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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila

A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.

Downloads 1864  1864  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A utilização das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano do professor de Educação Físic Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Ariovaldo de Souza.

O desenvolvimento de projetos no ensino médio com a utilização de tecnologias, principalmente informática nas aulas de educação física, evidencia uma trajetória diferenciada teórico-metodológica na ação docente. Nesse quadro questionamos as possibilidades relativas à ação docente quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação e suas implicações na prática pedagógica do professor. Assim, identificamos e analisamos a ação docente quanto ao uso de dois ambientes de ensino diferenciados. Compreendo e estruturando a relação de diferentes ambientes de ensino com a prática pedagógica do professor de Educação Física escolar no ensino médio. O estudo foi elaborado em dois ambientes; a sala de informática e quadra para prática corporal. Com suporte em uma metodologia quanti-qualitativa as observações foram avaliadas por meio de análise do tempo de aula envolvendo a amostragem de tempo em minutos (min.) no qual o professor desenvolve a aula.

Palavras-chave: Ensino médio. Educação Física. Prática pedagógica. Tecnologia da Informação e Comunicação.

Downloads 1845  1845  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Oeste Paulista  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise das ações de jogos de voleibol e suas implicações para o treinamento técnico-tático da categ Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GOUVEA, Fábio Luiz

A prática da preparação física em desportos coletivos contempla metodologias cientificamente bem estruturadas e com referenciais teóricos sólidos. Por outro lado, nas preparações técnica e tática não se percebe os mesmos procedimentos, ou seja, as intervenções são realizadas simplesmente de acordo com aquilo que os técnicos consideram necessário em um dado momento. Os estudos acerca da performance e suas demandas acabam sendo uma opção interessante para viabilizar uma racionalização dos treinamentos nos aspectos citados acima que são tão importantes, mas que não recebem a devida abordagem científica.

Palavras-chave: Voleibol. Voleibol-treinamento. Tática. Mulheres atletas.

Downloads 1841  1841  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação i Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2010
Descrição:
MARCON, Daniel

A realização de atividades de prática pedagógica tem sido proposta na legislação sobre a formação de professores, por desempenhar um papel fundamental na construção de competências pedagógicas dos estudantes-professores, bem como na articulação adequada entre teoria e prática. No entanto, as investigações realizadas sobre esta temática não têm apresentado resultados satisfatórios sobre os aspectos intervenientes da sua operacionalização nos cursos de Licenciatura em Educação Física.


Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Prática pedagógica. Competências pedagógicas.

Downloads 1814  1814  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
NUNES, João Antonio

O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.

Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.


Downloads 1727  1727  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Práticas de Educação Física no cárcere: tecnologias digitais como recurso pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
ROSENAU, Nanaderson Rafael

Esta pesquisa aborda as práticas de Educação Física no cárcere e as tecnologias digitais como recurso pedagógico. Entende-se que na formação docente inicial os acadêmicos deveriam vivenciar práticas nos mais diversos cenários de atuação com jovens e adultos. Neste sentido, há necessidade de investir na formação continuada e permanente dos professores que atuam no cenário prisional, pois, para atuar neste espaço é preciso formação específica.

Palavras-chave: Cárcere. Recursos pedagógicos digitais. Reintegração. Sistema prisional.

Downloads 1687  1687  Tamanho do arquivo 3.25 KB  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Os sentidos do futebol espetáculo para estudantes de distintas classes sociais Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
TOTO, Rogério

O presente estudo busca identificar em que medida o pertencimento de classe social interfere nos sentidos e perspectivas do jovem brasileiro frente ao futebol espetáculo, bem como compreender os mecanismos sociais que determinam a decisão de os sujeitos investirem na carreira profissional esportiva em detrimento da trajetória escolar longa. Começamos com uma abordagem sociológica, a análise crítica dos processos de difusão, massificação e profissionalização do futebol ocorridas no contexto da sociedade pós-industrial. Enfocamos a conflituosa mutação da modalidade, inicialmente elitizada com fins social-distintivos para esporte de massa — ideal de ascensão social da classe popular —, além da dependência com a mídia, das razões que levaram a caracterizar-se como produto da indústria cultural, culminando com a transformação do futebol em mercadoria submetida às leis e lógica da sociedade de consumo.

Palavras-chave: Educação Física. Futebol. Sociologia do Esporte.

Downloads 1627  1627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Efeitos na performance de atletas de handebol submetidas a dois programas de treinamento Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALVES, Thiago Cândido

O objetivo desse estudo foi observar a variabilidade de performance de dois grupos de atletas de handebol submetidas a dois programas de treinamento durante um período 13 microciclos, sendo um modelo voltado ao trabalho integrado das capacidades biomotoras e técnico-táticas na mesma sessão e outro modelo baseado a na teoria clássica do treinamento desportivo, em que se trabalha separadamente a técnica e tática dos componentes físicos.

