Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A cultura do Fandango no litoral do Paraná e suas relações entre trabalho, cultura popular e lazer n |
Versão: Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
OLIVEIRA, Rogério Massarotto
O problema de pesquisa, ora em evidência, foi elaborado a partir da questão sobre quais as possíveis relações entre a cultura do fandango enquanto manifestação da cultura popular e os mundos do trabalho e do lazer para seus praticantes no litoral do Estado do Paraná. Dessa forma, este trabalho diz respeito mais profundamente, à complexa, rica e contraditória cultura do fandango, enquanto manifestação da cultura popular, tratando-se de um recorte sobre as possíveis aproximações entre trabalho, cultura popular e lazer.
Palavras-chave: Trabalho. Cultura popular. Lazer.
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7417 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A Educação Física do ginásio paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construç |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto
Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos.
Palavras-chave: História das Disciplinas escolares. História da Educação Física escolar. Educação Física no ensino secundário.
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7150 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Lazer nos clubes sócio-recreativos de Curitiba/PR : a constituição de práticas e representações soci |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Marcos Ruiz da
Os clubes sócio-recreativos constituem-se como manifestação de uma característica específica da sociedade brasileira, a privatização de espaços no formato de condomínios como uma opção para as vivências divertidas no tempo livre. Apesar de características semelhantes quanto à formação, objetivos e estrutura administrativa, cada associação reserva peculiaridades que se formam a partir das tensões e conflitos vividos nesse cenário. Dentro desse contexto, a proposta central do presente trabalho foi discutir o cotidiano dessas estruturas e descortinar elementos que permitam compreender a dinâmica vida associativa nos clubes e as possíveis influências na constituição de modos de vidas e representações sociais na vida dos usuários. Procurando debater algumas variáveis que compõem o contexto dos clubes, foi falado sobre a constituição do tempo social, o espaço e o lúdico, considerando dessa forma a tríade que constituí o lazer. Também foi discutido sobre aspectos de maior destaque dentro do cotidiano dos clubes, que formam pontos de significativa influência na constituição de referenciais para a vida social, com ênfase na forma de administração, as atividades desenvolvidas representadas pela discussão sobre esporte, considerando a desproporção existente nas propostas dos clubes para os associados em relação às demais opções de lazer e, também, pelas tensões existentes nas sociabilidades constituídas nos diversos grupos de interesses.
Palavras-chave: Clubes sócio-recreativos. Tempo social. Representações sociais. Estilo de vida.
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7139 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Esporte como elemento facilitador da inclusão de pessoas com paralisia cerebral severa: contribuiçõ |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
JERÔNIMO, Janaína Pessato Discriminação e omissão marcaram a história de pessoas deficientes; acreditava-se que a deficiência era crônica, imutável. Mas uma mudança na melhoria das condições de vida delas se esboçou, sobretudo pela educação. No Brasil, dentre outras ações, a educação especial foi prevista pela legislação, programas de esportes adaptados foram implantados, e a disciplina Educação Física Adaptada foi incluída na graduação em Educação Física. A presença dessas pessoas em classes regulares evidenciou a necessidade de estrutura adequada e profissionais aptos a lidar com elas; logo, a preocupação se voltou à formação docente, pois muitos viam a ausência de certas disciplinas como entrave ao trabalho. Esta pesquisa converge para essa temática ao objetivar verificar como o esporte ajuda a incluir socialmente pessoas com paralisia cerebral severa. Como pesquisa qualitativa interpretativa, seus procedimentos metodológicos incluíram observação de filmagens em VHS , entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Participaram 23 atletas de esportes adaptados e suas mães ou responsáveis. As fitas registram a participação em competições esportivas. Nossa análise revelou uma história marcada pela exclusão: de famílias simples e desinformadas, essas pessoas desconhecem direitos elementares; revelou, também, avanços no desenvolvimento de habilidades motoras que lhes trouxeram mais concentração, memória, atenção e a consciência de que o esporte pode fazê-las superar limitações e obter respeito. Concluímos que pouco tem sido feito pela inclusão social dessas pessoas; logo, a exclusão continuará a ser analisada como prática social naturalmente instituída se não houver ações conjuntas da sociedade e formação docente ajustada à educação para a diversidade.
Palavras-chave: pessoas deficientes; educação especial; habilidades motoras.
