Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar : características cine |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LEVANDOSKI, Gustavo
O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra um ou outros, causando dor, angústia e sofrimento a vítima, gerando como consequência, problemas psicológicos. Esta pesquisa teve como objetivo averiguar se as variáveis cineantropométricas, auto-imagem corporal e status social dos alunos com característica de vítimas, agressores/vítimas e agressores de bullying, a partir da indicação dos colegas de classe, questionário e observação do pesquisador. A pesquisa foi realizada com 337 alunos da 6° série do ensino fundamental de uma escola da rede pública da Grande Florianópolis- SC (Brasil). A avaliação foi realizada em três momentos, no primeiro com a aplicação das escalas de silhueta e percepção da imagem corporal. Em segundo, avaliação cineantropométrica, e em terceiro, aplicação das técnicas para diagnóstico do fenômeno bullying, através do questionário da violência entre pares de Freire et. al (2006), a escala sócio- métrica criada pelo autor deste estudo, e a observação do pesquisador. A análise estatística foi realizada utilizando os testes de Análise de Variância com Post-Hoc de Tukey, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis para indicar a diferença entre os alunos com envolvimento bullying e correlações com coeficiente Pearson e Spearman sempre adotando um p= 0,05. A incidência foi de 28,3% de alunos envolvidos neste fenômeno, sendo que 14,1; 4,3 e 9,8 por cento destes eram vítimas, agressores/vítimas e agressores respectivamente. Constatou-se que envolvidos diferenciaram-se estatisticamente em termos morfológicos, motores e na posição de status no grupo escolar. Não houve diferença entre os envolvidos em relação à auto-imagem percebida e a ideal, mas encontramos que tanto as vítimas quanto os agressores/vítimas, gostariam de serem maiores fisicamente, e que em média os agressores estão mais satisfeitos com sua imagem corporal. Encontrou-se uma correlação (r= 0,354; p= 0,010) entre estar envolvido em bullying e atitudes de mau comportamento e baixo desempenho escolar. Em algumas disciplinas do currículo escolar as notas que medem o desempenho acadêmico indicaram valores mais satisfatórios para as vítimas (F= 4,645; p= 0,014). Por fim o perfil das vítimas apresentou uma massa corporal total, massa corporal magra, estatura, envergadura, aptidão física principalmente nos testes que avaliam a força física e nas relações que medem o status no meio social com valores e níveis inferiores em relação aos agressores. Conclui-se que existem diferenças significativas entre vítimas e agressores envolvidos com bullying no ambiente escolar nos aspectos cineantropométricos e status social.
Palavras-chave: Bullying. Cineantropometria. Imagem corporal. Status. Escola.
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1772 0 bytes Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
NUNES, João Antonio
O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.
Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.
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2057 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila
A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.
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2149 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Futebol profissional e administração profissional: da prática amadorista à gestão competitiva |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SPESSOTO, Rubens Eduardo Nascimento
A pesquisa analisou a gestão realizada, estrutura que dispunham e a influência que esses fatores exerciam no resultado esportivo obtido pelos clubes de futebol profissional, que disputaram a primeira divisão do Campeonato Brasiliense do Distrito Federal entre os anos de 2003 e 2007. O cenário esportivo atual, mostra o futebol como uma modalidade que apresentou um crescimento muito grande nos últimos anos, possibilitando a prática dessa modalidade esportiva por milhões de pessoas. Esse constante aumento na prática esportiva deu origem a classe dos dirigentes esportivos que passam a fazer a administração dos clubes, visto ser a gestão um fator importante para permanecer no mercado competitivo, como é o caso do mercado esportivo. Apesar dessa competição, os dirigentes passaram a fazer de seus cargos um monopólio, criando estatutos que possibilitam a reeleição por inúmeras vezes, impossibilitando a renovação de ideias no cargo de dirigente. Uma boa estrutura é importante para a formação de jovens e talentosos jogadores e em casos onde há formação de parcerias, serve como importante lastro, pode ser utilizado para o cumprimento de acordo feito em contratos, caso os clubes não tenham como honrar suas responsabilidades. Já os resultados esportivos, são consequências esperadas por todos os clubes, tendo em vista o trabalho realizado, a administração desenvolvida. Com resultados esportivos positivos, o clube consegue atrair mais torcedores aos estádios, consuma mais produtos licenciados com a marca do clube, faz com que mais torcedores se tornem sócios-torcedores, elevando assim a receita do clube. Na pesquisa foram estudados dezesseis clubes de futebol que disputaram a primeira divisão do campeonato brasiliense de futebol profissional do Distrito Federal, entre os anos de 2003 e 2007. A investigação permitiu verificar a existência, de relação entre a gestão realizada e a estrutura percebida pelos clube quando comparadas aos resultados esportivos obtidos por esses clubes. Foi realizada revisão de literatura de como se apresentava a administração esportiva no Brasil e no mundo. Apresentou-se ainda, alguns acontecimentos em clubes de Brasília acerca da gestão realizada e dos resultados obtidos pelas equipes. Durante todo o período, apenas três clubes apresentaram estar registrados como clube-empresa, contudo não foram os únicos a apresentaram profissionais qualificados para a administração do clube. Em termos estatísticos foram utilizadas medidas de correlação para variáveis qualitativas levantadas em questionários aplicados aos dirigentes dos clubes. Tendo em vista as limitações do presente trabalho, novos estudos devem ser produzidos, no sentido de aprofundarem o problema aqui discutido.
Palavras-chave: Administração. Educação Física. Gestão do esporte. Futebol.
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2205 0 bytes Universidade de Brasília, Brasília, 2008. http:// |
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