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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Interdisciplinaridade por meio da Concepção do Ciclo da Água em uma Bacia de Drenagem de Campinas  Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Stella Regina

Esta pesquisa consiste em um trabalho desenvolvido em escola pública municipal, da cidade de Campinas, em parceria com duas professoras que ministravam as disciplinas de Geografia e Ciências no Ensino Fundamental para alunos de 5ª série. Foram realizadas atividades de formação continuada nas quais o objetivo era investigar o ensino, tratando questões ambientais. Houve um esforço para tratar o Ciclo da Água de forma sistêmica, utilizando distintas fontes de informação desde científicas a populares. O Ciclo da Água foi tratado a partir do local (microbacia de drenagem). O pressuposto do trabalho defende integração curricular por meio de debate e pesquisa colaborativa. Mostra-se a existência de dificuldades no tratamento do Ciclo da Água embora notem-se avanços em relação ao ensino apoiado em modelos extremamente simplificados. Atividades de campo mostraram-se especialmente enriquecedoras para professores e alunos começarem a refletir sobre o modelo de Ciclo da Água.

Palavras-chave: Ensino de Geociências. Pesquisa Qualitativa. Currículo. Formação de Professores. Ciclo da Água. Ensino Fundamental.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Desenho no Ensino de Ciências: investigando possibilidades metodológicas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PERES, Maria Regina

No ensino de Ciências, em nível de 1º grau, são utilizadas, via de regra, somente duas formas de expressão: a escrita e a oral -, em detrimento de diversas outras utiIizadas por crianças e adultos em sua vida diária. Dentre essas várias formas, este trabalho procura abordar a utiIização do desenho no ensino de Ciência e sua viabiIidade como modo de expressão do pensamento do aluno e como recurso metodológico. Em um estudo de caso com alunos da 5ª série do 1º grau são desenvolvidas duas experiências educacionais: na primeira, parte-se da leitura e da discussão de um texto que trata das transformações do planeta Terra vídeo ao longo do tempo; na segunda, da exibição de um sobre as transformações da água em situações específicas.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Interferência no Trabalho do Professor de Primeira a Quarta Série Segundo sua Ótica: destaque ... Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, Maria Ivanil Coelho

Tendo como preocupação a contradição aparente entre desempenhos supostos para o professor e a sua prática docente, esta pesquisa teve como finalidade evidenciar fatores intervenientes na atividade pedagógica de primeira a quarta séries, segundo a opinião do professor. Conceitos, tais como, currículo oculta - conforme trabalhado por M. W. Apple e continuidade-ruptura por G. Snyders - embasaram nossa abordagem dessa problemática. A metodologia, de natureza etnográfica, teve como principal instrumento para coleta de informações, entrevistas semi-estruturadas com professoras da cidade de Capivari/SP. Foi aplicado questionário e realizadas sessões de observação numa escola, tendo o trabalho contado com a participação de vinte e cinco professoras de três escolas da cidade.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Evolução Conceitual na Prática Pedagogica do Professor de Ciências das Séries Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho

A presente dissertação tem como tema central a evolução conceitual da prática pedagógica do professor de Ciências das séries iniciais.O termo evolução revela as transformações ocorridas na prática pedagógica do professor. Buscamos não apenas constatar o que acontece nas aulas de ciências dessas séries , mas ajudar o professor a construir seu projeto pedagógico para as aulas de ciências . Optamos pela pesquisa-ação em parceria como possibilidade de transformação e de desenvolvimento profissional do professor. O locus da pesquisa foi uma 4ª. série do 1º. grau e partimos de um diagnóstico para traçarmos os caminhos do projeto pedagógico. Todas as aulas que o professor dedicava ao ensino de Ciências, foram registradas em diário de campo e em gravações em fitas cassetes. Esses registros orientavam as reuniões entre o pesquisador e o professor, e que serviam de ponto de apoio para as aulas subsequentes. Uma reflexão final explicita como o professor e os alunos foram percebendo e incorporando novas abordagens de ensino.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Discursos Híbridos nas Memórias de Licenciaturas em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PAVAN, Adriana Cristina

Esse trabalho investiga as memórias de uma instituição universitária, com tradição em formação docente, no que se refere aos processos de reformulação curricular da última década. Para isso, foram entrevistados professores e professoras dos programas de licenciaturas em Ciências, numa perspectiva metodológica afinada com a noção de rememoração e de narrativa em W. Benjamin. Os discursos produzidos durante a reconfiguração curricular das licenciaturas em questão evidenciaram hibridismos produzidos nos campos disciplinares em disputa no currículo em transformação.

Palavras-chave: Currículos. Formação de professores. Hibridismo. Memória. Licenciatura - Ciências.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Educação Ambiental Enquanto Campo de Conhecimento: fatos ou fetiches? Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PALHARINI, Luciana Aparecida

O propósito desta dissertação é apresentar alguns olhares sobre a Educação Ambiental enquanto um acontecimento histórico das últimas décadas. Acontecimento que nasce pelas diferenças entre discursos que começaram a constituir um ideário de questionamentos e valores da sociedade ocidental, anunciando uma crise ambiental e a necessidade de novos modos de existência. Emergindo nas margens dos espaços instituídos em nossa sociedade, os discursos desse fazer-educativo em relação às questões ambientais têm feito um esforço no sentido de singularizar-se, de delimitar suas fronteiras para que tenha um território próprio que se diferencie dos demais, constituindo um campo Educação Ambiental cada vez mais visível e legitimado pela sociedade. A partir de uma perspectiva foucaultiana sobre as formações discursivas e sua relação com os saberes e a articulação entre verdade e poder, proponho neste olhar uma certa desconfiança da naturalidade desses discursos que estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. Passo, portanto, por uma questão que é a de pensarmos na natureza da verdade: o que ela é, aos interesses de quem ela atende, que mecanismos são por ela acionados, o que a partir dela se torna possível? Esta desconfiança não tem o intuito de "desmascarar" os discursos da EA nem de anunciar a inutilidade do campo, mas de tentar entender o que significa sua constituição, bem como propor uma relação educativa que se guie pelas diferenças. Para tanto, trago conceitualizações de autores da Filosofia e da Educação, como Fridrich, Nietzsche, Michel Foucault, Bruno Latour, Isabelle Stengers, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Sílvio Gallo e Jorge Larrosa.

