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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A arte de disciplinar Jogando Capoeira em Projetos sócio-educacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
PENTEADO JUNIOR, Wilson Rogério

A proposta deste estudo é contribuir com a bibliografia existente sobre a capoeira explorando uma temática ainda não estudada: analisar a capoeira enquanto prática educativa aplicada em projetos sócio-educacionais que amparam crianças e jovens em situação de exclusão social. Neste contexto, a capoeira é entendida como um meio, e não como um fim em si mesmo, que contribui para a formação cidadã de seus praticantes. Este fenômeno se explica pela própria concepção que mestres e monitores de capoeira possuem acerca desta prática, entendendo-a como filosofia de vida. Filosofia esta que se faz mediante princípios morais valorizados na convivência do homem em sociedade tais como: respeito mútuo, auto-controle, cooperação, disciplina, obediência, destreza, agilidade etc. Assim sendo, considerando tais princípios, busco neste estudo analisar de que forma eles atingem as crianças e jovens dos projetos observados e quais são suas efetivas contribuições na formação destes futuros cidadãos. Organizado em duas partes, este estudo apresenta, primeiramente, uma sólida discussão sobre a trajetória da capoeira no Brasil ancorada em competentes estudos antropológicos e historiográficos e, posteriormente, analisa o fenômeno da capoeira ensinada a crianças e jovens freqüentadores dos projetos sócio-educacionais observados.



Downloads 1186  1186  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Antropologia Social do Instituto d  Site http://www.antropologia.com.br/divu/divu43_trab.htm
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!As apropriações e objetivações do conteúdo judô nas aulas de Educação Física Escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
RIZZO, Marco Antonio Lima

O Judô enquanto uma prática corporal, por suas múltiplas relações com a sociedade, deve estar inserido na escola, ainda que de forma precária e parcial. Esse conteúdo permite que os alunos compreendam alguns dos motivos da criação das lutas que, em sua origem, tinham como objetivo matar outro ser social. O Judô, hoje, possibilita vislumbrar como o desenvolvimento tecnológico fez com que as lutas ocupem outra posição na sociedade.

Palavras-chave: Educação; Educação Física Escolar, Cultura Corporal, Sistematização
de Conteúdo e Judô.

Downloads 1441  1441  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2871/Judo-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física, Ciência e Hegemonia Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
PELEGRINI, Thiago

O golpe de Estado civil-militar de 31 de março de 1964 exprimiu mudanças e reorientações para a estrutura institucional brasileira. Significou a recomposição do poder das classes dominantes via reorganização do Estado em torno de um projeto societário conservador. Nesse contexto, a coalizão golpista procurou ajustar as esferas superestruturais a um plano econômico articulado por um modelo de desenvolvimento industrial associado ao capital internacional. Uma das áreas mais atingidas por esse movimento foi a educacional. O sistema educacional foi, então, impelido a auxiliar por meio da formação de mão-de-obra especializada a aceleração da indústria nacional e a ampliação da aceitação popular ao regime. Estratégias fundamentais a conquista da hegemonia e a conservação do controle do Estado. Como integrante da política educacional a Educação Física mereceu especial atenção e foi reorientada como prática de controle social e desmobilização política. Essa formatação definiu formas de atuação e modelos de formação alinhados com o ideário da reforma educacional proposta pelo Estado autoritário. Ante o exposto, constituiu-se como escopo dessa dissertação a realização de uma análise conjuntural do processo de construção de concepções educacionais para o ensino superior e de definição de linhas de pesquisa para a pós-graduação na área de Educação Física entre 1969 e 1985. A fim de alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada no materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia”, “ideologia” e “revolução-restauração” gramscianas e “bloco de poder” e “poder” de Nicos Poulantzas. Não obstante, recorreu-se aos “fundamentos das políticas públicas” sistematizados por Mário Luiz Neves de Azevedo e Afrânio Mendes Catani e a elucidação do fenômeno esportivo proposta por Jean-Marie Brohm. Constatou-se que concorreram para a delimitação dos caminhos traçados pela Educação Física nacional a tentativa de modernização do ensino, a organização de demandas dos professores e a influência dos centros produtores de conhecimento. Nessa esfera, foram eleitos como pilares centrais a adoção do esporte como foco de investigação e a instrumentalização de práticas consoantes com as pretensões do sistema esportivo nacional. Por fim, ressalta-se que a direção dada à área concretizou-se pela conjunção do atendimento de interesses dos atores sociais ligados a área e pela realização dos impulsos doutrinários do Estado autoritário.

Palavras-chave: História da Educação Física, Ensino Superior, Pós-graduação,
Governos Militares.




Downloads 808  808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2870/Educacao-fisica-ciencia-e-hegemonia
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Classe Especial: os desafios dos professores de Educação Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
FEIJÓ, Gabriel de Oliveira

