Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em Educ Popular Versão: pdf
Atualização:  9/7/2010
Descrição:
LIMA, Francis Madlener de

Buscou-se com esta pesquisa uma análise dos discursos presentes nas falas do/s futuros as professores e professoras de Educação Física no que tange a questão da diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário e também com a exibição de um vídeo educativo e posterior discussão com os/as alunos/as a partir das idéias expostas no vídeo. Realizou-se inicialmente uma breve revisão das principais ideias foucaultianas e de que forma elas auxiliam em uma pesquisa voltada para os discursos da homossexualidade neste espaço acadêmico. Uma vez que a homossexualidade se constitui enquanto objeto a partir do advento do dispositivo da sexualidade em um momento histórico específico, faz-se necessário analisar quais discursos vêm sendo articulados em torno do tema e que tipo de estratégias, efeitos e resistências vêm sendo estabelecidos desde então em relação à sexualidade. Como o discurso da sexualidade faz parte das construções sociais e individuais, ele está presente em todas as instâncias da vida social, sendo delimitado e regulado de diferentes formas nos diferentes espaços, entre eles a escola e neste caso específico a aula de Educação Física, através, dentre outras formas, das ações das/os professoras/es. Assim é fundamental vislumbrar a função que esta disciplina vem assumindo na sociedade, percebendo de que forma essa área do conhecimento vem interferindo nas construções das subjetividades de alunos e alunas no espaço escolar, levando-se em conta os aspectos ligados ao discurso tanto da área da Educação Física como daquele voltado para uma sexualidade regulada e normatizada.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Homossexualidade.

Downloads 801  801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Voleibol de Praia: uma análise sociológica da História da modalidade (1982 - 2003) Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
AFONSO, Gilmar Francisco

A história recente do Vôlei de Praia tem sido marcada por uma crescente profissionalização, espetacularização e mercantilização. A partir desse contexto, este estudo realizou uma análise sociológica da história da modalidade. A problemática central girou em torno do desenvolvimento internacional do Vôlei de Praia ter ocorrido no Brasil ao invés dos EUA. Como hipótese, apresentou-se que a estrutura do subcampo Vôlei de Praia desde a modernidade da modalidade vem sendo determinada pela disputa de duas instituições, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Association of Volleyball Professional (AVP), a luta pelo poder determinou estratégias de transformação e o Brasil foi o espaço estratégico privilegiado para que a FIVB, detentora de capital específico com atitudes ora de conservação ora de subversão, passasse a controlar esse subcampo. Os objetivos traçados foram investigar o processo sociológico, ou seja, como e por que o Brasil (e não os EUA) passou a ser o local onde o Vôlei de Praia se transformou em show business internacional, analisar as configurações entre os agentes/estruturas que compõem o campo em questão e possibilitar possíveis contribuições para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Voleibol. Voleibol de Praia. História e Sociologia do Esporte. Espetacularização. Profissionalização.

Downloads 9950  9950  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Ginástica na Empresa: percepção do trabalhador Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CORRÊA, Carlos Magno Xavier

Este estudo apresenta um debate da atividade física no mundo do trabalho, em uma perspectiva sociológica mais ampla, abordando questões como: psicopatologia, alienação e trabalho. O trabalho avalia a percepção do trabalhador em relação ao programa de Ginástica na Empresa, ressaltando que o programa é uma proposta do Serviço Social da Indústria (SESI). Caracterizou-se como um estudo descritivo com análise quantitativa e qualitativa. Fizeram parte da amostra 270 trabalhadores (87,8 % de homens e 22,2 % de mulheres) de diferentes setores operacionais de uma siderúrgica de grande porte situada no município de Ipatinga- MG. O método utilizado foi a aplicação de um questionário, proposto pelo autor, que permitiu o levantamento de dados em relação ao aspecto físico, à confiabilidade, à qualidade do atendimento, à segurança, à dimensão comportamental e à dimensão corporal do Programa SESI Ginástica na Empresa.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Trabalho. Saúde do trabalhador. Ginástica na
empresa.

