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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda

A atividade física é utilizada há anos como prevenção e tratamento de doenças. Também pode ter como objetivo a recreação, a educação, o esporte e até mesmo a reabilitação. A Educação Física Adaptada visa desenvolver atividades, preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a busca da autonomia enquanto seres humanos dentro das possibilidades de cada um. Este trabalho, resultado de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de polybat para oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física freqüentadores de escolas especiais ou regulares. Entendemos Paralisia Cerebral como o resultado de uma lesão encefálica irreversível, não progressiva, afetando postura e movimento, podendo estar associado aos problemas motores alterações sensoriais e cognitivas, apresentando graus de severidade e prognóstico variáveis. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes (todos com Paralisia Cerebral), com idades entre oito e vinte anos. Realizamos trinta e duas aulas ministradas semanalmente com 1 hora e 25 minutos de duração cada. A proposta desenvolvida encontra-se descrita passo a passo no decorrer do texto; as atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, conseqüentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, auto-motivação e aceitação da derrota (quando ocorre). As atividades criadas, desenvolvidas, sistematizadas, fundamentadas teoricamente e propostas neste trabalho fazem parte de uma realidade e cotidiano escolar que vale a pena ser incentivada e praticada em outras instituições (especializadas ou não), pois o polybat é uma atividade/modalidade de fácil acesso e adaptação e os alunos, professores, pessoas envolvidas e interessadas só tendem a ganhar com ela.

Palavras-chave: Educação Fisica para deficientes , Inclusão , Paralisia cerebral , Deficientes fisicos , Jogos.

Downloads 2568  2568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade Estadua  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000377180&fd=y
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Qualidade de vida e diabetes: limitações físicas e culturais de um grupo específico Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
MODENEZE, Dênis Marcelo

O presente trabalho trata de um assunto muito discutido no meio acadêmico, a Qualidade de Vida, porém de um modo mais específico, ou seja, voltado para as pessoas portadoras de diabetes. A pesquisa sobre o tema Qualidade de Vida e Diabetes encontrou a atividade física como componente necessário à melhora da enfermidade e uma consequente otimização na qualidade de vida do diabético. Porém, ainda há muitas pessoas diabéticas que não adotam a prática de exercícios físicos, e o que é pior, existem outros que nem sequer sabem que estão doentes.

Palavras-chave: Qualidade de Vida. Diabetes. Exercícios físicos.


Downloads 4319  4319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Qualidade e cinesfera do movimento de jogadores de basquete em cadeira de rodas Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
DIEHL, Rosilene Moraes

Este estudo de caráter descritivo teve como objetivo investigar a qualidade e cinesfera dos movimentos dos membros superiores de jogadores de basquete em cadeira de rodas da Associação Rio-grandense de Paralíticos e Amputados. A revisão de literatura destacou a caracterização da pessoa portadora de deficiência motora e o basquete em cadeira de rodas, assim como o significado, a qualidade e cinesfera do movimento humano.

Downloads 923  923  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Seleções olímpicas de basquetebol feminino do Brasil (2000 e 2004):correlação entre variáveis técnic Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
NUNES, João Antonio

O Basquetebol é um desporto complexo que envolve muitas variáveis. O entendimento da relevância das variáveis físicas, técnicas e táticas dentro do contexto do jogo, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Esta é uma pesquisa de campo descritiva e correlacional, que teve como objetivos descrever, comparar e correlacionar as variáveis antropométricas (peso, altura, gordura relativa, IMC) e biomotoras (força, potência aeróbia, anaeróbia e resistência anaeróbia), com os indicadores técnicos de jogo (tempo de jogo, arremessos, rebotes, bolas recuperadas e erros). A amostra da pesquisa foi composta por atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, que estavam em preparação e participaram das Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004.

Palavras-chave: Basquetebol. Esportes femininos. Seleção olímpica. Capacidade motora.


