Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda
A atividade física é utilizada há anos como prevenção e tratamento de doenças. Também pode ter como objetivo a recreação, a educação, o esporte e até mesmo a reabilitação. A Educação Física Adaptada visa desenvolver atividades, preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a busca da autonomia enquanto seres humanos dentro das possibilidades de cada um. Este trabalho, resultado de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de polybat para oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física freqüentadores de escolas especiais ou regulares. Entendemos Paralisia Cerebral como o resultado de uma lesão encefálica irreversível, não progressiva, afetando postura e movimento, podendo estar associado aos problemas motores alterações sensoriais e cognitivas, apresentando graus de severidade e prognóstico variáveis. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes (todos com Paralisia Cerebral), com idades entre oito e vinte anos. Realizamos trinta e duas aulas ministradas semanalmente com 1 hora e 25 minutos de duração cada. A proposta desenvolvida encontra-se descrita passo a passo no decorrer do texto; as atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, conseqüentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, auto-motivação e aceitação da derrota (quando ocorre). As atividades criadas, desenvolvidas, sistematizadas, fundamentadas teoricamente e propostas neste trabalho fazem parte de uma realidade e cotidiano escolar que vale a pena ser incentivada e praticada em outras instituições (especializadas ou não), pois o polybat é uma atividade/modalidade de fácil acesso e adaptação e os alunos, professores, pessoas envolvidas e interessadas só tendem a ganhar com ela.
Palavras-chave: Educação Fisica para deficientes , Inclusão , Paralisia cerebral , Deficientes fisicos , Jogos.
|
2717 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade Estadua http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000377180&fd=y |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
NUNES, João Antonio
O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.
Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.
|
2221 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Tecendo tramas na aprendizagem: um estudo com crianças excluidas na escola |
Versão: PDF Atualização: 26/2/2013 |
Descrição:
SILVA, Vera Lúcia Teixeira da
Além do Brasil, em diversos países, o fracasso escolar tem se constituído em um dos maiores desafios educacionais. É comum crianças fracassarem diante das exigências impostas pela escola, e serem classificadas como portadoras de Dificuldades de Aprendizagem (DA). Na literatura disponível, o tema é abordado em diferentes áreas, o que torna este problema um emaranhado de argumentos contraditórios. Ao considerar que a aprendizagem sofre a influência de inúmeras variáveis, constituindo-se não só em uma característica inata do ser humano, torna-se ainda mais complexo o campo de investigação das DA. Contrapondo-se a suposições que limitam a inteligência humana a situações de fracasso ou êxito, Gardner (2000) propõe a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual reconhece a pluralidade do intelecto das crianças, principalmente daquelas que apresentam DA no contexto escolar. O presente estudo tem como objetivo investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte das crianças classificadas como portadoras de DA no contexto escolar, utilizando a Inteligência Corporal Cinestésica como rota de acesso no processo de ensino aprendizagem. A amostra é delimitada nesse estudo por um grupo de treze alunos que estão na quarta série do ensino fundamental de uma Escola Estadual da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, os quais foram declarados pela equipe docente e administrativa da escola como portadores de DA. Partindo das análises bibliográficas sobre aprendizagem, DA e Inteligência, foram realizadas propostas pedagógicas de ensino, por meio de situações problemas, com ênfase no trabalho motor, visando estimular as Múltiplas Inteligências das crianças. As atividades foram desenvolvidas pela professora de Educação Física e pesquisadora, constando de três aulas semanais, de aproximadamente 60 minutos, fora do período de aula das crianças, nas dependências na Unidade Escolar, totalizando 41 aulas. Por meio dos dados levantados em entrevistas e observações, buscou-se levantar indícios de possíveis facilitações na aquisição, expressão e manifestação do conhecimento por parte desses alunos. Ao revelar os indícios a indisciplina, a motivação, o medo de errar, a falta de expressividade, o conformismo dos pais, a hiperatividade, a carência afetiva, a falta de envolvimento da família e a falta de interação entre professor-aluno, surgiram como sinais que favorecem a DA. Quanto às atitudes pedagógicas e administrativas dos sujeitos frente às DA são apontadas, às questões referentes ao conteúdo programático, a falta de apoio da escola e o encaminhamento dos alunos com DA para psicólogos. Após o período das Intervenções Pedagógicas tornou-se possível perceber que a motivação, a indisciplina, a interação professor-aluno, a autoestima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, o compromisso, a criatividade e a assiduidade surgiram como indícios que influenciam na aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.
