Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física e esporte escolar: poder, identidade e diferença Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NUNES, Mário Luiz Ferrari

O atual debate sobre identidade e a diferença está associado ao processo de transformação social. Nesta perspectiva, a identidade é construída à medida que os sistemas de significação e representação cultural se ampliam permitindo ao sujeito localizar-se de diferentes formas na sociedade. Por outro lado, a discussão educacional é como o currículo influencia nas identidades de forma a reproduzir as relações de poder. Diante deste quadro, realizamos uma pesquisa com objetivo de investigar quais posições os sujeitos assumem diante das práticas discursivas da Educação Física e como estas podem contribuir para a constituição de identidades e a enunciação da diferença.

Palavras-chave: Educação Física. Currículo. Poder. Identidade e diferença.

Downloads 2563  2563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O uso de dicas de aprendizagem no ensino de habilidades da dança moderna Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
MOURA, Deborah Kramer Rolim de

A dança é uma atividade motora sistematizada pelo homem desde a antiguidade e através dela, o corpo se traduz em material que pode expressar sensações diversas. A criança, mesmo muito pequena mostra um impulso natural por ações rítmicas e pela dança. É através do corpo na dança que o movimento deixa de ser apenas exercício e se aproxima do trabalho artístico, porém seu ensino exige que sejam tratadas várias informações simultâneas, em cada um de seus movimentos. Muitos estudos em aprendizagem motora entendem o homem como um ser capaz de processar informações a partir de si mesmo e do ambiente em que vive, mas concordam que a capacidade de atenção é limitada ao tratar vários estímulos simultaneamente (SCHMIDT &WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000; LADEWIG, CIDADE & LADEWIG, 2001). O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do uso de dicas de aprendizagem, como facilitador no ensino de habilidades da dança para crianças de 8 a 11 anos, comparando dois grupos de procedimentos: com dicas e sem dicas. A pesquisa contou com 46 meninas, matriculadas em uma escola municipal na cidade de Curitiba- Pr., que foram divididas em dois grupos (CD e SD).

Palavras-chave: Dança. Aprendizagem motora. Atenção. Dicas de aprendizagem.

Downloads 2522  2522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A conduta e o estilo de ensino/treino dos treinadores: a quadra como um estudo de casos Popular Versão: 
Atualização:  4/2/2011
Descrição:
BRUNO, Gincarlo Bazarele Machado

Este estudo foi realizado durante a fase pré-competitiva dos 45° Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Teve como objetivo investigar a conduta e estilo de ensino/treino de treinadores dos esportes de quadra da cidade de Blumenau que disputariam os JASC. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa multicasos de caráter descritivo exploratório.

Palavras-chave: Treinadores. Estilo de ensino/treino. Conduta. Esportes de quadra.

Downloads 2374  2374  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Transformação das aulas de Educação Física: uma intervenção através dos jogos cooperativos Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
MONTEIRO, Fabricio Pomponet

O texto aqui explicitado, primeiramente se propõe a analisar a influência do modelo esportivo de alto rendimento sobre a Educação Física na escola e sobre a sociedade. Assim, através de revisão bibliográfica, e fortemente influenciado pela necessidade de se considerar uma teoria crítica da educação como fundamentação para a sua compreensão, apontou para um alinhamento entre os valores desenvolvidos pelo esporte, aparentemente educativos e saudáveis, e as normas desumanas impostas pela sociedade capitalista, que objetivam unicamente a perpetuação do próprio sistema.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Cooperação. Educação. Esporte.

Downloads 2355  2355  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A pedagogia do esporte e a moralidade infantil Popular Versão: 
Atualização:  17/6/2008
Descrição:
SANTANA, Wilton Carlos de

Este estudo teve como objetivo descobrir quais os tipos de relações estabelecidas em aulas de futsal na infância e em particular se a pedagogia do esporte praticada neste cenário educa para a heteronomia ou para a autonomia. A moral autônoma é aquela em que o sujeito governa a si mesmo, tem consciência das regras e age considerando o outro na relação; é um tipo de moral baseada em relações sociais de cooperação e tem como fontes o respeito mútuo, a reciprocidade e as relações democráticas.