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5818 0 bytes UNIVERSIDADE DE UBERABA http://www.uniube.br/infoisis/base/teses/BU000106396.pdf |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Indicadores antropométricos de obesidade abdominal: prevalência e fatores associados em funcionárias |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Rogério Tosta de
A gordura corporal localizada na região abdominal tem sido apontada como preditora mais relevante de riscos elevados à saúde do que a gordura generalizada, constituindo-se grande problema de saúde pública, com alto custo financeiro e social. A obesidade abdominal (OABD) na população feminina brasileira tem aumentado nas últimas décadas. Os objetivos deste estudo foram avaliar o desempenho de diferentes pontos de corte dos indicadores antropométricos de OABD – Índice de Conicidade (Índice C), Circunferência de Cintura (CC), Razão Cintura-Quadril (RCQ) e Razão Cintura/Estatura (RCEst) – para discriminar Risco Coronariano Elevado (RCE) em funcionárias de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e estimar a prevalência de OABD e sua relação com variáveis sociodemográficas, ocupacionais e comportamentais. Trata-se de um estudo de corte transversal realizado em Feira de Santana-BA-Brasil com 461 funcionárias técnico- administrativas e de serviços gerais de uma IES com idade entre 20-69 anos. A análise dos pontos de corte dos indicadores antropométricos foi feita através das curvas ROC. A sensibilidade e a especificidade foram estimadas para identificar e comparar os melhores pontos de corte para discriminar RCE, calculado com base no Escore de Risco de Framingham (ERF). Foi adotada a prevalência como medida de ocorrência. A razão de prevalência foi utilizada para avaliar as associações entre as variáveis. Os pontos de corte e as prevalências encontradas foram: CC (86 cm / 37,3%), RCQ (0,87 / 28,9%), Índice C (1,25 / 32,3%) e RCEst (0,55 / 29,1%), sendo, respectivamente, as áreas sob a curva ROC de 0,70 (IC95% = 0,63-0,77), 0,74 (IC95% = 0,67-0,81), 0,76 (IC95% = 0,70-0,83) e 0,74 (IC95% = 0,67-0,81). O Índice C foi o indicador que apresentou o melhor poder discriminatório, seguido pela RCQ e pela RCEst e, por fim pela CC. Encontrou-se associação positiva e com significância estatística entre todos os indicadores de OABD e maior idade, maior número de filhos, menor escolaridade, maior tempo de serviço, tabagismo (fumantes e exfumantes) e maior consumo de açúcar. O consumo de carne bovina também esteve associado com a OABD, não sendo significante estatisticamente, apenas pelo Índice C. A situação conjugal (casada/união estável) foi positivamente associada à OABD a partir de todos indicadores, entretanto apresentou associação estatística somente através da RCEst. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a elucidação do fenômeno da obesidade, especialmente a abdominal, na população feminina brasileira, fornecendo informações para que os profissionais de saúde atuem na prevenção dessa condição clínica multifatorial evitando o aparecimento das doenças cardiovasculares.
Palavras-chave: Obesidade. Antropometria. Circunferência abdominal. Fatores de risco. Mulheres.
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5765 0 bytes Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira d http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Pedagogia do esporte e o atletismo : considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO,Aida Christine Silva Lima do
A ideia deste estudo de investigação científica surgiu em 1.995, quando realizei uma pesquisa inicial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em nível Lato Sensu em Treinamento Desportivo, na FEFISA - Faculdade de Educação Física de Santo André. Verifica-se que a especialização precoce no esporte vem se tomando um problema mundial. É cada vez maior o número de crianças e jovens que se especializam na prática esportiva prematuramente. Observa-se que essa especialização vem estimulando, sobremaneira, a conquista de resultados, o que vem a ser preocupante e, de certa forma, contribui para que a criança e o jovem abandonem o esporte precocemente. Este estudo tem como objetivo identificar os problemas que OCOITem com a especialização precoce na modalidade Atletismo, buscando, assim, contribuir com uma permanente discussão sobre a Pedagogia Esportiva. O universo metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica. Optou-se por realizar uma pesquisa com esportistas do sexo masculino, atuantes no Atletismo no. âmbito nacional. O procedimento utilizado para a coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada com atletas de alto nível da categoria adulta, mais especificamente, praticantes da prova de velocidade (velocistas) e de longa distância (fundistas). O ambiente da pesquisa foi o Troféu Brasil- Edição 1.999, onde os sujeitos entrevistados foram 1°, 2° e 3° colocados de cada prova. Após a investigação, todos os dados foram analisados pela autora e vieram a fortalecer as discussões sobre a pedagogia esportiva com aplicabilidade no Atletismo
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5682 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
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