Educadores

Ínicio : História : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As Mudanças no Mundo dos Trabalho, O Labor Educativo e a Saúde Docente: O Caso dos Professores do E Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
KÖLLN. Alcione José


Downloads 209  209  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Religião e Educação No Pensamento De John Wesley (1703-1791) Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
ZIOLI, Cláudio Ferraz

O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do líder religioso John Wesley (1703 – 1791) para a história da educação inglesa do século XVIII e a relação do seu pensamento educacional com o processo da Revolução Industrial, a partir de suas obras religiosas e sociais. A metodologia utilizada nesta dissertação foi a pesquisa documental e bibliográfica. O método de análise escolhido, é caracterizado pela discussão do pensamento por meio da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. John Wesley foi um homem importante para o contexto religioso do século XVIII, fundou e liderou o metodismo, movimento que transformou o panorama religioso inglês desse período.

Palavras-chave: História da Educação. John Wesley. Inglaterra. Revolução
Industrial. Século XVIII.

Downloads 137  137  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Ter um carro é....A percepção sobre o significado do carro e o comportamento do condutor Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
MAOSKI, Fabricio

O objetivo deste trabalho foi discutir o carro na sociedade contemporânea e sua possível relação com a imprudência no trânsito. Este trabalho foi dividido em três estudos: O primeiro discute a chamada “cultura do carro” no Brasil e no mundo. O segundo é um estudo de validação (N=551) da Escala de Percepção do Carro, com quinze itens. A Escala de Percepção do Carro apresentou bons resultados na busca por evidencias de validade, sendo a versão brasileira dividida em dois fatores: Afetivo/Simbólico e Instrumental.

Downloads 112  112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fun Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SANTOS, Flávio Batista dos

Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica. Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2010, 2012), Isabel Barca (2007), Maria Auxiliadora Schmidt (2008) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um.

Palavras chave: Ensino de História. Consciência Histórica. História Local. Narrativa.



Downloads 99  99  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As Relações Cotidianas de uma Comunidade de Cafeicultores, nas Memórias de Braz Ponce Martins (1897- Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
MARTINS, Gelise Cristine Ponce

A presente dissertação estuda o cotidiano dos migrantes anônimos que ocuparam as terras da região do norte do Paraná e as tornaram rentáveis ao capital, entre as décadas de 1930 e 1970. Nossa principal fonte de pesquisa é autobiografia de Braz Ponce Martins, “Memorial de um século de cafeicultores”, cuja narrativa se inicia em 1897, quando seus familiares emigraram da Espanha para São Paulo e se estende até o presente do autor, no ano de 2002.

Palavras-chave: Memória. Cotidiano. Imigração Espanhola. Colonização. Norte do Paraná.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Educação histórica : os sentidos atribuídos por alunos do 9º ano do ensino fundamental ao conhecimen Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SILVA, Giane de Souza

O objetivo desta investigação é identificar os sentidos atribuídos à história de Londrina, expressado por meio de narrativas históricas produzidas por jovens do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Londrina-Paraná, na perspectiva da cognição histórica situada. As reflexões realizaram-se a partir dos estudos sobre a constituição da consciência histórica com base em Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica.

Palavras-chave: Consciência histórica. Educação histórica. Ensino de história. Aprendizagem histórica. Narrativa histórica. Temporalidade.

Downloads 171  171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Operação Pequeno Príncipe a Ação Da Polícia Política no Combate à Doutrinação Comunista nas Pré-Esco Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
DEABREU, José dos Santos

A pesquisa analisa a forma de atuação da polícia política paranaense na chamada Operação Pequeno Príncipe, ação repressiva ocorrida em 1978, em Curitiba, que visava a interdição de duas pré-escolas – Oficina e Oca – acusadas de doutrinar crianças de 1 a 6 anos de idade dentro de princípios marxistas e de servirem de fachada para atividades conspiratórias contra o governo. O trabalho demonstra que em seu combate aos opositores do regime, os órgãos repressivos desenvolveram ações apoiadas tanto na legalidade ditatorial como na clandestinidade, visando a produção do sentimento de medo, sendo que no primeiro caso, por meio de práticas que iam desde a vigilância sistemática e os aprisionamentos e, na ilegalidade, por meio das constantes ameaças e sequestros, agindo anonimamente e procurando acobertar-se sob o manto de grupos anticomunistas.

Palavras chave: Poder. Ditadura. ideologia. Violência. Polícia Política. Comunismo. Resistência. Educação.


Downloads 149  149  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A qualificação profissional de encarcerados da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
KOLISKI, José Luiz

A presente pesquisa tem por objetivo analisar os limites e possibilidades da qualificação profissional para reinserção econômica e social de encarcerados, tomando como referência a Colônia Penal Agroindustrial do Paraná. Apoia-se nos fundamentos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, e utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista individual semiestruturada realizada com dezessete encarcerados participantes de atividades educativas e laborais.

Palavras-chave: Qualificação profissional de encarcerados. Colônia Penal Agroindustrial do Paraná. Reinserção econômica e social.

Downloads 283  283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/2/2016
Descrição:
PEREIRA, Juliano da Silva

Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica na medida em que despertou no aluno o gosto pela história e a possibilidade dele se colocar no lugar de alguém do passado, em outras palavras, estabelecer uma relação empática com o passado. É o aprofundamento do estudo desta relação que nos interessa aqui. A empatia histórica para Ashby & Lee (apud PEREIRA, 2003, p. 53) funciona como “um empreendimento, onde alunos mostram a capacidade de reconstruir os objectivos, os sentimentos, os valores e crenças dos outros, aceitando que eles podem ser diferentes dos seus”, tornando-se assim elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral nesta etapa será o de verificar a ocorrência de experiência empática histórica entre os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas relativamente aos conteúdos da História a partir de um jogo de RPG, observando sua relação na apreensão de conceitos históricos por parte dos alunos. O projeto se constituirá de pesquisa bibliográfica, a fim de definir o conceito de empatia histórica e seu uso no ensino de história; criação de material de ensino, análise das ideias dos alunos e reflexão acerca da experiência realizada. Será realizado entre os alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas.


PALAVRAS–CHAVES: História e Ensino. RPG. Empatia Histórica. Produção de Conhecimento. Role Playing Game.

Downloads 832  832  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Drama na disciplina de história: o passado no presente  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
NOVAKOSKI, Marcia do Rocio

O presente trabalho descreve a associação de drama e história, no desenvolvimento de dois processos dramáticos: Coração de Onça e O Queijo e os Vermes. Destaca-se as características do drama, no que diz respeito a interação social, formas de expressão e meios de comunicação e as estratégias, que envolveram trabalhos em grupo, negociação, contextos ficcionais, pré-textos, elementos de tensão, improvisação e professor no papel. A investigação da elaboração dos processos e experimento dos dramas ocorreu na Educação Superior (Florianópolis/SC) e Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio (Guarapuava/PR e Curitiba/PR). Neste estudo, observam-se as formas pelas quais os participantes responderam aos desafios propostos, nas interações e mobilizações na escola, no impacto em situações improvisadas, no trato dos materiais com aparência antiga, na reflexão sobre o sentido de experiência e o potencial do drama no campo do ensino. Por fim, reconhece-se como o desenvolvimento do drama na disciplina de história está em processo inicial no Brasil.


Palavras-chave: Drama. História. Experiência. Processo.

Downloads 172  172  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »