Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em Educ  |
Versão: pdf Atualização: 9/7/2010 |
Descrição:
LIMA, Francis Madlener de
Buscou-se com esta pesquisa uma análise dos discursos presentes nas falas do/s futuros as professores e professoras de Educação Física no que tange a questão da diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário e também com a exibição de um vídeo educativo e posterior discussão com os/as alunos/as a partir das idéias expostas no vídeo. Realizou-se inicialmente uma breve revisão das principais ideias foucaultianas e de que forma elas auxiliam em uma pesquisa voltada para os discursos da homossexualidade neste espaço acadêmico. Uma vez que a homossexualidade se constitui enquanto objeto a partir do advento do dispositivo da sexualidade em um momento histórico específico, faz-se necessário analisar quais discursos vêm sendo articulados em torno do tema e que tipo de estratégias, efeitos e resistências vêm sendo estabelecidos desde então em relação à sexualidade. Como o discurso da sexualidade faz parte das construções sociais e individuais, ele está presente em todas as instâncias da vida social, sendo delimitado e regulado de diferentes formas nos diferentes espaços, entre eles a escola e neste caso específico a aula de Educação Física, através, dentre outras formas, das ações das/os professoras/es. Assim é fundamental vislumbrar a função que esta disciplina vem assumindo na sociedade, percebendo de que forma essa área do conhecimento vem interferindo nas construções das subjetividades de alunos e alunas no espaço escolar, levando-se em conta os aspectos ligados ao discurso tanto da área da Educação Física como daquele voltado para uma sexualidade regulada e normatizada.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Homossexualidade.
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741 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Ensino da Educação Física no Ensino Médio: aproximações sobre a atuação dos profissionais da área  |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
MOYA, Leisi Fernanda
A disciplina Educação Física passa por um momento especial em que tem a oportunidade de elaborar uma proposta curricular para o Ensino Médio, nível de ensino que, até então, não contava com uma diretriz estadual. O Currículo Básico do Paraná (1990), quando elaborado e implantado, não contemplou o Ensino Médio. Diante da necessidade de se repensar o papel da disciplina Educação Física, assim como as demais que compõem o rol de disciplinas escolares, foi proposto pelo governo atual a reconstrução das Diretrizes Curriculares do Paraná. Essa reconstrução se deu ao longo de três anos e no início do ano de 2007 as Diretrizes chegaram às escolas, em uma versão intitulada como “preliminar”, para que os professores e equipe de ensino da Secretaria Estadual de Educação pudessem analisar a sua viabilização no cotidiano escolar. Avaliando tais tentativas de mudanças é que essa pesquisa procurou indagar sobre a seguinte inquietação: “Qual o entendimento do ensino da Educação Física no Ensino Médio, por parte dos professores, considerando os documentos oficiais como perspectiva de análise?”.
Palavras-chave: Diretrizes curriculares. Ensino médio. Educação Física.
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870 0 bytes UniversidadeEstadual de Londrina, Londrina, 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Papel das Danças Folclóricas (Pastorinhas e Reis) na Motivação de Atividades Físicas para Idosos  |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
CARDOSO, Berta Leni Costa
Há vários estudos que relatam os benefícios bio – fisiológicos da relação atividades físicas e idosos. Porém, o número de praticantes ainda não é satisfatório. Tentou-se resolver essa controvérsia pesquisando o uso do folclore como prática educativa e motivacional em aulas de atividades físicas para idosas. Foram entrevistadas idosas do Clube da Amizade em Caetité – BA, onde se utilizam danças folclóricas em aulas de educação física como motivação. O estudo foi baseado nas reflexões de Paulo Freire, que admite que, para se educarem e motivarem pessoas, deve-se, primeiramente, considerá-las como seres que pensam, agem e sentem. Nesse processo educacional e motivacional, devem-se valorizar experiências, cultura, atitudes e valores dessas pessoas.
