Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e sua proposta de intervenção na Educação F  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARLAN, Paulo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, as produções científicas (dissertações) produzidas no período de 1980-1993, nos Cursos de Pós-Graduação em Educação das instituições públicas, UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, com temas direcionados especificamente à Educação Física, procurando desvelar quais os esclarecimentos ou que tipo de intervenção proposta para a Educação Física Escolar. Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstruir as estruturas internas das abordagens encontradas: empíricas-analíticas (52%), fenomenológico-hermenuêtica (32%) crítico-dialéticas (16%), quando procuramos elucidar os conceitos de Educação, Educação Física e Movimento Humano nos três níveis de abordagens como também explicitar as categorias técnicas e pressupostos ontológicos. 2) No histórico, procurou-se identificar, a partir da categoria que denominamos como teórico-prático, se as dissertações apresentavam propostas para uma possível intervenção na realidade escolar sem perder de vista o terreno concreto da Educação Física transitando ou se permaneciam apenas a nível da compreensão desta realidade. Na conclusão do estudo, pôde-se evidenciar que as pesquisas, na sua grande maioria, não apontam orientações práticas para os problemas levantados nas pesquisas indicando que o “objeto da pesquisa”, num número significativo delas, não foi extraído da área específica mas do campo de abrangência mais geral, de todas as ciências humanas e sociais.
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11722 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A roda do mundo : Os fundamentos da Capoeira Angola “glocalizada”  |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
BRITO, Celso de
Este trabalho trata da análise etnográfica multissituada de grupos de Capoeira Angola das cidades de Lyon, na França (Grupo de Capoeira Angola Cabula), e de Curitiba, no Brasil (Grupo de Capoeira Angola Zimba), e suas relações no interior da “comunidade transnacional da Capoeira Angola”. A análise considera o conjunto de normas ritualísticas da Capoeira Angola, chamado de fundamentos, para a formação das identidades dos sujeitos angoleiros que se organizam em um “sistema de linhagem” baseado na ideia de ancestralidade mítica africana. Vê-se que o “sistema de linhagem” expande-se pelo mundo, através da formação de “núcleos emergentes” e de sua aliança com grupos de Capoeira Angola tradicionais, segundo a lógica específica dos fundamentos. O “sistema de linhagem” funciona, então, segundo fundamentos vinculados à ancestralidade mítica africana que, por sua vez, também dita o funcionamento do ritual Roda de Capoeira Angola. Os fundamentos, como símbolos culturais, viajam até os “núcleos emergentes” levados por sujeitos viajantes, imagens midiáticas e trabalhos acadêmicos que formam um “mundo imaginado” da Capoeira Angola. Esse “mundo imaginado” da Capoeira Angola é entendido como um processo identitário contemporâneo, no qual a “tradição” e a “modernidade”, o “local” e o “global”, o “sagrado” e o “profano” se apresentam como pares de conceitos em relação dialética, cuja síntese compõe a “Capoeira Angola Glocalizada”.
Palavras-chave: transnacionalismo, glocalização, identidades, Capoeira Angola.
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1260 0 bytes Departamento de Antropologia Social da Universidad |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na Educação Física do Colégio Agrícola S  |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
POCERA, Joverci Antonio
Durante muito tempo acreditou-se que todo tipo de jogo era importante para promover cooperação, integração e união das pessoas. Hoje ainda é bastante comum encontrar nas escolas projetos descritos com a famosa frase através desses jogos pretendemos promover integração entre nossos alunos. Uma vez aprovado, a direção reúne os professores para organizar jogos com disputa acirrada entre as séries. Atitudes como estas também ocorrem diariamente nas aulas de Educação Física escolar ofuscadas pelo discurso da necessidade da competição para motivar os alunos. Por meio desta pesquisa realizada entre os alunos do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, procuramos identificar de que forma poderemos trabalhar os jogos para exercitar a cidadania, a ética e os demais valores indispensáveis na formação do caráter que promove a integração e a socialização dos alunos das diferentes turmas da escola. As técnicas apresentadas evitam que os alunos sejam separados em grupos, duelando entre si para obter uma vitória (maior número de pontos), incentivados por uma platéia com os mesmos ideais, onde o mais importante é vencer o outro não importando as armas utilizadas. Esta estratégia promove apenas a disseminação dos ideais propagados pelo poder dominante e a elitização do esporte, deixando de lado pessoas com limitação de desempenho físico.
Palavras-chave: Jogo. Competição. Cooperação. Educação Física.
