Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A motivação de adolescentes para a prática da Educação Física: uma análise comparativa de instituiçã |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Maria Goretti Ramos
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as causas que podem motivar ou não alunos e alunas de escolas públicas e particulares, integrantes da 8ª série do ensino fundamental, para a prática das atividades que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física. A partir de minhas observações, na função de professora dessa área, foi possível detectar que muitos alunos, ao atingirem essa fase em sua trajetória escolar, principalmente as meninas, tornam-se apáticos em suas participações, independente dos conteúdos propostos. Com isso, buscamos investigar cientificamente as causas que impedem maior participação dos alunos dessa série, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de questionários, que foram aplicados aos meninos e meninas da 8ª série, em duas escolas que apresentaram convergência em diferentes aspectos, sendo uma da rede particular e outra da rede pública. A interpretação das respostas dadas pelos alunos fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, L. (1977), o que permitiu verificar diferentes categorias baseadas em percepções positiva e negativa dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, na escola.
Palavras-chave: Educação Física escolar. Adolescência. Motivação.
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4115 0 bytes Universidade São Judas Tadeu, São Paulo http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Educação Física e Esporte: uma visão na Escola Pública |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
O estudo realizado objetiva discutir algumas questões presentes nas relações entre a Educação Física Escolar e o Esporte, enquanto elemento de Educação, no espaço da Escola Pública de 1o grau, especialmente no período de 5a a 8a série. Aborda-se sobre a crise da Educação Física identificando-a com um contexto maior; faz-se o caminho inverso do geral para o particular, da crise da sociedade, dos seus diferentes sistemas, da escola e da Educação Física. A linha básica de argumentação foi de início discutir sobre as possibilidades de Educação, evidenciando a escola como principal instituição formal, onde se dá a Educação das pessoas, embora reconheça-se não ser a única forma de se educar. O Esporte é destacado como elemento de Educação em algumas instituições não-formais, onde aponta-se para as limitações existentes; quer seja pela elitização nos clubes esportivos (número reduzidos de pessoas), ou pelo excesso de informalidade com que o Esporte é desenvolvido nos programas e projetos esportivos públicos (enfatizado apenas no aspecto lúdico). Busca-se subsídios para estabelecer a discussão entre Educação Física e Esporte e tenta-se relacioná-los.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Esporte. Escola pública.
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15569 0 bytes Universidade Metodista de Piracicaba http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Alan Quairoz da
A virtualização do corpo no esporte-telespetáculo e nos jogos eletrônicos, bem como as repercussões desse fenômeno na cultura corporal de movimento contemporânea, já foi identificada por alguns estudiosos. Como evidência do impacto das mídias sobre as rianças, nas aulas de Educação Física na escola, os alunos não conseguem se “desligar” do último episódio do desenho animado que assistiram na TV. Por outro lado, as crianças apropriam-se das imagens e conteúdos televisivos, transformando-os em estruturas lúdicas que sustentam suas brincadeiras. A problematização pedagógica que, então, aqui apresentamos é se a Educação Física não deveria levar em conta tal fenômeno de modo privilegiado, atualizando seus projetos educativos, valendo-se do interesse das crianças e jovens pelas mídias e novas TICs, em favor de seus propósitos educacionais. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar as possibilidades pedagógicas do processo de virtualização do jogo presente nas mídias e TICs, propondo a transformação/transferência do virtual/virtualidade em uma experiência corporal educativa na escola, atualizada sob a forma de jogos que possam ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física, a partir dos “jogos virtuais” que são de conhecimento dos alunos, seja a partir de filmes, brinquedos, desenhos animados ou jogos de videogames e computadores.
Palavras-chave: Mídias. Jogos. Virtualização. Atualização. Educação Física Escolar.
