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Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Pedagogo na Organização do Trabalho Pedagógico com ênfase no Planejamento da Escola Itinerante Cam Versão: 
Atualização:  10/1/2019
Descrição:
SILVA, Luciana Maria de Matos e

Apresenta estudo sobre o trabalho do pedagogo na organização do trabalho pedagógico, na experiência de implementação do Projeto Político Pedagógico da Escola Itinerante Caminhos do Saber. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), entre 2016 e 2018. Objetiva compreender o trabalho do pedagogo na organização do trabalho pedagógico da Escola Itinerante Caminhos do Saber, a partir da implementação dos Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo; Conhecer a história da pedagogia no Brasil e as contradições do trabalho do pedagogo na escola pública paranaense; Identificar as principais raízes da Educação do MST, assim como as bases pedagógicas que a constituem; Analisar a ação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico com ênfase no planejamento escolar da Escola Itinerante Caminhos do Saber. No campo metodológico assume a teoria marxista, com as categorias teóricas de análise: história, mediação, contradição e totalidade. Pesquisa bibliográfica em autores como Brzezinsky (2012), Saviani (2013), Haddad (2016) que tratam da história da pedagogia no Brasil e no Paraná; Caldart (2004), MST (1996), Camini (2009), contribui com os elementos da educação do MST e Escola Itinerante; Paulo Freire (1980) colabora com as reflexões sobre a Pedagogia Freiriana; Pistrak (2000; 2009); Shulgin (2013); Krupskaya (2017) e Makarenko (1986) elucidam a Pedagogia Socialista; Freitas (2001) expõe discussões sobre a organização do trabalho pedagógico. Realiza análise documental no Projeto Político Pedagógico, Plano de Trabalho Docente e entrevistas semiestruturadas com pedagogos que trabalham na coordenação pedagógica da Escola Itinerante Caminhos do Saber, complementando a análise com a observação em campo. A análise considera a trajetória do Curso de Pedagogia no Brasil e a complexidade que envolve a questão da identidade e o trabalho do pedagogo nas escolas públicas da rede estadual de educação do Estado do Paraná. Destaca ainda, as bases que fundam o projeto de educação do MST, a Pedagogia do Movimento, a Pedagogia Freiriana e a Pedagogia Socialista soviética e com isso, estabelece a análise da atuação do pedagogo na proposta pedagógica da Escola itinerante Caminhos do Saber. Conclui que trabalho do pedagogo é marcado pelo conjunto de elementos que compõe a forma escolar itinerante, por Ciclos de Formação Humana e com Complexos de Estudo. Demarca que o pedagogo e o seu trabalho são essenciais para articular os elementos de resistência desse profissional na escola e na educação, fazendo a mediação entre os encaminhamentos do Estado e as demandas do movimento social. Considera que o pedagogo tem como desafio garantir o movimento dialético do projeto político pedagógico na relação com o coletivo escolar, seja, articulando conteúdo, vida e trabalho; as práticas avaliativas; a elaboração coletiva e interdisciplinar dos planejamentos por complexo de estudo; e, a auto organização dos estudantes. Propõe que esse perfil de pedagogo pode trazer contribuições para o avanço do trabalho da escola, logo para o conjunto do MST e para educação brasileira.

Palavras-chave: Pedagogia. Trabalho do pedagogo Organização do trabalho pedagógico. Escola itinerante.

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Fazer Download agora!O Pensamento Pedagógico do Padre Paul-Eugène Charboneau para a Educação Brasileira: Produção e Circu Popular Versão: PDF
Atualização:  9/1/2019
Descrição:
JAHNKE, Jefferson Fellipe

