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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora! A Inclusão de Alunos com Deficiência Física Neuromotora: um Estudo no Contexto da Educação Básica Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
SILVA, Márcia Aparecida Marussi

Neste trabalho, investigamos a implementação de uma cultura educacional inclusiva que vem se desenhando no Brasil com algumas práticas educativas para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo geral é perceber como vem ocorrendo a inclusão dos alunos que apresentam, notadamente, deficiência física neuromotora, matriculados na rede estadual de educação, na região metropolitana de Maringá, buscando compreender que tipo de atendimento pedagógico ofertado no contexto do ensino comum contribui efetivamente com a aprendizagem desses alunos. A pesquisa buscou também analisar como são realizadas as práticas de aprendizagem dos alunos com deficiência física neuromotora, no contexto do ensino comum e regular, entendendo-as como processos que proporcionam a apropriação dos conteúdos escolares e o desenvolvimento das funções complexas do pensamento. Para a execução da pesquisa, realizamos, inicialmente, estudos bibliográficos, levantamento e análise de textos, documentos e dados oficiais acerca do tema. Em seguida, por meio de uma pesquisa empírica, realizamos entrevistas com representantes das equipes pedagógicas e professores especializados que atuam como: Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC), no contexto do ensino comum, e Professor de Sala de Recursos Multifuncional (SRM), em estabelecimentos ligados à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Pretendemos conhecer como vêm se efetivando a inclusão e o ensino voltado ao atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência física neuromotora; os principais diagnósticos; os espaços de atendimento pedagógico que estão sendo disponibilizados a estes alunos; analisando também, se as práticas pedagógicas atuais respeitam as características individuais, se utilizam de recursos tecnológicos, se mobilizam aspectos cognitivos e se contribuem com o desenvolvimento e a aprendizagem. Para tanto, buscamos na teoria histórico-cultural elementos para analisar o conceito de desenvolvimento e aprendizagem, a partir dos escritos de L. S. Vygotski e seus colaboradores. Buscamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como está se efetivando a Inclusão de alunos com Deficiência Física Neuromotora na Educação Básica na região de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Maringá? Constatamos a necessidade de mudanças no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência física neuromotora, com uma maior reflexão crítica dos professores quanto à utilização de práticas pedagógicas que oportunizem o aluno com deficiência física neuromotora, mais autonomia nas situações de aprendizagem.

Palavras-chave: Deficiência Física Neuromotora. Aprendizagem. Desenvolvimento. Teoria Histórico-Cultural. Educação Básica.

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Fazer Download agora! Carneiro Leão e a Educação Rural Brasileira: um Projeto Cultural, Político e Modernizador (1909-19 Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
LIMA, Rosilene de

A pesquisa ora apresentada analisa a educação rural e suas relações com a modernização da sociedade brasileira com base nos escritos de Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966), um intelectual pernambucano, de expressiva contribuição aos aspectos sociais e educacionais do país. Esta pesquisa aprofunda os estudos sobre seu pensamento, uma vez que analisa o posicionamento do autor acerca da sociedade rural, com ênfase nos enfrentamentos e embates que apresenta em relação à educação nos períodos que compreendem a Primeira República brasileira, haja vista que a produção de sua obra percorre enfaticamente tal período, além de momentos posteriores, observando a conjuntura do momento histórico em sua totalidade. Parte-se do pressuposto de que o projeto de sociedade expresso pelo autor tem significativa importância nos encaminhamentos educacionais brasileiros, visto abarcar os setores urbano e rural do país de forma ampla. Concentra-se na análise de como este intelectual pretendia contribuir para a modernização da sociedade brasileira implantando um projeto de desenvolvimento para a educação rural do país, enquanto o discurso recorrente no período priorizava a industrialização e a ampliação dos centros urbanos. São tomados como principais fontes o conjunto de livros de autoria de Carneiro Leão. Considera-se que no conjunto de sua produção apresenta elementos que podem ser avaliados como formadores de uma concepção de sociedade rural pautada em princípios sociológicos, a qual fundamenta as ações do autor em estudo. Para uma exposição que possibilite maior visibilidade aos resultados, é apresentado um panorama do contexto socioeconômico brasileiro na Primeira República brasileira, a fim de caracterizar o momento histórico no qual Carneiro Leão configurou suas teses e se debruçou sobre as causas educacionais do país; são destacadas as suas propostas que subsidiam o processo de modernização da sociedade brasileira, destacando suas concepções de educação, de sociologia, bem como a formação de professores; e, analisam-se o pensamento e a ação de Carneiro Leão como um projeto de desenvolvimento para a educação rural do país e sua modernização. Defende-se que, embora a historiografia brasileira destaque as discussões sobre questões urbano industriais ao tratar do processo de modernização da sociedade brasileira, há que se considerar as contribuições da educação rural para a efetivação deste processo. Neste sentido, a proposta de educação de Carneiro Leão para a educação rural configura-se em um projeto cultural, político e modernizador para a sociedade daquele momento.

