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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação do uso de modelos quantitativos como instrumento didático no ensino de Ciências para estud Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RESENDE, Mônica Maria Pereira

Esta dissertação visa avaliar os efeitos de modelos qualitativos, utilizados como material didático, sobre o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a aprendizagem de conceitos científicos por alunos surdos e ouvintes. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que modelos qualitativos contribuem significativamente para a aquisição de conceitos científicos por estudantes surdos e ouvintes e para o desenvolvimento de raciocínio inferencial em alunos surdos, demonstrado em textos escritos em língua portuguesa. Além disso, os modelos qualitativos foram bem recebidos por professores, que, depois de testá-los com seus alunos, confirmaram o grande potencial para uso em sala de aula e ofereceram a esta pesquisa relevantes observações e comentários. As estudantes que trabalharam com DynaLearn tiveram sucesso no trato com a ferramenta e em representar seus conhecimentos em modelos simples. Trabalho em andamento visa tornar modelos e modelagem qualitativa acessíveis a alunos surdos e ouvintes e a professores do ensino médio, com o objetivo de, efetivamente, tornar-se ferramenta para dar apoio à aquisição de conceitos científicos e desenvolvimento do raciocínio e de competências linguísticas.


Palavras-chave: Surdos. Modelos qualitativos. Material didático. Biologia. Ensino de ciências.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino do Conceito de Tempo: contribuições históricas e epistemológicas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer Pinto

Tendo como ponto de partida o que poderia ser chamado de "epistemologias históricas da ciência", delineia-se uma concepção de ciência que se insere, mais amplamente, numa teoria dialética do conhecimento, em contraposição a uma visão metafísica. Busca-se em seguida explicitar a relação entre tais epistemologias e a prática pedagógica, emergindo disso nossa opção por uma educação dialógica e libertadora, da qual se depreende, entre outras coisas, a relevância da história da ciência sob diversos aspectos.

Palavras-chave: Epistemologia. História da ciência. Conceito de tempo.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo das mudanças relatadas por professores de Ciências a partir de uma ação de formação contin Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LELLIS, Luciana de Oliveira

Apesar de serem muitos e bem conhecidos os problemas relacionados ao ensino de Ciências, a formação dos professores, em geral, não tem se mostrado capaz de efetivar a superação deles. As evidências parecem indicar que entre as razões para a persistência desse quadro estão, de um lado, uma estrutura de formação que tende a alienar os professores do processo de formulação das soluções procuradas – atribuindo-lhes apenas o lugar de aplicadores de métodos e técnicas prontos – e, do outro lado, a grande resistência dos professores, tornada ainda maior, é claro, pelo fato de suas necessidades cotidianas não terem sido consideradas no desenvolvimento daqueles métodos e técnicas. Nóvoa, Zeichner, Carvalho e outros pesquisadores de diversas procedências têm defendido, como forma de enfrentar essa situação, a idéia de que a formação dos professores deveria assumir um caráter reflexivo que devolvesse a esses profissionais parte do controle sobre o seu próprio processo de aprimoramento. Partindo daí, esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de uma ação de formação continuada de caráter reflexivo ter efetividade prática na promoção de mudanças significativas na visão e nas atitudes dos professores acerca de sua prática pedagógica. Assim, foi organizado um curso, realizado ao longo do ano de 2000, com a participação de vinte professores de Ciências de 5a a 8a séries, que foi a base para a coleta de dados para essa pesquisa. Além da observação direta desses professores, foram aplicados, ao longo do curso e ao seu término, diversos instrumentos de coleta de dados ( questionários, entrevistas e diários metacognitivos ). Os resultados obtidos sugerem que o curso provocou na grande maioria dos professores mudanças significativas na forma de enxergar os conteúdos, e para vários deles também na maneira de abordá-los em sala de aula. Além disso, vários outros tipos de mudanças foram relatadas, inclusive na relação com o aluno, na motivação e na autonomia do professor.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Impasses na formação inicial de professores de ciências nas séries iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BELUSCI, Heloisa Treche.

