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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Necessidades de formação dos professores de Educação Física do ensino fundamental, relacionadas à gi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARCELLOS, Valéria Reis

O trabalho é um estudo descritivo e exploratório que objetiva identificar as necessidades de formação dos professores de educação física do ensino fundamental, relacionadas à ginástica como conteúdo escolar através de dois instrumentos de pesquisa: questionário (semi-estruturado) e entrevista; foi utilizado o software Lexical Sphinx, específico para análise de conteúdo. A metodologia aplicada foi a análise e inferência realizadas a partir de dados amostrais (n = 9) das inquirições com os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Sabará, Estado de Minas Gerais, no Brasil, atuantes no 3º ciclo, especificamente na 5ª série. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos: no primeiro com a utilização do questionário adaptado sobre necessidades de formação relacionadas ao conteúdo ginástica e o segundo momento com a realização de entrevistas pessoais. O resultado assinalou que o conhecimento adquirido na formação inicial não foi suficientemente adequado de modo a favorecer motivação e interesse para o ensino do conteúdo ginástica.

Palavras-chave: Educação Física. Ginástica. Professor. Necessidades de
Formação. Ensino.

Downloads 2250  2250  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técn  Site http://boletimef
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A história da ginástica rítmica em Campinas  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SARÔA, Giovanna

O objetivo deste estudo foi reconstruir a história da ginástica rítmica em Campinas – São Paulo - Brasil, pois este tema nunca foi explorado em pesquisas acadêmicas e esta é sem dúvida uma grande história, a história de vida de pessoas que passaram por esse esporte e deixaram marcas de conquistas, vitórias e paixões. Registrar esta pesquisa na área acadêmica é algo importante para podermos dar continuidade na história da ginástica em nossa cidade e com isso entendermos o crescimento relevante dessa modalidade em Campinas, que transformou a vida de muitas pessoas ao longo dessas três décadas e nesse decorrer, foi tomando diversos rumos, ganhando espaço e conquistando cada vez mais adeptos. Para essa composição histórica, foi utilizada a metodologia da História Oral, que possibilitou a reconstrução com os personagens que fizeram e fazem parte dela, além da utilização de imagens e reportagens pesquisadas nos jornais da cidade e dos acervos pessoais cedidos pelas entrevistadas. Este trabalho teve como resultado o registro da história desta modalidade esportiva, que nessas três ultimas décadas tem encantado o cenário esportivo campineiro.

Palavras-chave: Ginástica rítmica. História da ginástica.

Downloads 5489  5489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Edu  Site http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_historia/gimnica_historia.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Novos atores em cena nos estudos do lazer no Brasil: possíveis diálogos a partir da teoria configura Popular Versão: PDF
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
REIS, Leoncio José de Almeida

Nos últimos anos, notadamente a partir da década de 1990, constatou-se um elevado crescimento na produção científica no campo dos estudos do lazer no Brasil. Considerando esse aumento, cresceu também a necessidade de desenvolvimento de pesquisas com o objetivo de avaliar aquilo que vem sendo produzido. É nessa categoria que se enquadra o presente estudo, cuja principal finalidade é expor e discutir o conhecimento produzido por pesquisadores com ampla publicação científica na área dos estudos do lazer no Brasil: Victor Andrade de Melo, Christianne Luce Gomes e Fernando Mascarenhas. Os referidos nomes foram eleitos a partir de um levantamento quantitativo realizado no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, no Currículo da Plataforma Lattes e no sistema de classificação de periódico do programa QUALIS, o qual identificou pesquisadores doutores vinculados a grupos de pesquisas com elevada produção acadêmica sobre o tema lazer. Procurou-se, posteriormente ao levantamento, expor e discutir as principais produções dos autores selecionados, buscando estabelecer, em certos momentos, diálogos com a sociologia configuracional, principal referência teórica desse estudo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exclusivamente bibliográfico, que procura refletir sobre conhecimentos produzidos pelos autores selecionados, fundamentando-se essencialmente em obras do sociólogo Norbert Elias. Verificou-se que as concepções de lazer encontrada nas obras dos autores selecionados divergem substancialmente uma das outras, embora possuam elas traços em comuns, principalmente no que se refere ao entendimento de que o lazer pode ser um instrumento para a transformação social. Constatou-se que o direcionamento investigativo dado por cada pesquisador a suas pesquisas também não eram semelhantes entre si. Embora existissem temáticas que foram contempladas mesmo que sutilmente por todos os autores, os temas centrais de pesquisa de cada um deles não tinham a mesma orientação. Nenhuma das abordagens apresentadas se aproximavam da concepção de lazer verificada na teoria configuracional: nenhuma delas colocava a discussão das emoções e do prazer em evidência na análise como esta última o fazia. Foi possível perceber em algumas das pesquisas investigadas afirmações e comentários que podem ser traduzidos, sob uma análise configuracional, como resultantes de uma postura envolvida, o que propiciou o estabelecimento de um debate em deferência a essa questão.

