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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Processo de Formação para Professores de Sala de Recurso Multifuncionais sobre as Tecnologias Assist Versão: PDF
Atualização:  16/10/2017
Descrição:
REIS, Juliana Irani Villanueva dos

A política educacional para a inclusão da criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tem promovido inquietações frente a este desafio que vai além do direito da matrícula em uma instituição de ensino regular. A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na rede pública surge para contribuir diretamente no processo de ensino e de aprendizagem do aluno público-alvo da Educação Especial, para estas salas são disponibilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que auxiliam e contribuem no processo de inclusão deste alunado. Parte da seguinte questão de investigação: Considerando que o professor que atua na SRM vem demonstrando pouco conhecimento sobre as TA disponíveis nas SRM, de que forma a organização de um curso de formação na modalidade semipresencial pode contribuir para melhorar o conhecimento referente as TA? A presente pesquisa tem como desenvolver um programa de formação para professores especialistas sobre as TA que são disponibilizadas nas SRM. Ainda elencamos como objetivos específicos planejar, desenvolver e avaliar uma proposta de formação, para o que o professor especialista que atua no serviço do Atendimento Educacional Especializado conheça os conceitos de TA e as possibilidades de usos destes recursos. Os pressupostos teóricos estão pautados na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e em autores que discutem a formação do professor e as tecnologias assistivas sendo eles: Mantoan (2004), Manzzini (2012), Bescher (2013), Hummel (2015). Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção que visa contribuir para a mudança da prática pedagógica definida em dois momentos. O primeiro para o levantamento das necessidades dos professores especialista que atuam na SRM do Núcleo Regional de Educação em Londrina no que se refere ao conhecimento e uso das TA. Esta identificação culminou na elaboração de uma Unidade Didática como produto educacional visando contribuir para prática pedagógica desses profissionais. O segundo momento se deu por meio da aplicação desta Unidade Didática, por meio de um curso de formação continuado com 58 participantes, analisando os conceitos iniciais referentes às TA e a mudança destes conceitos a partir da aplicação do produto educacional. Propôs-se durante o processo de intervenção conhecimento das TA disponibilizadas nas salas de recursos e identificação das possibilidades de uso com o aluno com NEE. As discussões e reflexões durante esse processo foram fundamentais para que os professores especialistas pudessem compreender as TA para além de recursos tecnológicos.

Palavras chaves: Formação de professores. Educação especial. Sala de Recursos Multifuncional. Tecnologia assistiva. Necessidade educacional especial.

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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Concepção da Teoria da Distância Transacional no Brasil: um Mapeamento de Teses e Dissertações n Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
CABAU, Nubia Carla Ferreira

A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional de Michael Grahame Moore e como objetivo principal identificar, na produção científica brasileira, onde e como a Teoria da Distância Transacional é abordada pelos pesquisadores brasileiros no período de 2000 a 2016. Para tanto, foram realizados o levantamento, o mapeamento e a análise dos pressupostos teóricos da Teoria da Distância Transacional em produções acadêmicas de pós-graduação stricto sensu no recorte temporal delimitado. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo, enfatizando o paradigma qualitativo, com caráter bibliográfico e documental, apoiado na realização de estudo do tipo Estado do Conhecimento em teses de doutorado e dissertações de mestrado distribuídas em 19 produções acadêmicas em que estão contempladas a concepção da Teoria da Distância Transacional. O mapeamento foi empreendido utilizando-se como fontes o Banco de Teses e Dissertações da Capes, a Biblioteca Digital Vérsila, o portal Domínio Público e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conhecer a teoria é fundamental para um pesquisador e para a sua área de concentração, compreendendo que a teoria é a base de sustentação para o conhecimento. Por meio de pesquisa documental, apontaram-se os aspectos históricos, bibliográficos e conceituais da Teoria da Distância Transacional e discorreu-se acerca do percurso percorrido por Michael Grahame Moore na construção e desenvolvimento de sua teoria. Com base na análise de conteúdo, os resultados apontam que a Teoria da Distância Transacional é utilizada por estudiosos brasileiros em pesquisas do tipo estudos de caso, validando os conceitos apresentados na Teoria e como sustentação para discutir aspectos pedagógicos, tecnológicos, de desenvolvimento e estruturação da educação a distância. O resultado do estudo revela a necessidade de pesquisas que indiquem novas hipóteses e que sejam capazes de reformular a teoria existente, adequando-se às necessidades e particularidades do sistema educacional, social e político brasileiro.

Palavras-chave: Teoria da distância transacional. Teorias em educação a distância. Educação a distância.

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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Influência dos Indicadores de Crescimento e Maturação na Força de Preensão Manual em Crianças e Adol Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
SALES, Odair Rodrigues

Introdução: A Síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum e umas das principais causas da deficiência intelectual caracterizada pela presença de um cromossomo adicional. Indivíduos com SD apresentam crescimento reduzido durante a infância e adolescência e maturação acelerada, com fechamento epífises de crescimento de forma mais precoce. A força muscular é de fundamental importância para a saúde e a capacidade de realizar atividades diárias. Em indivíduos com SD são observados níveis reduzidos de força muscular que podem ser causados por diversos fatores como a hipotonia muscular e a hiperfrouxidão ligamentar, característicos da síndrome, entretanto, não se sabe ao certo qual seria a relação entre a força muscular, o crescimento e a maturação em crianças e adolescentes com SD. Objetivos: Verificar a força de preensão manual, indicadores de crescimento e de maturação somática em indivíduos de seis a 17 anos com SD de ambos os sexos comparando a indivíduos sem SD. Métodos: A amostra foi constituída de 140 crianças e adolescentes com SD, sendo 81 meninas e 59 meninos, estudantes de escolas especiais (APAE) e 340 crianças e adolescentes sem a síndrome (GC), sendo 161 meninas e 179 meninos, todos com idade entre seis e 17 anos e estudantes de escolas públicas. Para a avaliação do crescimento foram utilizadas as medidas de peso e estatura e cálculo do índice de massa corporal (IMC). A maturação somática foi determinada pelo cálculo da distância, em anos, do pico de velocidade de crescimento (PVC). Para a determinação da força muscular, foi utilizada a força de preensão manual (FPM) por meio de um dinamômetro hidráulico da marca Jamar. Resultados: As crianças e adolescentes com SD eram mais baixas que as do GC em quase todas as faixas etárias e grupos de PVC e apresentaram valores superiores de IMC na maioria das faixas etárias e grupos de IMC analisados. A FPM foi significativamente menor nas crianças e adolescentes com SD em todos os grupos de crescimento e maturação somática analisados na comparação com o GC. Foi encontrada correlação positiva significativa (p<0,01) entre todos os indicadores de crescimento e maturação com a FPM (0,27-046 feminino e 0,54-0,80 masculino). Conclusão: Crianças e adolescentes com SD apresentam um déficit significativo de estatura e FPM sendo que este demonstra ser correlacionado com o indicadores crescimento e a maturação somática.

Palavras chave: Crescimento. Dinamômetro de força muscular. Síndrome de down.

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