Este é o resultado de uma pesquisa que acompanhou uma turma de estudantes e sua professora no desenvolvimento da disciplina Fundamentos do Ensino de Ciências, componente da grade curricular do curso de Pedagogia de uma universidade pública. O objetivo foi destrinçar a relação que os estudantes, ainda na formação inicial de professores, estabelecem com as Ciências Naturais e com seu ensino. Foram registradas e analisadas todas as 15 aulas do semestre, coletando-se dados por meio de 16 entrevistas com estudantes e uma com a professora, gravação em vídeo ou áudio das aulas, diários de campo da pesquisadora e da professora da disciplina e redações de avaliação da disciplina, feitas pelos estudantes. A análise qualitativa dos dados inicialmente buscou narrar a experiência didática, destacando os eventos marcantes ou significativos do desenvolvimento da disciplina. Em seguida, a experiência didática foi interpretada com base na visão de Sartre sobre os momentos do processo grupal dos estudantes e pelo recurso a analogias entre os discursos do inconsciente propostos por Lacan e os discursos do professor. A análise revela impasses vividos no contexto de formação inicial de professores, em que a condução do ensino parece ter contribuído para acentuar a relação dos estudantes com as Ciências Naturais marcada por rejeição, insegurança e por uma crença de que eram incapazes de alcançar o conhecimento pretendido pela professora. O impasse caracterizou-se tanto pelo fato de o discurso da professora, de um modo geral, não ter sido capaz de capturar os estudantes para aprenderem sobre os conteúdos de ensino, quanto pela maneira como os estudantes se organizaram para lidar com os conteúdos da disciplina: a práxis do grupo pareceu não contribuir para que cada um dos integrantes se envolvesse no processo de aprendizagem, pois os estudantes se organizaram de forma a se expor o mínimo possível, agindo de forma burocrática e evitando situações nas quais pudessem ficar aparentes suas fragilidades ou o fato de que não sabiam Ciências. Discutem-se assim os aspectos subjetivos que permeiam os processos de ensinar e de aprender. Este estudo aponta para a necessidade de se atentar para as relações dos sujeitos (professor e estudantes) com o conhecimento e de se capturarem os estudantes de Pedagogia, de modo a se engajarem em aprender o conteúdo de Ciências Naturais e envolver-se com seu ensino.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação de professores. Grupos. Processo ensino-aprendizagem.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação Qualitativa em Processos Não-formais do Ensino de Ciências: o museu dinâmico de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEJARANO, Nelson Rui Ribas

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas desenvolve, há cerca de dez anos, atividades ligadas ao ensino não-formal de Ciências, dirigidas a um público prioritariamente escolarizado. Dentre várias ações por ele desenvolvidas, destacamos, para esse estudo, as atividades de curta duração, em função de sua constância durante todos estes anos, e por envolver a maior parte dos esforços do corpo técnico e administrativo do Museu. Essas atividades envolvem tanto sessões do Planetário, quanto temas diversos relacionados ao currículo das áreas de Ciências e Matemática, ou suas subdivisões curriculares, tais como: Biologia, Física, Geologia e Química. Nosso objetivo é avaliar, de uma perspectiva qualitativa, as influências trocadas nesta relação Museu/ensino-formal, bem como colocar esta experiência no âmbito dos paradigmas atuais do ensino não-formal e da museologia moderna.

Palavras-chave: Avaliação Qualitativa. Museus. Ensino de Ciências.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Interferência no Trabalho do Professor de Primeira a Quarta Série Segundo sua Ótica: destaque ... Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, Maria Ivanil Coelho

Tendo como preocupação a contradição aparente entre desempenhos supostos para o professor e a sua prática docente, esta pesquisa teve como finalidade evidenciar fatores intervenientes na atividade pedagógica de primeira a quarta séries, segundo a opinião do professor. Conceitos, tais como, currículo oculta - conforme trabalhado por M. W. Apple e continuidade-ruptura por G. Snyders - embasaram nossa abordagem dessa problemática. A metodologia, de natureza etnográfica, teve como principal instrumento para coleta de informações, entrevistas semi-estruturadas com professoras da cidade de Capivari/SP. Foi aplicado questionário e realizadas sessões de observação numa escola, tendo o trabalho contado com a participação de vinte e cinco professoras de três escolas da cidade.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Astronomia Multimídia: A Construção da Exposição Virtual - Astronomia: Uma Viagem Inesquecível Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Carlos Eduardo Quintanilha Vaz de.

