Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Formação multicultural de professores de Educação Física: entre o possível e o real |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
SILVA, Rita de Cassia de Oliveira e
A sociedade está em constante movimento e a escola brasileira, principalmente a de ensino público, necessita acompanhar as transformações ocorridas ao longo dos tempos. Pensar em educação no Brasil, atualmente, é pensar em diferentes sujeitos, portadores de identidades híbridas, atores de diferentes realidades. Nesse sentido, trata-se não somente de respeitar as diferenças, mas também de problematizar o processo pelo qual se constrói o “diferente”, assim como desafiar práticas homogeneizadoras que abafem a pluralidade cultural. Entendendo a Educação Física como parte da educação integral dos indivíduos, o presente estudo tem como objetivo discutir a articulação da Educação Física a uma perspectiva multicultural.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Formação de professores de Educação Física. Estudos de caso.
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1567 0 bytes Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A Educação Física do ginásio paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construç |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto
Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos.
Palavras-chave: História das Disciplinas escolares. História da Educação Física escolar. Educação Física no ensino secundário.
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7148 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Futebol libertário: um jeito novo de jogar na medida |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Fabio Silvestre da
Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, de cunho teórico-metodológico, com a finalidade de investigar o uso do potencial educativo da prática esportiva, especificamente o futebol, na educação não formal como meio para a construção e o exercício da cidadania ativa através do atendimento alternativo direto para adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas em meio aberto que cometeram um ato infracional, na região da Capela do Socorro, atendidos pelo CEDECA Interlagos. O trabalho demonstra que a proposta inovadora pode criar um ambiente para o processo de integração pessoal com a tomada de consciência de sua própria dignidade, auto-estima, consciência corporal, comunicação, responsabilidade, autonomia e exercício da cidadania. Foram atendidos 18 adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos e 11 meses. O processo de seleção teve como critérios a inserção na medida por, pelo menos, um mês. Foram aceitos, ainda, adolescentes que cumpriam medida sem prazo determinado ou por seis meses. A intervenção foi realizada em vinte e quatro encontros semiestruturados dentro de uma metodologia que se chamou PAIS com os princípios e referenciais teóricos da pedagogia da libertação de Paulo Freire. Os resultado foram avaliados pelo processo de educação em si e não pelo número de adolescentes que chegaram ao final com a extinção da medida decretada pelo Poder Judiciário.
Palavras-chave: Adolescente. CEDECA Interlagos. Educação pelo esporte. Liberdade assistida. Medidas sócio-educativas.
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994 0 bytes USP http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal de escolares |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SOARES, José Carlos Pereira
A elevação da ocorrência de obesidade na população em geral tem estimulado os estudos sobre a sua prevalência e o papel da prática de atividade física programada sobre a composição corporal promovendo a redução de fatores de risco para a saúde. Este estudo buscou avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em uma área do nordeste (Parnaíba-PI) e verificar os efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. Inicialmente avaliou-se 371 escolares do sexo masculino com idade entre 7 e 11 anos, selecionados aleatoriamente de escolas públicas locais. Desses escolares, foram medidos: massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital (TR), subescapular (SE) e panturrilha medial (PM) além de circunferência de cintura (CC) e quadril (CQ). Foram a seguir calculados o IMC peso/estatura²), a razão cintura quadril (RCQ) e o percentual de gordura corporal (%GC). Utilizando-se o IMC/idade, foi observada uma baixa ocorrência de sobrepeso (8,36% n=31) e de obesidade (0,54% n=2) na amostra estudada. Com exceção da RCQ os outros indicadores de adiposidade ( TR+SE, TR+PM, CC e % de gordura corporal) apresentaram correlação positiva e significativa com o IMC. Na segunda etapa do estudo, 27 escolares foram submetidos ao método misto de treinamento de futsal, durante 4 meses e avaliados pela antropometria no início e final do estudo.
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3092 0 bytes Universidade Católica de Brasília http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Aspectos da imagem corporal de idosos, praticantes e não praticantes de atividades físicas |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BALESTRA, Carmencita Márcia
A mudança demográfica ocorrida no século XX mudou o perfil etário dos brasileiros.Segundo convenções sociodemográficas, a velhice é a última etapa da vida humana e é delimitada a partir dos 60 anos para países que vivem em tentativa de desenvolvimento. O envelhecimento, enquanto fenômeno, desperta de forma significativa o interesse de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a educação física. Este é um estudo sobre a velhice, a imagem corporal e atividades físicas. Tivemos como base, um referencial teórico que discute a velhice e a imagem corporal. Para uma melhor compreensão da imagem corporal dos idosos, definimos como universo para este estudo os moradores da unidade gerontológica Vila Vida, localizada na cidade de Goiânia/GO e os frequentadores do Centro de Convivência de idosos/CCI, que funciona no mesmo local. Foi definido como critério da população alvo serem os moradores e os frequentadores praticantes e não praticantes de atividades físicas sistematizadas.
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1195 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
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