Categoria: Ciências Dissertações |
Propagação Vegetativa de Pupunheira (Bactris gasipaes H.B.K.) a partir de Perfilhos |
Versão: Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
TRACZ, Anderson Luiz Augusto
A pupunheira é uma palmeira que vem despertando o interesse de produtores rurais, pelo seu potencial econômico na produção de palmito em ciclo curto e alta rentabilidade. Em função da alta variabilidade genética nas populações naturais de pupunha, altos ganhos genéticos para produtividade de palmito poderão ser aferidos através de técnicas de melhoramento genético. Para tanto, a propagação vegetativa torna-se uma ferramenta valiosa ao visar a obtenção futura de plantios mais uniformes e de alta produtividade, além da produção de sementes melhoradas em pomares de sementes clonais. Neste sentido, o presente trabalho objetivou o desenvolvimento de estudos referentes à melhoria da técnica de propagação vegetativa via enraizamento de perfilhos de pupunheira. Para tanto, o trabalho foi dividido em duas partes, a primeira referente a ensaios destinados a determinar o manejo adequado dos perfilhos no momento da separação da planta-mãe e do seu preparo previamente ao enraizamento. A segunda se refere aos ensaios avaliando, separadamente, diferentes combinações de substratos: casca de arroz carbonizada, vermiculita de granulometria média e substrato comercial à base de casca de pinus e três progênies para o enraizamento e sobrevivência dos perfilhos de pupunheira.
Palavras-chave: Pupunha. Bactris gasipaes. Enraizamento. Palmaceae. Perfilhos. Progênies. Propagação vegetativa.
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2466 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR |
Categoria: Ciências Dissertações |
A Questão da Neutralidade: um debate necessário no ensino de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Paulo Roberto dos
O presente estudo é resultado de uma pesquisa teórica, de natureza filosófico-educacional em torno da tese da neutralidade da ciência negada explicitamente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais nos volumes que tratam do ensino de Ciências Naturais. O documento reitera insistentemente que o ensino de ciência deve favorecer a reflexão sobre o caráter não-neutro da ciência e suas implicações políticas e sociais, porém não oferece uma definição clara do conceito de neutralidade. Nosso objetivo foi o de identificar os elementos que devem compor uma noção adequada de neutralidade, sendo um dos requisitos o de que a negação da neutralidade da ciência não implique alguma forma de relativismo. Um autor que tem se dedicado a essa questão é Hugh Lacey, cujos trabalhos foram tomados como referencial básico em todas as nossas reflexões. O aspecto fundamental da filosofia da ciência de Lacey é sua abordagem da racionalidade científica em termos de valores (valores cognitivos e valores sociais), não em termos de regras, como acontece na tradição positivista. Ao processo epistemológico de seleção de teorias em termos de compromisso com um conjunto de valores exclusivamente cognitivos, Lacey atribui o atributo da imparcialidade. A defesa da imparcialidade não impede que os valores não-cognitivos (sociais) tenham também um papel essencial na prática científica. A presença de valores sociais no interior da ciência pode dar-se no nível das escolhas tecnológicas concretas? Neutralidade aplicada? E num nível mais abstrato denominado por Lacey de nível das estratégias? Neutralidade cognitiva. Em última análise, é a estratégia que vai restringir os tipos de teorias que podem ser desenvolvidas e investigadas pela ciência moderna que, por conseguinte, carece de neutralidade cognitiva. Tal ciência é ensinada nas escolas como modelo único e fechado de racionalidade científica. Nossa conclusão é que uma maneira de se trabalhar o tema da neutralidade de forma construtiva é apresentá-la indiretamente aos alunos, ou seja, mostrando e discutindo outros possíveis sistemas explicativos da natureza. Numa sociedade realmente democrática, é importante que se valorizem os conhecimentos adquiridos por meio de abordagens alternativas.
Palavras-chave: Neutralidade. Imparcialidade. Racionalidade científica.
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4911 0 bytes Universidade de São Paulo - USP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Adolescência, Sexualidade e AIDS |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FRUET, Maria Silvia Bruni
O presente trabalho busca entender, por meio de gestos, sinais e principalmente palavras, como os adolescentes representam a sexualidade e a AIDS, considerando-se as influências exercidas pela família, escola, amigos e meios de comunicação. Para obtermos as informações dos jovens em que baseamos nossa análise, nos valemos de depoimentos pessoais de 15 adolescentes, colhidos durante entrevistas em duas escolas estaduais de Ensinos Fundamental e Médio, de observações feitas a partir de um Programa de Prevenção em AIDS desenvolvido nas mesmas escolas e da análise de artigos relativos ao tema, publicados, recentemente, em jornais de São Paulo.
Palavras-chave: Adolescência. Aids. Representações sociais. Sexualidade humana.
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2845 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Produção Escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Débora Serpa
Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Autoavaliação, é dada ênfase à importância da autoavaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão, a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.
Palavras-chave: Pesquisa em Sala de Aula. Produção Escrita. Argumentação. Leitura. Construção de Conhecimento. Autonomia.
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2016 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=793 |
Categoria: Ciências Dissertações |
Avaliação Qualitativa em Processos Não-formais do Ensino de Ciências: o museu dinâmico de ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BEJARANO, Nelson Rui Ribas
O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas desenvolve, há cerca de dez anos, atividades ligadas ao ensino não-formal de Ciências, dirigidas a um público prioritariamente escolarizado. Dentre várias ações por ele desenvolvidas, destacamos, para esse estudo, as atividades de curta duração, em função de sua constância durante todos estes anos, e por envolver a maior parte dos esforços do corpo técnico e administrativo do Museu. Essas atividades envolvem tanto sessões do Planetário, quanto temas diversos relacionados ao currículo das áreas de Ciências e Matemática, ou suas subdivisões curriculares, tais como: Biologia, Física, Geologia e Química. Nosso objetivo é avaliar, de uma perspectiva qualitativa, as influências trocadas nesta relação Museu/ensino-formal, bem como colocar esta experiência no âmbito dos paradigmas atuais do ensino não-formal e da museologia moderna.
Palavras-chave: Avaliação Qualitativa. Museus. Ensino de Ciências.
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770 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP |
Categoria: Ciências Dissertações |
A compreensão do texto didático de Ciências: proposta para um esquema de melhoria |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
AZEVEDO, Anatalia Borges
O propósito em desenvolver este trabalho originou-se de uma experiência de sala de aula, vivenciada em 1977, quando da execução do Projeto de Integração das Ciências Biológicas com a Matemática, realizado junto aos alunos ingressantes da 5ª. série do Colégio de Aplicação (C.A_ da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás). A mudança do critério de seleção dos alunos para a 5ª. série do C.A., de provas de conhecimento das disciplinas Português, Matemática e Estudos Sociais para a seleção única e aleatória, através de sorteio público entre os candidatos inscritos, realizado na sede da Loteria Estadual, provocou uma heterogeneidade maior quanto ao nível socioeconômico das classes, o que, por sua vez, expressava urna diversificação da bagagem cultural dos alunos presentes nas salas de aula. Esta medida, é bom lembrar, visava exatamente deselitizar a Escola. O contingente de alunos com problemas de alfabetização era bastante expressivo, dificultando o cumprimento da programação proposta pelos professores das 5ª séries, principalmente no que se referia à compreensão dos conteúdos de Ciências e Matemática.
Palavras-chave: Didática. Ciências (Primeiro grau). Matemática.
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1702 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000043603 |
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