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1186 0 bytes Universidade Estadual Paulista http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Influência da massa muscular envolvida e dos intervalos de recuperação entre séries sobre as respost |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CASTINHEIRAS NETO, Antonio Gil
O exercício contraresistência (ECR) vem sendo utilizado em programas de emagrecimento e prevenção do ganho de peso gordo. O gasto energético da atividade em si e, principalmente, seu efeito sobre a taxa metabólica após o exercício e o aumento da massa muscular em longo prazo são aspectos importantes nesse contexto. Entretanto, ainda não é possível definir qual ou quais variáveis de prescrição do ECR tem maior impacto sobre o gasto energético total de uma sessão, sobretudo no consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Os objetivos da presente dissertação foram: investigar o efeito de do intervalo de recuperação (1 min vs 3 min) e da massa muscular envolvida no exercício (leg press vs voador peitoral) sobre as respostas cardiorrespiratórias (consumo de oxigênio-VO2, razão entre trocas respiratórias-RER e frequência cardíaca-FC) durante e após sessão de ECR. Dez voluntários [26±4 anos; 179±6 cm; 77±8 kg] destreinados em ECR foram submetidos às situações experimentais, respeitando o método aleatório. Os resultados mostraram que a massa muscular envolvida no exercício é fator determinante do gasto energético total (sessão+EPOC) (p<0,05), sendo maior no legpress independentemente do IR. Por outro lado, se o IR de 3 min associou-se a um maior gasto energético na sessão (p<0,05), o EPOC foi maior nas situações com IR de 1 min, especialmente quando a massa muscular era maior (p<0,05). O RER durante o exercício também foi afetado pela massa muscular (p<0,05), sendo maior no leg-press nos dois IR. A oxidação lipídica na fase de recuperação pós-exercício ocorreu em todas as situações, sem diferença estatística entre as situações experimentais (p>0,05). O exercício com maior massa muscular e curto IR levou à maior FC de pico (p<0,001). A variação do IR não induziu diferença significativa para a FC de pico entre as situações experimentais, seja durante o exercício ou no período de recuperação. Em conclusão, a massa muscular e o intervalo de recuperação influenciam as respostas cardiorrespiratórias durante e após sessões de ECR. Exercícios que envolvem maior massa muscular aumentam o VO2 total, enquanto intervalos curtos de recuperação associam-se a menor VO2 durante a sessão, mas a um maior EPOC.
Palavras-chave: Exercícios físicos, Aptidão física, Aspectos fisiológicos, Metabolismo energético, Treinamento com pesos, Saúde.
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4136 0 bytes Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2009 http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e sua proposta de intervenção na Educação F |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARLAN, Paulo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, as produções científicas (dissertações) produzidas no período de 1980-1993, nos Cursos de Pós-Graduação em Educação das instituições públicas, UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, com temas direcionados especificamente à Educação Física, procurando desvelar quais os esclarecimentos ou que tipo de intervenção proposta para a Educação Física Escolar. Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstruir as estruturas internas das abordagens encontradas: empíricas-analíticas (52%), fenomenológico-hermenuêtica (32%) crítico-dialéticas (16%), quando procuramos elucidar os conceitos de Educação, Educação Física e Movimento Humano nos três níveis de abordagens como também explicitar as categorias técnicas e pressupostos ontológicos. 2) No histórico, procurou-se identificar, a partir da categoria que denominamos como teórico-prático, se as dissertações apresentavam propostas para uma possível intervenção na realidade escolar sem perder de vista o terreno concreto da Educação Física transitando ou se permaneciam apenas a nível da compreensão desta realidade. Na conclusão do estudo, pôde-se evidenciar que as pesquisas, na sua grande maioria, não apontam orientações práticas para os problemas levantados nas pesquisas indicando que o “objeto da pesquisa”, num número significativo delas, não foi extraído da área específica mas do campo de abrangência mais geral, de todas as ciências humanas e sociais.
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11824 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O uso de dicas de aprendizagem no ensino de habilidades da dança moderna |
Versão: Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
MOURA, Deborah Kramer Rolim de
A dança é uma atividade motora sistematizada pelo homem desde a antiguidade e através dela, o corpo se traduz em material que pode expressar sensações diversas. A criança, mesmo muito pequena mostra um impulso natural por ações rítmicas e pela dança. É através do corpo na dança que o movimento deixa de ser apenas exercício e se aproxima do trabalho artístico, porém seu ensino exige que sejam tratadas várias informações simultâneas, em cada um de seus movimentos. Muitos estudos em aprendizagem motora entendem o homem como um ser capaz de processar informações a partir de si mesmo e do ambiente em que vive, mas concordam que a capacidade de atenção é limitada ao tratar vários estímulos simultaneamente (SCHMIDT &WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000; LADEWIG, CIDADE & LADEWIG, 2001). O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do uso de dicas de aprendizagem, como facilitador no ensino de habilidades da dança para crianças de 8 a 11 anos, comparando dois grupos de procedimentos: com dicas e sem dicas. A pesquisa contou com 46 meninas, matriculadas em uma escola municipal na cidade de Curitiba- Pr., que foram divididas em dois grupos (CD e SD).
Palavras-chave: Dança. Aprendizagem motora. Atenção. Dicas de aprendizagem.
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2528 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A formação do homem forte: Educação Física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882- |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PUCHTA, Diogo Rodrigues
O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das ideias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas.
Palavras-chave: História da educação. História das disciplinas escolares. História da Educação Física. Educação do corpo. Gymnastica.
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1022 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
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