Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A conduta e o estilo de ensino/treino dos treinadores: a quadra como um estudo de casos Popular Versão: 
Atualização:  4/2/2011
Descrição:
BRUNO, Gincarlo Bazarele Machado

Este estudo foi realizado durante a fase pré-competitiva dos 45° Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Teve como objetivo investigar a conduta e estilo de ensino/treino de treinadores dos esportes de quadra da cidade de Blumenau que disputariam os JASC. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa multicasos de caráter descritivo exploratório.

Palavras-chave: Treinadores. Estilo de ensino/treino. Conduta. Esportes de quadra.

Downloads 2019  2019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A prática de atividade física e o estado de fluxo: implicações para a formação do futuro profissiona Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
IAOCHITE, Roberto Tadeu

A partir de algumas reflexões sobre a aquisição do conhecimento nos cursos de graduação e sua respectiva aplicabilidade, os objetivos deste estudo foram: analisar o conceito, a regularidade e os motivos da prática de atividade física fora do contexto curricular; o nível de satisfação pessoal (estado de fluxo) decorrente desta prática e a influência do conteúdo das disciplinas cursadas durante a graduação sobre este comportamento de prática.

Downloads 2012  2012  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Necessidades de formação dos professores de Educação Física do ensino fundamental, relacionadas à gi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARCELLOS, Valéria Reis

O trabalho é um estudo descritivo e exploratório que objetiva identificar as necessidades de formação dos professores de educação física do ensino fundamental, relacionadas à ginástica como conteúdo escolar através de dois instrumentos de pesquisa: questionário (semi-estruturado) e entrevista; foi utilizado o software Lexical Sphinx, específico para análise de conteúdo. A metodologia aplicada foi a análise e inferência realizadas a partir de dados amostrais (n = 9) das inquirições com os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Sabará, Estado de Minas Gerais, no Brasil, atuantes no 3º ciclo, especificamente na 5ª série. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos: no primeiro com a utilização do questionário adaptado sobre necessidades de formação relacionadas ao conteúdo ginástica e o segundo momento com a realização de entrevistas pessoais. O resultado assinalou que o conhecimento adquirido na formação inicial não foi suficientemente adequado de modo a favorecer motivação e interesse para o ensino do conteúdo ginástica.

Palavras-chave: Educação Física. Ginástica. Professor. Necessidades de
Formação. Ensino.

Downloads 1945  1945  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técn  Site http://boletimef
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Transformação das aulas de Educação Física: uma intervenção através dos jogos cooperativos Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
MONTEIRO, Fabricio Pomponet

O texto aqui explicitado, primeiramente se propõe a analisar a influência do modelo esportivo de alto rendimento sobre a Educação Física na escola e sobre a sociedade. Assim, através de revisão bibliográfica, e fortemente influenciado pela necessidade de se considerar uma teoria crítica da educação como fundamentação para a sua compreensão, apontou para um alinhamento entre os valores desenvolvidos pelo esporte, aparentemente educativos e saudáveis, e as normas desumanas impostas pela sociedade capitalista, que objetivam unicamente a perpetuação do próprio sistema.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Cooperação. Educação. Esporte.

Downloads 1920  1920  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Estados Emocionais: a investigação do medo no contexto esportivo Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
LAVOURA, Tiago Nicola

Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de história de vida e análise de conteúdo temático, este trabalho teve o objetivo de investigar as situações ou acontecimentos que podem desencadear nos atletas o sentimento de medo, como tais indivíduos reconhecem tal sentimento em seus contextos esportivos, e lidam com ele para que o mesmo não prejudique ou interfira na performance esportiva.

Palavras-chave: Estados emocionais. Medo. Contexto esportivo.

