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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Futebol libertário: um jeito novo de jogar na medida Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Fabio Silvestre da

Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, de cunho teórico-metodológico, com a finalidade de investigar o uso do potencial educativo da prática esportiva, especificamente o futebol, na educação não formal como meio para a construção e o exercício da cidadania ativa através do atendimento alternativo direto para adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas em meio aberto que cometeram um ato infracional, na região da Capela do Socorro, atendidos pelo CEDECA Interlagos. O trabalho demonstra que a proposta inovadora pode criar um ambiente para o processo de integração pessoal com a tomada de consciência de sua própria dignidade, auto-estima, consciência corporal, comunicação, responsabilidade, autonomia e exercício da cidadania. Foram atendidos 18 adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos e 11 meses. O processo de seleção teve como critérios a inserção na medida por, pelo menos, um mês. Foram aceitos, ainda, adolescentes que cumpriam medida sem prazo determinado ou por seis meses. A intervenção foi realizada em vinte e quatro encontros semiestruturados dentro de uma metodologia que se chamou PAIS com os princípios e referenciais teóricos da pedagogia da libertação de Paulo Freire. Os resultado foram avaliados pelo processo de educação em si e não pelo número de adolescentes que chegaram ao final com a extinção da medida decretada pelo Poder Judiciário.

Palavras-chave: Adolescente. CEDECA Interlagos. Educação pelo esporte. Liberdade assistida. Medidas sócio-educativas.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal de escolares Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOARES, José Carlos Pereira

A elevação da ocorrência de obesidade na população em geral tem estimulado os estudos sobre a sua prevalência e o papel da prática de atividade física programada sobre a composição corporal promovendo a redução de fatores de risco para a saúde. Este estudo buscou avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em uma área do nordeste (Parnaíba-PI) e verificar os efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. Inicialmente avaliou-se 371 escolares do sexo masculino com idade entre 7 e 11 anos, selecionados aleatoriamente de escolas públicas locais. Desses escolares, foram medidos: massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital (TR), subescapular (SE) e panturrilha medial (PM) além de circunferência de cintura (CC) e quadril (CQ). Foram a seguir calculados o IMC peso/estatura²), a razão cintura quadril (RCQ) e o percentual de gordura corporal (%GC). Utilizando-se o IMC/idade, foi observada uma baixa ocorrência de sobrepeso (8,36% n=31) e de obesidade (0,54% n=2) na amostra estudada. Com exceção da RCQ os outros indicadores de adiposidade ( TR+SE, TR+PM, CC e % de gordura corporal) apresentaram correlação positiva e significativa com o IMC. Na segunda etapa do estudo, 27 escolares foram submetidos ao método misto de treinamento de futsal, durante 4 meses e avaliados pela antropometria no início e final do estudo.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Aspectos da imagem corporal de idosos, praticantes e não praticantes de atividades físicas Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BALESTRA, Carmencita Márcia

A mudança demográfica ocorrida no século XX mudou o perfil etário dos brasileiros.Segundo convenções sociodemográficas, a velhice é a última etapa da vida humana e é delimitada a partir dos 60 anos para países que vivem em tentativa de desenvolvimento. O envelhecimento, enquanto fenômeno, desperta de forma significativa o interesse de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a educação física. Este é um estudo sobre a velhice, a imagem corporal e atividades físicas. Tivemos como base, um referencial teórico que discute a velhice e a imagem corporal. Para uma melhor compreensão da imagem corporal dos idosos, definimos como universo para este estudo os moradores da unidade gerontológica Vila Vida, localizada na cidade de Goiânia/GO e os frequentadores do Centro de Convivência de idosos/CCI, que funciona no mesmo local. Foi definido como critério da população alvo serem os moradores e os frequentadores praticantes e não praticantes de atividades físicas sistematizadas.

