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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Pedagogia do esporte e o atletismo : considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Aida Christine Silva Lima do

A ideia deste estudo de investigação científica surgiu em 1.995, quando realizei uma pesquisa inicial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em nível Lato Sensu em Treinamento Desportivo, na FEFISA - Faculdade de Educação Física de Santo André. Verifica-se que a especialização precoce no esporte vem se tomando um problema mundial. É cada vez maior o número de crianças e jovens que se especializam na prática esportiva prematuramente. Observa-se que essa especialização vem estimulando, sobremaneira, a conquista de resultados, o que vem a ser preocupante e, de certa forma, contribui para que a criança e o jovem abandonem o esporte precocemente. Este estudo tem como objetivo identificar os problemas que OCOITem com a especialização precoce na modalidade Atletismo, buscando, assim, contribuir com uma permanente discussão sobre a Pedagogia Esportiva. O universo metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica. Optou-se por realizar uma pesquisa com esportistas do sexo masculino, atuantes no Atletismo no. âmbito nacional. O procedimento utilizado para a coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada com atletas de alto nível da categoria adulta, mais especificamente, praticantes da prova de velocidade (velocistas) e de longa distância (fundistas). O ambiente da pesquisa foi o Troféu Brasil- Edição 1.999, onde os sujeitos entrevistados foram 1°, 2° e 3° colocados de cada prova. Após a investigação, todos os dados foram analisados pela autora e vieram a fortalecer as discussões sobre a pedagogia esportiva com aplicabilidade no Atletismo



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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo, inteligência e pensamento, a construção de conhecimento para além do ensino da Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo

O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a ideia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações. Desta forma, fundamentamos nossa análise a partir da Teoria Construtivista postulada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. Diferentes tipos de jogos, além de estarem constantemente presentes nos diferentes níveis de ensino, mostram-se especialmente freqüentes durante as aulas designadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, período este destacado neste estudo. Neste trabalho, consideramos os jogos a partir de três vertentes: 1) Jogos enquanto atividades inerentes ao desenvolvimento espontâneo da criança; 2) Os jogos enquanto instrumento de intervenção pedagógica e 3) Os jogos enquanto conteúdos de ensino da Educação Física.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ensino da Educação
Física. Epistemologia genética. Jogos. Metodologia de ensino.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Fatores de risco para aterosclerose relacionado ao nível de aptidão cardiorrespiratória em adolescen Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
STABELINI NETO, Antonio

Objetivo: comparar os fatores de risco para aterosclerose entre adolescentes com diferentes níveis de aptidão cardiorrespiratória e verificar quais variáveis (VO2máx, estado nutricional, nível de atividade física e consumo de lipídios) estão associadas aos fatores de risco. Métodos: a amostra probabilística aleatória foi composta por 121 rapazes e 128 moças com idades entre 12 e 16 anos. Para predição do VO2máx foi utilizado o teste de 20 metros proposto por Léger. O nível de atividade física (NAF) foi mensurado por meio do recordatório de Bouchard. O IMC foi calculado através da relação massa corporal/estatura2. A circunferência da cintura foi mensurada no ponto médio entre o último arco costal e a crista ilíaca. Para se obter informações sobre o consumo de lipídios na dieta foi utilizado o inquérito alimentar desenvolvido por Sichieri e Everhart. A pressão arterial foi mensurada utilizando-se um esfigmomanômetro de coluna de mercúrio. O colesterol total (CT), HDL e triglicérides (TG) foram determinados através do método enzimático-colorimétrico. O LDL e VLDL foram calculados. Na análise estatística foram empregados testes t de Student, Qui-quadrado, ANOVA ́s one-way e regressão logística, com nível de significância estipulado em p<0,05.

Palavras-chave: Fatores de risco. Aptidão cardiorrespiratória. Adolescentes.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Interações sociais em aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ROCHA, Braulio

Esta pesquisa participante, embasada pela teoria histórico-cultural de Vigotski (1993; 1999; 2000; 2003) e pelas concepções abertas de ensino nas visões de Hildebrandt (1994) e Hildebrandt e Laging (1986) - quanto a maneira de conduzir as atividades - visou analisar as diversas formas de interações sociais que ocorrem durante a prática de jogos infantis. As observações foram feitas durante aulas de Educação Física ministradas pelo pesquisador para crianças entre nove e onze anos. As interações sociais que foram categorizadas ocorreram durante o processo de prática e formulação de jogos, que eram previamente conhecidos dos alunos, e a proposta de modificar suas regras serviu como motivador para a interação entre eles. Com base na assertiva de que o conflito em ambiente coletivo fomenta a aceitação da crítica e a formulação da autocrítica, ambas estimuladas pela co-decisão e co-responsabilidade, o processo de ensino/aprendizagem proposto nesta pesquisa seguiu as concepções abertas de ensino.

Palavras-chave: Educação Física. Interação social. Internalização.



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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
NUNES, João Antonio

O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.

Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de Educação Física: implicações para a prática pedagógica  Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
RODRIGUES JUNIOR, José Carlos

A pesquisa buscou as compreensões de uma professora de Educação Física sobre os saberes cotidianos de seus alunos em relação à cultura corporal de movimento, procurando entender a forma como a docente lidava e acessava estes saberes no contexto das aulas para, com isso, chegar aos motivos da configuração de sua prática pedagógica. Optou-se por um estudo de cunho qualitativo de perspectiva etnográfica, ancorado nos pressupostos da “descrição densa”. Foram observadas quarenta aulas no ensino fundamental, vinte delas realizadas com uma primeira série e a outra metade com uma segunda série. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida durante três meses, entre abril e junho de 2007 em uma escola pública da Rede Estadual de São Paulo, na cidade de Campinas. Posteriormente à observação das aulas, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com a professora, ambas no próprio ambiente em que foi desenvolvida a pesquisa. A primeira buscou chegar às compreensões da professora sobre a especificidade da Educação Física, sobre os alunos, sobre as aulas e seus conteúdos e sobre os saberes cotidianos dos alunos. A segunda abordou o percurso biográfico da professora, vislumbrando traçar um breve perfil do seu processo de formação pessoal e profissional. Dentre os aspectos mais expressivos alcançados, destacou-se a compreensão da docente de que os saberes cotidianos dos alunos desencadeariam situações conflituosas, tendo, por isso, um caráter negativo ao contexto da aula.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Senso comum. Prática Pedagógica.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Canoagem Velocidade: Dinâmica das cargas de treinamento no macrociclo e a dinâmica da alteração de m Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BORGES, Thiago Oliveira

A canoagem velocidade é uma modalidade de competição. Esta faz parte da programação dos jogos olímpicos desde o ano de 1936. Desta maneira, por tratar - se de modalidade competitiva, a busca pelo aumento no desempenho dos atletas está intrinsecamente relacionada ao êxito da modalidade. Desta forma, a melhor organização e acompanhamento das variáveis que compõem o processo de treinamento auxiliam a obtenção deste êxito desportivo. O objetivo deste estudo foi acompanhar o processo de treinamento da seleção brasileira feminina de canoagem velocidade, estabelecendo métodos específicos para controle e avaliação das cargas de treinamento e também de indicadores funcionais externos, proporcionando assim a possibilidade de verificação da dinâmica de ambos durante esse processo. Para tanto, fizeram parte da amostra 4 atletas da Seleção Brasileira Feminina de Canoagem Velocidade.

Palavras-chave: Canoagem velocidade. Cargas de treinamento. Teoria e metodologia do treinamento desportivo.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Qualidade de vida e diabetes: limitações físicas e culturais de um grupo específico Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
MODENEZE, Dênis Marcelo

O presente trabalho trata de um assunto muito discutido no meio acadêmico, a Qualidade de Vida, porém de um modo mais específico, ou seja, voltado para as pessoas portadoras de diabetes. A pesquisa sobre o tema Qualidade de Vida e Diabetes encontrou a atividade física como componente necessário à melhora da enfermidade e uma consequente otimização na qualidade de vida do diabético. Porém, ainda há muitas pessoas diabéticas que não adotam a prática de exercícios físicos, e o que é pior, existem outros que nem sequer sabem que estão doentes.

Palavras-chave: Qualidade de Vida. Diabetes. Exercícios físicos.


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O Planeamento e a Periodização do Treino em Futebol: Um estudo realizado em clubes da Superliga Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SANTOS, Pedro Manuel de Oliveira

A organização do treino em Futebol é um processo metodológico e pedagógico complexo, que visa obtenção de elevados desempenhos competitivos pelas equipas e jogadores. Neste contexto, o planeamento e a periodização constituem-se como fases cruciais directamente implicadas na eficácia, consistência e qualidade do jogo das equipes. Com o presente trabalho pretendeu-se estudar as concepções de planeamento e periodização que os treinadores das equipas da Superliga contemplam. Neste âmbito, procurou-se investigar (i) a valorização atribuída ao modelo de jogo no processo de treino e jogo, (ii) a importância e relação das dimensões “táctico-técnica” e “física” no processo de treino, bem como, da dinâmica da “carga”, (iii) a especificidade do processo de treino, (iv) as características gerais da padronização semanal, e (v) a constituição das equipas técnicas.

Palavras-chave: Futebol. Treino. Planejamento e periodização. Especificidade. Padronização semanal. Equipes Técnicas.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Entre a ilha deserta e o arquipélago: mapeamentos e cartografias das percepções de professores (as)  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcelo Moraes e

A presente pesquisa apresenta os mapeamentos e as cartografias das percepções dos (as) professores de Educação Física do município de Araucária sobre as masculinidades produzidas nas aulas dessa disciplina escolar. Para realizar essa operação geográfica o estudo dividiu-se em quatro capítulos. No primeiro apresento quais foram às linhas de navegação utilizadas para compor o arquipélago das masculinidades. Para isso articulo as reflexões do escritor Érico Veríssimo, sobre seu personagem Floriano Cambará com as contribuições pós-estruturalistas de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Suely Rolnik. No segundo capítulo realizo uma revisão de literatura sobre os mens studies, partindo das contribuições dos estudos feministas e de gênero Utilizo também às contribuições da fase genealógica de Michel Foucault e das reflexões sobre a heterossexualidade compulsória realizadas por Judith Butler. No terceiro capítulo faço análise documental procurando visualizar como se configurou a Educação Física escolar no sistema de ensino municipal de Araucária, confrontando para isso o antigo Plano Curricular com os apontamentos realizados pela nova Diretriz Curricular. No quarto capítulo analiso as falas dos (as) professores tentando visualizar como eles (as) percebem as questões de gênero e masculinidades acontecidas dentro do espaço escolar e da disciplina de Educação Física. A título de conclusão a pesquisa aponta que os (as) professores (as) percebem a existência de várias masculinidades presentes nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Professores (as) de Educação Física. Gênero. Masculinidades.


Downloads 3153  3153  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.  Site http://
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