Palavras-­chave: Lazer. Estudos do lazer no Brasil. Teoria configuracional.

Downloads 711  711  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Educação Física, Setor de Ciências  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Tecendo tramas na aprendizagem: um estudo com crianças excluidas na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
SILVA, Vera Lúcia Teixeira da

Além do Brasil, em diversos países, o fracasso escolar tem se constituído em um dos maiores desafios educacionais. É comum crianças fracassarem diante das exigências impostas pela escola, e serem classificadas como portadoras de Dificuldades de Aprendizagem (DA). Na literatura disponível, o tema é abordado em diferentes áreas, o que torna este problema um emaranhado de argumentos contraditórios. Ao considerar que a aprendizagem sofre a influência de inúmeras variáveis, constituindo-se não só em uma característica inata do ser humano, torna-se ainda mais complexo o campo de investigação das DA. Contrapondo-se a suposições que limitam a inteligência humana a situações de fracasso ou êxito, Gardner (2000) propõe a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual reconhece a pluralidade do intelecto das crianças, principalmente daquelas que apresentam DA no contexto escolar. O presente estudo tem como objetivo investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte das crianças classificadas como portadoras de DA no contexto escolar, utilizando a Inteligência Corporal Cinestésica como rota de acesso no processo de ensino aprendizagem. A amostra é delimitada nesse estudo por um grupo de treze alunos que estão na quarta série do ensino fundamental de uma Escola Estadual da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, os quais foram declarados pela equipe docente e administrativa da escola como portadores de DA. Partindo das análises bibliográficas sobre aprendizagem, DA e Inteligência, foram realizadas propostas pedagógicas de ensino, por meio de situações problemas, com ênfase no trabalho motor, visando estimular as Múltiplas Inteligências das crianças. As atividades foram desenvolvidas pela professora de Educação Física e pesquisadora, constando de três aulas semanais, de aproximadamente 60 minutos, fora do período de aula das crianças, nas dependências na Unidade Escolar, totalizando 41 aulas. Por meio dos dados levantados em entrevistas e observações, buscou-se levantar indícios de possíveis facilitações na aquisição, expressão e manifestação do conhecimento por parte desses alunos. Ao revelar os indícios a indisciplina, a motivação, o medo de errar, a falta de expressividade, o conformismo dos pais, a hiperatividade, a carência afetiva, a falta de envolvimento da família e a falta de interação entre professor-aluno, surgiram como sinais que favorecem a DA. Quanto às atitudes pedagógicas e administrativas dos sujeitos frente às DA são apontadas, às questões referentes ao conteúdo programático, a falta de apoio da escola e o encaminhamento dos alunos com DA para psicólogos. Após o período das Intervenções Pedagógicas tornou-se possível perceber que a motivação, a indisciplina, a interação professor-aluno, a autoestima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, o compromisso, a criatividade e a assiduidade surgiram como indícios que influenciam na aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.

Palavras-chave: Inteligência corporal cinestésica. Inteligências múltiplas. Dificuldade de aprendizagem.

