Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Educação Física, Ciência e Hegemonia |
Versão: pdf Atualização: 16/12/2011 |
Descrição:
PELEGRINI, Thiago
O golpe de Estado civil-militar de 31 de março de 1964 exprimiu mudanças e reorientações para a estrutura institucional brasileira. Significou a recomposição do poder das classes dominantes via reorganização do Estado em torno de um projeto societário conservador. Nesse contexto, a coalizão golpista procurou ajustar as esferas superestruturais a um plano econômico articulado por um modelo de desenvolvimento industrial associado ao capital internacional. Uma das áreas mais atingidas por esse movimento foi a educacional. O sistema educacional foi, então, impelido a auxiliar por meio da formação de mão-de-obra especializada a aceleração da indústria nacional e a ampliação da aceitação popular ao regime. Estratégias fundamentais a conquista da hegemonia e a conservação do controle do Estado. Como integrante da política educacional a Educação Física mereceu especial atenção e foi reorientada como prática de controle social e desmobilização política. Essa formatação definiu formas de atuação e modelos de formação alinhados com o ideário da reforma educacional proposta pelo Estado autoritário. Ante o exposto, constituiu-se como escopo dessa dissertação a realização de uma análise conjuntural do processo de construção de concepções educacionais para o ensino superior e de definição de linhas de pesquisa para a pós-graduação na área de Educação Física entre 1969 e 1985. A fim de alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada no materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia”, “ideologia” e “revolução-restauração” gramscianas e “bloco de poder” e “poder” de Nicos Poulantzas. Não obstante, recorreu-se aos “fundamentos das políticas públicas” sistematizados por Mário Luiz Neves de Azevedo e Afrânio Mendes Catani e a elucidação do fenômeno esportivo proposta por Jean-Marie Brohm. Constatou-se que concorreram para a delimitação dos caminhos traçados pela Educação Física nacional a tentativa de modernização do ensino, a organização de demandas dos professores e a influência dos centros produtores de conhecimento. Nessa esfera, foram eleitos como pilares centrais a adoção do esporte como foco de investigação e a instrumentalização de práticas consoantes com as pretensões do sistema esportivo nacional. Por fim, ressalta-se que a direção dada à área concretizou-se pela conjunção do atendimento de interesses dos atores sociais ligados a área e pela realização dos impulsos doutrinários do Estado autoritário.
Palavras-chave: História da Educação Física, Ensino Superior, Pós-graduação, Governos Militares.
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811 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://boletimef.org/biblioteca/2870/Educacao-fisica-ciencia-e-hegemonia |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Trabalho e Educação Física: a Ginástica laboral na forma social do capital |
Versão: pdf Atualização: 26/2/2013 |
Descrição:
MULLHER, Herrmann Vinícius de Oliveira
Refletir sobre questões pertinentes a uma educação do corpo tem se constituído numa busca de diversas áreas do conhecimento. Reconhece-se, hegemonicamente, que um dado conhecimento deve ser tratado na educação corporal, o que recai na ideia de que a atividade física garantiria a promoção da saúde, associada, ingenuamente, à qualidade de vida. Podemos indicar que a educação corporal – sistematizada pelo conhecimento científico – assume, neste contexto, o papel de dar continuidade às normas estabelecidas nas organizações do trabalho, ou seja, aplica as técnicas corporais como forma de amenizar os malefícios causados pelo trabalho, em prol da produtividade.
Palavras-chave: Ginástica laboral. Produção de conhecimento. Mais valia relativa e absoluta.
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1541 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina http://boletimef.org/biblioteca/2862/Ginastica-laboral-na-forma-social-do-capital |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
As apropriações e objetivações do conteúdo judô nas aulas de Educação Física Escolar |
Versão: pdf Atualização: 16/12/2011 |
Descrição:
RIZZO, Marco Antonio Lima
O Judô enquanto uma prática corporal, por suas múltiplas relações com a sociedade, deve estar inserido na escola, ainda que de forma precária e parcial. Esse conteúdo permite que os alunos compreendam alguns dos motivos da criação das lutas que, em sua origem, tinham como objetivo matar outro ser social. O Judô, hoje, possibilita vislumbrar como o desenvolvimento tecnológico fez com que as lutas ocupem outra posição na sociedade.
Palavras-chave: Educação; Educação Física Escolar, Cultura Corporal, Sistematização de Conteúdo e Judô.
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1445 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://boletimef.org/biblioteca/2871/Judo-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Por uma Educação Física histórica e crítica |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
CARARO, Luciane Gorete
Este trabalho é um estudo com intervenção que buscou avançar na análise e entendimento sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a metodologia de ensino em Educação Física escolar, buscando constatar a possibilidade ou não dessas duas dimensões teórico-práticas se aproximarem. Partimos da compreensão das questões didáticas e metodológicas em Educação Física, fazendo uma análise desse campo de estudos e suas produções. Por meio de uma retomada histórica, teórica e metodológica, reconhecemos os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Para a confirmação prática dessa possível relação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Física, a modalidade de pesquisa utilizada foi uma intervenção de ensino, com a execução, pela pesquisadora, de aulas de Educação Física, metodologicamente orientadas. Após a execução da prática docente, foi feita a análise e interpretação dos resultados, coletados por meio de um diário de campo. O aporte teórico para acomposição do trabalho foi o materialismo histórico e dialético. Concluímos, que é possível e necessária uma ação docente em Educação Física escolar sob os princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica.
Palavras-chave: Educação Física; Pedagogia Histórico-Crítica; Metodologia de ensino.
