Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e sua proposta de intervenção na Educação F |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARLAN, Paulo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, as produções científicas (dissertações) produzidas no período de 1980-1993, nos Cursos de Pós-Graduação em Educação das instituições públicas, UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, com temas direcionados especificamente à Educação Física, procurando desvelar quais os esclarecimentos ou que tipo de intervenção proposta para a Educação Física Escolar. Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstruir as estruturas internas das abordagens encontradas: empíricas-analíticas (52%), fenomenológico-hermenuêtica (32%) crítico-dialéticas (16%), quando procuramos elucidar os conceitos de Educação, Educação Física e Movimento Humano nos três níveis de abordagens como também explicitar as categorias técnicas e pressupostos ontológicos. 2) No histórico, procurou-se identificar, a partir da categoria que denominamos como teórico-prático, se as dissertações apresentavam propostas para uma possível intervenção na realidade escolar sem perder de vista o terreno concreto da Educação Física transitando ou se permaneciam apenas a nível da compreensão desta realidade. Na conclusão do estudo, pôde-se evidenciar que as pesquisas, na sua grande maioria, não apontam orientações práticas para os problemas levantados nas pesquisas indicando que o “objeto da pesquisa”, num número significativo delas, não foi extraído da área específica mas do campo de abrangência mais geral, de todas as ciências humanas e sociais.
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11824 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O uso de dicas de aprendizagem no ensino de habilidades da dança moderna |
Versão: Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
MOURA, Deborah Kramer Rolim de
A dança é uma atividade motora sistematizada pelo homem desde a antiguidade e através dela, o corpo se traduz em material que pode expressar sensações diversas. A criança, mesmo muito pequena mostra um impulso natural por ações rítmicas e pela dança. É através do corpo na dança que o movimento deixa de ser apenas exercício e se aproxima do trabalho artístico, porém seu ensino exige que sejam tratadas várias informações simultâneas, em cada um de seus movimentos. Muitos estudos em aprendizagem motora entendem o homem como um ser capaz de processar informações a partir de si mesmo e do ambiente em que vive, mas concordam que a capacidade de atenção é limitada ao tratar vários estímulos simultaneamente (SCHMIDT &WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000; LADEWIG, CIDADE & LADEWIG, 2001). O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do uso de dicas de aprendizagem, como facilitador no ensino de habilidades da dança para crianças de 8 a 11 anos, comparando dois grupos de procedimentos: com dicas e sem dicas. A pesquisa contou com 46 meninas, matriculadas em uma escola municipal na cidade de Curitiba- Pr., que foram divididas em dois grupos (CD e SD).
Palavras-chave: Dança. Aprendizagem motora. Atenção. Dicas de aprendizagem.
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2528 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A formação do homem forte: Educação Física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882- |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PUCHTA, Diogo Rodrigues
O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das ideias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas.
Palavras-chave: História da educação. História das disciplinas escolares. História da Educação Física. Educação do corpo. Gymnastica.
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1022 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Torcida organizada Os Fanáticos: relacionamentos e sociabilidade |
Versão: pdf Atualização: 26/2/2013 |
Descrição:
HANSEN, Viviane
Perpassando o olhar sobre o futebol como esporte espetáculo, percebe-se a torcida como um dos elementos pertencentes a esse meio. A maioria dos Clubes profissionais de futebol possui uma torcida organizada. Focadas pela mídia como formadoras de belas festas e também como promotoras de vários atos violentos, as organizadas são vistas por esses segmentos apenas superficialmente. É sobre isso que trata este trabalho, cuja pesquisa buscou ir além dos aspectos visíveis da torcida, por meio da observação do cotidiano de uma torcida organizada curitibana, qual seja, a Torcida Organizada Os Fanáticos. Percebendo a instituição como um todo, uma questão que chamou bastante atenção foi a interação entre os diversos membros formadores de vários subgrupos dentro do grande grupo. Descreve-se também, os cenários da cidade que compõe os pedaços ocupados pela Torcida Organizada e seus principais símbolos de reconhecimento da torcida e como eles são utilizados no dia a dia e nos rituais desenvolvidos pelo grupo. Através de uma pesquisa etnográfica, foi possível registrar, nas páginas que se seguem, capítulos que relatam a sociabilidade entre os membros da torcida e entre os atores que fazem parte do âmbito futebolístico.
Palavras-chave: Torcida organizada. Sociabilidade. Futebol.
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8505 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Papel das Danças Folclóricas (Pastorinhas e Reis) na Motivação de Atividades Físicas para Idosos |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
CARDOSO, Berta Leni Costa
Há vários estudos que relatam os benefícios bio – fisiológicos da relação atividades físicas e idosos. Porém, o número de praticantes ainda não é satisfatório. Tentou-se resolver essa controvérsia pesquisando o uso do folclore como prática educativa e motivacional em aulas de atividades físicas para idosas. Foram entrevistadas idosas do Clube da Amizade em Caetité – BA, onde se utilizam danças folclóricas em aulas de educação física como motivação. O estudo foi baseado nas reflexões de Paulo Freire, que admite que, para se educarem e motivarem pessoas, deve-se, primeiramente, considerá-las como seres que pensam, agem e sentem. Nesse processo educacional e motivacional, devem-se valorizar experiências, cultura, atitudes e valores dessas pessoas.
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1170 0 bytes Universidade Católica de Brasília http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Meu professor inesquecível: um estudo sobre as características da atuação do professor de Educação F |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
FERRARI, Ana Lucia de Sant'Ana
O foco desta investigação é o professor do curso de graduação em Educação Física, a partir da óptica de seus ex-alunos. A questão proposta para o estudo foi: Quais as características da atuação de professores que marcaram positivamente ex-alunos da graduação em Educação Física? Os dados foram coletados a partir de entrevistas com quatro ex-alunos da graduação em Educação Física de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. A análise do conteúdo foi feita a partir de seis categorias: razões da escolha profissional, o professor lembrado, características pessoais do professor, características de atuação do professor, marcas deixadas na vida pessoal do aluno e marcas deixadas na vida profissional do aluno. O referencial para a análise foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, dando realce à afetividade que permeia o processo ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que os professores que deixaram marcas em seus alunos foram aqueles que exerceram uma mediação positiva entre o aluno e o conteúdo ensinado, demonstrando conhecimento sobre sua disciplina, capacidade de transformar esse conhecimento em ensino, gosto pela profissão e respeito pelo aluno.
Palavras-chave: Afetividade. Professor de Educação Física. Teoria Walloniana.
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7467 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila
A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.
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2150 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Lazer nos clubes sócio-recreativos de Curitiba/PR : a constituição de práticas e representações soci |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Marcos Ruiz da
Os clubes sócio-recreativos constituem-se como manifestação de uma característica específica da sociedade brasileira, a privatização de espaços no formato de condomínios como uma opção para as vivências divertidas no tempo livre. Apesar de características semelhantes quanto à formação, objetivos e estrutura administrativa, cada associação reserva peculiaridades que se formam a partir das tensões e conflitos vividos nesse cenário. Dentro desse contexto, a proposta central do presente trabalho foi discutir o cotidiano dessas estruturas e descortinar elementos que permitam compreender a dinâmica vida associativa nos clubes e as possíveis influências na constituição de modos de vidas e representações sociais na vida dos usuários. Procurando debater algumas variáveis que compõem o contexto dos clubes, foi falado sobre a constituição do tempo social, o espaço e o lúdico, considerando dessa forma a tríade que constituí o lazer. Também foi discutido sobre aspectos de maior destaque dentro do cotidiano dos clubes, que formam pontos de significativa influência na constituição de referenciais para a vida social, com ênfase na forma de administração, as atividades desenvolvidas representadas pela discussão sobre esporte, considerando a desproporção existente nas propostas dos clubes para os associados em relação às demais opções de lazer e, também, pelas tensões existentes nas sociabilidades constituídas nos diversos grupos de interesses.
Palavras-chave: Clubes sócio-recreativos. Tempo social. Representações sociais. Estilo de vida.
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7135 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
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