Esta dissertação integra a linha de pesquisa História e Políticas da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e se propõe investigar o pensamento pedagógico do Padre Paul-Eugène Charbonneau, no período que esteve no Brasil de 1959 a 1987. O estudo das obras deste religioso direcionadas à formação do ser humano por meio da historiografia, permitiu descobrir outras ferramentas pedagógicas vividas pela educação. O objetivo geral delineado para pesquisa foi analisar o ideário pedagógico do Padre Paul-Eugène Charbonneau na educação, produção e circulação de saberes pedagógicos, bem como, a aceitação de seus ideais escolares. Do ponto de vista teórico, na perspectiva da história cultural, a pesquisa fundamentou-se nos trabalhos de Le Goff (1990), Chartier (1988, 2002), Block (1987), Certeau (1982) e Bourdieu (1992). A exploração das fontes necessitou de apoio e compreensão teórica proveniente de estudos da cultura escolar realizados por Frago (2001). A metodologia do trabalho se orientou pela abordagem qualitativa e documental. Buscamos analisar o pensamento pedagógico de Charbonneau por meio das obras direcionadas à educação, à família, à sexualidade e a proposta política: opção cristã para o desenvolvimento dos povos, de acordo com análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). No que diz respeito à pesquisa documental, foram analisados autores convergentes que contribuíram para responder questionamentos da historiografia humanista cristã da educação de jovens, adultos e casais, como:os estudos de Aresi (1980), Asselin (2016), Azzi (1999), Knight (2001), Martins (1997), Stephanou (2004), Concílio Vaticano II (1991) e Maritain (1999). Na análise das obras de Charbonneau, na categoria família constatou-se que o papel dos pais para a educação contribui na formação do indivíduo. Ele defendia uma educação integral contemplando todas as dimensões do ser humano. A educação sexual deveria ser vista como uma fonte de alegria e uma realização com Deus. A opção cristã para o desenvolvimento dos povos enfatiza o papel da Igreja como proclamadora da humildade, da solidariedade, do amor, respeito ao cidadão e a justiça.

Palavras-chave: Educação integral. Escola. História da Educação. Igreja. Padre Charbonneau.

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Fazer Download agora!O programa Ensino Médio Inovador e sua relação com os dados de fluxo escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/6/2016
Descrição:
ISLEB, Vivian

O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI e sua relação com o fluxo escolar. O ProEMI foi criado em 2009, pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009 e tem como público-alvo as escolas públicas de Ensino Médio. Desde a sua criação, foram publicadas três versões do Documento Orientador do ProEMI, que oferecem orientações voltadas à implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa. Como parte de seus objetivos, o ProEMI busca induzir mudanças curriculares, ampliar a carga horária, incentivar práticas pedagógicas diferenciadas e contribuir para o enfrentamento da reprovação e do abandono escolar. Com base nas finalidades e nas orientações do ProEMI, o objetivo central desta pesquisa foi monitorar os resultados do abandono e da reprovação escolar e averiguar em que medida o ProEMI pode contribuir para o movimento destas taxas bem como se este movimento sinaliza alguma tendência para o cenário nacional. Para isso, investigaram-se os dados de fluxo escolar (reprovação e abandono) das escolas estaduais sem o Programa e do conjunto de escolas com o ProEMI (339), que fizeram adesão em 2009, distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal. Como parte do procedimento de coleta de dados, utilizaram-se como referência os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, do período de 2007 – 2011. Por meio dos dados levantados, foram identificadas quatro tendências diferentes no movimento do fluxo escolar de cada estado participante e de seu conjunto de escolas com e sem o ProEMI.

Palavras chaves: Programa Ensino Médio Inovador. ProEMI. Abandono escolar. Reprovação escolar. Fluxo escolar.

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Fazer Download agora!O Trabalho do Pedagogo na Escola: Compromisso com a Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino d Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
ROSA, Sandra Regina Bernardes de Oliveira