Downloads 1875  1875  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Influência da massa muscular envolvida e dos intervalos de recuperação entre séries sobre as respost Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CASTINHEIRAS NETO, Antonio Gil

O exercício contraresistência (ECR) vem sendo utilizado em programas de emagrecimento e prevenção do ganho de peso gordo. O gasto energético da atividade em si e, principalmente, seu efeito sobre a taxa metabólica após o exercício e o aumento da massa muscular em longo prazo são aspectos importantes nesse contexto. Entretanto, ainda não é possível definir qual ou quais variáveis de prescrição do ECR tem maior impacto sobre o gasto energético total de uma sessão, sobretudo no consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Os objetivos da presente dissertação foram: investigar o efeito de do intervalo de recuperação (1 min vs 3 min) e da massa muscular envolvida no exercício (leg press vs voador peitoral) sobre as respostas cardiorrespiratórias (consumo de oxigênio-VO2, razão entre trocas respiratórias-RER e frequência cardíaca-FC) durante e após sessão de ECR. Dez voluntários [26±4 anos; 179±6 cm; 77±8 kg] destreinados em ECR foram submetidos às situações experimentais, respeitando o método aleatório. Os resultados mostraram que a massa muscular envolvida no exercício é fator determinante do gasto energético total (sessão+EPOC) (p<0,05), sendo maior no legpress independentemente do IR. Por outro lado, se o IR de 3 min associou-se a um maior gasto energético na sessão (p<0,05), o EPOC foi maior nas situações com IR de 1 min, especialmente quando a massa muscular era maior (p<0,05). O RER durante o exercício também foi afetado pela massa muscular (p<0,05), sendo maior no leg-press nos dois IR. A oxidação lipídica na fase de recuperação pós-exercício ocorreu em todas as situações, sem diferença estatística entre as situações experimentais (p>0,05). O exercício com maior massa muscular e curto IR levou à maior FC de pico (p<0,001). A variação do IR não induziu diferença significativa para a FC de pico entre as situações experimentais, seja durante o exercício ou no período de recuperação. Em conclusão, a massa muscular e o intervalo de recuperação influenciam as respostas cardiorrespiratórias durante e após sessões de ECR. Exercícios que envolvem maior massa muscular aumentam o VO2 total, enquanto intervalos curtos de recuperação associam-se a menor VO2 durante a sessão, mas a um maior EPOC.

Palavras-chave: Exercícios físicos, Aptidão física, Aspectos fisiológicos, Metabolismo energético, Treinamento com pesos, Saúde.


Downloads 1844  1844  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Processo de aprendizagem de idosos sobre os benefícios da atividade física Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
OKIMURA, Tiemi

O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem de idosos sobre os benefícios da atividade física (AF). Participaram da pesquisa 42 sujeitos, com idade acima de 60 anos, integrantes do Programa Autonomia para a Atividade Física (PAAF).

Palavras-chave: Aprendizagem de idosos. Programa de Educação Física. Benefícios da atividade física.

Downloads 1794  1794  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila

A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.

Downloads 1736  1736  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A utilização das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano do professor de Educação Físic Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Ariovaldo de Souza.

O desenvolvimento de projetos no ensino médio com a utilização de tecnologias, principalmente informática nas aulas de educação física, evidencia uma trajetória diferenciada teórico-metodológica na ação docente. Nesse quadro questionamos as possibilidades relativas à ação docente quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação e suas implicações na prática pedagógica do professor. Assim, identificamos e analisamos a ação docente quanto ao uso de dois ambientes de ensino diferenciados. Compreendo e estruturando a relação de diferentes ambientes de ensino com a prática pedagógica do professor de Educação Física escolar no ensino médio. O estudo foi elaborado em dois ambientes; a sala de informática e quadra para prática corporal. Com suporte em uma metodologia quanti-qualitativa as observações foram avaliadas por meio de análise do tempo de aula envolvendo a amostragem de tempo em minutos (min.) no qual o professor desenvolve a aula.

Palavras-chave: Ensino médio. Educação Física. Prática pedagógica. Tecnologia da Informação e Comunicação.

Downloads 1719  1719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Oeste Paulista  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação i Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2010
Descrição:
MARCON, Daniel

A realização de atividades de prática pedagógica tem sido proposta na legislação sobre a formação de professores, por desempenhar um papel fundamental na construção de competências pedagógicas dos estudantes-professores, bem como na articulação adequada entre teoria e prática. No entanto, as investigações realizadas sobre esta temática não têm apresentado resultados satisfatórios sobre os aspectos intervenientes da sua operacionalização nos cursos de Licenciatura em Educação Física.


Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Prática pedagógica. Competências pedagógicas.

Downloads 1699  1699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 »