Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Educação Física, Ciência e Hegemonia |
Versão: pdf Atualização: 16/12/2011 |
Descrição:
PELEGRINI, Thiago
O golpe de Estado civil-militar de 31 de março de 1964 exprimiu mudanças e reorientações para a estrutura institucional brasileira. Significou a recomposição do poder das classes dominantes via reorganização do Estado em torno de um projeto societário conservador. Nesse contexto, a coalizão golpista procurou ajustar as esferas superestruturais a um plano econômico articulado por um modelo de desenvolvimento industrial associado ao capital internacional. Uma das áreas mais atingidas por esse movimento foi a educacional. O sistema educacional foi, então, impelido a auxiliar por meio da formação de mão-de-obra especializada a aceleração da indústria nacional e a ampliação da aceitação popular ao regime. Estratégias fundamentais a conquista da hegemonia e a conservação do controle do Estado. Como integrante da política educacional a Educação Física mereceu especial atenção e foi reorientada como prática de controle social e desmobilização política. Essa formatação definiu formas de atuação e modelos de formação alinhados com o ideário da reforma educacional proposta pelo Estado autoritário. Ante o exposto, constituiu-se como escopo dessa dissertação a realização de uma análise conjuntural do processo de construção de concepções educacionais para o ensino superior e de definição de linhas de pesquisa para a pós-graduação na área de Educação Física entre 1969 e 1985. A fim de alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada no materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia”, “ideologia” e “revolução-restauração” gramscianas e “bloco de poder” e “poder” de Nicos Poulantzas. Não obstante, recorreu-se aos “fundamentos das políticas públicas” sistematizados por Mário Luiz Neves de Azevedo e Afrânio Mendes Catani e a elucidação do fenômeno esportivo proposta por Jean-Marie Brohm. Constatou-se que concorreram para a delimitação dos caminhos traçados pela Educação Física nacional a tentativa de modernização do ensino, a organização de demandas dos professores e a influência dos centros produtores de conhecimento. Nessa esfera, foram eleitos como pilares centrais a adoção do esporte como foco de investigação e a instrumentalização de práticas consoantes com as pretensões do sistema esportivo nacional. Por fim, ressalta-se que a direção dada à área concretizou-se pela conjunção do atendimento de interesses dos atores sociais ligados a área e pela realização dos impulsos doutrinários do Estado autoritário.
Palavras-chave: História da Educação Física, Ensino Superior, Pós-graduação, Governos Militares.
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880 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://boletimef.org/biblioteca/2870/Educacao-fisica-ciencia-e-hegemonia |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Brincar e Dançar .... É só começar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira
O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança, geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir tanto as mais fortes, quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.
Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura.
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893 0 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU http://efartigos.atspace.org/danca.html |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O Ensino da Educação Física no Ensino Médio: aproximações sobre a atuação dos profissionais da área |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2015 |
Descrição:
MOYA, Leisi Fernanda
A disciplina Educação Física passa por um momento especial em que tem a oportunidade de elaborar uma proposta curricular para o Ensino Médio, nível de ensino que, até então, não contava com uma diretriz estadual. O Currículo Básico do Paraná (1990), quando elaborado e implantado, não contemplou o Ensino Médio. Diante da necessidade de se repensar o papel da disciplina Educação Física, assim como as demais que compõem o rol de disciplinas escolares, foi proposto pelo governo atual a reconstrução das Diretrizes Curriculares do Paraná. Essa reconstrução se deu ao longo de três anos e no início do ano de 2007 as Diretrizes chegaram às escolas, em uma versão intitulada como “preliminar”, para que os professores e equipe de ensino da Secretaria Estadual de Educação pudessem analisar a sua viabilização no cotidiano escolar. Avaliando tais tentativas de mudanças é que essa pesquisa procurou indagar sobre a seguinte inquietação: “Qual o entendimento do ensino da Educação Física no Ensino Médio, por parte dos professores, considerando os documentos oficiais como perspectiva de análise?”.
Palavras-chave: Diretrizes curriculares. Ensino médio. Educação Física.
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970 0 bytes UniversidadeEstadual de Londrina, Londrina, 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
O processo de ensino de jogos desportivos coletivos: um estudo acerca do basquetebol |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Valdomiro de
Este estudo tem como objetivo principal apresentar uma proposta para o ensino dos jogos desportivos coletivos, em especial para o basquetebol, numa perspectiva longitudinal, considerando duas grandes etapas; iniciação e especialização desportiva. E como projeto-piloto, estudou-se a seleção brasileira de basquetebol, adulto masculino que representou o Brasil no campeonato mundial de 2002. Por intermédio de questionário semiestruturado, buscou-se identificar como se desenvolveu, no curso da história de vida dos atletas, a vivência motora durante a infância; quais modalidades foram apreendidas na iniciação desportiva e como ocorreu a aprendizagem; e, além do basquetebol, quais modalidades eram praticadas e como se desenvolviam essas práticas.