A presente dissertação tem como objeto de investigação o trabalho do profissional pedagogo nas escolas da Rede Municipal de Curitiba. Busca responder a seguinte problemática: Quais políticas educacionais são necessárias para superar o tecnicismo pedagógico na escola pública e avançar para a efetivação da práxis crítica e transformadora no trabalho do pedagogo? Define-se como objetivo geral da pesquisa: Analisar o trabalho do pedagogo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e a efetividade da práxis na organização do trabalho para a democratização/humanização da educação na escola pública.Trata-se de pesquisa documental e empírica. Realiza a análise histórica das regulamentações do curso de Pedagogia, principalmente das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Lei Complementar do Estado do Paraná n. 103/2004, nos Editais de Concurso n. 37/2004, 10/2007, 17/2013, a atual Lei n. 14.544 de 11 de novembro de 2014, que institui o Plano de Carreira do Profissional do Magistério de Curitiba e o decreto nº35 da referida lei que regulamenta as funções atribuídas ao Pedagogo. A análise dos documentos tem o objetivo de compreender a implantação e implicações das políticas educacionais na concepção e efetivação do trabalho do pedagogo. Além disso, pesquisou-se a produção do conhecimento sobre o trabalho do pedagogo, em teses e dissertações, em nível nacional, com ênfase no estudo da realidade do município de Curitiba. A pesquisa de campo envolve a aplicação de instrumentos de coleta e realização de entrevistas semiestruturadas com 24 pedagogas das escolas municipais da cidade de Curitiba para investigar a relação entre as políticas para a formação e trabalho do pedagogo e a efetividade do compromisso do profissional com a gestão democrática. O método de análise é a dialética na perspectiva teórica do materialismo histórico, pois possibilita captar o movimento do real nas suas múltiplas determinações, revelar as contradições por meio da análise da prática social, desvelando os fenômenos da educação presentes no contexto das políticas públicas em curso e em ação nas escolas do município de Curitiba. Almeja-se, contribuir com o debate no campo da formação e trabalho do pedagogo para formulação e implementação de políticas que garantam o exercício democrático de sua profissionalidade na escola pública. Como resultado da pesquisa destaca-se: nas relações entre o trabalho do pedagogo nas escolas e as políticas de gestão da educação da RME, as pedagogas compreendem a importância de a gestão democrática ser construída e incorporada coletivamente nas relações de trabalho. Este contexto justifica a defesa da necessidade de contínua formação ao pedagogo atender as demandas
socioeducacionais no sentido de compreender o histórico dos processos pedagógicos, a organização das práticas pedagógicas e aprimorar o trabalho coletivo da escola, com provimento de recursos financeiros que transformem as condições de trabalho nas escolas públicas e valorizem a criação de uma estrutura organizacional capaz de ampliar o número de profissionais e de pedagogos nas escolas e valorizar a carreira docente.

Palavras-chave: Concepção de pedagogo. Políticas educacionais. Trabalho do pedagogo. Gestão democrática.

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Fazer Download agora!O Trabalho Docente no Espaço-tempo da Hora-atividade nas Escolas Públicas Estaduais do Município de Versão: PDF
Atualização:  14/1/2019
Descrição:
SCHOLOCHUSKI, Virgínia do Carmo Pabst

Esta pesquisa apresentou como objeto de investigação o trabalho docente na hora-atividade dos professores da rede estadual de ensino do Paraná. Seu objetivo geral foi analisar como o tempo do trabalho docente destinado à hora-atividade é utilizado pelos professores dentro das escolas estaduais do município de Almirante Tamandaré. Assim, a pergunta que se desejou responder foi: como vem sendo aproveitado pelos professores o espaço-tempo destinado à realização da hora-atividade nas escolas públicas estaduais do Município de Almirante Tamandaré? Para tanto, partiu-se de uma análise da educação brasileira desde as duas últimas décadas do século XX, até chegar à conjuntura atual, buscando compreender em que contexto se deu a conquista da hora-atividade, o aumento do seu percentual e o recente retrocesso na carga horária dessa atividade docente. Para melhor compreensão desse processo, discutiu-se, também, sobre a categoria trabalho docente a partir da definição de trabalho de Karl Marx (2013), bem como a respeito das influências da sociedade capitalista na educação. A partir das ideias de Nacarato et al. (1998), debateu-se sobre as condições do trabalho docente no Brasil. Encontrou-se, também, a necessidade de entender o significado da terminologia hora-atividade, buscando conhecer a legislação que respalda a sua efetivação, a sua concepção na literatura e entre os profissionais da educação. A abordagem metodológica escolhida foi a da pesquisa qualitativa proposta por Minayo (2009), Moreira e Caleffe (2008) e Ludke e André (1986), e as técnicas de coletas de dados utilizadas foram: entrevistas semiestruturadas (com professores e pedagogos), observação participante (do espaço tempo da hora-atividade) e análise documental. Em relação à análise e tratamento do material empírico e documental coletado, apoiou-se na análise de conteúdos proposta por Bardin (1979). Para entender a realidade do trabalho docente na hora-atividade, buscou-se investigar as duas únicas Instituições escolares do município de Almirante Tamandaré – PR, que ofertam apenas os anos finais do Ensino Fundamental. Os dados evidenciaram péssimas condições físicas e estruturais das escolas para a realização da hora-atividade. Em relação ao aproveitamento do tempo da hora-atividade, verificou-se que os professores dedicam a grande maioria do seu trabalho nesse espaço-tempo para realizar atividades imediatistas, voltadas ao planejamento das aulas e às burocracias cristalizadas no seu cotidiano de trabalho e, que, dificilmente estudam na hora-atividade. O pedagogo, por sua vez, encontra-se sobrecarregado de atividades na escola e não consegue organizar momentos de estudos e reflexão durante o espaço-tempo da hora-atividade. Verificou-se, também, que o retrocesso do percentual da hora-atividade desmotivou os docentes e aumentou a quantidade de trabalho desse profissional, e que para dar conta de tudo, muitas vezes, leva trabalho para realizar em casa. Assim, conclui-se que a hora-atividade não é um benefício para os professores, mas ao contrário, é um direto garantido por lei, conquistado pelos professores através de lutas e resistências, e entre os seus principais objetivos se destaca: melhorar as condições de trabalho docente e a qualidade do ensino ofertado à população.