Palavras-chave: Handebol. Treinamento. Performance.

Downloads 1616  1616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIMEP Faculdade de Ciências da Saúde  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar : características cine Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LEVANDOSKI, Gustavo

O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra um ou outros, causando dor, angústia e sofrimento a vítima, gerando como consequência, problemas psicológicos. Esta pesquisa teve como objetivo averiguar se as variáveis cineantropométricas, auto-imagem corporal e status social dos alunos com característica de vítimas, agressores/vítimas e agressores de bullying, a partir da indicação dos colegas de classe, questionário e observação do pesquisador. A pesquisa foi realizada com 337 alunos da 6° série do ensino fundamental de uma escola da rede pública da Grande Florianópolis- SC (Brasil). A avaliação foi realizada em três momentos, no primeiro com a aplicação das escalas de silhueta e percepção da imagem corporal. Em segundo, avaliação cineantropométrica, e em terceiro, aplicação das técnicas para diagnóstico do fenômeno bullying, através do questionário da violência entre pares de Freire et. al (2006), a escala sócio- métrica criada pelo autor deste estudo, e a observação do pesquisador. A análise estatística foi realizada utilizando os testes de Análise de Variância com Post-Hoc de Tukey, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis para indicar a diferença entre os alunos com envolvimento bullying e correlações com coeficiente Pearson e Spearman sempre adotando um p= 0,05. A incidência foi de 28,3% de alunos envolvidos neste fenômeno, sendo que 14,1; 4,3 e 9,8 por cento destes eram vítimas, agressores/vítimas e agressores respectivamente. Constatou-se que envolvidos
diferenciaram-se estatisticamente em termos morfológicos, motores e na posição de status no grupo escolar. Não houve diferença entre os envolvidos em relação à auto-imagem percebida e a ideal, mas encontramos que tanto as vítimas quanto os agressores/vítimas, gostariam de serem maiores fisicamente, e que em média os agressores estão mais satisfeitos com sua imagem corporal. Encontrou-se uma correlação (r= 0,354; p= 0,010) entre estar envolvido em bullying e atitudes de mau comportamento e baixo desempenho escolar. Em algumas disciplinas do currículo escolar as notas que medem o desempenho acadêmico indicaram valores mais satisfatórios para as vítimas (F= 4,645; p= 0,014). Por fim o perfil das vítimas apresentou uma massa corporal total, massa corporal magra, estatura, envergadura, aptidão física principalmente nos testes que avaliam a força física e nas relações que medem o status no meio social com valores e níveis inferiores em relação aos agressores. Conclui-se que existem diferenças significativas entre vítimas e agressores envolvidos com bullying no ambiente escolar nos aspectos cineantropométricos e status social.

Palavras-chave: Bullying. Cineantropometria. Imagem corporal. Status. Escola.

Downloads 1584  1584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O processo de interação entre instituições de ensino superior e o mercado de trabalho do educador fí Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
RUZICKI, Michele do Coito

Esta pesquisa analisou a existência de processos de interação entre as empresas que compõem o mercado de trabalho do educador físico e as Instituições de Ensino Superior (IES), responsáveis pela formação desse educador, bem como analisou a visão dos gestores envolvidos a respeito do relacionamento e das informações sobre a formação acadêmica ideal para atender as necessidades do mercado consumidor. A pesquisa foi de ordem qualitativo-quantitativa, com investigação descritiva. Por meio de uma amostragem aleatória simples, foram selecionadas 25% das academias credenciadas no sistema CREF-DF (n=27), localizadas no Plano Piloto de Brasília (Asas Sul e Norte), e utilizou toda a população de IES do Distrito Federal, que possui o Curso de Educação Física reconhecido pelo MEC (n=9), totalizando 36 gestores estudados. Apesar dos gestores, de modo geral, valorizarem o processo de interação, os resultados apontaram que existem apenas alguns desses processos de interação que são regularmente efetuados, de maneira informal, principalmente através de alguns docentes das IES, não sendo previstos na maior parte dos casos como parte de um planejamento dessas instituições para atingirem algum objetivo específico. Nota-se que, mesmo os gestores do mercado de trabalho e gestores das IES tendo opiniões muito próximas sobre os principais grupos de disciplinas, fatores relevantes no processo de formação acadêmico-profissional e fatores que julguem importantes para uma competente atuação profissional, o resultado final (profissional formado) é visto de maneira distinta quanto a sua preparação, o que justifica, talvez, a importância de maior contato entre a realidade do mercado de trabalho e a formação dos profissionais, contribuindo, assim, com uma formação acadêmica mais eficaz do profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física; Formação Acadêmica; Gestão Organizacional; Mercado de Trabalho.

Downloads 1580  1580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade de Bras  Site http://boletimef.org/biblioteca/2857/Mercado-de-trabalho-do-educador-fisico
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