Categoria: Educação Fisica Dissertações |
As percepções pessoais, crenças e valores dos alunos na disciplina de Educação Física |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
NOLASCO, Ronaldo César
A pesquisa sobre o pensamento do aluno, tendo suas bases na psicologia cognitiva, releva as atitudes, percepções pessoais, crenças e valores como elemento mediador entre o ensino e a aprendizagem, bem como ressalta a influência mútua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e o produto da aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo analisar o pensamento dos alunos,no que diz respeito as suas percepções pessoais, atitudes, crenças e valores na disciplina de Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Pensamento do aluno. Crenças. Valores. Pedagogia.
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1598 0 bytes Universidade Castelo Branco http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Formação multicultural de professores de Educação Física: entre o possível e o real |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
SILVA, Rita de Cassia de Oliveira e
A sociedade está em constante movimento e a escola brasileira, principalmente a de ensino público, necessita acompanhar as transformações ocorridas ao longo dos tempos. Pensar em educação no Brasil, atualmente, é pensar em diferentes sujeitos, portadores de identidades híbridas, atores de diferentes realidades. Nesse sentido, trata-se não somente de respeitar as diferenças, mas também de problematizar o processo pelo qual se constrói o “diferente”, assim como desafiar práticas homogeneizadoras que abafem a pluralidade cultural. Entendendo a Educação Física como parte da educação integral dos indivíduos, o presente estudo tem como objetivo discutir a articulação da Educação Física a uma perspectiva multicultural.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Formação de professores de Educação Física. Estudos de caso.
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1566 0 bytes Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A Educação Física do ginásio paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construç |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto
Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos.
Palavras-chave: História das Disciplinas escolares. História da Educação Física escolar. Educação Física no ensino secundário.
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7144 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://www.boletimef.org |
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