Downloads 1198  1198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O processo de interação entre instituições de ensino superior e o mercado de trabalho do educador fí Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
RUZICKI, Michele do Coito

Esta pesquisa analisou a existência de processos de interação entre as empresas que compõem o mercado de trabalho do educador físico e as Instituições de Ensino Superior (IES), responsáveis pela formação desse educador, bem como analisou a visão dos gestores envolvidos a respeito do relacionamento e das informações sobre a formação acadêmica ideal para atender as necessidades do mercado consumidor. A pesquisa foi de ordem qualitativo-quantitativa, com investigação descritiva. Por meio de uma amostragem aleatória simples, foram selecionadas 25% das academias credenciadas no sistema CREF-DF (n=27), localizadas no Plano Piloto de Brasília (Asas Sul e Norte), e utilizou toda a população de IES do Distrito Federal, que possui o Curso de Educação Física reconhecido pelo MEC (n=9), totalizando 36 gestores estudados. Apesar dos gestores, de modo geral, valorizarem o processo de interação, os resultados apontaram que existem apenas alguns desses processos de interação que são regularmente efetuados, de maneira informal, principalmente através de alguns docentes das IES, não sendo previstos na maior parte dos casos como parte de um planejamento dessas instituições para atingirem algum objetivo específico. Nota-se que, mesmo os gestores do mercado de trabalho e gestores das IES tendo opiniões muito próximas sobre os principais grupos de disciplinas, fatores relevantes no processo de formação acadêmico-profissional e fatores que julguem importantes para uma competente atuação profissional, o resultado final (profissional formado) é visto de maneira distinta quanto a sua preparação, o que justifica, talvez, a importância de maior contato entre a realidade do mercado de trabalho e a formação dos profissionais, contribuindo, assim, com uma formação acadêmica mais eficaz do profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física; Formação Acadêmica; Gestão Organizacional; Mercado de Trabalho.

Downloads 1705  1705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade de Bras  Site http://boletimef.org/biblioteca/2857/Mercado-de-trabalho-do-educador-fisico
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A arte de disciplinar Jogando Capoeira em Projetos sócio-educacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
PENTEADO JUNIOR, Wilson Rogério

A proposta deste estudo é contribuir com a bibliografia existente sobre a capoeira explorando uma temática ainda não estudada: analisar a capoeira enquanto prática educativa aplicada em projetos sócio-educacionais que amparam crianças e jovens em situação de exclusão social. Neste contexto, a capoeira é entendida como um meio, e não como um fim em si mesmo, que contribui para a formação cidadã de seus praticantes. Este fenômeno se explica pela própria concepção que mestres e monitores de capoeira possuem acerca desta prática, entendendo-a como filosofia de vida. Filosofia esta que se faz mediante princípios morais valorizados na convivência do homem em sociedade tais como: respeito mútuo, auto-controle, cooperação, disciplina, obediência, destreza, agilidade etc. Assim sendo, considerando tais princípios, busco neste estudo analisar de que forma eles atingem as crianças e jovens dos projetos observados e quais são suas efetivas contribuições na formação destes futuros cidadãos. Organizado em duas partes, este estudo apresenta, primeiramente, uma sólida discussão sobre a trajetória da capoeira no Brasil ancorada em competentes estudos antropológicos e historiográficos e, posteriormente, analisa o fenômeno da capoeira ensinada a crianças e jovens freqüentadores dos projetos sócio-educacionais observados.



Downloads 1207  1207  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Antropologia Social do Instituto d  Site http://www.antropologia.com.br/divu/divu43_trab.htm
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Brincar e Dançar .... É só começar Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira

O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança,
geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir
tanto as mais fortes, quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.

Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura.

Downloads 845  845  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo e esporte: um paradoxo moral Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Jean Carlos de

Os objetivos da presente pesquisa consistiram em verificar o sentimento de cooperação subjacente a praticantes de futebol e, a partir dos resultados obtidos, aventar os alcances educacionais e suas possíveis distorções no contexto deste esporte. Foram estudados 22 sujeitos do sexo masculino, com idade entre 13 e 15 anos na cidade de São José do Rio Preto - SP, que compunham dois grupos distintos, sendo um denominado de Grupo A formado por 11 sujeitos integrantes de uma equipe de futebol que disputava o campeonato paulista da categoria na primeira divisão e, um outro Grupo intitulado de B configurado por 11 sujeitos alunos de uma escola do ensino fundamental tendo na mesma o futebol como um meio de lazer fora do horário de aula. Todos os sujeitos foram submetidos a uma entrevista, norteada pelos princípios do método clínico piagetiano em que, na mesma, eram apresentados cinco dilemas que versavam, em sua essência, a respeito de hipotéticas situações que comumente são
vivenciadas em uma partida de futebol e que, por sua vez, poderiam gerar escolhas a favor ou contra a cooperação.