Palavras-chave: Educação ambiental. Discurso. Verdade. Poder (Ciências sociais).

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Direito Ambiental e o Mundo em Mudanças: considerações sobre a produção... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MÖLLER, Ana Karina Ticianelli

Cumpre observar, preliminarmente, que esta pesquisa trata-se da relação do meio ambiente com o desenvolvimento e a globalização, bem como sobre a necessidade de sua proteção jurídica, analisando alguns importantes princípios que norteiam o direito ambiental. O segundo ponto propõe a análise da proteção do meio ambiente pelo direito internacional ambiental, com enfoque nos documentos que tratam sobre a questão ambiental relacionada ao desenvolvimento, bem como sobre aqueles que propõem a redução da emissão de gases de efeito estufa como forma de mitigar os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas. O terceiro capítulo expõe sobre a legislação ambiental pátria, com ênfase à normatização pertinente aos impactos oriundos da produção de biocombustíveis.

Palavras-chave: Direito ambiental. Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Concepções e Práticas de Educação Ambiental na Formação de Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
REZLER, Meiri Alice

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia-a-dia do Ensino Fundamental e Médio. Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 40 horas presenciais. Para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados pré e pós-oficina, aplicados junto a treze professores de Ensino Médio e quinta a oitava séries do Ensino Fundamental de diferentes áreas de estudo. Foi feita uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados.

Palavras-chave: Educação ambiental. Formação de Professores. Oficina Pedagógica. Estratégias em Educação Ambiental. Valores e Atitudes em Educação Ambiental. Meio Ambiente.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação Qualitativa em Processos Não-formais do Ensino de Ciências: o museu dinâmico de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEJARANO, Nelson Rui Ribas

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas desenvolve, há cerca de dez anos, atividades ligadas ao ensino não-formal de Ciências, dirigidas a um público prioritariamente escolarizado. Dentre várias ações por ele desenvolvidas, destacamos, para esse estudo, as atividades de curta duração, em função de sua constância durante todos estes anos, e por envolver a maior parte dos esforços do corpo técnico e administrativo do Museu. Essas atividades envolvem tanto sessões do Planetário, quanto temas diversos relacionados ao currículo das áreas de Ciências e Matemática, ou suas subdivisões curriculares, tais como: Biologia, Física, Geologia e Química. Nosso objetivo é avaliar, de uma perspectiva qualitativa, as influências trocadas nesta relação Museu/ensino-formal, bem como colocar esta experiência no âmbito dos paradigmas atuais do ensino não-formal e da museologia moderna.

Palavras-chave: Avaliação Qualitativa. Museus. Ensino de Ciências.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Caracterização das emissões de gases de efeito estufa por veículos automotores leves no Estado de SP Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORSARI, Vanderlei

O aquecimento global resultante do aumento nas concentrações de gases de efeito estufa (GEE) é um dos principais problemas ambientais que o mundo enfrenta atualmente. Atividades humanas estão alterando a composição da atmosfera através da emissão de GEE, particularmente dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O). Os veículos automotores são uma importante fonte de emissão desses gases, tanto diretamente, através da emissão de gases pelo escapamento, como também através das emissões oriundas do processo de produção e manipulação dos combustíveis usados pelos mesmos. Objetivo. Obter, de uma amostra de veículos típicos da frota do estado de São Paulo, os valores da emissão dos principais gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O) presentes no gás de escapamento de veículos leves de passageiros equipados com motores de ignição por centelha (ciclo Otto), utilizando os combustíveis gasool 22, AEHC e GNV. Métodos. Os veículos foram ensaiados em dinamômetro de chassis, seguindo ciclo de condução e amostragem dos poluentes conforme Norma ABNT NBR 6601, para medição da emissão de escapamento; e pela Norma ABNT NBR 11481, adaptada para a medição das emissões fugitivas de metano. Além dos métodos de análise dos gases prescritos nestas Normas, foram utilizados os métodos FTIR (Fourier Transform InfraRed) para medição de CO2, CH4 e N2O e NDIR (Non Dispersive InfraRed) para medição de N2O. Resultados. As emissões médias, em g/km, de GEE presentes no gás de escapamento dos veículos ensaiados foram, respectivamente para os veículos movidos a AEHC, gasool 22 e GNV, de 193,1, 193,5 e 170,9 para o CO2; 0,050, 0,051 e 0,590 para o CH4 e 0,017, 0,068 e 0,033 para o N2O. A emissão fugitiva média de CH4 devido a vazamentos no sistema de alimentação dos veículos movidos a GNV ensaiados foi de 0,0412 g/hora. Conclusão. Embora o principal gás de efeito estufa emitido diretamente por automóveis seja sem dúvida o CO2, os gases CH4 e N2O podem contribuir de maneira significativa para a emissão total de GEE e por isso não podem ser desprezados. Apesar de a emissão de GEE por veículos ser apenas uma fração do total da emissão global, o aumento da frota mundial de veículos pode tornar essa fonte de emissão cada vez mais significativa.

Palavras-chave: Aquecimento Global. Emissão Veicular. Gases de Efeito Estufa.

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