Palavras-chave: Hora-atividade. Trabalho docente. Almirante Tamandaré. Escolas estaduais.

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Fazer Download agora!O Uso da Programação Scratch para o Desenvolvimento de Habilidades em Crianças do Ensino Fundament Popular Versão: PDF
Atualização:  9/10/2017
Descrição:
CASTRO, Adriane de

O ensino de programação na escola é uma tendência mundial. A linguagem de programação Scratch foi desenvolvida especialmente para crianças, pois usa uma interface gráfica fácil sem códigos, apenas blocos parecidos com lego. Pensando nisso, este trabalho visa à inserção da programação para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa. Esta pesquisa usa a abordagem do Construtivismo de Jean Piaget em busca de compreender o desenvolvimento da criança e também a perspectiva construcionista de Seymour Papert, já que visa o uso de computadores por meio da programação. A pesquisa busca investigar o desenvolvimento de atributos como raciocínio e autonomia diante do uso da programação. Desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, com enfoque qualitativo de cunho interpretativo. O projeto realizado teve uma duração de um ano, no qual as crianças tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos da programação Scratch e atividades com uso da criatividade e lógica. O estudo apresentou resultados positivos no desenvolvimento intelectual, autonomia, raciocínio lógico, comunicação. O trabalho relata mudanças observadas nos alunos entre o início e o término do projeto.

Palavras-chave: Scratch. Raciocínio Lógico. Criatividade. Programação.

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Fazer Download agora!O Uso das Tecnologias pelos Professores Corregentes no Município de Curitiba Popular Versão: PDF
Atualização:  16/10/2017
Descrição:
GARCIA, Joyce Cordeiro Heindyk