Downloads 1574  1574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A análise do jogo em futebol: Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Pedro Miguel Moreira Oliveira e

Atualmente, o nível competitivo alcançado pelo Futebol profissional tem exigido níveis de performance cada vez mais elevados. Neste sentido, o desempenho das equipas em treino e competição tem sido analisado ao pormenor. Uma das formas que tem sido utilizada para monitorizar a performance em Futebol é a análise do jogo. Para os treinadores, a análise das prestações da sua equipa e da equipa adversária tem-se assumido como uma fonte de informação importante na regulação do processo de treino. Com o presente trabalho, pretendeu-se caracterizar as percepções de treinadores de Futebol da I.a Liga Portuguesa, relativamente à operacionalização do processo de análise do jogo da sua equipa e das equipas adversárias (scouting) nos seus clubes. Neste contexto, os objectivos do estudo foram traçados no sentido de conhecer: (1) a importância da análise do jogo; (2) a frequência da sua realização; (3) as principais pessoas envolvidas; (4) os instrumentos e métodos utilizados; (5) a importância atribuída pelos treinadores a diferentes eixos de análise; (6) os principais meios de transmissão da informação à equipa; e (7) a valorização atribuída ao Modelo de Jogo na construção de um instrumento de AJ.

Palavras-chave: Futebol. Observação. Análise do jogo. Scouting. Comunicação da informação. Performance.

Downloads 6665  6665  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Técnica de Lisboa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Pedagogia do esporte e o atletismo : considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Aida Christine Silva Lima do

A ideia deste estudo de investigação científica surgiu em 1.995, quando realizei uma pesquisa inicial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em nível Lato Sensu em Treinamento Desportivo, na FEFISA - Faculdade de Educação Física de Santo André. Verifica-se que a especialização precoce no esporte vem se tomando um problema mundial. É cada vez maior o número de crianças e jovens que se especializam na prática esportiva prematuramente. Observa-se que essa especialização vem estimulando, sobremaneira, a conquista de resultados, o que vem a ser preocupante e, de certa forma, contribui para que a criança e o jovem abandonem o esporte precocemente. Este estudo tem como objetivo identificar os problemas que OCOITem com a especialização precoce na modalidade Atletismo, buscando, assim, contribuir com uma permanente discussão sobre a Pedagogia Esportiva. O universo metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica. Optou-se por realizar uma pesquisa com esportistas do sexo masculino, atuantes no Atletismo no. âmbito nacional. O procedimento utilizado para a coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada com atletas de alto nível da categoria adulta, mais especificamente, praticantes da prova de velocidade (velocistas) e de longa distância (fundistas). O ambiente da pesquisa foi o Troféu Brasil- Edição 1.999, onde os sujeitos entrevistados foram 1°, 2° e 3° colocados de cada prova. Após a investigação, todos os dados foram analisados pela autora e vieram a fortalecer as discussões sobre a pedagogia esportiva com aplicabilidade no Atletismo



Downloads 5714  5714  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo, inteligência e pensamento, a construção de conhecimento para além do ensino da Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo

O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a ideia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações. Desta forma, fundamentamos nossa análise a partir da Teoria Construtivista postulada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. Diferentes tipos de jogos, além de estarem constantemente presentes nos diferentes níveis de ensino, mostram-se especialmente freqüentes durante as aulas designadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, período este destacado neste estudo. Neste trabalho, consideramos os jogos a partir de três vertentes: 1) Jogos enquanto atividades inerentes ao desenvolvimento espontâneo da criança; 2) Os jogos enquanto instrumento de intervenção pedagógica e 3) Os jogos enquanto conteúdos de ensino da Educação Física.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ensino da Educação
Física. Epistemologia genética. Jogos. Metodologia de ensino.

