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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Controle postural em adultos com síndrome de down: acoplamento entre informação sensorial e oscilaçã Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GOMES, Matheus Machado

Um aspecto importante do comportamento motor de adultos com síndrome de Down (SD) é a menor estabilidade no controle postural comparado a seus pares neurologicamente normais (NN). O sistema de controle postural baseia-se no acoplamento dinâmico entre informação sensorial e ação motora para controlar a postura. Sendo assim, uma pergunta que surge é se adultos com SD relacionam informação sensorial com ação motora da mesma forma que seus pares NN.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Síndrome de burnout no esporte : a visão de técnicos de tênis de campo Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CHIMINAZZO, João Guilherme Cren

A síndrome de burnout, conhecida como síndrome do esgotamento físico, psíquico e emocional, acomete pessoas de diversas áreas profissionais. No esporte, é comum constatar tanto profissionais quanto atletas em esgotamento. A síndrome de burnout é o eixo central desta pesquisa realizada com técnicos de tênis de campo sobre sua percepção com atletas acometidos pela síndrome. Para o presente estudo adotou-se a tradução do termo burnout para esgotamento. O objetivo do estudo foi pesquisar as opiniões dos técnicos de tênis de campo, a respeito da síndrome de burnout em atletas infanto-juvenis e profissionais na referida modalidade. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa, optando pela análise de conteúdo para a categorização dos dados obtidos com os questionários.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Esportes. Tênis de campo.


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Esporte e religião no imaginário da Grécia Antiga Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MACHADO, Raoni Perrucci Toledo

Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Independentemente dos motivos da criação desses eventos - os Jogos Públicos, certo era que predominava seu cunho religioso, e como tal, impunham a seus participantes uma série de normas a serem seguidas. Com o tempo, os Jogos de Olímpia passaram a ganhar maior importância até chegar ao ponto de ser o acontecimento central de toda a cultura grega, interrompiam-se as guerras e uma multidão se dirigia a Olímpia para apreciar os Jogos Olímpicos. Eram nestas ocasiões que se conheciam os novos heróis, o momento em que o homem chegava mais perto dos deuses, buscando sua transcendência. Com o tempo, a condição religiosa foi sendo suplantada pelo espetáculo propriamente dito, atingindo seu auge logo após o início do domínio romano, e quase imediato declínio. Com isso, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os motivos que direcionaram os antigos rituais a se tornarem os grandes Jogos, apoiado principalmente na mitologia que os sustentam. Buscar-se-á discutir os motivos que levaram o povo grego a tamanha exaltação frente a essa que foi, talvez, a mais importante manifestação social de todos os tempos.

Palavras-chave: Esporte.História. Mitologia.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Processo de aprendizagem de idosos sobre os benefícios da atividade física Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
OKIMURA, Tiemi

O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem de idosos sobre os benefícios da atividade física (AF). Participaram da pesquisa 42 sujeitos, com idade acima de 60 anos, integrantes do Programa Autonomia para a Atividade Física (PAAF).

Palavras-chave: Aprendizagem de idosos. Programa de Educação Física. Benefícios da atividade física.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes para a prática da Educação Física: uma análise comparativa de instituiçã Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Maria Goretti Ramos

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as causas que podem motivar ou não alunos e alunas de escolas públicas e particulares, integrantes da 8ª série do ensino fundamental, para a prática das atividades que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física. A partir de minhas observações, na função de professora dessa área, foi possível detectar que muitos alunos, ao atingirem essa fase em sua trajetória escolar, principalmente as meninas, tornam-se apáticos em suas participações, independente dos conteúdos propostos. Com isso, buscamos investigar cientificamente as causas que impedem maior participação dos alunos dessa série, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de questionários, que foram aplicados aos meninos e meninas da 8ª série, em duas escolas que apresentaram convergência em diferentes aspectos, sendo uma da rede particular e outra da rede pública. A interpretação das respostas dadas pelos alunos fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, L. (1977), o que permitiu verificar diferentes categorias baseadas em percepções positiva e negativa dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, na escola.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Adolescência. Motivação.

Downloads 4115  4115  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu, São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Influência da massa muscular envolvida e dos intervalos de recuperação entre séries sobre as respost Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CASTINHEIRAS NETO, Antonio Gil

O exercício contraresistência (ECR) vem sendo utilizado em programas de emagrecimento e prevenção do ganho de peso gordo. O gasto energético da atividade em si e, principalmente, seu efeito sobre a taxa metabólica após o exercício e o aumento da massa muscular em longo prazo são aspectos importantes nesse contexto. Entretanto, ainda não é possível definir qual ou quais variáveis de prescrição do ECR tem maior impacto sobre o gasto energético total de uma sessão, sobretudo no consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Os objetivos da presente dissertação foram: investigar o efeito de do intervalo de recuperação (1 min vs 3 min) e da massa muscular envolvida no exercício (leg press vs voador peitoral) sobre as respostas cardiorrespiratórias (consumo de oxigênio-VO2, razão entre trocas respiratórias-RER e frequência cardíaca-FC) durante e após sessão de ECR. Dez voluntários [26±4 anos; 179±6 cm; 77±8 kg] destreinados em ECR foram submetidos às situações experimentais, respeitando o método aleatório. Os resultados mostraram que a massa muscular envolvida no exercício é fator determinante do gasto energético total (sessão+EPOC) (p<0,05), sendo maior no legpress independentemente do IR. Por outro lado, se o IR de 3 min associou-se a um maior gasto energético na sessão (p<0,05), o EPOC foi maior nas situações com IR de 1 min, especialmente quando a massa muscular era maior (p<0,05). O RER durante o exercício também foi afetado pela massa muscular (p<0,05), sendo maior no leg-press nos dois IR. A oxidação lipídica na fase de recuperação pós-exercício ocorreu em todas as situações, sem diferença estatística entre as situações experimentais (p>0,05). O exercício com maior massa muscular e curto IR levou à maior FC de pico (p<0,001). A variação do IR não induziu diferença significativa para a FC de pico entre as situações experimentais, seja durante o exercício ou no período de recuperação. Em conclusão, a massa muscular e o intervalo de recuperação influenciam as respostas cardiorrespiratórias durante e após sessões de ECR. Exercícios que envolvem maior massa muscular aumentam o VO2 total, enquanto intervalos curtos de recuperação associam-se a menor VO2 durante a sessão, mas a um maior EPOC.