A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, no eixo de Educação e Tecnologias. O estudo traz a questão: como os professores corregentes do 3º ano do Ensino Fundamental de Curitiba, utilizam as tecnologias nas práticas pedagógicas? Para este fim, delimitou-se como objetivo geral: analisar e compreender como os professores corregentes, do 3º ano do Ensino Fundamental de Curitiba utilizam as tecnologias nas práticas pedagógicas. De modo a cumprir o objetivo geral, definiram-se os seguintes objetivos específicos: compreender a função do professor corregente na rede municipal de Educação de Curitiba – RME; identificar a concepção de tecnologia apresentada pelos professores corregentes da RME, em especial, daqueles que atuam no 3º ano do Ensino Fundamental; verificar se esses professores corregentes, já vivenciaram o uso de tecnologias em sua formação continuada e a sua aplicabilidade pedagógica; analisar quais tecnologias os professores corregentes utilizam em suas práticas pedagógicas e identificar e analisar os avanços, dificuldades e desafios a serem superados, no uso das tecnologias na escola. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e pesquisa de campo. Buscou-se, primeiramente, fazer o levantamento bibliográfico das produções sobre tecnologia e educação que já existiam, para isso, pesquisou-se dissertações e teses da UFPR e UTFPR; produções nos bancos de dados da CAPES, Scielo e BVS. A partir do levantamento bibliográfico e verificação da problemática, utilizou-se como instrumentos de pesquisa o questionário e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram os professores corregentes que atuaram no 3º ano do Ensino Fundamental nos anos de 2016 e 2017. Obtiveram-se 18 questionários respondidos das 185 escolas, por meio de formulário online e foi realizado 10 entrevistas com professores corregentes, sendo uma em cada regional de Curitiba, selecionado por meio randômico, não sendo os mesmos professores do questionário. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a análise de Discurso, nas entrevistas (ORLANDI, 2007). Foram elencados 5 dispositivos analíticos, sendo eles: a função da corregência; concepção de tecnologia na escola; formação continuada em tecnologia; tecnologias utilizadas na prática pedagógica e potencialidades e desafios no uso das tecnologias na corregência. Os resultados mostram que todos os docentes acessam a internet em sua rotina do dia-a-dia. A maioria utiliza e-mails, redes sociais e aplicativos para pesquisas e lazer. Utilizam o computador na escola e em suas casas para preparar aula, para pesquisas diversas, preparar atividades, entre outros. Os docentes utilizam a tecnologia para seu uso pessoal e nas práticas pedagógicas, mas, é preciso avançar no uso das tecnologias em sala de aula. Nos discursos nota-se que muitos professores ainda não utilizaram as tecnologias no trabalho com a corregência. Os que já tiveram essa experiência, destacam trabalhos realizados na sala de informática ou nas aulas de Ciências. O uso de jogos eletrônicos, voltados para a alfabetização foi trazido por poucos docentes. Não se verificou nenhum trabalho que envolvesse a interação proporcionada pelas tecnologias e nenhuma ação voltada ao trabalho em sala de aula, com alunos que apresentam dificuldades.

Palavras-chave: Tecnologias e educação. Formação de professores. Professor corregente. Prática pedagógica. Ensino fundamental.

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Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Uso de Dicas de Aprendizagem na Aquisição de Habilidades Motoras pelo Deficiente Intelectual Versão: PDF
Atualização:  10/1/2019
Descrição:
FRANZ, Luiz Gustavo Cangussú

O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e moderada. As dicas de aprendizagem têm como objetivo, atuar diretamente nos processos de atenção seletiva, direcionando a atenção dos alunos com deficiência intelectual aos pontos de maior relevância da atividade motora. Estes indivíduos caracterizam-se principalmente pelo rebaixamento intelectual, consequentemente, tendo dificuldade em manter a atenção por um longo período de tempo em uma atividade. Vinte alunos, do sexo masculino, com idade entre 16 e 30 anos de uma escola especial da cidade de Curitiba, foram selecionados e divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo com Dicas (GCD) e Grupo sem dicas (GSD), para realizar o arremesso por cima do ombro. Metodologicamente, o estudo foi dividido em um pré-teste, um período de 6 aulas praticas da habilidade do arremesso, o pós-teste (logo na sequência do encerramento das práticas), e um teste de retenção (20 dias após o pós-teste). Avaliação nas três fases ocorreu através de 10 arremessos, os quais foram filmados, para posterior analise por 2 avaliadores, utilizando uma ficha de pontuação com os 8 segmentos. O resultado confirmou alterações significativas ocorridas dentro do grupo com dicas em sete dos oito segmentos avaliados, ao passo que o grupo sem dicas apresentou apenas duas alterações significativas. Apesar dos resultados não apresentarem muitas diferenças significativas entre os grupos, pudemos perceber uma tendência em favor ao uso das dicas. Futuros estudos com essa população são necessários a fim de concretizar a utilização das dicas como uma estratégia de aprendizagem.

Palavras chaves: Dicas de aprendizagem. Atenção. Deficiência intelectual.