Palavras-chave: Carneiro Leão. Sociedade Rural. Educação Rural. Modernização da Sociedade.

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Fazer Download agora!O Desenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista: Considerações a partir de Piaget Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
PIECZARKA, Thiciane

A presente pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, que busca investigar o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir da teoria piagetiana e das pesquisas empíricas sobre o autismo. A compreensão e o estabelecimento de relações entre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e o desenvolvimento autista pode permitir o entendimento de possibilidades de aprendizagem na perspectiva educacional. Partindo da premissa de que a manifestação do autismo é heterogênea, foi realizado um estudo empírico em escola especial de atendimento a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. O método clínico piagetiano norteou a coleta e análise de dados. Primeiramente foi realizado um grupo focal com professoras experientes para a percepção dos aspectos que elas consideram fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem dos educandos autistas. Após essa percepção, foi feita a seleção de dois autistas, um com autismo grave e outro com autismo moderado (definido pelo CARS), para acompanhamento sistemático em ambiente escolar. Como fontes de informação desses participantes, foram realizadas entrevistas a partir do método clínico com suas mães, professoras e uma atendente, bem como diário de observação de campo. Os dados coletados evidenciam como aspecto fundamental a socialização para avanços no desenvolvimento e na aprendizagem de indivíduos com autismo, principalmente na interação entre professor-aluno, sendo sempre permeada pela afetividade. Quanto aos alunos acompanhados, ambos demonstram características fundamentais na perspectiva do processo de desenvolvimento e aprendizagem dentro de uma visão integrada entre aspectos afetivos, cognitivos e sociais, própria da perspectiva piagetiana. Ambos apresentam o aspecto visual como mais evidente na exploração do mundo e, em consequência, a imitação é um determinante na sua aprendizagem, seja ela de cunho acadêmico, lúdico ou social. Ambos demonstram aprendizagem social, dentre as quais, algumas imitações de comportamentos. Quanto à construção do conhecimento, ambos demonstram a construção de um pensamento representativo, um voltado para a ludicidade, e o outro voltado para a construção de um conhecimento acadêmico. Essas características apresentam estreita relação com a teoria piagetiana por compreender que o pensamento representativo se dá pela imitação, jogo simbólico e representação cognitiva. Ao relacionar esses aspectos com o observado compreende-se ser esse um caminho que pode trazer potencialidades significativas de desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos com transtorno do espectro autista. Além disso, os interesses que autistas apresentam para determinados objetos devem ser considerados como a energia necessária ao desenvolvimento, que é de cunho afetivo. Assim, compreende-se que há evidência de aproximações teóricas possíveis quanto à integração dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos evidenciados pelas pesquisas sobre o autismo e a teoria piagetiana. A compreensão desses aspectos de uma maneira integrada e em desenvolvimento contínuo permite avançar para um olhar produtivo no atendimento a esses alunos.

Palavras-chave: Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento. Aprendizagem. Piaget. TEA.

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Fazer Download agora!O Direito à Educação Infantil do Campo no Município de Pinhão: Ponto de Vista das Famílias Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
LEINEKER, Mariulce