Palavras-chave: Exercícios físicos, Aptidão física, Aspectos fisiológicos, Metabolismo energético, Treinamento com pesos, Saúde.


Downloads 4135  4135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2009  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Atividades Circenses : possibilidades e perspectivas para a Educação Fisica escolar  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
DUPRAT, Rodrigo Mallet

O presente estudo analisou, a partir da ótica sócio-cultural da Educação Física, o circo como um conteúdo relevante a ser tratado na escola, identificando dentro destes conhecimentos os que realmente podem ser sistematizados e ensinados no âmbito escolar. Para atingir este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico para a obtenção dos fundamentos histórico-críticos e contextualizados das artes circenses, que permita aos professores dar subsídios teóricos a seus alunos, na busca de uma vivência rica em valores e um conhecimento significativo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvida num programa de intervenção de um bimestre, numa escola pública, com alunos de uma sexta série do ensino fundamental. As entrevistas e as aulas foram filmadas em câmera digital e posteriormente analisadas. Ao final das aulas editamos um DVD didático-pedagógico que pode servir como uma referência aos profissionais que busquem incorporar este conhecimento às suas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Circo. Educação Física Escolar. Pedagogia e Didática.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Qualidade de vida e diabetes: limitações físicas e culturais de um grupo específico Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
MODENEZE, Dênis Marcelo

O presente trabalho trata de um assunto muito discutido no meio acadêmico, a Qualidade de Vida, porém de um modo mais específico, ou seja, voltado para as pessoas portadoras de diabetes. A pesquisa sobre o tema Qualidade de Vida e Diabetes encontrou a atividade física como componente necessário à melhora da enfermidade e uma consequente otimização na qualidade de vida do diabético. Porém, ainda há muitas pessoas diabéticas que não adotam a prática de exercícios físicos, e o que é pior, existem outros que nem sequer sabem que estão doentes.

Palavras-chave: Qualidade de Vida. Diabetes. Exercícios físicos.


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de Educação Física: implicações para a prática pedagógica  Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
RODRIGUES JUNIOR, José Carlos

A pesquisa buscou as compreensões de uma professora de Educação Física sobre os saberes cotidianos de seus alunos em relação à cultura corporal de movimento, procurando entender a forma como a docente lidava e acessava estes saberes no contexto das aulas para, com isso, chegar aos motivos da configuração de sua prática pedagógica. Optou-se por um estudo de cunho qualitativo de perspectiva etnográfica, ancorado nos pressupostos da “descrição densa”. Foram observadas quarenta aulas no ensino fundamental, vinte delas realizadas com uma primeira série e a outra metade com uma segunda série. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida durante três meses, entre abril e junho de 2007 em uma escola pública da Rede Estadual de São Paulo, na cidade de Campinas. Posteriormente à observação das aulas, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com a professora, ambas no próprio ambiente em que foi desenvolvida a pesquisa. A primeira buscou chegar às compreensões da professora sobre a especificidade da Educação Física, sobre os alunos, sobre as aulas e seus conteúdos e sobre os saberes cotidianos dos alunos. A segunda abordou o percurso biográfico da professora, vislumbrando traçar um breve perfil do seu processo de formação pessoal e profissional. Dentre os aspectos mais expressivos alcançados, destacou-se a compreensão da docente de que os saberes cotidianos dos alunos desencadeariam situações conflituosas, tendo, por isso, um caráter negativo ao contexto da aula.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Senso comum. Prática Pedagógica.

Downloads 4327  4327  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A constituição de um sub campo do esporte: o caso do Taekwondo Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PIMENTA, Thiago Farias da Fonseca

As artes marciais hoje, constituem-se em atividades que, em sua maioria, respondem como modalidade esportiva. O presente trabalho discute a relação de uma dessas manifestações corporais, o Taekwondo, com o esporte moderno buscando-se identificar os fatores históricos, sociais, econômicos e políticos envolvidos em seu processo de esportivização e procurar evidências de uma ruptura entre os valores filosóficos orientais para o esporte de combate mais praticado no mundo, presente no quadro de modalidades de demonstração desde os jogos olímpicos de Seul em 1988 e inserido no quadro oficial de modalidades olímpicas desde o ano de 2000 nos jogos olímpicos de Sydney.

Palavras-chave: Esporte. Taekwondo. Campo. Configuração.

Downloads 4382  4382  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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