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1034 0 bytes Faculdade de Educação Física da Universidade Estad http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Futebol libertário: um jeito novo de jogar na medida |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Fabio Silvestre da
Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, de cunho teórico-metodológico, com a finalidade de investigar o uso do potencial educativo da prática esportiva, especificamente o futebol, na educação não formal como meio para a construção e o exercício da cidadania ativa através do atendimento alternativo direto para adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas em meio aberto que cometeram um ato infracional, na região da Capela do Socorro, atendidos pelo CEDECA Interlagos. O trabalho demonstra que a proposta inovadora pode criar um ambiente para o processo de integração pessoal com a tomada de consciência de sua própria dignidade, auto-estima, consciência corporal, comunicação, responsabilidade, autonomia e exercício da cidadania. Foram atendidos 18 adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos e 11 meses. O processo de seleção teve como critérios a inserção na medida por, pelo menos, um mês. Foram aceitos, ainda, adolescentes que cumpriam medida sem prazo determinado ou por seis meses. A intervenção foi realizada em vinte e quatro encontros semiestruturados dentro de uma metodologia que se chamou PAIS com os princípios e referenciais teóricos da pedagogia da libertação de Paulo Freire. Os resultado foram avaliados pelo processo de educação em si e não pelo número de adolescentes que chegaram ao final com a extinção da medida decretada pelo Poder Judiciário.
Palavras-chave: Adolescente. CEDECA Interlagos. Educação pelo esporte. Liberdade assistida. Medidas sócio-educativas.
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1066 0 bytes USP http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Alan Queiroz da. A virtualização do corpo no esporte-telespetáculo e nos jogos eletrônicos, bem como as repercussões desse fenômeno na cultura corporal de movimento contemporânea, já foi identificada por alguns estudiosos. Como evidência do impacto das mídias sobre as crianças, nas aulas de Educação Física na escola, os alunos não conseguem se “desligar” do último episódio do desenho animado que assistiram na TV. Por outro lado, as crianças apropriam-se das imagens e conteúdos televisivos, transformando-os em estruturas lúdicas que sustentam suas brincadeiras. A problematização pedagógica que, então, aqui apresentamos é se a Educação Física não deveria levar em conta tal fenômeno de modo privilegiado, atualizando seus projetos educativos, valendo-se do interesse das crianças e jovens pelas mídias e novas TICs, em favor de seus propósitos educacionais.
Palavras-chave: Mídias. Jogos. Virtualização. Atualização. Educação Física escolar.
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1103 0 bytes Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. http://boletimef.org/biblioteca/1724/Midias-e-jogos-para-uma-experiencia-corporal-educativa |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A formação do homem forte: Educação Física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882- |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PUCHTA, Diogo Rodrigues
O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das ideias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas.
Palavras-chave: História da educação. História das disciplinas escolares. História da Educação Física. Educação do corpo. Gymnastica.
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1107 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Mudanças no mundo do trabalho e suas mediações na Educação Física |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BOTH, Vilmar José
Essa pesquisa trata das atuais mudanças no mundo do trabalho, que ocorrem mediante a reestruturação produtiva e a reconfiguração do papel do Estado, lançadas como resposta do capital à crise pela qual o mesmo perpassou na década de 70 do século XX, bem como, suas mediações na Educação Física. Para tanto, iniciamos o estudo trazendo os conceitos de trabalho concreto e trabalho abstrato, demonstrando que este último é uma característica específica da sociedade capitalista. Analisamos que para se manter hegemônico o capital vai ampliando suas mediações, estendendo sua forma de organizar a vida para tudo e provocando com isso sérios problemas para a classe trabalhadora. A partir dessa análise, adentrarmos mais especificamente na Educação Física, onde observamos a relação que esta historicamente teve com o projeto pedagógico dominante no período do predomínio da organização do trabalho em sua estrutura taylorista/fordista. Também, analisamos as mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas no trabalho e na formação profissional em Educação Física, sempre fazendo a relação com o contexto geral, no sentido de apreender a totalidade do processo. Para tanto, além dos dados já levantados em outras pesquisas, realizamos entrevistas com dez trabalhadores da área, com o objetivo de levantar mais dados sobre as relações de trabalho da Educação Física. Para finalizar, demonstramos o caráter de adaptação às necessidades do capital que a formação profissional da área vem promovendo e, apontamos para a Licenciatura Ampliada como alternativa de uma formação com base calcada na politecnia, denotando um viés crítico ao modo de produção capitalista e a necessidade de superação do mesmo. Nesse mesmo sentido, alertamos para a necessidade de avanços na organização de sindicatos classistas para a união da luta da classe trabalhadora.
Palavras-chave: Mundo do trabalho. Educação Física. Formação profissional.
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1171 0 bytes Escola Superior de Educação Física, Universidade F http:// |
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