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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A formação continuada dos professores de Física do Estado do Paraná por meio do programa de... Popular Versão: PDF
Atualização:  25/2/2016
Descrição:
SILVA, Maycon Adriano

O Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná PDE/PR apresenta-se como uma política pública e tem sua organização e desenvolvimento realizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná- SEED/PR, tendo como objetivo principal o diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica, através de atividades teórico-práticas orientadas, promovendo o aperfeiçoamento dos servidores do magistério e produções didáticas. Esta investigação tem por objetivo conhecer as contribuições para a aprendizagem no ensino de Física desenvolvidas por meio de projetos de intervenção pedagógica no PDE/PR sob o ponto de vista prático do professor imerso num programa de formação continuada.

Palavras-chave: Física. PDE. Educação básica. Política pública.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A aprendizagem significativa de física no 9º ano do ensino fundamental: as relações de... Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
GUEDES, Hideraldo Corbolin

Ensinar os conteúdos de Física no 9º ano do Ensino Fundamental tem sido um desafio para os Professores de Ciências, tanto pela possível falta de preparo como pela falta de interesse. Apesar das Diretrizes Estaduais orientarem para um ensino que tenha implicações na superação de obstáculos conceituais, construída a partir da interação entre o conhecimento científico e os conhecimentos prévios estabelecidos na vida cotidiana, boa parte dos Professores ainda abordam os conteúdos de Física de maneira mecanicista e fragmentada.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Proporcionalidade. Situação-problema. Ensino-aprendizagem.


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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Gênero de raciocínio de laboratório no ensino de Física: especulação complexa de tipos da física... Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
MUCHENSKI, Julio Cesar

Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa sobre a mediação de roteiros no ensino-aprendizagem do experimento da segunda lei de Newton. Iniciamos a pesquisa com uma análise documental sobre a demanda histórica, procurando diagnosticar a produção de roteiros da segunda lei nos últimos 50 anos, baseados nos arquivos históricos do Colégio Estadual do Paraná, os resultados da investigação bibliográfica mostraram que não existiu evolução didático-metodológica em relação as orientações para a execução das práticas experimentais em torno da segunda lei de Newton. Mesmo com a evolução tecnológica e instrumental dos laboratórios já interfaceados com fotogates e computadores, os roteiros ainda privilegiam uma concepção de ensino tradicional de ciência altamente reprodutivista. Concluímos que desde os projetos como o PSSC (MIT), o de Harvard e outros que tinham uma base tecnicista e que propunham o aprendizado de Física tornando os estudantes pequenos cientistas, e que proporcionou aos estudantes muita habilidade motora e uma aprendizagem automatizada e, acabou negligenciando a parte cognitiva presente no processo entre observações e fatos, ao nosso ver isso corrobora com uma concepção de ensino de divulgação de ciência no estilo panfleto.

Palavras-chave: Gênero. Raciocínio. Laboratório. Física. Racional. Empírico.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Utilização Integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como Ferramentas de Ensino de Mec Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2017
Descrição:
KIELT, Everton Donizetti

Este trabalho partiu do anseio em potencializar o Ensino de Física para estudantes trabalhadores de Ensino Médio noturno em uma escola do Município de Laranjeiras do Sul - Paraná. Observou-se que os estudantes apresentavam dificuldades de aprendizagem em vários tópicos da Física sendo que algumas delas persistiam durante as aulas. Não obstante, percebeu-se que a desmotivação para aprender também tem forte influência no desempenho estudantil, acentuando a evasão e a repetência escolar. Visando contribuir para a alteração desta situação, utilizaram-se as estratégias de ensino Peer Instruction (Mazur, 1997) e Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999) nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas de Física desenvolvidas nesta pesquisa, foi utilizado um aplicativo para smartphones como banco de questões de Física e como instrumento para envio da resposta durante a resolução de problemas em sala. Esta pesquisa objetivou identificar as potencialidades de um processo de Ensino com o Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction, mediados pela interação estudante-App-professor, no ensino de Cinemática. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, já que almejávamos melhorias no ensino e na aprendizagem. Utilizou-se a Pesquisa-Ação e a Tabla de Invención como instrumentos para coleta e de análise dos dados. Durante o desenvolvimento foram lecionadas 12 aulas de Física no ensino médio, com 22 estudantes em uma turma de Física, em escola de EJA no município de Laranjeiras do Sul-PR. Como produto, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone (App), que opera no sistema operacional Android, para ser utilizado nas votações das respostas dos Testes Conceituais durante as aulas. Um notebook e um roteador foram utilizados para estabelecer a rede wireless e a base de dados para o funcionamento do App. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. O professor pode salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação do aproveitamento de cada estudante. As estratégias de ensino Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction mostraram-se como potentes ferramentas para estimular os estudantes a buscar conhecimento de forma autônoma, a reduzir receio que tinham das aulas de Física, a estimular a concentração na resolução individual de problemas e promover discussões em grupos na resolução coletiva. Este trabalho é acompanhado de um produto educacional, em um volume anexo.

Palavras-chave: Ensino de Física. Peer Instruction. Just-in-Time Teaching. App. Cinemática.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Dispositivos Fotovoltaicos em Estrutura Bicamada Utilizando Porfirinas Modificadas como Material D Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2017
Descrição:
BUGALSKI, Liziane Barbara

O estudo da utilização de porfirinas modificadas em dispositivos fotovoltaicos é baseado no processo de fotossíntese que é capaz de produzir energia a partir da absorção da luz solar pela clorofila, que é uma porfirina. Neste trabalho foram estudados dispositivos fotovoltaicos em bicamada utilizando as porfirinas modificadas H2(TTP), H2(5BrTTP) e Zn(5BrTTP), como camada doadora de elétrons e o fulereno C60 como camada aceitadora de elétrons. Para cada porfirina modificada foram feitos filmes finos sobre vidro que serviram para os estudos de absorbância e fotoluminescência. Já os estudos morfológicos e as propriedades elétricas foram realizados nos filmes dos dispositivos montados utilizando cada uma das porfirinas modificadas como camada doadora de elétrons. A formação do filme e a secagem desta camada foi realizada de duas formas, primeiramente sem tratamento térmico, a temperatura ambiente, e posteriormente foi realizada uma secagem a 100 °C. Essas caracterizações levaram ao estudo e a construção de um novo dispositivo baseado na mistura de duas porfirinas, afim de optimizar o desempenho destes dispositivos.

Palavras-chave: Porfirinas modificadas. Bicamada. Dispositivos fotovoltaicos.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! O Ensino da Física no Contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade – uma Proposta para a Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
MACEDO, Andreia Hornes

O ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo.

Palavras-chave: HCTS. Efeito fotoelétrico. Aprendizagem significativa.

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