Educadores

Ínicio : Biologia : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
CAVALGANTE, E. C. B.

Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal.

Palavras-chave: Educação prisional. EJA prisional. Ensino de biologia. Uso de cinema na educação.

Downloads 4721  4721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Sistematização e avaliação de aulas práticas de bioquímica sob uma abordagem investigativa Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
RODRIGUES, B.C.R.

As aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Básica (BB280) da Unicamp, nos cursos de Ciências Biológicas diurno e noturno. A sequência foi organizada em atividades alicerçadas em habilidades de investigação científica, tendo como base a teoria de aprendizagem experiencial.

Palavras-chave: Bioquímica. Pratica. Estudo e ensino. Laboratórios.

Downloads 3358  3358  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!O cinema e a concepção de Ciência por estudantes do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
FARIA, A. C. M.

No presente trabalho foram investigadas as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de periferia, na cidade de Samambaia/Distrito Federal, a respeito da Ciência e do trabalho do cientista. Propõe-se ainda uma reflexão sobre a utilização de linguagens alternativas nas práticas metodológicas do ensino de ciências em sala de aula. Dentre estas, sugere-se fazer uso de filmes de circuito comercial como recurso didático de interação no processo ensino-aprendizagem de forma significativa para o aluno durante as aulas de Biologia, avivando a discussão sobre a impressão de realidade provocada pelas obras de ficção cinematográfica e seus efeitos sobre a percepção social criada em torno da ciência.

Palavras-chave: Linguagens no ensino. Cinema. Concepções de ciência. Ensino médio.

Downloads 626  626  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Análise crítica do Ensino de Ciências a partir do estudo da elaboração do conceito de vida Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
WYKROTA, J.L.M

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão "o que é vida" e o estudo da elaboração do conceito de vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conceito de vida. Biologia. Processos de Aprendizagem. Formação dos Professores.

Downloads 489  489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A produção de sentidos no contexto de uma aula de Ciências sobre adaptação biológica mediada por um  Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
GARCIA, J.F.M.

O presente trabalho insere-se no diálogo entre os campos de pesquisa da linguagem e do ensino de ciências, os quais, produzem conhecimentos que apontam para a importância de se considerar os processos de significação envolvidos na aprendizagem de conceitos científicos. Nesta pesquisa, analiso a produção de sentidos que se deu nas interações discursivas em uma aula de ciências durante a exibição de uma narrativa de animação envolvendo o conceito de adaptação biológica. A partir dessa interação, procurei compreender como professor e estudantes negociam significados tendo a narrativa como discurso mediador de um processo comunicativo, no qual distintos modos de pensamento e perspectivas culturais se encontram, se confrontam, se negam e também se complementam.

Palavras-chave: Interações discursivas. Ensino de ciências. Adaptação biológica.

Downloads 1043  1043  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Epidemiologia e caracterização dos genótipos P (VP4) e G (VP7) de rotavírus grupo A humano no Estado Popular Versão: pdf
Atualização:  9/2/2012
Descrição:
SANTOS, J. S. Dos

Os rotavírus grupo A são os principais agentes etiológicos de gastroenterite viral aguda em crianças e constituem uma importante causa de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. O prévio conhecimento dos aspectos epidemiológicos da infecção e das características antigênicas e moleculares dos rotavírus constitui-se em informação indispensável para o sucesso de condutas de controle e profilaxia dessa virose. O presente trabalho, de caráter retrospectivo, teve por objetivos avaliar dados epidemiológicos da rotavirose e caracterizar os genotipos G (VP7) e P (VP4) das amostras de rotavírus grupo A humano, identificadas em casos de diarréia aguda no Estado do Paraná.

Palavras-chave: Diarréia. Rotavírus. Diagnóstico. EGPA. Genótipos. RT-PCR

Downloads 1563  1563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!O ensino inclusivo de Biologia celular para alunos surdos e DVs: da construção de um kit interativ Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
SANTOS, Michele Barboza.

Considerando-se a necessidade de criar materiais didáticos que associem qualidade, versatilidade, durabilidade e economia de tempo de planejamento para o docente, o objetivo desta pesquisa é a discussão da formação de professores na perspectiva do ensino inclusivo da biologia celular, por meio da avaliação de um kit didático-pedagógico interativo idealizado e construído para o ensino de surdos e DV’s e ainda, o debate por meio de ação colaborativa na criação de sequências didáticas. Os dados demonstraram que os docentes participantes da oficina consideraram sua formação insuficiente para atuação numa escola inclusiva, porém, todos entenderam que a formação continuada é um dos caminhos para efetivação desse processo, embora tenham evidenciado que tanto para a formação inicial quanto continuada, há a necessidade de uma preocupação com a atuação prática do professor.

Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão Escolar. Recursos Didáticos Tecnológicos. Tecnologia Assistiva.

Downloads 421  421  Tamanho do arquivo 7.07 KB  Plataforma Universidade Estadual do Paraná - Unespar  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14)