O presente estudo seguiu os procedimentos da pesquisa etnográfica (WOODS, 1998). Objetivou identificar e caracterizar como a educação física intervém junto às classes especiais que, até fevereiro de 2010, eram chamadas de classes especiais de Condutas Típicas, em um município do norte do Paraná, tendo por base os preceitos da escola inclusiva; caracterizar os documentos que fundamentam e regulamentam a intervenção da educação física junto às classes de condutas típicas; e caracterizar as condições dos alunos classificados dentro do quadro de condutas típicas nas escolas do município participante. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas para garantir a amplitude da análise: 1) Análise documental; 2) Entrevista recorrente; e 3) Observação e Filmagem das aulas de Educação Física. Os resultados apontaram a imprecisão na caracterização do aluno com Condutas Típicas e a secundarização do atendimento destes alunos nas aulas de Educação Física. As aulas foram planejadas de acordo com o conceito da Cultura Corporal de Movimento, porém dirigidas refletindo a perpetuação do modelo tecnicista e performático, que não prioriza uma possível visão e compreensão cultural e diversa dos movimentos. O movimento de inclusão dos alunos em nenhum momento promoveu o rompimento de preconceitos enraizados socialmente, mas sim afirmou o caráter ultrageneralizador e negativo do esteriótipo atribuído aos alunos da classe especial. O fato dos alunos não demandarem adaptações curriculares ou procedimentais e apresentarem um desempenho igual ou melhor que os alunos da classe regular não foi suficiente para valorizá-los, pois suas capacidades e habilidades não superaram a classificação como deficientes e a utilização de uma pedagogia disciplinadora.

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Física, Classe Especial, Inclusão,
Condutas Típicas.


Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A conduta e o estilo de ensino/treino dos treinadores: a quadra como um estudo de casos Popular Versão: 
Atualização:  4/2/2011
Descrição:
BRUNO, Gincarlo Bazarele Machado

Este estudo foi realizado durante a fase pré-competitiva dos 45° Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Teve como objetivo investigar a conduta e estilo de ensino/treino de treinadores dos esportes de quadra da cidade de Blumenau que disputariam os JASC. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa multicasos de caráter descritivo exploratório.

Palavras-chave: Treinadores. Estilo de ensino/treino. Conduta. Esportes de quadra.

Downloads 2374  2374  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação i Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2010
Descrição:
MARCON, Daniel

A realização de atividades de prática pedagógica tem sido proposta na legislação sobre a formação de professores, por desempenhar um papel fundamental na construção de competências pedagógicas dos estudantes-professores, bem como na articulação adequada entre teoria e prática. No entanto, as investigações realizadas sobre esta temática não têm apresentado resultados satisfatórios sobre os aspectos intervenientes da sua operacionalização nos cursos de Licenciatura em Educação Física.


Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Prática pedagógica. Competências pedagógicas.

Downloads 1946  1946  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A Educação Fisica escolar no estado de Goiás e a formação continuada de professores Popular Versão: 
Atualização:  27/7/2010
Descrição:
SOUZA, Nilva Pessoa de

O presente estudo tem, como temática, a Educação Física no Estado de Goiás e a formação continuada de professores – realidade e perspectivas –, em que procuro analisar a não formação profissional como um dos fatores da baixa qualidade do ensino desta disciplina. O objetivo central do estudo é analisar a qualidade do ensino da Educação Física pelo viés da formação continuada.

Palavras-chave: Educação Física. Professores de Educação Física. Esportes escolares. Educação permanente.

Downloads 3442  3442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em Educ Popular Versão: pdf
Atualização:  9/7/2010
Descrição:
LIMA, Francis Madlener de

Buscou-se com esta pesquisa uma análise dos discursos presentes nas falas do/s futuros as professores e professoras de Educação Física no que tange a questão da diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário e também com a exibição de um vídeo educativo e posterior discussão com os/as alunos/as a partir das idéias expostas no vídeo. Realizou-se inicialmente uma breve revisão das principais ideias foucaultianas e de que forma elas auxiliam em uma pesquisa voltada para os discursos da homossexualidade neste espaço acadêmico. Uma vez que a homossexualidade se constitui enquanto objeto a partir do advento do dispositivo da sexualidade em um momento histórico específico, faz-se necessário analisar quais discursos vêm sendo articulados em torno do tema e que tipo de estratégias, efeitos e resistências vêm sendo estabelecidos desde então em relação à sexualidade. Como o discurso da sexualidade faz parte das construções sociais e individuais, ele está presente em todas as instâncias da vida social, sendo delimitado e regulado de diferentes formas nos diferentes espaços, entre eles a escola e neste caso específico a aula de Educação Física, através, dentre outras formas, das ações das/os professoras/es. Assim é fundamental vislumbrar a função que esta disciplina vem assumindo na sociedade, percebendo de que forma essa área do conhecimento vem interferindo nas construções das subjetividades de alunos e alunas no espaço escolar, levando-se em conta os aspectos ligados ao discurso tanto da área da Educação Física como daquele voltado para uma sexualidade regulada e normatizada.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Homossexualidade.

Downloads 773  773  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Sistematização do conhecimento declarativo em Educação Física escolar de quinta a oitava séries do e Popular Versão: 
Atualização:  28/5/2010
Descrição:
ANTUNES, Fabia Helena Chiorboli

O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser transmitido no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, para a Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado a partir de livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar foi avaliada por 11 Docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições.

Palavras-chave: Conhecimento declarativo. Conhecimento escolar. Educação Física escolar. Ensino Fundamental II.

Downloads 2337  2337  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A pedagogia do esporte e a moralidade infantil Popular Versão: 
Atualização:  17/6/2008
Descrição:
SANTANA, Wilton Carlos de

Este estudo teve como objetivo descobrir quais os tipos de relações estabelecidas em aulas de futsal na infância e em particular se a pedagogia do esporte praticada neste cenário educa para a heteronomia ou para a autonomia. A moral autônoma é aquela em que o sujeito governa a si mesmo, tem consciência das regras e age considerando o outro na relação; é um tipo de moral baseada em relações sociais de cooperação e tem como fontes o respeito mútuo, a reciprocidade e as relações democráticas.

Palavras-chave: Esportes. Pedagogia. Infância. Autonomia. Obediência. Futebol de salão.

Downloads 2341  2341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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