Downloads 3698  3698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Fatores de risco para aterosclerose relacionado ao nível de aptidão cardiorrespiratória em adolescen Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
STABELINI NETO, Antonio

Objetivo: comparar os fatores de risco para aterosclerose entre adolescentes com diferentes níveis de aptidão cardiorrespiratória e verificar quais variáveis (VO2máx, estado nutricional, nível de atividade física e consumo de lipídios) estão associadas aos fatores de risco. Métodos: a amostra probabilística aleatória foi composta por 121 rapazes e 128 moças com idades entre 12 e 16 anos. Para predição do VO2máx foi utilizado o teste de 20 metros proposto por Léger. O nível de atividade física (NAF) foi mensurado por meio do recordatório de Bouchard. O IMC foi calculado através da relação massa corporal/estatura2. A circunferência da cintura foi mensurada no ponto médio entre o último arco costal e a crista ilíaca. Para se obter informações sobre o consumo de lipídios na dieta foi utilizado o inquérito alimentar desenvolvido por Sichieri e Everhart. A pressão arterial foi mensurada utilizando-se um esfigmomanômetro de coluna de mercúrio. O colesterol total (CT), HDL e triglicérides (TG) foram determinados através do método enzimático-colorimétrico. O LDL e VLDL foram calculados. Na análise estatística foram empregados testes t de Student, Qui-quadrado, ANOVA ́s one-way e regressão logística, com nível de significância estipulado em p<0,05.

Palavras-chave: Fatores de risco. Aptidão cardiorrespiratória. Adolescentes.

Downloads 5409  5409  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Interações sociais em aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ROCHA, Braulio

Esta pesquisa participante, embasada pela teoria histórico-cultural de Vigotski (1993; 1999; 2000; 2003) e pelas concepções abertas de ensino nas visões de Hildebrandt (1994) e Hildebrandt e Laging (1986) - quanto a maneira de conduzir as atividades - visou analisar as diversas formas de interações sociais que ocorrem durante a prática de jogos infantis. As observações foram feitas durante aulas de Educação Física ministradas pelo pesquisador para crianças entre nove e onze anos. As interações sociais que foram categorizadas ocorreram durante o processo de prática e formulação de jogos, que eram previamente conhecidos dos alunos, e a proposta de modificar suas regras serviu como motivador para a interação entre eles. Com base na assertiva de que o conflito em ambiente coletivo fomenta a aceitação da crítica e a formulação da autocrítica, ambas estimuladas pela co-decisão e co-responsabilidade, o processo de ensino/aprendizagem proposto nesta pesquisa seguiu as concepções abertas de ensino.

Palavras-chave: Educação Física. Interação social. Internalização.



Downloads 1225  1225  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
NUNES, João Antonio

O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.

Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.


Downloads 2123  2123  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de Educação Física: implicações para a prática pedagógica  Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
RODRIGUES JUNIOR, José Carlos

A pesquisa buscou as compreensões de uma professora de Educação Física sobre os saberes cotidianos de seus alunos em relação à cultura corporal de movimento, procurando entender a forma como a docente lidava e acessava estes saberes no contexto das aulas para, com isso, chegar aos motivos da configuração de sua prática pedagógica. Optou-se por um estudo de cunho qualitativo de perspectiva etnográfica, ancorado nos pressupostos da “descrição densa”. Foram observadas quarenta aulas no ensino fundamental, vinte delas realizadas com uma primeira série e a outra metade com uma segunda série. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida durante três meses, entre abril e junho de 2007 em uma escola pública da Rede Estadual de São Paulo, na cidade de Campinas. Posteriormente à observação das aulas, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com a professora, ambas no próprio ambiente em que foi desenvolvida a pesquisa. A primeira buscou chegar às compreensões da professora sobre a especificidade da Educação Física, sobre os alunos, sobre as aulas e seus conteúdos e sobre os saberes cotidianos dos alunos. A segunda abordou o percurso biográfico da professora, vislumbrando traçar um breve perfil do seu processo de formação pessoal e profissional. Dentre os aspectos mais expressivos alcançados, destacou-se a compreensão da docente de que os saberes cotidianos dos alunos desencadeariam situações conflituosas, tendo, por isso, um caráter negativo ao contexto da aula.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Senso comum. Prática Pedagógica.

Downloads 4370  4370  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 »