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1140 0 bytes Universidade Católica de Brasília http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Planeamento e a Periodização do Treino em Futebol: Um estudo realizado em clubes da Superliga  |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
SANTOS, Pedro Manuel de Oliveira
A organização do treino em Futebol é um processo metodológico e pedagógico complexo, que visa obtenção de elevados desempenhos competitivos pelas equipas e jogadores. Neste contexto, o planeamento e a periodização constituem-se como fases cruciais directamente implicadas na eficácia, consistência e qualidade do jogo das equipes. Com o presente trabalho pretendeu-se estudar as concepções de planeamento e periodização que os treinadores das equipas da Superliga contemplam. Neste âmbito, procurou-se investigar (i) a valorização atribuída ao modelo de jogo no processo de treino e jogo, (ii) a importância e relação das dimensões “táctico-técnica” e “física” no processo de treino, bem como, da dinâmica da “carga”, (iii) a especificidade do processo de treino, (iv) as características gerais da padronização semanal, e (v) a constituição das equipas técnicas.
Palavras-chave: Futebol. Treino. Planejamento e periodização. Especificidade. Padronização semanal. Equipes Técnicas.
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45416 0 bytes Universidade Técnica de Lisboa http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O processo de ensino de jogos desportivos coletivos: um estudo acerca do basquetebol  |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Valdomiro de
Este estudo tem como objetivo principal apresentar uma proposta para o ensino dos jogos desportivos coletivos, em especial para o basquetebol, numa perspectiva longitudinal, considerando duas grandes etapas; iniciação e especialização desportiva. E como projeto-piloto, estudou-se a seleção brasileira de basquetebol, adulto masculino que representou o Brasil no campeonato mundial de 2002. Por intermédio de questionário semiestruturado, buscou-se identificar como se desenvolveu, no curso da história de vida dos atletas, a vivência motora durante a infância; quais modalidades foram apreendidas na iniciação desportiva e como ocorreu a aprendizagem; e, além do basquetebol, quais modalidades eram praticadas e como se desenvolviam essas práticas.
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927 0 bytes Faculdade de Educação Física da Universidade Estad http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O processo de interação entre instituições de ensino superior e o mercado de trabalho do educador fí  |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
RUZICKI, Michele do Coito
Esta pesquisa analisou a existência de processos de interação entre as empresas que compõem o mercado de trabalho do educador físico e as Instituições de Ensino Superior (IES), responsáveis pela formação desse educador, bem como analisou a visão dos gestores envolvidos a respeito do relacionamento e das informações sobre a formação acadêmica ideal para atender as necessidades do mercado consumidor. A pesquisa foi de ordem qualitativo-quantitativa, com investigação descritiva. Por meio de uma amostragem aleatória simples, foram selecionadas 25% das academias credenciadas no sistema CREF-DF (n=27), localizadas no Plano Piloto de Brasília (Asas Sul e Norte), e utilizou toda a população de IES do Distrito Federal, que possui o Curso de Educação Física reconhecido pelo MEC (n=9), totalizando 36 gestores estudados. Apesar dos gestores, de modo geral, valorizarem o processo de interação, os resultados apontaram que existem apenas alguns desses processos de interação que são regularmente efetuados, de maneira informal, principalmente através de alguns docentes das IES, não sendo previstos na maior parte dos casos como parte de um planejamento dessas instituições para atingirem algum objetivo específico. Nota-se que, mesmo os gestores do mercado de trabalho e gestores das IES tendo opiniões muito próximas sobre os principais grupos de disciplinas, fatores relevantes no processo de formação acadêmico-profissional e fatores que julguem importantes para uma competente atuação profissional, o resultado final (profissional formado) é visto de maneira distinta quanto a sua preparação, o que justifica, talvez, a importância de maior contato entre a realidade do mercado de trabalho e a formação dos profissionais, contribuindo, assim, com uma formação acadêmica mais eficaz do profissional de Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física; Formação Acadêmica; Gestão Organizacional; Mercado de Trabalho.
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1665 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade de Bras http://boletimef.org/biblioteca/2857/Mercado-de-trabalho-do-educador-fisico |
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