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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Futebol profissional e administração profissional: da prática amadorista à gestão competitiva Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SPESSOTO, Rubens Eduardo Nascimento

A pesquisa analisou a gestão realizada, estrutura que dispunham e a influência que esses fatores exerciam no resultado esportivo obtido pelos clubes de futebol profissional, que disputaram a primeira divisão do Campeonato Brasiliense do Distrito Federal entre os anos de 2003 e 2007. O cenário esportivo atual, mostra o futebol como uma modalidade que apresentou um crescimento muito grande nos últimos anos, possibilitando a prática dessa modalidade esportiva por milhões de pessoas. Esse constante aumento na prática esportiva deu origem a classe dos dirigentes esportivos que passam a fazer a administração dos clubes, visto ser a gestão um fator importante para permanecer no mercado competitivo, como é o caso do mercado esportivo. Apesar dessa competição, os dirigentes passaram a fazer de seus cargos um monopólio, criando estatutos que possibilitam a reeleição por inúmeras vezes, impossibilitando a renovação de ideias no cargo de dirigente. Uma boa estrutura é importante para a formação de jovens e talentosos jogadores e em casos onde há formação de parcerias, serve como importante lastro, pode ser utilizado para o cumprimento de acordo feito em contratos, caso os clubes não tenham como honrar suas responsabilidades. Já os resultados esportivos, são consequências esperadas por todos os clubes, tendo em vista o trabalho realizado, a administração desenvolvida. Com resultados esportivos positivos, o clube consegue atrair mais torcedores aos estádios, consuma mais produtos licenciados com a marca do clube, faz com que mais torcedores se tornem sócios-torcedores, elevando assim a receita do clube. Na pesquisa foram estudados dezesseis clubes de futebol que disputaram a primeira divisão do campeonato brasiliense de futebol profissional do Distrito Federal, entre os anos de 2003 e 2007. A investigação permitiu verificar a existência, de relação entre a gestão realizada e a estrutura percebida pelos clube quando comparadas aos resultados esportivos obtidos por esses clubes. Foi realizada revisão de literatura de como se apresentava a administração esportiva no Brasil e no mundo. Apresentou-se ainda, alguns acontecimentos em clubes de Brasília acerca da gestão realizada e dos resultados obtidos pelas equipes. Durante todo o período, apenas três clubes apresentaram estar registrados como clube-empresa, contudo não foram os únicos a apresentaram profissionais qualificados para a administração do clube. Em termos estatísticos foram utilizadas medidas de correlação para variáveis qualitativas levantadas em questionários aplicados aos dirigentes dos clubes. Tendo em vista as limitações do presente trabalho, novos estudos devem ser produzidos, no sentido de aprofundarem o problema aqui discutido.

Palavras-chave: Administração. Educação Física. Gestão do esporte. Futebol.



Downloads 2191  2191  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília, Brasília, 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila

A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.

Downloads 2140  2140  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
NUNES, João Antonio

O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.

Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.


Downloads 2047  2047  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A utilização das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano do professor de Educação Físic Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Ariovaldo de Souza.

O desenvolvimento de projetos no ensino médio com a utilização de tecnologias, principalmente informática nas aulas de educação física, evidencia uma trajetória diferenciada teórico-metodológica na ação docente. Nesse quadro questionamos as possibilidades relativas à ação docente quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação e suas implicações na prática pedagógica do professor. Assim, identificamos e analisamos a ação docente quanto ao uso de dois ambientes de ensino diferenciados. Compreendo e estruturando a relação de diferentes ambientes de ensino com a prática pedagógica do professor de Educação Física escolar no ensino médio. O estudo foi elaborado em dois ambientes; a sala de informática e quadra para prática corporal. Com suporte em uma metodologia quanti-qualitativa as observações foram avaliadas por meio de análise do tempo de aula envolvendo a amostragem de tempo em minutos (min.) no qual o professor desenvolve a aula.

Palavras-chave: Ensino médio. Educação Física. Prática pedagógica. Tecnologia da Informação e Comunicação.

Downloads 2024  2024  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Oeste Paulista  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise das ações de jogos de voleibol e suas implicações para o treinamento técnico-tático da categ Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GOUVEA, Fábio Luiz

A prática da preparação física em desportos coletivos contempla metodologias cientificamente bem estruturadas e com referenciais teóricos sólidos. Por outro lado, nas preparações técnica e tática não se percebe os mesmos procedimentos, ou seja, as intervenções são realizadas simplesmente de acordo com aquilo que os técnicos consideram necessário em um dado momento. Os estudos acerca da performance e suas demandas acabam sendo uma opção interessante para viabilizar uma racionalização dos treinamentos nos aspectos citados acima que são tão importantes, mas que não recebem a devida abordagem científica.

Palavras-chave: Voleibol. Voleibol-treinamento. Tática. Mulheres atletas.

Downloads 2019  2019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação i Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2010
Descrição:
MARCON, Daniel

A realização de atividades de prática pedagógica tem sido proposta na legislação sobre a formação de professores, por desempenhar um papel fundamental na construção de competências pedagógicas dos estudantes-professores, bem como na articulação adequada entre teoria e prática. No entanto, as investigações realizadas sobre esta temática não têm apresentado resultados satisfatórios sobre os aspectos intervenientes da sua operacionalização nos cursos de Licenciatura em Educação Física.


Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Prática pedagógica. Competências pedagógicas.

Downloads 1942  1942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Os sentidos do futebol espetáculo para estudantes de distintas classes sociais Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
TOTO, Rogério

O presente estudo busca identificar em que medida o pertencimento de classe social interfere nos sentidos e perspectivas do jovem brasileiro frente ao futebol espetáculo, bem como compreender os mecanismos sociais que determinam a decisão de os sujeitos investirem na carreira profissional esportiva em detrimento da trajetória escolar longa. Começamos com uma abordagem sociológica, a análise crítica dos processos de difusão, massificação e profissionalização do futebol ocorridas no contexto da sociedade pós-industrial. Enfocamos a conflituosa mutação da modalidade, inicialmente elitizada com fins social-distintivos para esporte de massa — ideal de ascensão social da classe popular —, além da dependência com a mídia, das razões que levaram a caracterizar-se como produto da indústria cultural, culminando com a transformação do futebol em mercadoria submetida às leis e lógica da sociedade de consumo.

Palavras-chave: Educação Física. Futebol. Sociologia do Esporte.

Downloads 1821  1821  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise do perfil de liderança de treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005 Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Israel Teoldo da

As investigações no âmbito da liderança no esporte têm se desenvolvido a partir do pressuposto que o comportamento do líder/treinador tem um impacto relevante, de natureza negativa ou positiva, na produção do atleta e/ou no seu bem-estar psicológico.

Palavras-chave: Liderança. Futebol. Treinador.

Downloads 1792  1792  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://hdl.handle.net/1843/CRAO-6WWMU6
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: um estudo na competição Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

Este estudo foi inserido na Ciência da Motricidade Humana, na área de concentração da Dimensão Biofísica, na linha de pesquisa do Estudo dos Mecanismos e Processos da Aprendizagem e da Conduta Motora e no constructo epistemológico de explicação fenomênica. O objetivo deste estudo foi investigar o aprendizado do treino da visão periférica (TVP) e o efeito dessa sessão no ataque do futsal, levando em consideração nas duas tarefas (aprendizado e ataque) a hemisfericidade. Dez meninos com 10,4±2,31 nos praticantes de futsal do Lar da Criança foram divididos em grupo experimental (GE, n = 5) e grupo controle (GC, n = 5) com hemisfericidade (H) similar (GE com 80% de H esquerda (E) e 20% de H direita (D), GC com 60% de HE e 40% de HD).

Palavras-chave: Visão. Treinamento. Futebol. Aprendizado. Desempenho esportivo.




Downloads 1778  1778  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Castelo Branco  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar : características cine Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LEVANDOSKI, Gustavo

O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra um ou outros, causando dor, angústia e sofrimento a vítima, gerando como consequência, problemas psicológicos. Esta pesquisa teve como objetivo averiguar se as variáveis cineantropométricas, auto-imagem corporal e status social dos alunos com característica de vítimas, agressores/vítimas e agressores de bullying, a partir da indicação dos colegas de classe, questionário e observação do pesquisador. A pesquisa foi realizada com 337 alunos da 6° série do ensino fundamental de uma escola da rede pública da Grande Florianópolis- SC (Brasil). A avaliação foi realizada em três momentos, no primeiro com a aplicação das escalas de silhueta e percepção da imagem corporal. Em segundo, avaliação cineantropométrica, e em terceiro, aplicação das técnicas para diagnóstico do fenômeno bullying, através do questionário da violência entre pares de Freire et. al (2006), a escala sócio- métrica criada pelo autor deste estudo, e a observação do pesquisador. A análise estatística foi realizada utilizando os testes de Análise de Variância com Post-Hoc de Tukey, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis para indicar a diferença entre os alunos com envolvimento bullying e correlações com coeficiente Pearson e Spearman sempre adotando um p= 0,05. A incidência foi de 28,3% de alunos envolvidos neste fenômeno, sendo que 14,1; 4,3 e 9,8 por cento destes eram vítimas, agressores/vítimas e agressores respectivamente. Constatou-se que envolvidos
diferenciaram-se estatisticamente em termos morfológicos, motores e na posição de status no grupo escolar. Não houve diferença entre os envolvidos em relação à auto-imagem percebida e a ideal, mas encontramos que tanto as vítimas quanto os agressores/vítimas, gostariam de serem maiores fisicamente, e que em média os agressores estão mais satisfeitos com sua imagem corporal. Encontrou-se uma correlação (r= 0,354; p= 0,010) entre estar envolvido em bullying e atitudes de mau comportamento e baixo desempenho escolar. Em algumas disciplinas do currículo escolar as notas que medem o desempenho acadêmico indicaram valores mais satisfatórios para as vítimas (F= 4,645; p= 0,014). Por fim o perfil das vítimas apresentou uma massa corporal total, massa corporal magra, estatura, envergadura, aptidão física principalmente nos testes que avaliam a força física e nas relações que medem o status no meio social com valores e níveis inferiores em relação aos agressores. Conclui-se que existem diferenças significativas entre vítimas e agressores envolvidos com bullying no ambiente escolar nos aspectos cineantropométricos e status social.

Palavras-chave: Bullying. Cineantropometria. Imagem corporal. Status. Escola.

Downloads 1766  1766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC  Site http://
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