Ensinar Astronomia é tão fascinante quanto aprender. A motivação deste trabalho acerca de novas maneiras de se ensinar a ciência mais antiga aos mais jovens. O objetivo deste trabalho é apresentar alicerces e método que fundamentaram a construção da “Exposição Virtual Astronomia: Uma viagem inesquecível”. A exposição virtual sobre Astronomia foi desenvolvida desde novembro de 2007 com a colaboração do "Projeto Astronomia para Principiantes", com o objetivo de divulgar a Astronomia, popularizando a Ciência e a Tecnologia, democratizando o conhecimento e promovendo a inclusão social por meio do acesso ao conhecimento, mediante atividades educativas apoiadas em abordagens interativas, experimentais e lúdicas. Nesse sentido, o museu virtual promove a aprendizagem para muito além da estrutura escolar tradicional. A exposição proporciona aos visitantes conhecimentos gerais sobre os componentes do Universo, tais como as galáxias, as estrelas e os sistemas planetários, além de uma seção voltada para o Sistema Solar e outra para alguns grandes nomes da Astronomia. Para reforçar os ensinamentos e atingir também pessoas que não possuem acesso à internet, foram inseridas as atividades do Gnomon, do Relógio de Sol e dos movimentos e fases da Lua, além de um jogo da memória e uma cruzadinha cujos conteúdos estão imersos na exposição virtual, as quais podem ser impressas com a finalidade de que os alunos possam desenvolvê-las fora do ambiente virtual. O Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília é patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está acessível no site: HTTP://www.museuvirtual.unb.br

Palavras-chave: Astronomia. Ensino de Astronomia. Ensino de Física. Divulgação Científica.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Estudo quantitativo da vascularização do timo em gatos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BARROSO, Camila Ercolini

O timo é um órgão de grande importância imunológica durante a vida fetal e no período neonatal, para que o indivíduo se torne imunocompetente. É considerado, anatomicamente, o maior órgão com alta atividade linfopoiética no indivíduo jovem. O timo dos gatos apresenta duas porções, torácica e cervical, onde cada uma delas apresenta um lobo direito e esquerdo em sua maioria. A maior contribuição vascular origina-se da artéria torácica interna esquerda e do tronco braquiocefálico. Possui coloração rósea-pálido, localizado em região de mediastino cranial, entre os pulmões e na base do coração a porção torácica, e a porção cervical estende-se além das costelas em sentido cranial localizada ventralmente a traquéia. Foram utilizados 12 fetos de gatos domésticos, sem raça definida, machos e fêmeas, divididos em três grupos. Os timos foram processados para o estudo da microscopia de luz, e as análises estereológicas foram realizadas utilizando o método disector físico associado com o princípio de ConnEuler. As variações de volume, comprimento, espessura e largura de maneira geral apresentaram aumento conforme o desenvolvimento dos animais, com diferenças entre os sexos. As medidas estereológicas relativas a densidade numérica vascular (Nv(vasc)) apresentam-se maiores nas fêmea, ocorrendo uma diminuição gradativa e o número total de vasos no órgão (N(vasc)) apresentou valores maiores nos machos com uma diminuição gradual. A estimação da densidade do comprimento do vaso (Lv) e da densidade de superfície de área (Sv) apresentaram diminuição aos 45 dias de idade, e a densidade do comprimento do vaso (Lv) apresentou valor maior nos machos de 35 e 55 dias, enquanto que na densidade de superfície de áre(Sv) os valores variaram entre os sexos.

Palavras-chave: Gatos. Linfócitos T. Morfometria. Sistema Linfático. Timo (glândula endócrina).