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704 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://boletimef.org/biblioteca/2869/Por-uma-educacao-fisica-historica-e-critica |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Ensino da Educação Física no Ensino Médio: aproximações sobre a atuação dos profissionais da área |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
MOYA, Leisi Fernanda
A disciplina Educação Física passa por um momento especial em que tem a oportunidade de elaborar uma proposta curricular para o Ensino Médio, nível de ensino que, até então, não contava com uma diretriz estadual. O Currículo Básico do Paraná (1990), quando elaborado e implantado, não contemplou o Ensino Médio. Diante da necessidade de se repensar o papel da disciplina Educação Física, assim como as demais que compõem o rol de disciplinas escolares, foi proposto pelo governo atual a reconstrução das Diretrizes Curriculares do Paraná. Essa reconstrução se deu ao longo de três anos e no início do ano de 2007 as Diretrizes chegaram às escolas, em uma versão intitulada como “preliminar”, para que os professores e equipe de ensino da Secretaria Estadual de Educação pudessem analisar a sua viabilização no cotidiano escolar. Avaliando tais tentativas de mudanças é que essa pesquisa procurou indagar sobre a seguinte inquietação: “Qual o entendimento do ensino da Educação Física no Ensino Médio, por parte dos professores, considerando os documentos oficiais como perspectiva de análise?”.
Palavras-chave: Diretrizes curriculares. Ensino médio. Educação Física.
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902 0 bytes UniversidadeEstadual de Londrina, Londrina, 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Esporte e religião no imaginário da Grécia Antiga |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Raoni Perrucci Toledo
Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Independentemente dos motivos da criação desses eventos - os Jogos Públicos, certo era que predominava seu cunho religioso, e como tal, impunham a seus participantes uma série de normas a serem seguidas. Com o tempo, os Jogos de Olímpia passaram a ganhar maior importância até chegar ao ponto de ser o acontecimento central de toda a cultura grega, interrompiam-se as guerras e uma multidão se dirigia a Olímpia para apreciar os Jogos Olímpicos. Eram nestas ocasiões que se conheciam os novos heróis, o momento em que o homem chegava mais perto dos deuses, buscando sua transcendência. Com o tempo, a condição religiosa foi sendo suplantada pelo espetáculo propriamente dito, atingindo seu auge logo após o início do domínio romano, e quase imediato declínio. Com isso, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os motivos que direcionaram os antigos rituais a se tornarem os grandes Jogos, apoiado principalmente na mitologia que os sustentam. Buscar-se-á discutir os motivos que levaram o povo grego a tamanha exaltação frente a essa que foi, talvez, a mais importante manifestação social de todos os tempos.
Palavras-chave: Esporte.História. Mitologia.
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3921 0 bytes USP |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na Educação Física do Colégio Agrícola S |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
POCERA, Joverci Antonio
Durante muito tempo acreditou-se que todo tipo de jogo era importante para promover cooperação, integração e união das pessoas. Hoje ainda é bastante comum encontrar nas escolas projetos descritos com a famosa frase através desses jogos pretendemos promover integração entre nossos alunos. Uma vez aprovado, a direção reúne os professores para organizar jogos com disputa acirrada entre as séries. Atitudes como estas também ocorrem diariamente nas aulas de Educação Física escolar ofuscadas pelo discurso da necessidade da competição para motivar os alunos. Por meio desta pesquisa realizada entre os alunos do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, procuramos identificar de que forma poderemos trabalhar os jogos para exercitar a cidadania, a ética e os demais valores indispensáveis na formação do caráter que promove a integração e a socialização dos alunos das diferentes turmas da escola. As técnicas apresentadas evitam que os alunos sejam separados em grupos, duelando entre si para obter uma vitória (maior número de pontos), incentivados por uma platéia com os mesmos ideais, onde o mais importante é vencer o outro não importando as armas utilizadas. Esta estratégia promove apenas a disseminação dos ideais propagados pelo poder dominante e a elitização do esporte, deixando de lado pessoas com limitação de desempenho físico.
Palavras-chave: Jogo. Competição. Cooperação. Educação Física.
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809 0 bytes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise dos resultados do WHOQOL-100 utilizando Data Mining |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Celso Bilynkievycz dos
A Qualidade de Vida é um estado de bem-estar, que se intercorrelaciona com diversos aspectos do cotidiano e que pode sofrer interferências de fatores externos, muitas vezes difíceis de serem identificados, principalmente quando são estudados grandes grupos de trabalhadores com diferentes características. A identificação destes fatores, potencialmente implícitos, poderá auxiliar gestores de empresas em suas tomadas de decisões para melhoria do estado de qualidade de vida de seus colaboradores e, conseqüentemente, da sua produtividade. Este trabalho propõe uma análise complementar utilizando técnicas de Data Mining de maneira inovadora. Foi realizado um estudo de caso envolvendo agentes universitários de uma instituição pública e, como instrumento de coleta dos dados, o WHOQOL-100. Para aquisição de conhecimento implícito, foram percorridas as etapas do Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados, utilizando-se na etapa de Mineração de Dados, técnicas de Regras de Associação. Conclui-se que as técnicas de Data Mining, mais especificamente, as de Regras de Associação, podem ser utilizadas para complementar a análise dos resultados de um instrumento de pesquisa estruturada para surveys, principalmente quando se dispõe de muitos dados adicionais e se deseja descobrir conhecimento implícito. O planejamento e a utilização combinada de medidas de interesse subjetivas e objetivas permitiu diminuir os custos operacionais das tarefas de descrição do Processo de Aquisição de Conhecimento em Base de Dados.
Palavras-chave: Mineração de Dados. WHOQOL-100. Qualidade de Vida. Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados.
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5077 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná http:// |
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