Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Brincar e Dançar .... É só começar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira
O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança, geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir tanto as mais fortes, quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.
Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura.
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831 0 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU http://efartigos.atspace.org/danca.html |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Ensino da Educação Física no Ensino Médio: aproximações sobre a atuação dos profissionais da área |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
MOYA, Leisi Fernanda
A disciplina Educação Física passa por um momento especial em que tem a oportunidade de elaborar uma proposta curricular para o Ensino Médio, nível de ensino que, até então, não contava com uma diretriz estadual. O Currículo Básico do Paraná (1990), quando elaborado e implantado, não contemplou o Ensino Médio. Diante da necessidade de se repensar o papel da disciplina Educação Física, assim como as demais que compõem o rol de disciplinas escolares, foi proposto pelo governo atual a reconstrução das Diretrizes Curriculares do Paraná. Essa reconstrução se deu ao longo de três anos e no início do ano de 2007 as Diretrizes chegaram às escolas, em uma versão intitulada como “preliminar”, para que os professores e equipe de ensino da Secretaria Estadual de Educação pudessem analisar a sua viabilização no cotidiano escolar. Avaliando tais tentativas de mudanças é que essa pesquisa procurou indagar sobre a seguinte inquietação: “Qual o entendimento do ensino da Educação Física no Ensino Médio, por parte dos professores, considerando os documentos oficiais como perspectiva de análise?”.
Palavras-chave: Diretrizes curriculares. Ensino médio. Educação Física.
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901 0 bytes UniversidadeEstadual de Londrina, Londrina, 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O processo de ensino de jogos desportivos coletivos: um estudo acerca do basquetebol |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Valdomiro de
Este estudo tem como objetivo principal apresentar uma proposta para o ensino dos jogos desportivos coletivos, em especial para o basquetebol, numa perspectiva longitudinal, considerando duas grandes etapas; iniciação e especialização desportiva. E como projeto-piloto, estudou-se a seleção brasileira de basquetebol, adulto masculino que representou o Brasil no campeonato mundial de 2002. Por intermédio de questionário semiestruturado, buscou-se identificar como se desenvolveu, no curso da história de vida dos atletas, a vivência motora durante a infância; quais modalidades foram apreendidas na iniciação desportiva e como ocorreu a aprendizagem; e, além do basquetebol, quais modalidades eram praticadas e como se desenvolviam essas práticas.
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964 0 bytes Faculdade de Educação Física da Universidade Estad http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Futebol libertário: um jeito novo de jogar na medida |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Fabio Silvestre da
Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, de cunho teórico-metodológico, com a finalidade de investigar o uso do potencial educativo da prática esportiva, especificamente o futebol, na educação não formal como meio para a construção e o exercício da cidadania ativa através do atendimento alternativo direto para adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas em meio aberto que cometeram um ato infracional, na região da Capela do Socorro, atendidos pelo CEDECA Interlagos. O trabalho demonstra que a proposta inovadora pode criar um ambiente para o processo de integração pessoal com a tomada de consciência de sua própria dignidade, auto-estima, consciência corporal, comunicação, responsabilidade, autonomia e exercício da cidadania. Foram atendidos 18 adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos e 11 meses. O processo de seleção teve como critérios a inserção na medida por, pelo menos, um mês. Foram aceitos, ainda, adolescentes que cumpriam medida sem prazo determinado ou por seis meses. A intervenção foi realizada em vinte e quatro encontros semiestruturados dentro de uma metodologia que se chamou PAIS com os princípios e referenciais teóricos da pedagogia da libertação de Paulo Freire. Os resultado foram avaliados pelo processo de educação em si e não pelo número de adolescentes que chegaram ao final com a extinção da medida decretada pelo Poder Judiciário.
Palavras-chave: Adolescente. CEDECA Interlagos. Educação pelo esporte. Liberdade assistida. Medidas sócio-educativas.
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991 0 bytes USP http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A formação do homem forte: Educação Física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882- |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PUCHTA, Diogo Rodrigues
O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das ideias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas.
Palavras-chave: História da educação. História das disciplinas escolares. História da Educação Física. Educação do corpo. Gymnastica.
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1021 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Alan Queiroz da. A virtualização do corpo no esporte-telespetáculo e nos jogos eletrônicos, bem como as repercussões desse fenômeno na cultura corporal de movimento contemporânea, já foi identificada por alguns estudiosos. Como evidência do impacto das mídias sobre as crianças, nas aulas de Educação Física na escola, os alunos não conseguem se “desligar” do último episódio do desenho animado que assistiram na TV. Por outro lado, as crianças apropriam-se das imagens e conteúdos televisivos, transformando-os em estruturas lúdicas que sustentam suas brincadeiras. A problematização pedagógica que, então, aqui apresentamos é se a Educação Física não deveria levar em conta tal fenômeno de modo privilegiado, atualizando seus projetos educativos, valendo-se do interesse das crianças e jovens pelas mídias e novas TICs, em favor de seus propósitos educacionais.