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789 0 bytes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar : características cine  |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LEVANDOSKI, Gustavo
O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra um ou outros, causando dor, angústia e sofrimento a vítima, gerando como consequência, problemas psicológicos. Esta pesquisa teve como objetivo averiguar se as variáveis cineantropométricas, auto-imagem corporal e status social dos alunos com característica de vítimas, agressores/vítimas e agressores de bullying, a partir da indicação dos colegas de classe, questionário e observação do pesquisador. A pesquisa foi realizada com 337 alunos da 6° série do ensino fundamental de uma escola da rede pública da Grande Florianópolis- SC (Brasil). A avaliação foi realizada em três momentos, no primeiro com a aplicação das escalas de silhueta e percepção da imagem corporal. Em segundo, avaliação cineantropométrica, e em terceiro, aplicação das técnicas para diagnóstico do fenômeno bullying, através do questionário da violência entre pares de Freire et. al (2006), a escala sócio- métrica criada pelo autor deste estudo, e a observação do pesquisador. A análise estatística foi realizada utilizando os testes de Análise de Variância com Post-Hoc de Tukey, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis para indicar a diferença entre os alunos com envolvimento bullying e correlações com coeficiente Pearson e Spearman sempre adotando um p= 0,05. A incidência foi de 28,3% de alunos envolvidos neste fenômeno, sendo que 14,1; 4,3 e 9,8 por cento destes eram vítimas, agressores/vítimas e agressores respectivamente. Constatou-se que envolvidos diferenciaram-se estatisticamente em termos morfológicos, motores e na posição de status no grupo escolar. Não houve diferença entre os envolvidos em relação à auto-imagem percebida e a ideal, mas encontramos que tanto as vítimas quanto os agressores/vítimas, gostariam de serem maiores fisicamente, e que em média os agressores estão mais satisfeitos com sua imagem corporal. Encontrou-se uma correlação (r= 0,354; p= 0,010) entre estar envolvido em bullying e atitudes de mau comportamento e baixo desempenho escolar. Em algumas disciplinas do currículo escolar as notas que medem o desempenho acadêmico indicaram valores mais satisfatórios para as vítimas (F= 4,645; p= 0,014). Por fim o perfil das vítimas apresentou uma massa corporal total, massa corporal magra, estatura, envergadura, aptidão física principalmente nos testes que avaliam a força física e nas relações que medem o status no meio social com valores e níveis inferiores em relação aos agressores. Conclui-se que existem diferenças significativas entre vítimas e agressores envolvidos com bullying no ambiente escolar nos aspectos cineantropométricos e status social.
Palavras-chave: Bullying. Cineantropometria. Imagem corporal. Status. Escola.
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1738 0 bytes Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise dos resultados do WHOQOL-100 utilizando Data Mining  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Celso Bilynkievycz dos
A Qualidade de Vida é um estado de bem-estar, que se intercorrelaciona com diversos aspectos do cotidiano e que pode sofrer interferências de fatores externos, muitas vezes difíceis de serem identificados, principalmente quando são estudados grandes grupos de trabalhadores com diferentes características. A identificação destes fatores, potencialmente implícitos, poderá auxiliar gestores de empresas em suas tomadas de decisões para melhoria do estado de qualidade de vida de seus colaboradores e, conseqüentemente, da sua produtividade. Este trabalho propõe uma análise complementar utilizando técnicas de Data Mining de maneira inovadora. Foi realizado um estudo de caso envolvendo agentes universitários de uma instituição pública e, como instrumento de coleta dos dados, o WHOQOL-100. Para aquisição de conhecimento implícito, foram percorridas as etapas do Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados, utilizando-se na etapa de Mineração de Dados, técnicas de Regras de Associação. Conclui-se que as técnicas de Data Mining, mais especificamente, as de Regras de Associação, podem ser utilizadas para complementar a análise dos resultados de um instrumento de pesquisa estruturada para surveys, principalmente quando se dispõe de muitos dados adicionais e se deseja descobrir conhecimento implícito. O planejamento e a utilização combinada de medidas de interesse subjetivas e objetivas permitiu diminuir os custos operacionais das tarefas de descrição do Processo de Aquisição de Conhecimento em Base de Dados.
Palavras-chave: Mineração de Dados. WHOQOL-100. Qualidade de Vida. Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados.
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4831 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
As apropriações e objetivações do conteúdo judô nas aulas de Educação Física Escolar  |
Versão: pdf Atualização: 16/12/2011 |
Descrição:
RIZZO, Marco Antonio Lima
O Judô enquanto uma prática corporal, por suas múltiplas relações com a sociedade, deve estar inserido na escola, ainda que de forma precária e parcial. Esse conteúdo permite que os alunos compreendam alguns dos motivos da criação das lutas que, em sua origem, tinham como objetivo matar outro ser social. O Judô, hoje, possibilita vislumbrar como o desenvolvimento tecnológico fez com que as lutas ocupem outra posição na sociedade.
Palavras-chave: Educação; Educação Física Escolar, Cultura Corporal, Sistematização de Conteúdo e Judô.
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1364 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://boletimef.org/biblioteca/2871/Judo-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar |
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