Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Pedagogia do esporte e o atletismo : considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO,Aida Christine Silva Lima do
A ideia deste estudo de investigação científica surgiu em 1.995, quando realizei uma pesquisa inicial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em nível Lato Sensu em Treinamento Desportivo, na FEFISA - Faculdade de Educação Física de Santo André. Verifica-se que a especialização precoce no esporte vem se tomando um problema mundial. É cada vez maior o número de crianças e jovens que se especializam na prática esportiva prematuramente. Observa-se que essa especialização vem estimulando, sobremaneira, a conquista de resultados, o que vem a ser preocupante e, de certa forma, contribui para que a criança e o jovem abandonem o esporte precocemente. Este estudo tem como objetivo identificar os problemas que OCOITem com a especialização precoce na modalidade Atletismo, buscando, assim, contribuir com uma permanente discussão sobre a Pedagogia Esportiva. O universo metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica. Optou-se por realizar uma pesquisa com esportistas do sexo masculino, atuantes no Atletismo no. âmbito nacional. O procedimento utilizado para a coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada com atletas de alto nível da categoria adulta, mais especificamente, praticantes da prova de velocidade (velocistas) e de longa distância (fundistas). O ambiente da pesquisa foi o Troféu Brasil- Edição 1.999, onde os sujeitos entrevistados foram 1°, 2° e 3° colocados de cada prova. Após a investigação, todos os dados foram analisados pela autora e vieram a fortalecer as discussões sobre a pedagogia esportiva com aplicabilidade no Atletismo
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5674 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Jogo, inteligência e pensamento, a construção de conhecimento para além do ensino da Educação Física |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo
O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a ideia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações. Desta forma, fundamentamos nossa análise a partir da Teoria Construtivista postulada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. Diferentes tipos de jogos, além de estarem constantemente presentes nos diferentes níveis de ensino, mostram-se especialmente freqüentes durante as aulas designadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, período este destacado neste estudo. Neste trabalho, consideramos os jogos a partir de três vertentes: 1) Jogos enquanto atividades inerentes ao desenvolvimento espontâneo da criança; 2) Os jogos enquanto instrumento de intervenção pedagógica e 3) Os jogos enquanto conteúdos de ensino da Educação Física.
Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ensino da Educação Física. Epistemologia genética. Jogos. Metodologia de ensino.
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3611 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
NUNES, João Antonio
O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.
Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.
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2046 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de Educação Física: implicações para a prática pedagógica |
Versão: Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
RODRIGUES JUNIOR, José Carlos
A pesquisa buscou as compreensões de uma professora de Educação Física sobre os saberes cotidianos de seus alunos em relação à cultura corporal de movimento, procurando entender a forma como a docente lidava e acessava estes saberes no contexto das aulas para, com isso, chegar aos motivos da configuração de sua prática pedagógica. Optou-se por um estudo de cunho qualitativo de perspectiva etnográfica, ancorado nos pressupostos da “descrição densa”. Foram observadas quarenta aulas no ensino fundamental, vinte delas realizadas com uma primeira série e a outra metade com uma segunda série. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida durante três meses, entre abril e junho de 2007 em uma escola pública da Rede Estadual de São Paulo, na cidade de Campinas. Posteriormente à observação das aulas, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com a professora, ambas no próprio ambiente em que foi desenvolvida a pesquisa. A primeira buscou chegar às compreensões da professora sobre a especificidade da Educação Física, sobre os alunos, sobre as aulas e seus conteúdos e sobre os saberes cotidianos dos alunos. A segunda abordou o percurso biográfico da professora, vislumbrando traçar um breve perfil do seu processo de formação pessoal e profissional. Dentre os aspectos mais expressivos alcançados, destacou-se a compreensão da docente de que os saberes cotidianos dos alunos desencadeariam situações conflituosas, tendo, por isso, um caráter negativo ao contexto da aula.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Senso comum. Prática Pedagógica.
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Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Planeamento e a Periodização do Treino em Futebol: Um estudo realizado em clubes da Superliga |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
SANTOS, Pedro Manuel de Oliveira
A organização do treino em Futebol é um processo metodológico e pedagógico complexo, que visa obtenção de elevados desempenhos competitivos pelas equipas e jogadores. Neste contexto, o planeamento e a periodização constituem-se como fases cruciais directamente implicadas na eficácia, consistência e qualidade do jogo das equipes. Com o presente trabalho pretendeu-se estudar as concepções de planeamento e periodização que os treinadores das equipas da Superliga contemplam. Neste âmbito, procurou-se investigar (i) a valorização atribuída ao modelo de jogo no processo de treino e jogo, (ii) a importância e relação das dimensões “táctico-técnica” e “física” no processo de treino, bem como, da dinâmica da “carga”, (iii) a especificidade do processo de treino, (iv) as características gerais da padronização semanal, e (v) a constituição das equipas técnicas.
Palavras-chave: Futebol. Treino. Planejamento e periodização. Especificidade. Padronização semanal. Equipes Técnicas.
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45514 0 bytes Universidade Técnica de Lisboa http:// |
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