Downloads 1196  1196  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Determinantes ambientais para a realização de atividades físicas nos parques urbanos de Curitiba: um Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
REIS, Rodrigo Siqueira

Os benefícios que uma vida ativa proporciona à saúde e a elevada prevalência de sedentarismo na população têm aumentado o interesse sobre o estudo dos fatores que influenciam a prática regular de atividades físicas. Estudos têm utilizado diferentes abordagens para investigar estes fatores. No entanto, poucos estudos tem sido desenvolvidos a partir de abordagens ecológicas, que investigam a relação sujeito-ambiente. A Cidade de Curitiba é reconhecida como modelo de ecologia e qualidade de vida, em parte pelo grande número de áreas verdes, especialmente parques e praças. Todavia, pouco se sabe sobre a utilização destes locais para a realização de atividades físicas. Este estudo de natureza descritiva, realizado em duas etapas, buscou identificar as formas de utilização e os determinantes ambientais para a prática de atividades físicas no Jardim Botânico de Curitiba-PR.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes para a prática da Educação Física: uma análise comparativa de instituiçã Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Maria Goretti Ramos

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as causas que podem motivar ou não alunos e alunas de escolas públicas e particulares, integrantes da 8ª série do ensino fundamental, para a prática das atividades que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física. A partir de minhas observações, na função de professora dessa área, foi possível detectar que muitos alunos, ao atingirem essa fase em sua trajetória escolar, principalmente as meninas, tornam-se apáticos em suas participações, independente dos conteúdos propostos. Com isso, buscamos investigar cientificamente as causas que impedem maior participação dos alunos dessa série, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de questionários, que foram aplicados aos meninos e meninas da 8ª série, em duas escolas que apresentaram convergência em diferentes aspectos, sendo uma da rede particular e outra da rede pública. A interpretação das respostas dadas pelos alunos fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, L. (1977), o que permitiu verificar diferentes categorias baseadas em percepções positiva e negativa dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, na escola.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Adolescência. Motivação.

Downloads 4115  4115  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu, São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física e Esporte: uma visão na Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

O estudo realizado objetiva discutir algumas questões presentes nas relações entre a Educação Física Escolar e o Esporte, enquanto elemento de Educação, no espaço da Escola Pública de 1o grau, especialmente no período de 5a a 8a série. Aborda-se sobre a crise da Educação Física identificando-a com um contexto maior; faz-se o caminho inverso do geral para o particular, da crise da sociedade, dos seus diferentes sistemas, da escola e da Educação Física. A linha básica de argumentação foi de início discutir sobre as possibilidades de Educação, evidenciando a escola como principal instituição formal, onde se dá a Educação das pessoas, embora reconheça-se não ser a única forma de se educar. O Esporte é destacado como elemento de Educação em algumas instituições não-formais, onde aponta-se para as limitações existentes; quer seja pela elitização nos clubes esportivos (número reduzidos de pessoas), ou pelo excesso de informalidade com que o Esporte é desenvolvido nos programas e projetos esportivos públicos (enfatizado apenas no aspecto lúdico). Busca-se subsídios para estabelecer a discussão entre Educação Física e Esporte e tenta-se relacioná-los.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Esporte. Escola pública.

Downloads 15569  15569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A utilização das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano do professor de Educação Físic Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Ariovaldo de Souza.

O desenvolvimento de projetos no ensino médio com a utilização de tecnologias, principalmente informática nas aulas de educação física, evidencia uma trajetória diferenciada teórico-metodológica na ação docente. Nesse quadro questionamos as possibilidades relativas à ação docente quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação e suas implicações na prática pedagógica do professor. Assim, identificamos e analisamos a ação docente quanto ao uso de dois ambientes de ensino diferenciados. Compreendo e estruturando a relação de diferentes ambientes de ensino com a prática pedagógica do professor de Educação Física escolar no ensino médio. O estudo foi elaborado em dois ambientes; a sala de informática e quadra para prática corporal. Com suporte em uma metodologia quanti-qualitativa as observações foram avaliadas por meio de análise do tempo de aula envolvendo a amostragem de tempo em minutos (min.) no qual o professor desenvolve a aula.

Palavras-chave: Ensino médio. Educação Física. Prática pedagógica. Tecnologia da Informação e Comunicação.

Downloads 2042  2042  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Oeste Paulista  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Os sentidos do futebol espetáculo para estudantes de distintas classes sociais Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
TOTO, Rogério

O presente estudo busca identificar em que medida o pertencimento de classe social interfere nos sentidos e perspectivas do jovem brasileiro frente ao futebol espetáculo, bem como compreender os mecanismos sociais que determinam a decisão de os sujeitos investirem na carreira profissional esportiva em detrimento da trajetória escolar longa. Começamos com uma abordagem sociológica, a análise crítica dos processos de difusão, massificação e profissionalização do futebol ocorridas no contexto da sociedade pós-industrial. Enfocamos a conflituosa mutação da modalidade, inicialmente elitizada com fins social-distintivos para esporte de massa — ideal de ascensão social da classe popular —, além da dependência com a mídia, das razões que levaram a caracterizar-se como produto da indústria cultural, culminando com a transformação do futebol em mercadoria submetida às leis e lógica da sociedade de consumo.