Palavras-chave: Inteligência corporal cinestésica. Inteligências múltiplas. Dificuldade de aprendizagem.
|
1304 0 bytes Universidade São Judas Tadeu http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Torcida organizada Os Fanáticos: relacionamentos e sociabilidade |
Versão: pdf Atualização: 26/2/2013 |
Descrição:
HANSEN, Viviane
Perpassando o olhar sobre o futebol como esporte espetáculo, percebe-se a torcida como um dos elementos pertencentes a esse meio. A maioria dos Clubes profissionais de futebol possui uma torcida organizada. Focadas pela mídia como formadoras de belas festas e também como promotoras de vários atos violentos, as organizadas são vistas por esses segmentos apenas superficialmente. É sobre isso que trata este trabalho, cuja pesquisa buscou ir além dos aspectos visíveis da torcida, por meio da observação do cotidiano de uma torcida organizada curitibana, qual seja, a Torcida Organizada Os Fanáticos. Percebendo a instituição como um todo, uma questão que chamou bastante atenção foi a interação entre os diversos membros formadores de vários subgrupos dentro do grande grupo. Descreve-se também, os cenários da cidade que compõe os pedaços ocupados pela Torcida Organizada e seus principais símbolos de reconhecimento da torcida e como eles são utilizados no dia a dia e nos rituais desenvolvidos pelo grupo. Através de uma pesquisa etnográfica, foi possível registrar, nas páginas que se seguem, capítulos que relatam a sociabilidade entre os membros da torcida e entre os atores que fazem parte do âmbito futebolístico.
Palavras-chave: Torcida organizada. Sociabilidade. Futebol.
|
8683 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Trabalho e Educação Física: a Ginástica laboral na forma social do capital |
Versão: pdf Atualização: 26/2/2013 |
Descrição:
MULLHER, Herrmann Vinícius de Oliveira
Refletir sobre questões pertinentes a uma educação do corpo tem se constituído numa busca de diversas áreas do conhecimento. Reconhece-se, hegemonicamente, que um dado conhecimento deve ser tratado na educação corporal, o que recai na ideia de que a atividade física garantiria a promoção da saúde, associada, ingenuamente, à qualidade de vida. Podemos indicar que a educação corporal – sistematizada pelo conhecimento científico – assume, neste contexto, o papel de dar continuidade às normas estabelecidas nas organizações do trabalho, ou seja, aplica as técnicas corporais como forma de amenizar os malefícios causados pelo trabalho, em prol da produtividade.
Palavras-chave: Ginástica laboral. Produção de conhecimento. Mais valia relativa e absoluta.
|
1605 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina http://boletimef.org/biblioteca/2862/Ginastica-laboral-na-forma-social-do-capital |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Voleibol de Praia: uma análise sociológica da História da modalidade (1982 - 2003) |
Versão: pdf Atualização: 26/2/2013 |
Descrição:
AFONSO, Gilmar Francisco A história recente do Vôlei de Praia tem sido marcada por uma crescente profissionalização, espetacularização e mercantilização. A partir desse contexto, este estudo realizou uma análise sociológica da história da modalidade. A problemática central girou em torno do desenvolvimento internacional do Vôlei de Praia ter ocorrido no Brasil ao invés dos EUA. Como hipótese, apresentou-se que a estrutura do subcampo Vôlei de Praia desde a modernidade da modalidade vem sendo determinada pela disputa de duas instituições, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Association of Volleyball Professional (AVP), a luta pelo poder determinou estratégias de transformação e o Brasil foi o espaço estratégico privilegiado para que a FIVB, detentora de capital específico com atitudes ora de conservação ora de subversão, passasse a controlar esse subcampo. Os objetivos traçados foram investigar o processo sociológico, ou seja, como e por que o Brasil (e não os EUA) passou a ser o local onde o Vôlei de Praia se transformou em show business internacional, analisar as configurações entre os agentes/estruturas que compõem o campo em questão e possibilitar possíveis contribuições para o seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Voleibol. Voleibol de Praia. História e Sociologia do Esporte. Espetacularização. Profissionalização.
|
10338 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
|