Educadores

Ínicio : Química : Teses : Produções de Profissionais da Seed: Teses : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Química Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Formação Continuada por Meio de Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Química com Enf Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
NIEZER, Tânia Mara

Este estudo teve como objetivo analisar quais as contribuições de um curso de formação continuada (FC) por meio de atividades experimentais investigativas no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a prática pedagógica dos professores de química no Ensino Médio do município de Rio Negro, que atuam na rede Pública Estadual do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os dez (10) professores de química que lecionam nas escolas de Ensino Médio do município de Rio Negro. A discussão teórica dessa pesquisa considerou estudos na área da formação continuada de professores, no enfoque CTS, e atividades experimentais investigativas. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza aplicada, com o encaminhamento nos princípios da pesquisa-ação segundo aporte teórico de Carr e Kemmis (1986), que sinalizam as fases de: planejamento, ação, observação, reflexão e replanejamento, formando uma espiral cíclica que produz um movimento no contexto ação-reflexão-ação. A coleta de dados se deu por meio de questionários, entrevistas individuais semi-estruturadas, fotos e vídeos das atividades, observação das atividades, arguições orais, portfólios e anotações em diário de campo, sendo categorizados e discutidos pela análise textual discursiva (ATD) conforme Moraes e Galiazzi (2006). Os principais resultados evidenciam que a promoção de uma FC, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode trazer importantes contribuições e subsídios para a ação docente, levando em consideração a realidade e o contexto de sala de aula. Como resultado dessa pesquisa, gerou-se um programa de FC sobre as AEIs no Enfoque CTS nas bases da pesquisa-ação e um livro com os planejamentos dos docentes participantes. Considera-se que a oportunidade de formação continuada para professores de química do Ensino Médio, que atuam na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode contribuir na melhoria da qualidade do ensino da ciência e na formação cidadã dos alunos.

Palavras-chave: Professores de química. Formação continuada. Ensino CTS. Atividades experimentais.

Downloads 18  18  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Polimorfos de ni(oh)2 e materiais mistos eletroativos baseados em argilas Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
DANCZUK, Marins

Neste trabalho apresentamos um estudo comparativo da estrutura e do comportamento eletroquímico das fases alfa e beta hidróxido de níquel [Ni(OH)2] em diferentes eletrólitos suporte. Os materiais foram preparados pelo método solgel e precipitação em meio alcalino. Também foram preparados materiais mistos eletroativos (MMEs), obtidos pela combinação dos coloides de Ni(OH)2 com argilas esmectitas naturais, formando Materiais Mistos Eletroativos com o Ni(OH)2 estável eletroquimicamente, após ligado as argilas.

Palavras chaves: As fases alfa e beta. Eletroquímico. método Solgel.

Downloads 340  340  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)