Downloads 1503  1503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Esporte como elemento facilitador da inclusão de pessoas com paralisia cerebral severa: contribuiçõ Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
JERÔNIMO, Janaína Pessato
Discriminação e omissão marcaram a história de pessoas deficientes; acreditava-se que a deficiência era crônica, imutável. Mas uma mudança na melhoria das condições de vida delas se esboçou, sobretudo pela educação. No Brasil, dentre outras ações, a educação especial foi prevista pela legislação, programas de esportes adaptados foram implantados, e a disciplina Educação Física Adaptada foi incluída na graduação em Educação Física. A presença dessas pessoas em classes regulares evidenciou a necessidade de estrutura adequada e profissionais aptos a lidar com elas; logo, a preocupação se voltou à formação docente, pois muitos viam a ausência de certas disciplinas como entrave ao trabalho. Esta pesquisa converge para essa temática ao objetivar verificar como o esporte ajuda a incluir socialmente pessoas com paralisia cerebral severa. Como pesquisa qualitativa interpretativa, seus procedimentos metodológicos incluíram observação de filmagens em VHS , entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Participaram 23 atletas de esportes adaptados e suas mães ou responsáveis. As fitas registram a participação em competições esportivas. Nossa análise revelou uma história marcada pela exclusão: de famílias simples e desinformadas, essas pessoas desconhecem direitos elementares; revelou, também, avanços no desenvolvimento de habilidades motoras que lhes trouxeram mais concentração, memória, atenção e a consciência de que o esporte pode fazê-las superar limitações e obter respeito. Concluímos que pouco tem sido feito pela inclusão social dessas pessoas; logo, a exclusão continuará a ser analisada como prática social naturalmente instituída se não houver ações conjuntas da sociedade e formação docente ajustada à educação para a diversidade.

Palavras-chave: pessoas deficientes; educação especial; habilidades motoras.

Downloads 5832  5832  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DE UBERABA  Site http://www.uniube.br/infoisis/base/teses/BU000106396.pdf
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda

A atividade física é utilizada há anos como prevenção e tratamento de doenças. Também pode ter como objetivo a recreação, a educação, o esporte e até mesmo a reabilitação. A Educação Física Adaptada visa desenvolver atividades, preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a busca da autonomia enquanto seres humanos dentro das possibilidades de cada um. Este trabalho, resultado de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de polybat para oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física freqüentadores de escolas especiais ou regulares. Entendemos Paralisia Cerebral como o resultado de uma lesão encefálica irreversível, não progressiva, afetando postura e movimento, podendo estar associado aos problemas motores alterações sensoriais e cognitivas, apresentando graus de severidade e prognóstico variáveis. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes (todos com Paralisia Cerebral), com idades entre oito e vinte anos. Realizamos trinta e duas aulas ministradas semanalmente com 1 hora e 25 minutos de duração cada. A proposta desenvolvida encontra-se descrita passo a passo no decorrer do texto; as atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, conseqüentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, auto-motivação e aceitação da derrota (quando ocorre). As atividades criadas, desenvolvidas, sistematizadas, fundamentadas teoricamente e propostas neste trabalho fazem parte de uma realidade e cotidiano escolar que vale a pena ser incentivada e praticada em outras instituições (especializadas ou não), pois o polybat é uma atividade/modalidade de fácil acesso e adaptação e os alunos, professores, pessoas envolvidas e interessadas só tendem a ganhar com ela.

Palavras-chave: Educação Fisica para deficientes , Inclusão , Paralisia cerebral , Deficientes fisicos , Jogos.

Downloads 2598  2598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade Estadua  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000377180&fd=y
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