necessi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri
Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, o presente estudo retoma enquanto revisão da literatura, a Legislação Educacional Brasileira, destacando-se as Constituições do Brasil, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros documentos nacionais e internacionais referentes ao desenvolvimento da educação, educação especial e educação física. Como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Downloads 320  320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP  Site http://boletimef.org/biblioteca/358/Florence-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A Educação Fisica escolar no estado de Goiás e a formação continuada de professores Popular Versão: 
Atualização:  27/7/2010
Descrição:
SOUZA, Nilva Pessoa de

O presente estudo tem, como temática, a Educação Física no Estado de Goiás e a formação continuada de professores – realidade e perspectivas –, em que procuro analisar a não formação profissional como um dos fatores da baixa qualidade do ensino desta disciplina. O objetivo central do estudo é analisar a qualidade do ensino da Educação Física pelo viés da formação continuada.

Palavras-chave: Educação Física. Professores de Educação Física. Esportes escolares. Educação permanente.

Downloads 3224  3224  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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