Este estudo tem como objetivo: entender de que modo o direito à Educação Infantil das crianças que vivem no campo no município de Pinhão-PR é percebido pelas famílias e de que maneira é cumprido pelos órgãos governamentais. Esse município localiza-se no Território Cantuquiriguaçu, estado do Paraná, e foi selecionado por ser o único município do Território com um Centro Municipal de Educação Infantil no campo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contempla estudo bibliográfico e documental sobre a história do Município e a história da Educação Infantil, bem como estudo de campo: entrevistas, questionários e visitas realizadas nos anos de 2015 e 2016 com a famílias que vivem no campo. Foram entrevistadas 40 mulheres que vivem no campo cujos filhos não têm acesso à Instituição de Educação Infantil e foram respondidos 21 questionários por pais de crianças que frequentam o CMEI Santa Maria. Estabeleceu-se um recorte a partir dos anos de 1980, destacando-se nessa reconstrução histórica a luta das mulheres e dos movimentos sociais para que a criança fosse contemplada na legislação, bem como a luta para que a Educação do/no Campo fosse, na prática, um direito de todos. A análise das informações recolhidas tomou como referência o conceito de território, considerando as relações sociais que se estabelecem no campo e constituem os sujeitos, para além do espaço físico, geográfico, ou seja, relações de disputa, de poder e de sobrevivência. São essas relações que explicam os diversos pontos de vista das famílias, que se assemelham em termos de condições socioeconômicas, mas que se percebem de maneiras diferenciadas pela atuação social que desempenham. As famílias cujos filhos frequentam a Educação Infantil reconhecem sua importância pelo desenvolvimento apresentado pelas crianças. Entre as famílias que não têm acesso à Educação Infantil, foi possível identificar diferentes posições: algumas manifestam a necessidade do atendimento, outras preferem manter as crianças pequenas em casa, sob os cuidados pela mãe; algumas, por não terem registro formal de trabalho, consideram que seus filhos não teriam direito à Educação Infantil. A grande maioria das mulheres entrevistadas reproduz um modelo patriarcal de submissão e não se veem como sujeitos de direitos. Da mesma forma, não reconhecem a Educação Infantil do Campo como um direito das crianças, fato esse reforçado pelo precário atendimento das políticas públicas municipais para a Educação Infantil do Campo.

Palavras-chave: Educação e infância. Políticas públicas para a educação infantil do campo. Famílias e direito à educação infantil.

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Fazer Download agora!O Programa de Formação Político-sindical e Educacional da App-Sindicato (2007-2014) e a Renovação Versão: PDF
Atualização:  30/10/2017
Descrição:
FERNANDES, Donizete Aparecido

Este trabalho investiga o Programa de Formação Político-Sindical e Educacional destinado aos filiados da APP-Sindicato entre os anos 2007 e 2014. O programa nasceu em um contexto histórico marcado pela ascensão do Partido dos Trabalhadores ao poder, o que criou um paradoxo ao sindicalismo historicamente mais combativo, representado exemplarmente pela CUT, que passou a empenhar-se na efetivação dos objetivos de governo. O objeto geral da pesquisa é analisar a proposta de renovação do quadro de dirigentes da APP-Sindicato conforme proposta do Programa de Formação de 2007 a 2014. Defendemos a tese de que predomina na formação dos quadros de direção da APP-Sindicato a relação de forças existente entre as tendências e grupos políticos também existentes na CUT e no PT numa estrutura bastante burocratizada, de modo que o objetivo de formar novos quadros de dirigentes não se realiza de acordo com os objetivos propostos. Os objetivos específicos estão assim definidos: contextualizar a questão sindical tendo como referências artigos das revistas Crítica Marxista e os clássicos do marxismo; analisar o movimento sindical no Brasil tendo como recorte temporal os anos de 1980 – 1990 e inicio do século XXI; demonstrar que os Cadernos de Formação Político-Sindical e Educacional não alcançam os objetivos propostos por seu ecletismo e falta de um direcionamento teórico especifico, e que não alteram os quadros de direção da APP, que continuam a ser fornecido por tendências ou grupos internos da APP-Sindicato, fato que atribuímos à organização interna do sindicato. Ao final da investigação concluímos que, pelo menos até o presente momento, a renovação pretendida pelos cursos ainda não está se efetivando. Como principal problema, pode-se dizer que os textos de formação, que são tomados de vários autores, são fragmentados e descontextualizados e, tão grave quanto isso, apresentam tendências teóricas conflitantes entre si, além de seguirem a estrutura temática dos livros de história acadêmicos. Embora a proposta de formação almeje à formação de um pensamento crítico, a escolha dos textos e a orientação geral são fragmentárias e desarticuladas, de modo que não cumprem os objetivos.

Palavras-chave: Sindicalismo. Formação Sindical. Relação de Forças. Formação de Dirigentes e Educação.

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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma Análise Contextual da Produção da Política Versão: PDF
Atualização:  30/10/2017
Descrição:
ALFERES, Márcia Alferes