Palavras-chave: Educação Física. Futebol. Sociologia do Esporte.

Downloads 1830  1830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Alan Quairoz da

A virtualização do corpo no esporte-telespetáculo e nos jogos eletrônicos, bem como as repercussões desse fenômeno na cultura corporal de movimento contemporânea, já foi identificada por alguns estudiosos. Como evidência do impacto das mídias sobre as rianças, nas aulas de Educação Física na escola, os alunos não conseguem se “desligar” do último episódio do desenho animado que assistiram na TV. Por outro lado, as crianças apropriam-se das imagens e conteúdos televisivos, transformando-os em estruturas lúdicas que sustentam suas brincadeiras. A problematização pedagógica que, então, aqui apresentamos é se a Educação Física não deveria levar em conta tal fenômeno de modo privilegiado, atualizando seus projetos educativos, valendo-se do interesse das crianças e jovens pelas mídias e novas TICs, em favor de seus propósitos educacionais. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar as possibilidades pedagógicas do processo de virtualização do jogo presente nas mídias e TICs, propondo a transformação/transferência do virtual/virtualidade em uma experiência corporal educativa na escola, atualizada sob a forma de jogos que possam ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física, a partir dos “jogos virtuais” que são de conhecimento dos alunos, seja a partir de filmes, brinquedos, desenhos animados ou jogos de videogames e computadores.

Palavras-chave: Mídias. Jogos. Virtualização. Atualização. Educação Física Escolar.

Downloads 1187  1187  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Influência da massa muscular envolvida e dos intervalos de recuperação entre séries sobre as respost Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CASTINHEIRAS NETO, Antonio Gil

O exercício contraresistência (ECR) vem sendo utilizado em programas de emagrecimento e prevenção do ganho de peso gordo. O gasto energético da atividade em si e, principalmente, seu efeito sobre a taxa metabólica após o exercício e o aumento da massa muscular em longo prazo são aspectos importantes nesse contexto. Entretanto, ainda não é possível definir qual ou quais variáveis de prescrição do ECR tem maior impacto sobre o gasto energético total de uma sessão, sobretudo no consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Os objetivos da presente dissertação foram: investigar o efeito de do intervalo de recuperação (1 min vs 3 min) e da massa muscular envolvida no exercício (leg press vs voador peitoral) sobre as respostas cardiorrespiratórias (consumo de oxigênio-VO2, razão entre trocas respiratórias-RER e frequência cardíaca-FC) durante e após sessão de ECR. Dez voluntários [26±4 anos; 179±6 cm; 77±8 kg] destreinados em ECR foram submetidos às situações experimentais, respeitando o método aleatório. Os resultados mostraram que a massa muscular envolvida no exercício é fator determinante do gasto energético total (sessão+EPOC) (p<0,05), sendo maior no legpress independentemente do IR. Por outro lado, se o IR de 3 min associou-se a um maior gasto energético na sessão (p<0,05), o EPOC foi maior nas situações com IR de 1 min, especialmente quando a massa muscular era maior (p<0,05). O RER durante o exercício também foi afetado pela massa muscular (p<0,05), sendo maior no leg-press nos dois IR. A oxidação lipídica na fase de recuperação pós-exercício ocorreu em todas as situações, sem diferença estatística entre as situações experimentais (p>0,05). O exercício com maior massa muscular e curto IR levou à maior FC de pico (p<0,001). A variação do IR não induziu diferença significativa para a FC de pico entre as situações experimentais, seja durante o exercício ou no período de recuperação. Em conclusão, a massa muscular e o intervalo de recuperação influenciam as respostas cardiorrespiratórias durante e após sessões de ECR. Exercícios que envolvem maior massa muscular aumentam o VO2 total, enquanto intervalos curtos de recuperação associam-se a menor VO2 durante a sessão, mas a um maior EPOC.

Palavras-chave: Exercícios físicos, Aptidão física, Aspectos fisiológicos, Metabolismo energético, Treinamento com pesos, Saúde.


Downloads 4137  4137  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2009  Site http://
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