Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Educação Física, Ciência e Hegemonia  |
Versão: pdf Atualização: 16/12/2011 |
Descrição:
PELEGRINI, Thiago
O golpe de Estado civil-militar de 31 de março de 1964 exprimiu mudanças e reorientações para a estrutura institucional brasileira. Significou a recomposição do poder das classes dominantes via reorganização do Estado em torno de um projeto societário conservador. Nesse contexto, a coalizão golpista procurou ajustar as esferas superestruturais a um plano econômico articulado por um modelo de desenvolvimento industrial associado ao capital internacional. Uma das áreas mais atingidas por esse movimento foi a educacional. O sistema educacional foi, então, impelido a auxiliar por meio da formação de mão-de-obra especializada a aceleração da indústria nacional e a ampliação da aceitação popular ao regime. Estratégias fundamentais a conquista da hegemonia e a conservação do controle do Estado. Como integrante da política educacional a Educação Física mereceu especial atenção e foi reorientada como prática de controle social e desmobilização política. Essa formatação definiu formas de atuação e modelos de formação alinhados com o ideário da reforma educacional proposta pelo Estado autoritário. Ante o exposto, constituiu-se como escopo dessa dissertação a realização de uma análise conjuntural do processo de construção de concepções educacionais para o ensino superior e de definição de linhas de pesquisa para a pós-graduação na área de Educação Física entre 1969 e 1985. A fim de alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada no materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia”, “ideologia” e “revolução-restauração” gramscianas e “bloco de poder” e “poder” de Nicos Poulantzas. Não obstante, recorreu-se aos “fundamentos das políticas públicas” sistematizados por Mário Luiz Neves de Azevedo e Afrânio Mendes Catani e a elucidação do fenômeno esportivo proposta por Jean-Marie Brohm. Constatou-se que concorreram para a delimitação dos caminhos traçados pela Educação Física nacional a tentativa de modernização do ensino, a organização de demandas dos professores e a influência dos centros produtores de conhecimento. Nessa esfera, foram eleitos como pilares centrais a adoção do esporte como foco de investigação e a instrumentalização de práticas consoantes com as pretensões do sistema esportivo nacional. Por fim, ressalta-se que a direção dada à área concretizou-se pela conjunção do atendimento de interesses dos atores sociais ligados a área e pela realização dos impulsos doutrinários do Estado autoritário.
Palavras-chave: História da Educação Física, Ensino Superior, Pós-graduação, Governos Militares.
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769 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://boletimef.org/biblioteca/2870/Educacao-fisica-ciencia-e-hegemonia |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Efeito da suplementação de creatina na performance e em algumas variáveis bioquímicas e metabólicas  |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
DOBGENSKI, Vinicius
O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito da suplementação de creatina na performance, composição corporal e em algumas variáveis bioquímicas e metabólicas em nadadores do sexo masculino. Dezessete nadadores foram avaliados antes e após tiros de 100 metros nado livre em intensidade progressiva. Os parâmetros analisados foram: creatinina, uréia, cortisol, insulina, glicemia, creatina quinase(CK) e lactato sanguíneo, sendo que esse último foi coletado também durante as intensidades progressivas. Após 6 dias de suplementação com creatina (20g/dia) + maltodextrina (1g/kg) (n=9) ou controle (n=8) (somente maltodextrina) nova bateria de testes foi realizada. Os resultados foram analisados através de estatística não paramétrica de Wilcoxon (dentro do grupo) e Mann-Whitney (entre dos grupos) com significância de p≤0,05. Não foram encontradas diferenças significativas na composição corporal e na performance máxima dos nadadores, embora foi evidenciado redução no tempo para 100 metros (-1,38s) no grupo suplementado com creatina.
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5275 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal de escolares  |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SOARES, José Carlos Pereira
A elevação da ocorrência de obesidade na população em geral tem estimulado os estudos sobre a sua prevalência e o papel da prática de atividade física programada sobre a composição corporal promovendo a redução de fatores de risco para a saúde. Este estudo buscou avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em uma área do nordeste (Parnaíba-PI) e verificar os efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. Inicialmente avaliou-se 371 escolares do sexo masculino com idade entre 7 e 11 anos, selecionados aleatoriamente de escolas públicas locais. Desses escolares, foram medidos: massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital (TR), subescapular (SE) e panturrilha medial (PM) além de circunferência de cintura (CC) e quadril (CQ). Foram a seguir calculados o IMC peso/estatura²), a razão cintura quadril (RCQ) e o percentual de gordura corporal (%GC). Utilizando-se o IMC/idade, foi observada uma baixa ocorrência de sobrepeso (8,36% n=31) e de obesidade (0,54% n=2) na amostra estudada. Com exceção da RCQ os outros indicadores de adiposidade ( TR+SE, TR+PM, CC e % de gordura corporal) apresentaram correlação positiva e significativa com o IMC. Na segunda etapa do estudo, 27 escolares foram submetidos ao método misto de treinamento de futsal, durante 4 meses e avaliados pela antropometria no início e final do estudo.
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3067 0 bytes Universidade Católica de Brasília http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Esporte e religião no imaginário da Grécia Antiga  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Raoni Perrucci Toledo
Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Independentemente dos motivos da criação desses eventos - os Jogos Públicos, certo era que predominava seu cunho religioso, e como tal, impunham a seus participantes uma série de normas a serem seguidas. Com o tempo, os Jogos de Olímpia passaram a ganhar maior importância até chegar ao ponto de ser o acontecimento central de toda a cultura grega, interrompiam-se as guerras e uma multidão se dirigia a Olímpia para apreciar os Jogos Olímpicos. Eram nestas ocasiões que se conheciam os novos heróis, o momento em que o homem chegava mais perto dos deuses, buscando sua transcendência. Com o tempo, a condição religiosa foi sendo suplantada pelo espetáculo propriamente dito, atingindo seu auge logo após o início do domínio romano, e quase imediato declínio. Com isso, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os motivos que direcionaram os antigos rituais a se tornarem os grandes Jogos, apoiado principalmente na mitologia que os sustentam. Buscar-se-á discutir os motivos que levaram o povo grego a tamanha exaltação frente a essa que foi, talvez, a mais importante manifestação social de todos os tempos.
Palavras-chave: Esporte.História. Mitologia.
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3875 0 bytes USP |
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