Esta tese analisa a produção do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) no âmbito do Governo Federal (nível macro) e como as ações do Programa são recontextualizadas por orientadoras de estudo e professoras alfabetizadoras na formação continuada (nível meso), e na sala de aula, por professoras alfabetizadoras (nível micro). Utiliza-se de conceitos da teoria de Bernstein (1996, 2003) sobre a estruturação do discurso pedagógico e processos de recontextualização, bem como de contribuições da theory of policy enactment formulada por Ball, Maguire e Braun (2016). A pesquisa tem por base um trabalho qualitativo com foco nos seguintes aspectos: a) na formação continuada de orientadoras de estudo e professoras alfabetizadoras; b) nas práticas pedagógicas de alfabetização desenvolvidas nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental em duas escolas da rede de ensino do município de Ponta Grossa/PR. Os procedimentos de coleta de dados são: a) a análise de documentos oficiais e legais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; b) a observação participante na formação continuada das orientadoras de estudo e das professoras alfabetizadoras, em eventos realizados pela Secretaria Municipal de Educação e pela Coordenação do PNAIC da Universidade Estadual de Ponta Grossa; c) a observação participante de práticas pedagógicas de alfabetização no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) em salas de aulas de duas escolas no município de Ponta Grossa/PR; d) entrevistas com: coordenadora geral do PNAIC; coordenadora local do PNAIC; formadora do PNAIC; orientadora de estudo; direção e equipe pedagógica das duas escolas da rede de ensino municipal de Ponta Grossa, Paraná; e professoras alfabetizadoras. A tese argumenta que o PNAIC possui elementos de uma pedagogia mista, com princípios dos modelos pedagógicos de competência e de desempenho. Argumenta, também, que o PNAIC é recontextualizado nas instâncias meso e micro, configurando diferentes sentidos e possibilidades no processo de enactment (colocação em ação). Os resultados da pesquisa apontam que, apesar de abrangente, necessário e relevante, o PNAIC apresenta potencialidades, limites e desafios. Algumas das potencialidades são: o PNAIC é um Programa abrangente com ações e estratégias bem definidas; possui materiais específicos para alfabetização; aproveita os materiais já existentes na escola; possibilita a participação das universidades públicas na elaboração do material e na formação dos professores; proporciona uma maior visibilidade das áreas de Geografia, Arte, História e Ciências, entre outros. Como limitações, a principal é a descontinuidade do PNAIC. Além disto, não ocorre uma prestação de contas dos investimentos realizados no Programa; não são todos os professores cursistas que permanecem no ciclo de alfabetização; os recursos financeiros não são repassados diretamente às universidades e falta um espaço democrático para debater publicamente o PNAIC, com a participação dos professores. Os desafios são: a continuidade do Programa em uma perspectiva de formação de rede; discussões sobre melhorias nas condições materiais e de trabalho dos professores; apoio pedagógico aos professores na escola, principalmente aos iniciantes; acompanhamento constante da aprendizagem dos alunos; revisão dos currículos dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: Alfabetização. Política educacional. PNAIC. Recontextualização.

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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Uma Intervenção Pedagógica na Educação Básica com Potencial de Ampliar a Visibilidade da Produção Ci Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
CORRÊA, Maria Lúcia

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (2014) a ser atingida até o ano de 2024 é estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação stricto sensu, em particular aqueles ligados às áreas de Engenharia, Matemática, Física, Química, Informática e outros no Campo das Ciências. No entanto, tendo em vista que o conhecimento científico proporcionado na Educação Básica traz em sua essência um potencial produtivo quase que exclusivamente masculino, ocorre que poucas mulheres cientistas e suas contribuições criativas são apresentadas às alunas e aos alunos nessa etapa de estudos. Esse fato pode levar as meninas a pensarem que a Ciência não é um campo propício para as mulheres, causando desestímulos quanto a seguirem a carreira científica e mesmo dar a entender que a Ciência pode ser um campo hostil para elas. Sendo assim, buscamos em dissertações, artigos e livros da área, discussões a respeito do tema Ciência e gênero e elencamos alguns elementos que consideramos relevantes para problematizar uma Ciência androcêntrica, não com o intuito de apresentar às alunas e aos alunos uma Ciência mais feminina, mas sim uma Ciência mais abrangente às mulheres. Encontrados esses elementos, construímos uma Sequência Didática cuja aplicação pode nos fornecer subsídios para analisarmos se tais elementos possibilitariam a visibilidade da produção científica feminina em uma atividade escolar aplicada ao nono ano do Ensino Fundamental. Essa intervenção didática foi fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa. O instrumento heurístico “V” Epistemológico de Gowin foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e na coleta de dados. Com a articulação metodológica desses referenciais, este trabalho encontrou evidências de que a apropriação desses aspectos citados em uma Sequência Didática aplicada à Educação Básica pode possibilitar a visibilidade da produção científica feminina. As análises qualitativas dos dados coletados apresentaram indícios de aprendizagem significativa, considerando que observamos uma ampliação da visibilidade da produção científica feminina em atividades escolares.

Palavras-chaves: Gênero feminino. Construção do conhecimento científico. Produção científica feminina. Aprendizagem significativa. “V” Epistemológico.

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