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Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Para Além do Templo das Musas: Museu Virtual como Possibilidade de Leituras de Documentos Históricos Versão: PDF
Atualização:  7/1/2019
Descrição:
YOSHIMOTO, Elton Mitio

A presente dissertação explicita os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter social e participante, enfocando a formação continuada de professores de dois estabelecimentos de Educação Básica, no uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), mais especificamente, ferramentas da Web 2.0 que auxiliem na produção de museus virtuais. Para tanto, desenvolveu-se o curso cognominado “Museu Virtual na Escola: organização de acervos mediada por recursos Web 2.0”, produto educacional resultante das leituras efetuadas em meio à revisão bibliográfica. Definiu-se como ponto de partida os seguintes questionamentos: O museu virtual pode ser utilizado na escola como instrumento de auxílio à organização e leitura de objetos e documentos em ambiente on-line? De que modo os professores da Educação Básica podem dinamizar suas aulas, via museu virtual, além de participar da discussão do seu uso? Tal abordagem justifica-se como possiblidade de reflexão docente sobre sua prática, buscando por alternativas que prezem pelo trabalho colaborativo e multidisciplinar. Portanto, considera-se importante analisar o uso do museu virtual como recurso pedagógico a partir das diferentes dimensões da produção humana. Por isso ofertou-se o curso a professores de disciplinas diversas, promovendo debates enriquecedores, valorizando diferentes visões de realidade. Adotou-se como procedimento epistemológico a didática para uma Pedagogia Histórico-Crítica, de modo que os professores-cursistas fossem motivados a transformar sua postura prática. Os resultados obtidos atestam a necessidade de formação continuada como a proposta nesse trabalho, tendo em vista o caráter de incompletude que envolve o ser humano, para além das tradicionais concepções que consideravam o professor o centro do saber historicamente acumulado. Almeja-se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas a criação de museus virtuais na escola, mas também a formação de profissionais reflexivos como caminho para a transformação da prática docente.

Palavras-chave: Museu virtual. Web 2.0. Formação continuada. Pedagogia histórico-crítica. Pesquisa participante.

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Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Pedagogia da Alternância e Formação do Jovem na Casa Familiar Rural De Coronel Vivida - PR: Avanço Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
DETOGNI, Andreia Aparecida

O objetivo central da pesquisa foi analisar a formação dos jovens na Casa Familiar Rural de Coronel Vivida – PR, buscando compreender os possíveis limites e desafios da inserção do jovem alternante na propriedade rural e como a família recebe e auxilia nessa prática. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os jovens alternantes, matriculados no último ano do “Curso Técnico em Alimentos” da Casa Familiar Rural, e seus familiares. Os sujeitos da pesquisa são oito (08) jovens e sete (07) famílias. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada no método do materialismo dialético, os elementos de investigação consistiram em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes de consultas, obras que referenciam as temáticas discutidas, tais como Gramsci (2000), Caldart (2003), Saviani (2007; 2012), Molina (2006; 2015), Passador (2006), Guedin (2012), Estevam (2012) e Ribeiro (2013). Destarte, buscou-se o entendimento sobre o campo, suas contradições, modernização e implicações na história de seu povo, bem como a compreensão sobre as finalidades e contribuições da Pedagogia da Alternância na vida dos jovens e seus familiares. Deste modo, o processo de busca e análise a que nos dedicamos tornou possível a constituição de elementos para refletirmos a proposta da Pedagogia da Alternância desenvolvida na Casa Familiar Rural do município de Coronel Vivida, o que possibilitou a observação e constatação das potencialidades e limitações desta prática formativa. No resultado de nossa pesquisa, destacamos enquanto avanços da Pedagogia da Alternância o número reduzido de alunos por turma, o período integral de estudos, a segurança dos jovens alternantes e o atendimento personalizado desenvolvido pelos monitores e professores. Enquanto condições limitadoras, observamos a pouca ou inexistência da prática na propriedade familiar dos conhecimentos apreendidos e discutidos na Casa Familiar, sua estrutura física fragilizada, e sua adequação a distintas vertentes teóricas que não tomam o trabalho como princípio educativo, ocasionando uma prática que se esforça em adaptar-se a conjuntura social vigorante.

Palavras chave: Pedagogia da Alternância. Casa Familiar Rural. Juventude do Campo. Educação do Campo.

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