Downloads 2055  2055  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Sistematização do conhecimento declarativo em Educação Física escolar de quinta a oitava séries do e Popular Versão: 
Atualização:  28/5/2010
Descrição:
ANTUNES, Fabia Helena Chiorboli

O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser transmitido no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, para a Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado a partir de livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar foi avaliada por 11 Docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições.

Palavras-chave: Conhecimento declarativo. Conhecimento escolar. Educação Física escolar. Ensino Fundamental II.

Downloads 2335  2335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Tecendo tramas na aprendizagem: um estudo com crianças excluidas na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
SILVA, Vera Lúcia Teixeira da

Além do Brasil, em diversos países, o fracasso escolar tem se constituído em um dos maiores desafios educacionais. É comum crianças fracassarem diante das exigências impostas pela escola, e serem classificadas como portadoras de Dificuldades de Aprendizagem (DA). Na literatura disponível, o tema é abordado em diferentes áreas, o que torna este problema um emaranhado de argumentos contraditórios. Ao considerar que a aprendizagem sofre a influência de inúmeras variáveis, constituindo-se não só em uma característica inata do ser humano, torna-se ainda mais complexo o campo de investigação das DA. Contrapondo-se a suposições que limitam a inteligência humana a situações de fracasso ou êxito, Gardner (2000) propõe a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual reconhece a pluralidade do intelecto das crianças, principalmente daquelas que apresentam DA no contexto escolar. O presente estudo tem como objetivo investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte das crianças classificadas como portadoras de DA no contexto escolar, utilizando a Inteligência Corporal Cinestésica como rota de acesso no processo de ensino aprendizagem. A amostra é delimitada nesse estudo por um grupo de treze alunos que estão na quarta série do ensino fundamental de uma Escola Estadual da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, os quais foram declarados pela equipe docente e administrativa da escola como portadores de DA. Partindo das análises bibliográficas sobre aprendizagem, DA e Inteligência, foram realizadas propostas pedagógicas de ensino, por meio de situações problemas, com ênfase no trabalho motor, visando estimular as Múltiplas Inteligências das crianças. As atividades foram desenvolvidas pela professora de Educação Física e pesquisadora, constando de três aulas semanais, de aproximadamente 60 minutos, fora do período de aula das crianças, nas dependências na Unidade Escolar, totalizando 41 aulas. Por meio dos dados levantados em entrevistas e observações, buscou-se levantar indícios de possíveis facilitações na aquisição, expressão e manifestação do conhecimento por parte desses alunos. Ao revelar os indícios a indisciplina, a motivação, o medo de errar, a falta de expressividade, o conformismo dos pais, a hiperatividade, a carência afetiva, a falta de envolvimento da família e a falta de interação entre professor-aluno, surgiram como sinais que favorecem a DA. Quanto às atitudes pedagógicas e administrativas dos sujeitos frente às DA são apontadas, às questões referentes ao conteúdo programático, a falta de apoio da escola e o encaminhamento dos alunos com DA para psicólogos. Após o período das Intervenções Pedagógicas tornou-se possível perceber que a motivação, a indisciplina, a interação professor-aluno, a autoestima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, o compromisso, a criatividade e a assiduidade surgiram como indícios que influenciam na aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.

Palavras-chave: Inteligência corporal cinestésica. Inteligências múltiplas. Dificuldade de aprendizagem.

