Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Logaritmos: uma abordagem didática  |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
RAMOS, Simone Sotozono Alonso
Este trabalho abordará os Logaritmos de três formas: A tradicional, como expoente; estabelecendo uma relação entre uma progressão geométrica e uma progressão aritmética e definindo o logaritmo de e de forma natural, como área sob uma hipérbole, esta última sendo um interessante preâmbulo ao Cálculo Diferencial e Integral. Para trazer estas três concepções, será apresentada uma abordagem histórica tornando o texto atraente a professores que busquem subsídios acerca do tema. Por meio de situações problemas , onde a função logarítmica e sua inversa, a função exponencial se apresentem como os modelos matemáticos mais adequados devido as suas caracterizações, serão apresentadas as principais propriedades dessas funções e em especial da função ex, que aparece naturalmente em vários fenômenos da natureza. Será visto que a relevância inicial dos Logaritmos que era aumentar o poder das operações aritméticas, perdeu seu valor com a popularização das calculadoras e dos computadores, porém, não perdeu seu destaque no ensino da Matemática pois a função logarítmica e a função exponencial representam a única maneira de descrever matematicamente uma grandeza cuja taxa de variação é proporcional à quantidade dessa grandeza presente num dado momento.
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14918 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Matemática e geografia: uma interdisciplinaridade  |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
HONDA, Adriana Marise Colombera
O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas. A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades. A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino. A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas. Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapas.
Palavras-chave: interdisciplinaridade. coordenadas cartesianas. coordenadas geográficas. esfera. globo terrestre.
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3779 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Método de Comparações Visuais entre Medidas de Segmentos como Facilitador da Aprendizagem de Conceit  |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2017 |
Descrição:
GONCALVES, José Sinval Soares
Sabendo das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à trigonometria, entendemos que toda ferramenta que possa auxiliar no ensino deste conteúdo sempre será bem vinda. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta pedagógica que consiste na utilização de um método aparentemente simples que denominamos Método de Comparações Visuais. Este método consiste em obter valores gerados por razões entre medidas de figuras semelhantes ou mesmo o valor do número PI sem a necessidade de medir e dividir usando unidades padronizadas de medição. Basta observar os comprimentos dos segmentos que representam os lados de triângulos, uma circunferência retificada e seu diâmetro, entre outros e comparar. Esta comparação começa em verificar se a medida de um comprimento é maior, menor ou igual que a medida de outro comprimento e vai até uma comparação mais refinada, com o fracionamento de um dos segmentos. A ideia principal é tentar estimar um valor, se as medidas são iguais, se a medida menor vale metade ou talvez setenta e cinco por cento (três quartos) da maior, ou se a maior vale duas, três, ou quem sabe uma vez e meia a medida menor, apenas com o olhar, sem dividir valores numéricos. Acreditamos ser válida a mensuração, comparação, desenhar em escala e medir na escala desenhada para fazer estimativas, pois estas atividades e procedimentos auxiliam na compreensão dos resultados que serão demonstrados posteriormente.
Palavras-chave: Trigonometria. Semelhança. PI. Comparações entre medidas.
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461 0 bytes UEPG http:// |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Modelagem matemática: relatos de professores  |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
BARBOSA, Angela Afonsina de Souza
Esta dissertação teve como objetivo apresentar a Modelagem Matemática tal como ela é relatada por alguns professores de matemática, atuantes em escolas estaduais do município de Curitiba, que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que a tomaram como tema dos seus trabalhos. Para situar a produção de pesquisas brasileiras que focaram a Modelagem Matemática como tema, adotou-se como ponto de partida uma dissertação que faz a síntese destes trabalhos no Brasil até o ano de 2005; seguida de dois trabalhos acadêmicos que tratam a modelagem, tanto do ponto de vista do que ocorre em sala de aula, quanto do ponto de vista de seus fundamentos epistemológicos filosóficos. Na sequencia, apresenta-se a textualização, instituindo fontes segundo critérios da metodologia da Historia Oral, de entrevistas com professoras que no âmbito de um processo institucional de formação continuada produziram materiais utilizando a Modelagem Matemática. Os pontos de vistas das professoras ajudam na familiarização com as ideias apresentadas por investigadores da área e sugerem contribuições para novas pesquisas em Educação Matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. História Oral.
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1963 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Modelagem matemática: uma proposta para o ensino de estatística  |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
BATISTA, Paulo Roberto
A Estatística é considerada uma ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, com o objetivo de tirar conclusões sobre o objeto de estudo e; consequentemente, auxiliar nas tomadas de decisões. Desempenha papel fundamental como embasamento para resoluções práticas de problemas nas mais diversas áreas do saber; dessa forma, de maneira direta ou indireta, está presente no dia a dia de todos os cidadãos indistintamente. Assim, cada vez mais, a Estatística deve contribuir para a formação da cidadania dos nossos alunos e de toda a sociedade, que de forma crítica e consciente precisam tomar decisões precisas e adequadas a cada problema que se apresente. Nesse contexto, os professores de Matemática têm a importante missão de criar a conexão entre os conceitos estatísticos e as realidades dos alunos, utilizando-se das tecnologias existentes e metodologias que melhor conduzam ao aprendizado consistente. Em face do exposto, este estudo tem como escopo pesquisar quais as decorrências o ambiente da Modelagem Matemática pode proporcionar para o processo de ensino e aprendizagem da Estatística do ensino médio. Portanto, os objetivos da pesquisa se configuram como: recomendar o estudo de Estatística por meio da Metodologia Modelagem Matemática na conjuntura do ensino médio e assim pesquisar e discutir os resultados que tal ambiente de aprendizagem pode proporcionar para o ensino e a aprendizagem da Estatística; defender e dar valor ao desenvolvimento, do discente, no que se refere aos aspectos críticos, da consciência da seriedade de sua participação na sociedade e da competência de integrar conteúdo escolar com o seu dia-a-dia. Para tanto, procura-se basear a investigação no que se refere à Educação Estatística, bem como apresentar a concepção de Modelagem Matemática por meio de revisão da literatura e aplicação prática de uma situação problema que sintetiza o processo de investigação estatística.
Palavras-chave: Estatística. Modelagem Matemática e Educação Estatística.
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3421 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa |
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