Categoria: Educação Fisica Dissertações |
As percepções pessoais, crenças e valores dos alunos na disciplina de Educação Física  |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
NOLASCO, Ronaldo César
A pesquisa sobre o pensamento do aluno, tendo suas bases na psicologia cognitiva, releva as atitudes, percepções pessoais, crenças e valores como elemento mediador entre o ensino e a aprendizagem, bem como ressalta a influência mútua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e o produto da aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo analisar o pensamento dos alunos,no que diz respeito as suas percepções pessoais, atitudes, crenças e valores na disciplina de Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Pensamento do aluno. Crenças. Valores. Pedagogia.
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1574 0 bytes Universidade Castelo Branco http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Aspectos da imagem corporal de idosos, praticantes e não praticantes de atividades físicas  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BALESTRA, Carmencita Márcia
A mudança demográfica ocorrida no século XX mudou o perfil etário dos brasileiros.Segundo convenções sociodemográficas, a velhice é a última etapa da vida humana e é delimitada a partir dos 60 anos para países que vivem em tentativa de desenvolvimento. O envelhecimento, enquanto fenômeno, desperta de forma significativa o interesse de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a educação física. Este é um estudo sobre a velhice, a imagem corporal e atividades físicas. Tivemos como base, um referencial teórico que discute a velhice e a imagem corporal. Para uma melhor compreensão da imagem corporal dos idosos, definimos como universo para este estudo os moradores da unidade gerontológica Vila Vida, localizada na cidade de Goiânia/GO e os frequentadores do Centro de Convivência de idosos/CCI, que funciona no mesmo local. Foi definido como critério da população alvo serem os moradores e os frequentadores praticantes e não praticantes de atividades físicas sistematizadas.
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1166 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Associaçăo da atividade física, consumo de álcool e índice de massa corporal com a qualidade de  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GORDIA, Alex Pinheiro
Investigar a relação do Nível de Atividade Física (NAF), consumo de álcool e Índice de Massa Corporal (IMC) com a Qualidade de Vida (QV) de adolescentes. Métodos: participaram deste estudo 608 adolescentes, com idades entre 14 a 20 anos, estudantes do Ensino Médio do município da Lapa, PR. Foram mensuradas a massa corporal e a estatura para obtenção do IMC. Para a avaliação da condição socioeconômica foi utilizado o questionário desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Para mensuração das variáveis QV, NAF e consumo de álcool foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Instrumento Abreviado para Análise da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-Bref); b) Questionário Internacional de Atividades Físicas (IPAQ versão 8, forma curta, última semana); c) Teste para a Identificação de Problemas Decorrentes do Uso de Álcool (AUDIT). Para análise dos dados recorreu- se à estatística descritiva e aos testes de Kolmogorov Smirnov, Teste t de Student, ANOVA one-way, Qui-quadrado, Regressão Logística binária e multinomial.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Atividade física. Consumo de álcool. Índice de massa corporal. Variáveis sociodemográficas. Adolescentes.
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1534 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila
A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.
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2096 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Atividade física, um paradoxo para a saúde: estudo a partir de universitários recém-ingressos ao cur  |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CONTE, Marcelo
Atualmente a relação Saúde/Atividade Física tem se revelado uma das dimensões mais controversas do conhecimento humano. Neste contexto, são destacados os efeitos benéficos e prejudiciais do exercício físico, como em situações de doenças cardiovasculares, durante a gestação e a terceira idade e, ainda, nas ocorrências de lesões desportivas. A partir dessas pontuações desdobrase outra discussão mais específica: a referente aos hábitos pessoais de indivíduos fisicamente ativos e inativos. Com efeito, esta vem se expressando surpreendentemente, pois esportistas ou jovens ativos apresentam comportamento tanto paradoxal: se por um lado, praticam atividade física regular (fato este reconhecido como atitude favorável à manutenção de vida saudável), por outro se expõem mais do que os sedentários a condutas de risco à saúde. Procurando melhor entendimento à questão, os objetivos gerais da presente Dissertação consistem em: explorar as relações entre nível de atividade física, tabagismo e etilismo em universitários e, ainda, investigar variáveis da aptidão física e morbidade referida dessas pessoas. Por meio de estudo transversal seriado, coletaram-se de 290 pessoas, do sexo masculino e feminino, calouros dos cursos de Medicina, matriculados na Universidade Estadual de Campinas, os dados de interesse, visando, através de anamnese dirigida, conhecer informações a respeito dos níveis de atividade física, hábitos pessoais de tabagismo e consumo de álcool; e pelos testes de capacidade aeróbia e muscular, as distribuições das variáveis de aptidão física. Os registros complementares sobre morbidade referida foram obtidos através de anamnese e semiologia clínica de rastreamento empregadas dirigidamente pela respectiva área técnica especializada. Para classificar o nível de atividade física adotou-se o critério adaptado de Caspersen & Merritt (1995): i) nível 1: Fisicamente Inativo (sem tempo definido dedicado a atividade física); ii) nível 2: Ativo Irregular (atividade por menos que 3 vezes semanais e/ou com tempo inferior a 20 minutos por sessão) e iii) nível 3: Ativo Regular (3 vezes ou mais por semana, com tempo igual ou superior a 20 minutos por sessão). O plano analítico compreendeu Teste Exato de Fisher para estudar a associação do etilismo e tabagismo com o nível de atividade física, e ainda foram ajustados os modelos logístico, linear e de Poisson aos dados disponíveis. O Modelo Logístico foi ajustado para etilismo, tabagismo e índice de massa corporal, considerando como variáveis independentes o nível de atividade física, sexo e idade, o Modelo Linear para consumo máximo de oxigênio e força dos membros inferiores, sendo aplicado o teste F (análise de variância) para testar o efeito das variáveis independentes, bem como o Teste de Tukey para comparar as respectivas médias. O Modelo de Poisson para verificar o efeito da resistência muscular localizada abdominal e força/resistência muscular dos membros superiores, segundo nível de atividade física, sexo e idade. Comparações entre proporções foram processadas pela estatística qui-quadrado, segundo programa informatizado corrente e interpretadas ao nível de 5% de significância. Os resultados foram expressos sob a forma de apresentação tabular e gráfica, de acordo com o preconizado pelas normas vigentes, obteve-se que, em relação ao etilismo, tanto os indivíduos sedentários quanto ativos irregulares diferem dos ativos regulares; em outras palavras, os alunos com menores níveis de atividade física consomem menos bebidas alcóolicas do que os mais ativos, entretanto sexo e idade não influenciaram esse aspecto. No que se refere ao tabagismo, apenas idade mostrou diferença estatística, pois o consumo diário de cigarros é maior entre os alunos mais jovens. O índice de massa corporal não se relacionou com o nível de atividade física, porém os escores do sexo masculino foram mais elevados que dos feminino e os dos calouros jovens superiores aos dos calouros mais velhos. De acordo com o esperado, os índices de aptidão física dos ativos foram superiores aos dos sedentários. Especificamente, quanto ao inquérito de morbidade referida, observou-se que o uso atual de medicamentos, entre o sexo feminino foi maior comparado ao masculino.
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1058 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade Estadu http://boletimef.org/biblioteca/2820/Atividade-fisica-um-paradoxo-para-a-saude |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Brincar e Dançar .... É só começar  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira
O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança, geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir tanto as mais fortes, quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.
Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura.
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805 0 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU http://efartigos.atspace.org/danca.html |
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