Palavras-chave: Mídias. Jogos. Virtualização. Atualização. Educação Física escolar.
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1039 0 bytes Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. http://boletimef.org/biblioteca/1724/Midias-e-jogos-para-uma-experiencia-corporal-educativa |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Atividade física, um paradoxo para a saúde: estudo a partir de universitários recém-ingressos ao cur |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CONTE, Marcelo
Atualmente a relação Saúde/Atividade Física tem se revelado uma das dimensões mais controversas do conhecimento humano. Neste contexto, são destacados os efeitos benéficos e prejudiciais do exercício físico, como em situações de doenças cardiovasculares, durante a gestação e a terceira idade e, ainda, nas ocorrências de lesões desportivas. A partir dessas pontuações desdobrase outra discussão mais específica: a referente aos hábitos pessoais de indivíduos fisicamente ativos e inativos. Com efeito, esta vem se expressando surpreendentemente, pois esportistas ou jovens ativos apresentam comportamento tanto paradoxal: se por um lado, praticam atividade física regular (fato este reconhecido como atitude favorável à manutenção de vida saudável), por outro se expõem mais do que os sedentários a condutas de risco à saúde. Procurando melhor entendimento à questão, os objetivos gerais da presente Dissertação consistem em: explorar as relações entre nível de atividade física, tabagismo e etilismo em universitários e, ainda, investigar variáveis da aptidão física e morbidade referida dessas pessoas. Por meio de estudo transversal seriado, coletaram-se de 290 pessoas, do sexo masculino e feminino, calouros dos cursos de Medicina, matriculados na Universidade Estadual de Campinas, os dados de interesse, visando, através de anamnese dirigida, conhecer informações a respeito dos níveis de atividade física, hábitos pessoais de tabagismo e consumo de álcool; e pelos testes de capacidade aeróbia e muscular, as distribuições das variáveis de aptidão física. Os registros complementares sobre morbidade referida foram obtidos através de anamnese e semiologia clínica de rastreamento empregadas dirigidamente pela respectiva área técnica especializada. Para classificar o nível de atividade física adotou-se o critério adaptado de Caspersen & Merritt (1995): i) nível 1: Fisicamente Inativo (sem tempo definido dedicado a atividade física); ii) nível 2: Ativo Irregular (atividade por menos que 3 vezes semanais e/ou com tempo inferior a 20 minutos por sessão) e iii) nível 3: Ativo Regular (3 vezes ou mais por semana, com tempo igual ou superior a 20 minutos por sessão). O plano analítico compreendeu Teste Exato de Fisher para estudar a associação do etilismo e tabagismo com o nível de atividade física, e ainda foram ajustados os modelos logístico, linear e de Poisson aos dados disponíveis. O Modelo Logístico foi ajustado para etilismo, tabagismo e índice de massa corporal, considerando como variáveis independentes o nível de atividade física, sexo e idade, o Modelo Linear para consumo máximo de oxigênio e força dos membros inferiores, sendo aplicado o teste F (análise de variância) para testar o efeito das variáveis independentes, bem como o Teste de Tukey para comparar as respectivas médias. O Modelo de Poisson para verificar o efeito da resistência muscular localizada abdominal e força/resistência muscular dos membros superiores, segundo nível de atividade física, sexo e idade. Comparações entre proporções foram processadas pela estatística qui-quadrado, segundo programa informatizado corrente e interpretadas ao nível de 5% de significância. Os resultados foram expressos sob a forma de apresentação tabular e gráfica, de acordo com o preconizado pelas normas vigentes, obteve-se que, em relação ao etilismo, tanto os indivíduos sedentários quanto ativos irregulares diferem dos ativos regulares; em outras palavras, os alunos com menores níveis de atividade física consomem menos bebidas alcóolicas do que os mais ativos, entretanto sexo e idade não influenciaram esse aspecto. No que se refere ao tabagismo, apenas idade mostrou diferença estatística, pois o consumo diário de cigarros é maior entre os alunos mais jovens. O índice de massa corporal não se relacionou com o nível de atividade física, porém os escores do sexo masculino foram mais elevados que dos feminino e os dos calouros jovens superiores aos dos calouros mais velhos. De acordo com o esperado, os índices de aptidão física dos ativos foram superiores aos dos sedentários. Especificamente, quanto ao inquérito de morbidade referida, observou-se que o uso atual de medicamentos, entre o sexo feminino foi maior comparado ao masculino.
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1090 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade Estadu http://boletimef.org/biblioteca/2820/Atividade-fisica-um-paradoxo-para-a-saude |
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