Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Transformações geométricas e a simetria: uma proposta para o ensino médio  |
Versão: PDF Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
CHIRÉIA, José Vagner
Neste trabalho faremos, inicialmente, a apresentação dos três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação. Essa apresentação será feita de duas formas: por coordenadas cartesianas e por construção geométrica com régua e compasso. Em seguida, apresentamos uma aplicação da simetria por meio do gráfico de funções reais que admitem função inversa e provamos que o gráfico da função inversa é simétrico ao gráfico da função relativamente à reta . Finalizamos com alguns jogos em que a simetria é uma estratégia para definir o vencedor. No decorrer do trabalho, são apresentadas trinta e cinco atividades para que os alunos fixem o conteúdo e pratiquem os conhecimentos. Destacamos também, logo após a introdução, um capítulo com conteúdos que julgamos serem pré-requisitos, bem como um texto de motivação para o assunto.
Palavras-chave: Simetria. Reflexão. Translação. Rotação. Função. Inversa.
|
11492 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Triângulo e suas Invariantes: Investigações por meio de Aplicativos Dinâmicos  |
Versão: PDF Atualização: 9/10/2017 |
Descrição:
TATARIN, André Luis
Há uma significativa quantidade de softwares educacionais à disposição dos docentes. Especialmente em relação à Matemática, o ensino de Geometria se torna mais eficiente a partir do uso de tais recursos. No entanto, ainda se percebem impedimentos em relação ao manuseio destes softwares, por diferentes motivos. Um deles, certamente, é o tempo demandado para a elaboração das atividades e este foi o principal elemento motivador deste estudo: oferecer, aos docentes, ferramentas, a partir do uso do GeoGebra (software escolhido por ser livre, dinâmico, multiplataforma e que reúne recursos também de álgebra e cálculo), que propiciem dinamismo às aulas sem sobrecarregá-los com mais planos e tarefas. Ao longo do estudo, montaram-se 12 miniaplicativos que envolviam o estudo do triângulo e suas invariantes. Também se buscou fundamentar a necessidade de se inserir recursos tecnológicos às aulas, a partir do que se encontra nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação, além de literaturas de especialistas no ramo da Educação e da Matemática. Por fim, criaram-se planos de aula, com orientações ao professor para cada miniaplicativo, os objetivos da atividade, orientações quanto à aplicação e metodologia, bem como a avaliação, além de uma descrição da atividade pelo método tradicional.
Palavras-chave: Miniaplicativo. Geometria. Triângulos. GeoGebra.
|
1772 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Uma abordagem sobre matemática financeira e educação financeira no ensino médio  |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
PIETRAS, Gelson
Este trabalho é o resultado do projeto “Educação financeira” apresentado e desenvolvido no PROFMAT (UEPG), tendo como corpus do trabalho dados e experiências de sala de aula colhidos no Colégio Sesi de Guarapuava entre os anos de 2010 e 2013. A fim de ensinar conteúdos de matemática financeira previstos para o ensino médio, o tema educação financeira foi levado à sala de aula e estes conteúdos foram utilizados para a reflexão sobre os mais diversos assuntos, tais como: (a) necessidade da satisfação de desejos pessoais, (b) escolhas de se deixar de consumir no presente para se consumir mais e melhor no futuro, (c) uso mais racional da poupança, (d) negociação de dívidas e compras, (e) modelos de aplicações de curto e longo prazo, etc. Para discutir esses temas, realizamos estudos em sala de aula e no laboratório de informática, e simulamos situações para exercitar a habilidade dos alunos para tomada de decisões em situações de compra, de venda e de administração do dinheiro. Além disso, abordamos assuntos como compras à vista ou a prazo, compras no cartão de crédito, estratégias de quitação de dívidas, custos de manutenção de um carro próprio; bem como conhecimento sobre os impostos que incidem no salário do trabalhador, os valores de dedução para cada faixa de renda; verificação de situações de financiamento de casa própria e ou de locação de imóveis; e planos para a acumulação de capital. Esperamos com essas ações, gerar uma mudança na forma de pensar dos alunos sobre situações pelas quais terão que passar quando ingressarem em suas vidas profissionais e tiverem que administrar seu próprio dinheiro, de modo a estarem preparados para tomar decisões importantes do ponto de vista financeiro.
Palavras chave: Matemática Financeira. Educação Financeira. Consumismo.
|
4219 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Uma Introdução ao Estudo de Funções Complexas  |
Versão: PDF Atualização: 10/1/2019 |
Descrição:
SANTOS, Michael Peres dos
A presente dissertação tem como objetivo o estudo do conjunto dos números complexos com o propósito de apresentar algumas propriedades especiais de funções complexas. Fazendo inicialmente um resgate histórico do surgimento dos números complexos, que contou com a colaboração de grandes ícones matemáticos como Tartaglia, Cardano, Bombelli, Euler, Gauss, entre outros. Apresentamos as principais propriedades dos números complexos como base para a introdução ao estudo das funções complexas. Neste contexto enunciamos um dos principais teoremas da matemática, o chamado Teorema Fundamental da Álgebra, em seguida exploramos algumas classes especiais de funções complexas, dentre elas, a exponencial, as trigonométricas, os logaritmos, potências complexas e as transformações de Möbius, estabelecendo semelhanças e diferenças entre o caso real e o caso complexo. Finalizamos com algumas aplicações que podem ser exploradas no ensino médio sob a perspectiva dos números complexos.
Palavras chave: Números complexos. Funções complexas e teorema Fundamental da Álgebra.
|
1589 0 bytes UEM http:// |
|