Downloads 1167  1167  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Torcida organizada Os Fanáticos: relacionamentos e sociabilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
HANSEN, Viviane

Perpassando o olhar sobre o futebol como esporte espetáculo, percebe-se a torcida como um dos elementos pertencentes a esse meio. A maioria dos Clubes profissionais de futebol possui uma torcida organizada. Focadas pela mídia como formadoras de belas festas e também como promotoras de vários atos violentos, as organizadas são vistas por esses segmentos apenas superficialmente. É sobre isso que trata este trabalho, cuja pesquisa buscou ir além dos aspectos visíveis da torcida, por meio da observação do cotidiano de uma torcida organizada curitibana, qual seja, a Torcida Organizada Os Fanáticos. Percebendo a instituição como um todo, uma questão que chamou bastante atenção foi a interação entre os diversos membros formadores de vários subgrupos dentro do grande grupo. Descreve-se também, os cenários da cidade que compõe os pedaços ocupados pela Torcida Organizada e seus principais símbolos de reconhecimento da torcida e como eles são utilizados no dia a dia e nos rituais desenvolvidos pelo grupo. Através de uma pesquisa etnográfica, foi possível registrar, nas páginas que se seguem, capítulos que relatam a sociabilidade entre os membros da torcida e entre os atores que fazem parte do âmbito futebolístico.

Palavras-chave: Torcida organizada. Sociabilidade. Futebol.

Downloads 8495  8495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Trabalho e Educação Física: a Ginástica laboral na forma social do capital Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
MULLHER, Herrmann Vinícius de Oliveira

Refletir sobre questões pertinentes a uma educação do corpo tem se constituído numa busca de diversas áreas do conhecimento. Reconhece-se, hegemonicamente, que um dado conhecimento deve ser tratado na educação corporal, o que recai na ideia de que a atividade física garantiria a promoção da saúde, associada, ingenuamente, à qualidade de vida. Podemos indicar que a educação corporal – sistematizada pelo conhecimento científico – assume, neste contexto, o papel de dar continuidade às normas estabelecidas nas organizações do trabalho, ou seja, aplica as técnicas corporais como forma de amenizar os malefícios causados pelo trabalho, em prol da produtividade.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Produção de conhecimento. Mais valia relativa e absoluta.

Downloads 1538  1538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://boletimef.org/biblioteca/2862/Ginastica-laboral-na-forma-social-do-capital
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Transformação das aulas de Educação Física: uma intervenção através dos jogos cooperativos Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
MONTEIRO, Fabricio Pomponet

O texto aqui explicitado, primeiramente se propõe a analisar a influência do modelo esportivo de alto rendimento sobre a Educação Física na escola e sobre a sociedade. Assim, através de revisão bibliográfica, e fortemente influenciado pela necessidade de se considerar uma teoria crítica da educação como fundamentação para a sua compreensão, apontou para um alinhamento entre os valores desenvolvidos pelo esporte, aparentemente educativos e saudáveis, e as normas desumanas impostas pela sociedade capitalista, que objetivam unicamente a perpetuação do próprio sistema.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Cooperação. Educação. Esporte.

Downloads 2356  2356  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Voleibol de Praia: uma análise sociológica da História da modalidade (1982 - 2003) Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
AFONSO, Gilmar Francisco

A história recente do Vôlei de Praia tem sido marcada por uma crescente profissionalização, espetacularização e mercantilização. A partir desse contexto, este estudo realizou uma análise sociológica da história da modalidade. A problemática central girou em torno do desenvolvimento internacional do Vôlei de Praia ter ocorrido no Brasil ao invés dos EUA. Como hipótese, apresentou-se que a estrutura do subcampo Vôlei de Praia desde a modernidade da modalidade vem sendo determinada pela disputa de duas instituições, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Association of Volleyball Professional (AVP), a luta pelo poder determinou estratégias de transformação e o Brasil foi o espaço estratégico privilegiado para que a FIVB, detentora de capital específico com atitudes ora de conservação ora de subversão, passasse a controlar esse subcampo. Os objetivos traçados foram investigar o processo sociológico, ou seja, como e por que o Brasil (e não os EUA) passou a ser o local onde o Vôlei de Praia se transformou em show business internacional, analisar as configurações entre os agentes/estruturas que compõem o campo em questão e possibilitar possíveis contribuições para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Voleibol. Voleibol de Praia. História e Sociologia do Esporte. Espetacularização. Profissionalização.

Downloads 9788  9788  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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