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Leituras dos Professores de Ciências do Ensino Fundamental sobre as Histórias da Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FLÔR, Cristhiane Cunha

Neste estudo enfatizo as leituras que os professores de ciências do ensino fundamental apresentam sobre as histórias da ciência. Utilizando como principal referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, me propus a buscar junto a cinco professores de ciências do ensino fundamental suas leituras sobre as histórias da ciência, ou seja, quais os sentidos são atribuídos sobre esse tema, quais são suas fontes de leitura e suas possíveis contribuições para promover uma melhoria no ensino de ciências. A forma de olhar para as entrevistas está baseada na compreensão de que a linguagem não é transparente, que os sentidos para um texto não são dados e nem estão à espera de serem descobertos, pois estes são construídos pelos leitores dependendo das condições de produção dessas leituras. O perfil observado nos entrevistados mostrou que são professores abertos a inovações no ensino de ciências, principalmente àquelas de ordem metodológica. A análise das entrevistas semi-estruturadas evidenciou que as fontes de leituras sobre o tema apontam predominantemente para o livro didático, as enciclopédias e os trabalhos extraclasse feitos pelos alunos, onde há uma história geralmente voltada a biografias rápidas, nomes e datas de “heróis” da ciência, algo que está pronto, acabado e linear. Diante desta leitura, os professores não vêem muitos benefícios na utilização de abordagens históricas no ensino de ciências, confundindo a história da ciência com “dar aulas” de história. Por outro lado, fazem uma conexão entre a utilização de abordagens históricas e os vínculos entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), mostrando uma leitura diferente da anterior, mais voltada aos rumos atuais da educação em ciências. De qualquer forma, uma das contribuições desta dissertação é apontar para a necessidade da utilização de abordagens históricas da ciência nos cursos de formação inicial e continuada de professores, a fim de que estas possam chegar às escolas.

Palavras-chave: História da Ciência. Ensino de Ciências. Leituras. Análise do Discurso.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Caracterização das emissões de gases de efeito estufa por veículos automotores leves no Estado de SP Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORSARI, Vanderlei

O aquecimento global resultante do aumento nas concentrações de gases de efeito estufa (GEE) é um dos principais problemas ambientais que o mundo enfrenta atualmente. Atividades humanas estão alterando a composição da atmosfera através da emissão de GEE, particularmente dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O). Os veículos automotores são uma importante fonte de emissão desses gases, tanto diretamente, através da emissão de gases pelo escapamento, como também através das emissões oriundas do processo de produção e manipulação dos combustíveis usados pelos mesmos. Objetivo. Obter, de uma amostra de veículos típicos da frota do estado de São Paulo, os valores da emissão dos principais gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O) presentes no gás de escapamento de veículos leves de passageiros equipados com motores de ignição por centelha (ciclo Otto), utilizando os combustíveis gasool 22, AEHC e GNV. Métodos. Os veículos foram ensaiados em dinamômetro de chassis, seguindo ciclo de condução e amostragem dos poluentes conforme Norma ABNT NBR 6601, para medição da emissão de escapamento; e pela Norma ABNT NBR 11481, adaptada para a medição das emissões fugitivas de metano. Além dos métodos de análise dos gases prescritos nestas Normas, foram utilizados os métodos FTIR (Fourier Transform InfraRed) para medição de CO2, CH4 e N2O e NDIR (Non Dispersive InfraRed) para medição de N2O. Resultados. As emissões médias, em g/km, de GEE presentes no gás de escapamento dos veículos ensaiados foram, respectivamente para os veículos movidos a AEHC, gasool 22 e GNV, de 193,1, 193,5 e 170,9 para o CO2; 0,050, 0,051 e 0,590 para o CH4 e 0,017, 0,068 e 0,033 para o N2O. A emissão fugitiva média de CH4 devido a vazamentos no sistema de alimentação dos veículos movidos a GNV ensaiados foi de 0,0412 g/hora. Conclusão. Embora o principal gás de efeito estufa emitido diretamente por automóveis seja sem dúvida o CO2, os gases CH4 e N2O podem contribuir de maneira significativa para a emissão total de GEE e por isso não podem ser desprezados. Apesar de a emissão de GEE por veículos ser apenas uma fração do total da emissão global, o aumento da frota mundial de veículos pode tornar essa fonte de emissão cada vez mais significativa.

Palavras-chave: Aquecimento Global. Emissão Veicular. Gases de Efeito Estufa.

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