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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A dinâmica hidrológica fluvial em bacias hidrográficas com diferentes taxas de impermeabilização do  Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
GOMES, Emerson de Souza

O presente trabalho teve como objetivo geral a avaliar a dinâmica do processo chuva-vazão em sub-bacias da bacia hidrográfica do Cascavel (BHC), com diferentes índices de impermeabilização do solo; e específicos identificar e mapear os tipos de uso e ocupação do solo na BHC e correlacionar a taxa de áreas impermeáveis com a densidade habitacional e a renda na cidade de Guarapuava-PR.

Palavras-chave: Impermeabilização. Processo chuva-vazão. Bacia
hidrográfica. Mapeamento do uso e ocupação do solo. Resposta hidrológica.




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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise De Concepções De Campo E Cidade De Alunos De Áreas Rurais E Urbanas E A Aprendizagem Geográf Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
BATISTA, Edimar Eder

Nesta pesquisa analisam-se concepções de campo e cidade de vinte e nove alunos do último ano da Educação Básica, moradores de áreas rurais do distrito de Lerroville, município de Londrina, do município de Tamarana e das sedes (áreas urbanas) do referido distrito e município, localizados no norte do estado do Paraná, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as percepções dos alunos sobre campo e cidade e do lugar onde vivem e como elas contribuem para a concepção de ensinar Geografia visando à formação conceitual, de modo a contemplar elementos da relação entre os espaços rurais e urbanos?

Palavras-chave: Campo. Cidade. Concepções dos alunos. Aprendizagem geográfica. Formação conceitual.


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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A questão agrária no chão da escola: representações, abordagens e apreensões Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
HARFUCH, Marcos Antonio Cury.


A presente pesquisa buscou analisar a Questão Agrária na escola através da compreensão de cento e sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas do município de Londrina, a apropriação sobre o tema por vinte e dois professores que cursam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e os conteúdos de três coleções de livros didáticos. O objetivo foi identificar lacunas no aprendizado dos alunos, coerências e lacunas na apropriação dos assuntos em relação aos professores e coerências e equívocos nos conteúdos das coleções dos livros didáticos. A partir da análise destes objetos procuramos identificar se a Questão Agrária na escola contribui para reforçar se a agricultura atual, fatores históricos, econômicos, sociais, ambientais, legais, científicos e conceituais, são distorcidos ou equivocados e consequentemente possam contribuir para reforçar o senso comum, ou constroem um aprendizado crítico e pleno, conectado com a realidade pretérita e contemporânea. Para mensurar a o aprendizado dos alunos, aplicamos formulário com temas sobre a Questão Agrária em que os próprios julgaram o nível de seu conhecimento e compreensão sobre os assuntos. Para mensurar a apropriação dos professores sobre os temas da Geografia Agrária, comparamos de forma minuciosa as intervenções dos mesmos através da técnica de grupo focal para identificar a coerência ou os equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais, e para mensurar os conteúdos dos livros didáticos, realizamos várias leituras de forma minuciosa, também com o objetivo de identificar coerência e equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais. Concluímos que há lacunas no aprendizado dos alunos, na apropriação dos temas da Questão Agrária por parte dos professores, e nos conteúdos dos livros didáticos. Esta pesquisa procurou contribuir com a Geografia e com a educação comprometida com a transformação social de forma geral, no sentido de refletir sobre a construção de concepções de se ensinar Geografia Agrária para que a mesma possibilite a formação de futuros cidadãos críticos e engajados.

Palavras-chave: Questão agrária. Educação crítica. Aprendizado. Senso comum. Transformação social. Cidadãos engajados.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da disciplina de educação ambiental e valorização do espaço local nos estabelecimentos de en Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2017
Descrição:
OPOLSKI, Carolina Albertoni


A presente pesquisa tem como objetivo a análise das práticas em educação ambiental (EA) com base na disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’ existente nas escolas do município de Bom Jesus do Sul– PR e as práticas de EA realizadas em outras escolas e municípios que não a inserem disciplinarmente em seus currículos. A pesquisa foi realizada em escolas/colégios de três municípios: Francisco Beltrão, Santa Izabel do Oeste e Bom Jesus do Sul– PR, nestes foram pesquisados seis estabelecimentos diferentes (Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, Colégio Estadual Guilherme de Almeida, Escola Estadual Marquês de Maricá, Escola Estadual do Campo São Pedro, Colégio Estadual Bom Jesus e Escola Estadual do Campo XV de Novembro). Aplicamos questionários com professores e alunos, tendo sido 30 (trinta) questionários respondidos por professores dos 06 (seis) estabelecimentos pesquisados e 63 (sessenta e três) questionários respondidos por alunos. Indagamos em relação à prática em EA, os conhecimentos sobre os conceitos e legislação que permeiam a EA, a formação dos professores durante a graduação, o acesso à materiais de EA, dentre outras questões que possibilitaram uma análise sobre a realidade da EA praticada nos estabelecimentos em comparação à EA realizada nas escolas de Bom Jesus do Sul- PR que possuem disciplina específica. Realizamos também uma entrevista com gestor, professores e alunos que participaram da disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, na qual conseguimos compreender o desenvolvimento da disciplina e conteúdos ministrados, relacionando com o conhecimento teórico. A partir destes instrumentos, pudemos diagnosticar a prática da EA dos professores, dos alunos e a visão do gestor que tem uma ação de EA por meio disciplinar em seu colégio. Respaldamos a pesquisa com a compreensão teórica a partir do desenvolvimento da uma reflexão sobre a paisagem; o cartesianismo; a educação ambiental (sobretudo, a transformadora e/ou crítica), e o currículo. Dentre os autores utilizados podemos citar Albanus, Leff, Loureiro, Lima, Sacristán, Moreira, entre outros. Sobre os resultados obtidos, destacamos que professores que possuem a formação na graduação inserida na área de Ciências da Terra, têm mais facilidade em desenvolver a EA. Outro aspecto evidenciado é a predominância do desenvolvimento da EA classificada como Tradicional nos estabelecimentos pesquisados. Por fim, nossa conclusão revela que a disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, pode ser considerada como um espaço garantido para o desenvolvimento da EA, mais abrangente do que nos outros estabelecimentos pesquisados que desenvolvem a EA de modo transversal ou interdisciplinar. Ressaltamos que inserção da disciplina de Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local, foi efetivada levando em consideração características da comunidade do município de Bom Jesus do Sul - PR, tendo como instrumento principal a horta escolar, com ementa voltada para a disciplina de Geografia. Nos casos pautados na pesquisa, consideramos que a EA como disciplina, tem resultado superior, mas possui limitações, pois segundo a estrutura curricular disciplinar necessita de conhecimentos e conteúdos de outras disciplinas, barreira transposta com maior efetividade na metodologia transversal e/ou interdisciplinar. A disciplina constitui um espaço para discussão e desenvolvimento da EA, mas que pode ser realizado de outras formas como atividades complementares em contraturno ou como componente curricular. Concluímos com posicionando não favoravelmente à existência de uma disciplina específica mediante os resultados da pesquisa.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Currículo. Disciplina.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Agronegócio, mídia e ensino de geografia  Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
CARVALHO, Flavio Augusto de

Na sociedade contemporânea os meios de comunicação assumiram grande relevância devido ao avanço técnico e ao advento da globalização. A participação da mídia na vida cotidiana é decorrente do processo histórico de sua formação, atrelada a própria lógica capitalista, que forneceu as bases necessárias para seu crescimento e concentração. Os meios de comunicação estão em todos os espaços, inclusive dentro do ambiente escolar, e suas informações podem exercer influência significativa sobre os alunos.

Palavras-chave: Mídia. Ensino de Geografia. Agronegócio. Professor.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Territorializações do Sagrado: Regiões da Aklp / “VILA A” e do Parque Imperatriz De Foz do Iguaçu ( Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
MANFRIN, Marta Eriana Klaus

Esta pesquisa apresenta como temática uma análise das territorializações do sagrado nas regiões da AKLP / “Vila A” e do Parque Imperatriz de Foz do Iguaçu (PARANÁ-BRASIL), zona norte da cidade, partindo da análise da migração e fragmentação religiosa desse espaço geográfico, motivado pelo fenômeno religioso. A pesquisa procura problematizar as territorializações do sagrado que são possíveis nessas regiões, pois o município apresenta variedade étnica religiosa, com mais de setenta etnias com diferentes hábitos culturais e religiosos.

Palavras-chave: Território. Religiosidade. Cultura.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Conscientização acerca da poluição sonora: relato de caso em uma escola de educação de jovens e adul Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
BORGES FILHO, Orlando


O tema gerador desta dissertação, sob a ótica da Educação Ambiental, é a Poluição Sonora, pois hoje o ruído ainda é o terceiro maior causador de poluição ao meio ambiente da Terra. Estabelecemos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar como uma população de jovens e adultos percebe a poluição sonora presente nos ambientes em que frequenta e 2) aplicar uma pesquisa-ação com vistas à conscientização dos jovens para a questão da poluição sonora. O ruído é um problema presente no meio ambiente urbano em diversas situações vivenciadas pelas pessoas, que vão desde o labor diário e o momento religioso, até chegar ao momento de lazer. Verifica-se que apesar das legislações de controle do ruído já existentes, a questão ainda carece de melhor fiscalização por parte do poder público para que sejam seguidas as normas vigentes, observando os limites estabelecidos para as mais diversas atividades desenvolvidas e os mais diversos ambientes em que ocorrem. Quando expostas a ruídos, as pessoas são passíveis de desenvolver inúmeros problemas auditivos e não auditivos, por conseguinte impactando diretamente sob a vida pessoal no âmbito familiar e também prejudicando o meio profissional, comprometendo postos de trabalho. A Pesquisa-ação foi o método escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, elaboramos oficinas educativas com intervenções educacionais guiadas por profissionais capacitados e formados nas áreas em que atuaram, onde o objetivo foi envolver os estudantes, promovendo-lhes a autonomia e tornando-os replicadores do novo conhecimento adquirido, através da difusão deste aprendizado em seus meios de vivencia mais imediatos, junto às pessoas mais próximas e às não tão próximas. Os resultados das entrevistas evidenciaram que as pessoas percebem a presença dos ruídos nos mais variados ambientes e são capazes de identificar a fonte dos ruídos, porém esta percepção se mostra frágil tendo em vista que a maioria não toma medidas para prevenir ou abrandar estes ruídos, não tomando precauções adequadas e também, não procurando serviços médicos adequados. Os estudantes manifestaram desconhecimento a respeito das leis para restrição de ruídos no convívio social, além de considerarem como um fato normal da vida moderna a presença do barulho, principalmente o que é gerado no trânsito. Após a aplicação das intervenções educacionais, através das oficinas educativas, os estudantes difundiram o conhecimento repassado, replicando-o em suas comunidades, demonstrando que foram sensibilizados, conscientizando-se de seu papel ativo na sociedade. Com isso, o método da Pesquisa-ação obteve êxito em seus objetivos, sendo que pode ser utilizado a bom termo por outros pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos similares, pois oferece a possibilidade de aprendizado em via de mão dupla, abarcando todos os elementos envolvidos na investigação, tanto os pesquisados, quanto os pesquisadores, sendo uma valorosa contribuição acadêmica à sociedade através dos temas propostos a serem investigados.

Palavras-chave: Ruído. Poluição sonora. Educação ambiental. Percepção. Jovens e adultos.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Comunicação Política da Prefeitura Municipal de Guarapuava/Pr Através das Placas de Obras Públicas Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
FACHIN, Simone Cândida

O presente trabalho abarca a relação existente entre a Geografia do poder e a comunicação política. Assim, o objetivo principal dessa dissertação é estudar de que forma a prefeitura municipal de Guarapuava/PR utiliza as placas de obras públicas como instrumento de comunicação política persuasivo favorável ao partido político da então administração de 2012, e ao grupo de poder estabelecido, como também as representações sociais dessa forma de comunicação política.

Palavras-chave: Placas de obras. Relações de poder. Representações sociais. Comunicação política.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Presença Árabe Muçulmana na Fronteira: o caso da cidade de Guaíra - PR Popular Versão: PDF
Atualização:  18/4/2018
Descrição:
ALVARES, Graciele

A pesquisa em tela tem por objetivo problematizar a presença dos imigrantes árabes muçulmanos no contexto socioeconômicos da fronteira da cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná. O ambiente de fronteira destaca-se pelo remanescente crescimento do setor comercial, estimulando principalmente pelas atividades em faixa de fronteira. Em anos recentes se instalaram na fronteira diversas famílias árabes muçulmanas vindas de vários países do Oriente Médio, com o intuito de comercializar a partir do Paraguais. Estas, inicialmente fixaram-se na cidade de Foz do Iguaçu-PR, nas décadas posteriores a 1950, ocorreu um deslocamento secundário em Ciudad Del Este-PY. Nos últimos anos, ocorreu um deslocamento secundário dos imigrantes da Ciudad Del Este para a cidade de Guaíra-PR. As possibilidades de comércio na fronteira motivam a mobilidade dos grupos migrantes. A pesquisa procurou compreender as práticas, as representações e os significados construídos acerca do processo de chegada dos imigrantes. Para aprofundar a análise, a investigação ainda se propôs a contextualizar a cultura árabe e a imigração desse povo para o Brasil, em especial, o fluxo orientado para a cidade de Guaíra-PR. As entrevistas indicam especificidades da etnicidade árabe em Guaíra, assim como possibilidades de analisar a contribuição decorrente da imigração para o município.

Palavras-chave: Migração. Fronteira. Muçulmanos. Comércio. Identidade. Guraíra-PR.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Redes ilegais: o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
HORII, Angélica Karina Dillenburg

A dissertação buscou mapear o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)- Paraguai, fazendo uso de pesquisas científicas, órgãos institucionais oficiais e fontes jornalísticas locais, regionais, estaduais e nacionais entre os anos de 2010 a 2012, como meio para a coleta dos dados e informações relevantes à temática. A investigação do trabalho observa a problemática existente em área de fronteira com a proliferação das redes ilegais, pois estas têm promovido novas relações no espaço mundial, com a promoção de novos territórios e territorialidades. A fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai possui em seu recorte espaço-temporal a especificidade inerente a essas áreas, dotada de complexidades e relações
transfronteiriças entre os territórios, que são importantes na discussão do conhecimento geográfico atual. O uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras do Brasil, colocando-o ao patamar de maior consumidor mundial, incita a investigação e a promoção de pesquisas direcionadas às complicações sociais, econômicas e ambientais decorrentes da situação, pois essas mercadorias têm criado um novo paradoxo na sociedade vigente, colocando em questionamento o atual estágio do capitalismo global.

Palavras-Chave: Fronteiras. Territórios. Redes. Contrabando de Agrotóxicos.

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