Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e sua proposta de intervenção na Educação F Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CARLAN, Paulo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, as produções científicas (dissertações) produzidas no período de 1980-1993, nos Cursos de Pós-Graduação em Educação das instituições públicas, UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, com temas direcionados especificamente à Educação Física, procurando desvelar quais os esclarecimentos ou que tipo de intervenção proposta para a Educação Física Escolar. Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstruir as estruturas internas das abordagens encontradas: empíricas-analíticas (52%), fenomenológico-hermenuêtica (32%) crítico-dialéticas (16%), quando procuramos elucidar os conceitos de Educação, Educação Física e Movimento Humano nos três níveis de abordagens como também explicitar as categorias técnicas e pressupostos ontológicos. 2) No histórico, procurou-se identificar, a partir da categoria que denominamos como teórico-prático, se as dissertações apresentavam propostas para uma possível intervenção na realidade escolar sem perder de vista o terreno concreto da Educação Física transitando ou se permaneciam apenas a nível da compreensão desta realidade. Na conclusão do estudo, pôde-se evidenciar que as pesquisas, na sua grande maioria, não apontam orientações práticas para os problemas levantados nas pesquisas indicando que o “objeto da pesquisa”, num número significativo delas, não foi extraído da área específica mas do campo de abrangência mais geral, de todas as ciências humanas e sociais.

Downloads 11889  11889  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Atividades Circenses : possibilidades e perspectivas para a Educação Fisica escolar  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
DUPRAT, Rodrigo Mallet

O presente estudo analisou, a partir da ótica sócio-cultural da Educação Física, o circo como um conteúdo relevante a ser tratado na escola, identificando dentro destes conhecimentos os que realmente podem ser sistematizados e ensinados no âmbito escolar. Para atingir este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico para a obtenção dos fundamentos histórico-críticos e contextualizados das artes circenses, que permita aos professores dar subsídios teóricos a seus alunos, na busca de uma vivência rica em valores e um conhecimento significativo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvida num programa de intervenção de um bimestre, numa escola pública, com alunos de uma sexta série do ensino fundamental. As entrevistas e as aulas foram filmadas em câmera digital e posteriormente analisadas. Ao final das aulas editamos um DVD didático-pedagógico que pode servir como uma referência aos profissionais que busquem incorporar este conhecimento às suas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Circo. Educação Física Escolar. Pedagogia e Didática.

Downloads 4343  4343  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O uso de dicas de aprendizagem no ensino de habilidades da dança moderna Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
MOURA, Deborah Kramer Rolim de

A dança é uma atividade motora sistematizada pelo homem desde a antiguidade e através dela, o corpo se traduz em material que pode expressar sensações diversas. A criança, mesmo muito pequena mostra um impulso natural por ações rítmicas e pela dança. É através do corpo na dança que o movimento deixa de ser apenas exercício e se aproxima do trabalho artístico, porém seu ensino exige que sejam tratadas várias informações simultâneas, em cada um de seus movimentos. Muitos estudos em aprendizagem motora entendem o homem como um ser capaz de processar informações a partir de si mesmo e do ambiente em que vive, mas concordam que a capacidade de atenção é limitada ao tratar vários estímulos simultaneamente (SCHMIDT &WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000; LADEWIG, CIDADE & LADEWIG, 2001). O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do uso de dicas de aprendizagem, como facilitador no ensino de habilidades da dança para crianças de 8 a 11 anos, comparando dois grupos de procedimentos: com dicas e sem dicas. A pesquisa contou com 46 meninas, matriculadas em uma escola municipal na cidade de Curitiba- Pr., que foram divididas em dois grupos (CD e SD).

Palavras-chave: Dança. Aprendizagem motora. Atenção. Dicas de aprendizagem.

Downloads 2593  2593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A formação do homem forte: Educação Física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882- Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PUCHTA, Diogo Rodrigues

O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das ideias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas.

Palavras-chave: História da educação. História das disciplinas escolares. História da Educação Física. Educação do corpo. Gymnastica.

Downloads 1078  1078  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Torcida organizada Os Fanáticos: relacionamentos e sociabilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
HANSEN, Viviane

Perpassando o olhar sobre o futebol como esporte espetáculo, percebe-se a torcida como um dos elementos pertencentes a esse meio. A maioria dos Clubes profissionais de futebol possui uma torcida organizada. Focadas pela mídia como formadoras de belas festas e também como promotoras de vários atos violentos, as organizadas são vistas por esses segmentos apenas superficialmente. É sobre isso que trata este trabalho, cuja pesquisa buscou ir além dos aspectos visíveis da torcida, por meio da observação do cotidiano de uma torcida organizada curitibana, qual seja, a Torcida Organizada Os Fanáticos. Percebendo a instituição como um todo, uma questão que chamou bastante atenção foi a interação entre os diversos membros formadores de vários subgrupos dentro do grande grupo. Descreve-se também, os cenários da cidade que compõe os pedaços ocupados pela Torcida Organizada e seus principais símbolos de reconhecimento da torcida e como eles são utilizados no dia a dia e nos rituais desenvolvidos pelo grupo. Através de uma pesquisa etnográfica, foi possível registrar, nas páginas que se seguem, capítulos que relatam a sociabilidade entre os membros da torcida e entre os atores que fazem parte do âmbito futebolístico.

Palavras-chave: Torcida organizada. Sociabilidade. Futebol.

Downloads 8613  8613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O Papel das Danças Folclóricas (Pastorinhas e Reis) na Motivação de Atividades Físicas para Idosos Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
CARDOSO, Berta Leni Costa

Há vários estudos que relatam os benefícios bio – fisiológicos da relação atividades físicas e idosos. Porém, o número de praticantes ainda não é satisfatório. Tentou-se resolver essa controvérsia pesquisando o uso do folclore como prática educativa e motivacional em aulas de atividades físicas para idosas. Foram entrevistadas idosas do Clube da Amizade em Caetité – BA, onde se utilizam danças folclóricas em aulas de educação física como motivação. O estudo foi baseado nas reflexões de Paulo Freire, que admite que, para se educarem e motivarem pessoas, deve-se, primeiramente, considerá-las como seres que pensam, agem e sentem. Nesse processo educacional e motivacional, devem-se valorizar experiências, cultura, atitudes e valores dessas pessoas.

Downloads 1215  1215  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Meu professor inesquecível: um estudo sobre as características da atuação do professor de Educação F Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FERRARI, Ana Lucia de Sant'Ana

O foco desta investigação é o professor do curso de graduação em Educação Física, a partir da óptica de seus ex-alunos. A questão proposta para o estudo foi: Quais as características da atuação de professores que marcaram positivamente ex-alunos da graduação em Educação Física? Os dados foram coletados a partir de entrevistas com quatro ex-alunos da graduação em Educação Física de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. A análise do conteúdo foi feita a partir de seis categorias: razões da escolha profissional, o professor lembrado, características pessoais do professor, características de atuação do professor, marcas deixadas na vida pessoal do aluno e marcas deixadas na vida profissional do aluno. O referencial para a análise foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, dando realce à afetividade que permeia o processo ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que os professores que deixaram marcas em seus alunos foram aqueles que exerceram uma mediação positiva entre o aluno e o conteúdo ensinado, demonstrando conhecimento sobre sua disciplina, capacidade de transformar esse conhecimento em ensino, gosto pela profissão e respeito pelo aluno.

Palavras-chave: Afetividade. Professor de Educação Física. Teoria Walloniana.

Downloads 7508  7508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila

A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.

Downloads 2230  2230  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Lazer nos clubes sócio-recreativos de Curitiba/PR : a constituição de práticas e representações soci Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcos Ruiz da

Os clubes sócio-recreativos constituem-se como manifestação de uma característica específica da sociedade brasileira, a privatização de espaços no formato de condomínios como uma opção para as vivências divertidas no tempo livre. Apesar de características semelhantes quanto à formação, objetivos e estrutura administrativa, cada associação reserva peculiaridades que se formam a partir das tensões e conflitos vividos nesse cenário. Dentro desse contexto, a proposta central do presente trabalho foi discutir o cotidiano dessas estruturas e descortinar elementos que permitam compreender a dinâmica vida associativa nos clubes e as possíveis influências na constituição de modos de vidas e representações sociais na vida dos usuários. Procurando debater algumas variáveis que compõem o contexto dos clubes, foi falado sobre a constituição do tempo social, o espaço e o lúdico, considerando dessa forma a tríade que constituí o lazer. Também foi discutido sobre aspectos de maior destaque dentro do cotidiano dos clubes, que formam pontos de significativa influência na constituição de referenciais para a vida social, com ênfase na forma de administração, as atividades desenvolvidas representadas pela discussão sobre esporte, considerando a desproporção existente nas propostas dos clubes para os associados em relação às demais opções de lazer e, também, pelas tensões existentes nas sociabilidades constituídas nos diversos grupos de interesses.

Palavras-chave: Clubes sócio-recreativos. Tempo social. Representações sociais. Estilo de vida.

Downloads 7199  7199  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARZINEK, Adriano

O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças motivacionais intrínsecas e extrínsecas entre os sexos masculino e feminino das 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio para a prática das aulas de Educação Física. Entende-se por motivação intrínseca o interesse do indivíduo pelos aspectos inerentes à atividade, e por motivação extrínseca a execução da tarefa visando recompensas externas a ela. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva. A amostra foi composta de 279 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, de 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio do colégio Branca da Mota Fernandes do município de Maringá-PR, que se dispuseram a participar da pesquisa. O nstrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por KOBAL (1996); trata-se de um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes a motivação intrínseca e 16 referentes a motivação extrínseca.

Downloads 13297  13297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 »