Palavras-chave: Esportes. Pedagogia. Infância. Autonomia. Obediência. Futebol de salão.

Downloads 2341  2341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Sistematização do conhecimento declarativo em Educação Física escolar de quinta a oitava séries do e Popular Versão: 
Atualização:  28/5/2010
Descrição:
ANTUNES, Fabia Helena Chiorboli

O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser transmitido no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, para a Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado a partir de livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar foi avaliada por 11 Docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições.

Palavras-chave: Conhecimento declarativo. Conhecimento escolar. Educação Física escolar. Ensino Fundamental II.

Downloads 2334  2334  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A prática de atividade física e o estado de fluxo: implicações para a formação do futuro profissiona Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
IAOCHITE, Roberto Tadeu

A partir de algumas reflexões sobre a aquisição do conhecimento nos cursos de graduação e sua respectiva aplicabilidade, os objetivos deste estudo foram: analisar o conceito, a regularidade e os motivos da prática de atividade física fora do contexto curricular; o nível de satisfação pessoal (estado de fluxo) decorrente desta prática e a influência do conteúdo das disciplinas cursadas durante a graduação sobre este comportamento de prática.

Downloads 2255  2255  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Necessidades de formação dos professores de Educação Física do ensino fundamental, relacionadas à gi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARCELLOS, Valéria Reis

O trabalho é um estudo descritivo e exploratório que objetiva identificar as necessidades de formação dos professores de educação física do ensino fundamental, relacionadas à ginástica como conteúdo escolar através de dois instrumentos de pesquisa: questionário (semi-estruturado) e entrevista; foi utilizado o software Lexical Sphinx, específico para análise de conteúdo. A metodologia aplicada foi a análise e inferência realizadas a partir de dados amostrais (n = 9) das inquirições com os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Sabará, Estado de Minas Gerais, no Brasil, atuantes no 3º ciclo, especificamente na 5ª série. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos: no primeiro com a utilização do questionário adaptado sobre necessidades de formação relacionadas ao conteúdo ginástica e o segundo momento com a realização de entrevistas pessoais. O resultado assinalou que o conhecimento adquirido na formação inicial não foi suficientemente adequado de modo a favorecer motivação e interesse para o ensino do conteúdo ginástica.

Palavras-chave: Educação Física. Ginástica. Professor. Necessidades de
Formação. Ensino.

Downloads 2233  2233  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técn  Site http://boletimef
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Estados Emocionais: a investigação do medo no contexto esportivo Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
LAVOURA, Tiago Nicola

Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de história de vida e análise de conteúdo temático, este trabalho teve o objetivo de investigar as situações ou acontecimentos que podem desencadear nos atletas o sentimento de medo, como tais indivíduos reconhecem tal sentimento em seus contextos esportivos, e lidam com ele para que o mesmo não prejudique ou interfira na performance esportiva.

Palavras-chave: Estados emocionais. Medo. Contexto esportivo.

Downloads 2231  2231  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Práticas de Educação Física no cárcere: tecnologias digitais como recurso pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
ROSENAU, Nanaderson Rafael

Esta pesquisa aborda as práticas de Educação Física no cárcere e as tecnologias digitais como recurso pedagógico. Entende-se que na formação docente inicial os acadêmicos deveriam vivenciar práticas nos mais diversos cenários de atuação com jovens e adultos. Neste sentido, há necessidade de investir na formação continuada e permanente dos professores que atuam no cenário prisional, pois, para atuar neste espaço é preciso formação específica.

Palavras-chave: Cárcere. Recursos pedagógicos digitais. Reintegração. Sistema prisional.

Downloads 2221  2221  Tamanho do arquivo 3.25 KB  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 1.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 »