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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! O Ensino da Física no Contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade – uma Proposta para a Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
MACEDO, Andreia Hornes

O ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo.

Palavras-chave: HCTS. Efeito fotoelétrico. Aprendizagem significativa.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Utilização Integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como Ferramentas de Ensino de Mec Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2017
Descrição:
KIELT, Everton Donizetti

Este trabalho partiu do anseio em potencializar o Ensino de Física para estudantes trabalhadores de Ensino Médio noturno em uma escola do Município de Laranjeiras do Sul - Paraná. Observou-se que os estudantes apresentavam dificuldades de aprendizagem em vários tópicos da Física sendo que algumas delas persistiam durante as aulas. Não obstante, percebeu-se que a desmotivação para aprender também tem forte influência no desempenho estudantil, acentuando a evasão e a repetência escolar. Visando contribuir para a alteração desta situação, utilizaram-se as estratégias de ensino Peer Instruction (Mazur, 1997) e Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999) nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas de Física desenvolvidas nesta pesquisa, foi utilizado um aplicativo para smartphones como banco de questões de Física e como instrumento para envio da resposta durante a resolução de problemas em sala. Esta pesquisa objetivou identificar as potencialidades de um processo de Ensino com o Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction, mediados pela interação estudante-App-professor, no ensino de Cinemática. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, já que almejávamos melhorias no ensino e na aprendizagem. Utilizou-se a Pesquisa-Ação e a Tabla de Invención como instrumentos para coleta e de análise dos dados. Durante o desenvolvimento foram lecionadas 12 aulas de Física no ensino médio, com 22 estudantes em uma turma de Física, em escola de EJA no município de Laranjeiras do Sul-PR. Como produto, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone (App), que opera no sistema operacional Android, para ser utilizado nas votações das respostas dos Testes Conceituais durante as aulas. Um notebook e um roteador foram utilizados para estabelecer a rede wireless e a base de dados para o funcionamento do App. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. O professor pode salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação do aproveitamento de cada estudante. As estratégias de ensino Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction mostraram-se como potentes ferramentas para estimular os estudantes a buscar conhecimento de forma autônoma, a reduzir receio que tinham das aulas de Física, a estimular a concentração na resolução individual de problemas e promover discussões em grupos na resolução coletiva. Este trabalho é acompanhado de um produto educacional, em um volume anexo.

Palavras-chave: Ensino de Física. Peer Instruction. Just-in-Time Teaching. App. Cinemática.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Dispositivos Fotovoltaicos em Estrutura Bicamada Utilizando Porfirinas Modificadas como Material D Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2017
Descrição:
BUGALSKI, Liziane Barbara

O estudo da utilização de porfirinas modificadas em dispositivos fotovoltaicos é baseado no processo de fotossíntese que é capaz de produzir energia a partir da absorção da luz solar pela clorofila, que é uma porfirina. Neste trabalho foram estudados dispositivos fotovoltaicos em bicamada utilizando as porfirinas modificadas H2(TTP), H2(5BrTTP) e Zn(5BrTTP), como camada doadora de elétrons e o fulereno C60 como camada aceitadora de elétrons. Para cada porfirina modificada foram feitos filmes finos sobre vidro que serviram para os estudos de absorbância e fotoluminescência. Já os estudos morfológicos e as propriedades elétricas foram realizados nos filmes dos dispositivos montados utilizando cada uma das porfirinas modificadas como camada doadora de elétrons. A formação do filme e a secagem desta camada foi realizada de duas formas, primeiramente sem tratamento térmico, a temperatura ambiente, e posteriormente foi realizada uma secagem a 100 °C. Essas caracterizações levaram ao estudo e a construção de um novo dispositivo baseado na mistura de duas porfirinas, afim de optimizar o desempenho destes dispositivos.

Palavras-chave: Porfirinas modificadas. Bicamada. Dispositivos fotovoltaicos.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Percepções e Reflexões de Estudantes de Ensino Médio no Processo Metacognitivo da Aprendizagem em Fí Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
CORREA, Nancy Nazareth Gatzke

Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes. Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (2011), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados. As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Metacognição. Relações com o saber.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Ondas Eletromagnéticas: Possibilidades da Aplicação no Ensino Médio a partir das Relações CTS  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/10/2017
Descrição:
GOMES, Ederson Carlos

A disciplina de Física infelizmente tem a fama de ser uma das maiores vilãs do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. A sua interpretação e os cálculos são vistos por muitos alunos, como uma das grandes barreiras, que influenciam negativamente o aprendizado dessa ciência. Visando desenvolver subsídios para superar esse problema, esta pesquisa teve como objetivo verificar em que medida a inserção do conteúdo físico: ondas eletromagnéticas, por meio de uma sequência didática elaborada numa perspectiva CTS pode proporcionar uma aprendizagem significativa. Na busca de respostas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com um grupo de 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio, de um colégio público da cidade de Farol, no Estado do Paraná. Buscando potencializar a aprendizagem de ondas eletromagnéticas, elaboramos e aplicamos uma sequência didática com enfoque CTS, para investigar elementos que evidenciassem a aprendizagem significativa, por meio do uso de questões problema, notas de campo, mapas conceituais iniciais e finais. Analisamos os dados coletados, utilizando a análise de conteúdo de Bardin e a teoria de Gowin e Novak para verificar elementos teóricos da aprendizagem significativa de Ausubel como: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Por fim, constatamos que a sequência didática com enfoque em CTS, desenvolvida integralmente com participação do aluno para a construção de seu próprio conhecimento, de modo flexível e dinâmico, favoreceu o aprendizado da Física, pois, os dados coletados apresentam elementos que nos possibilitam inferir a ocorrência da aprendizagem significativa. Acreditamos que, esta flexibilidade de trabalho, pode enriquecer a prática pedagógica do professor, que busca apresentar aulas diferenciadas e mais atrativas para os seus alunos, propiciando o interesse e participação dos mesmos, superando a aprendizagem mecânica.

Palavras-chave: Ensino de física. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa.

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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino Otimizado: Uma Proposta para o Ensino de Física na Educação Básica Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
TAVARES, Celso

O trabalho propõe um modelo que designamos de Ensino Otimizado e trata-se de uma proposta para apresentar, discutir e avaliar conceitos no ensino de física, utilizando celulares, projetor multimídia e aparelho conectado ao projetor que transfere as imagens para uma tela sem utilização de cabos. O modelo foi aplicado a uma turma de alunos em uma escola estadual de Cascavel-PR. Utilizamos a ferramenta formulários do Google aplicados a estudantes que dou aulas em Cascavel, com objetivo de auxiliar e otimizar o trabalho do professor quanto a análise dos dados relativos ao desempenho coletivo e individual, assim como também para identificar quais conceitos que necessitam de uma revisão. Um gráfico das respostas é gerado automaticamente após o envio de cada relatório e projetado na tela em tempo real, favorecendo o debate e uma possível desconstrução e/ou fixação desses conceitos. Os dados alimentam uma planilha, que de forma autônoma faz a correção e uma análise dos dados, apresentando de modo prático e automatizado as respostas. Podemos também atribuir valores para as questões e a nota individual será disponibilizada na mesma tabela. Na ocasião desta pesquisa, foi aplicado um mesmo formulário que em dois momentos, com uma diferença de 28 dias. Na segunda aplicação, o formulário foi aplicado sem aviso prévio, buscando uma maneira de verificar a aprendizagem pelos estudantes. Foi utilizado, para isso, um aparelho celular com acesso à internet, uma Apple TV, e um projetor multimídia, para realização de todo o processo.

Palavras-chave: Ensino Otimizado, TIC, Ensino de Física.

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